Redemoinho em dia quente

Redemoinho em dia quente Jarid Arraes

Resenhas - Redemoinho em dia quente

gabi.acervodagabii 06/04/2021

leitura leve e gostosa
ô livro leve e gostoso de se ler!
mulheres são protagonistas em todos os contos. alguns são engraçados, cômicos, enquanto outros tem uma pegada mais melancólica, e até mesmo macabra. o estilo de vida dessas mulheres é típico de quem mora no interior, em cidade pequena, e ainda assim há uma diversidade enorme entre as personagens.
há um lirismo fascinante em ?redemoinho em dia quente?. existe magia nos detalhes banais do cotidiano, em aspectos que estão ali presentes e quase sempre passam batidos. são tramas sobre autoestima, relacionamentos amorosos e familiares, fé, identidade. todas belíssimas, sensuais, sentimentais.
os contos são ambientados na região do Cariri, interior do Ceará. o linguajar, o vocabulário, as expressões cearenses enriquecem mais ainda a obra, e de um jeito que faz você ler até com o sotaque da região. os meus favoritos são ?graça?, ?sacola", ?olhos de cacimba", ?mais iluminada que as outras", ?amor com cabeça de oito" e ?voz".
é o típico livro de conforto, daqueles que você lê sem pressa e relutante para terminar.

caneta kitsch 30/03/2021

Vida em série
Existem livros que queremos, e existem livros que namoramos lentamente, até finalmente lê-los. Esse foi meu caso com a obra de Jarid Arraes, jovem escritora e cordelista cearense que estreou como contista em Redemoinho em dia quente, série de histórias de mulheres da região do Cariri, no nordeste brasileiro.

Desde já fica o aviso de que esse livro possui partes sensíveis a pessoas que passaram por situações de violência; mas Redemoinho em dia quente é mais que dor: são vidas e memórias que retalham almas femininas. A autora traz uma diversidade de olhares em um exercício de observação incrível. Jarid abraça as histórias e as faz suas de um jeito arrebatador. Duas das que mais me marcaram foram “Mais iluminada que as outras” e “Telhado quebrado com gente morando dentro”.

Leia a resenha completa no perfil @caneta.kitsch no Instagram

site: https://www.instagram.com/p/CL4XN7DhFO3/

may.reader 30/03/2021

O livro é composto por diversos contos, e logo de entrada já tem um espetacular que ri horrores.
Entre muitos contos bons teve alguns que fiquei meio sem entender, até reli rsrsrs
Meu conto favorito foi um da Segunda parte