O menino que sobreviveu

O menino que sobreviveu Rhiannon Navin

Resenhas - O menino que sobreviveu

Luciana 15/01/2021

Sobre luto infantil
Zach tem seis anos e perdeu seu irmão, Andy, de dez, em um tiroteio que ocorreu na escola onde estudavam. A história, narrada por Zach, fala do processo de luto dele e de seus pais.
"Agora, sentado na bancada ao lado do papai, comendo o meu cereal favorito de jantar, pensei na brigada de ontem à noite, em como a mamãe tinha gritado com o Andy [...]. E fiquei pensando que a gente não sabia que aquela seria a última terça-feira normal, porque, se soubesse, talvez a gente tivesse tentado não ter aquela mesma briga que sempre tinha" (p. 56).
"Não sei como uma alma é. A mamãe disse que elas são todos os nossos sentimentos, pensamentos e memórias, e achei que ela deve se parecer com um pássaro ou alguma coisa com asas [...]. Fiquei me perguntando se a alma da gente ainda tem o nosso rosto quando vai para o céu, porque senão como é que pessoas que a gente ama e que já estão lá sabem que é a alma da gente e vão nos encontrar para que a gente não fique sozinho?" (p. 83).
"O homem com uma arma apareceu e a vida real desapareceu. Agora era como se a gente estivesse vivendo uma vida de faz de conta. [...]
Todas as pessoas do lado de fora faziam as mesmas coisas de sempre, e eu me perguntava se elas pelo menos sabiam que dentro da nossa casa tudo tinha mudado.
A única coisa do lado de fora que combinava com o que tinha dentro da nossa casa era a chuva. Chovia e chovia, e era como se não fosse parar nunca mais. Igual à mamãe chorando e chorando, como se não fosse parar nunca mais" (p. 114).
"O problema do Hulk é que ele odeia ficar zangado. [...] Então era como se ele fosse duas pessoas diferentes numa só, porque quando ele é um cientista, ele é calmo e uma boa pessoa, mas quando ele fica zangado, se torna um homem muito grande e barulhento [...]. Ele não quer virar Hulk, mas não consegue se controlar [...].
É assim que é comigo agora" (p. 195).
"Quando ficamos solitários, é como se a gente ficasse invisível, como se as outras pessoas no mundo não vissem a gente, e olhassem através da gente" (p. 204).
" [...] - Papai?
[...] - O que foi, filho?
- Você alguma vez quis que eu tivesse morrido? Quero dizer, no lugar do Andy?" (p. 211).
#livros #luto

site: https://www.instagram.com/a.biblioteca.da.psicologa/

Jujuba 13/01/2021

O menino que mudou tudo!
?O menino que sobreviveu? fala sobre Zach, um menino de 6 anos que é responsável por reunir sua família após a morte trágica de seu irmão mais velho.
Não é só mais uma obra sobre família e amor, o livro é narrado sob a perspectiva de Zach (fator marcante), que lida com a morte e a tristeza à sua própria maneira e tenta ajudar todos aqueles ao seu redor a superarem o ocorrido com seu jeito doce e gentil de ser.
Aborda o trauma e a depressão de forma leve e diferente (por ser narrado por uma criança), dando ao leitor um sentimento enorme de compreensão e empatia por aquela família.
Zach me fez refletir e aprender muito. Todos deveriam ler esse livro!

Jamille Michele 10/12/2020

Um livro super emocionante, comovente, visto sob os olhos de uma criança, mas que mexe muito com a gente, o sofrimento dele! Super vale a leitura.

Andreia508 08/12/2020

Historia emocionante, um menino de seis anos ensinando aos adultos como sobreviver depois de uma tragédia.
Recomendo a leitura.

Desireé (@UpLiterario) 23/11/2020

Luto, perda e empatia. (@upliterario)
"O homem com uma arma apareceu e a vida real desapareceu. Agora era como se a gente estivesse vivendo uma vida de faz de conta."
Zach tem 6 anos quando um homem armado entra em sua escola, tirando vidas e espalhando terror. TÁ, TÁ, TÁ. Os sons dos tiros ainda lhe dão medo à noite e fica difícil de respirar quando ele está com medo. Sua mãe chora, chora sem parar e seu pai esconde a dor e alguns segredos que podem pôr tudo a perder. Zach só queria que sua vida voltasse ao normal.
O homem com uma arma atirou em Andy, seu irmão mais velho, e agora ele está morto. Sua alma foi para o céu e ele nunca mais vai voltar. Seu pais não conseguem lidar com a dor e nem Zach, que não a compreende, mas a sente, todos os dias.
Uma história emocionante e de cortar o coração, narrada de forma ingênua e leve por um menino de seis anos, mas com muitas dores. Andy não foi o melhor irmão mais velho do mundo, mas era seu irmão mais velho, com problemas e tudo, e sua falta tornou-se um buraco negro que pouco a pouco consome todos ao seu redor.
"Todo mundo à nossa volta estava chorando, e a tristeza parecia um cobertor bem grande e pesado em cima de nós."
Um livro para ler e se emocionar do início ao fim. Maravilhoso! Recomendo!

site: www.instagram.com/upliterario

gabriela1657 24/10/2020

meu deus! que leitura incrível, que livro perfeito. me fez chorar do início ao fim.
eu tava precisando de um livro pra me destruir como esse fez. eu amei TUDO do início ao fim e me senti tão envolvida, como se eu estivesse vivendo tudo aquilo. Zach é uma criança mais do que especial e ter conhecido e lidado com suas emoções foi uma experiência sensacional.

Flavinha 01/10/2020

Um livro que leva vc a sentir o sofrimento que deve ser passar por um momento como esse. Principalmente sendo criança, e o tanto que isso marca. Eu particularmente não consegui me envolver plenamente com a história. Mas valeu a leitura.

Josy.Ribeiro 27/09/2020

Um livro pra chorar do início ao fim. Onde uma tragédia abala uma família e Zach, um menininho de 6 anos, aprender a lidar com diversos sentimentos.

Giselle Januário 30/08/2020

Emocionante
? Um livro sobre compaixão, empatia e amor?

Sinopse: Zach tem apenas 6 anos, mora com os pais, e seu irmão mais velho Andy de dez. Quando uma tragédia acontece, por ser tão novo, não entende toda a dimensão e as consequências do ocorrido, e seu único desejo é estar próximo das pessoas que ama, e se manterem unidos, mas não é desta forma que todos, principalmente seus pais, estão reagindo. Cada um lidando com sua forma de encarar os fatos, Zach passa a se sentir com medo, sozinho e muito confuso, e aos poucos, através de seu universo infantil , tenta encontrar formas para trazer a felicidade novamente ao seu lar.

Este livro me fez refletir sobre diversas coisas, narrado por uma criança, ele acaba nos mostrando sua visão pura e inocente sobre tudo que acontece, acaba enfrentando sozinho as marcas deixadas pela tragédia, pois os adultos estão tão fechados em suas dores, que não prestam atenção em como Zach se sente.
Uma das reflexões é... como tratamos nossas crianças? será que damos a devida atenção a elas? Pois apesar de serem crianças, elas também possuem sentimentos, apenas sofrem de uma maneira diferente dos adultos, mas se pararmos para pensar, temos muito que aprender com elas, e nessa história, foi graças a Zach , que o que estava destruído, foi se reestruturando aos poucos, no fim, são elas quem tem o poder de amenizar nossas dores.

Um livro triste, muitas vezes senti aquele aperto no coração por Zach, meus olhos encheram de lagrimas em diversos momentos, principalmente no final, uma história emocionante, com muitos ensinamentos, e que vale muito a pena a leitura, recomendo!

? Ás vezes só uma criança é capaz de unir um mundo dividido.?

Ana Caturelli 26/08/2020

Maravilhoso
Livro emocionante, triste porém vale muito a pena ser lido.

Raquel 02/08/2020

Em um dia normal, enquanto Zach está na escola, ele ouve barulhos diferentes. Logo em seguida, está compartilhando o espaço apertado do armário com seus amigos e professora.
Ele houve vários barulhos de TÁ. Não sabe o que é, mas está com medo.
Depois, um policial aparece e diz que está tudo bem e que eles podem sair.

Pouco depois Zach se encontra com sua mãe, e ela pergunta: "onde está Andy?" Só então Zach percebe que nem tinha pensado no irmão, mas também, ele é um chato.
Zach está confuso sobre o que foi que aconteceu, mas consegue entender que um homem mal entrou na escola e atirou e matou algumas pessoas. Uma delas foi Andy, seu irmão mais velho.
Após esses fatos, a vida de Zach é transformada. Mamãe já não é mais a mesma, ela é uma espécie de robô e só chora. Papai não tem muito tempo, e fala como se Andy fosse outra pessoa, como se tivesse se esquecido como ele era malvado.

A leitura foi rápida e:
Triste, ver o Zach tendo de lidar com tantos sentimentos novos e se perguntar: "será que mamãe queria que eu tivesse morrido?".
Doloroso, ver a dor dos pais do assassino, pois eles também perderam um filho. Se sentem culpados e recebem muitas acusações.
E senti raiva de Melissa (mamãe), com sua raiva e sua vontade de fazer justiça ao filho perdido, menospreza e esquece o filho que ficou.

Ale Giannini 28/07/2020

Não fluiu
Não sei se por expectativa, afinal comprei baseado na experiência de outros leitores de que era um livro triste e que nos fazia chorar, e eu adoro um livro que emocione, mas me decepcionei.

O volume começa com um evento trágico e violento e então você espera que a história vá crescendo, mas isso não acontece, e você segue lendo, imaginando que talvez na quarta parte do livro algo inusitado vá acontecer, mas é só isso mesmo.

Nada acontece e o livro todo segue numa história linear, sem nenhuma ação ou emoção. Morno.

Vitoria141 02/07/2020

Emocionante
O livro é narrado na perspectiva de Zack, um menino de apenas seis anos que sobreviveu a uma grande tragédia em sua escola. O livro fala sobre amor e compaixão, sobre se colocar no lugar do outro. Com uma escrita muitas vezes lúdica, Rhiannon Navin conseguiu tratar deste tema muito bem. Por muitas vezes tive de parar a leitura, pois as lágrimas iam se acumulando em meus olhos de uma maneira que eu nem mesmo percebia. É interessante notar que, apesar de ser apenas uma criança, Zack parece ser o único capaz de reunir a família novamente.

Aline 30/06/2020

Pesado
A leitura desse livro é bem pesada. Pobrezinho do menino vivendo uma tragédia e sem ninguém pra compartilhar sua dor, para acalmar seu coração...Ele fica praticamente invisível enquanto todos estão de luto e sofrendo, como se ele não estivesse passando o mesmo e sendo ainda bem jovem e sem maturidade emocional para equilibrar seus sentimentos. É de chorar.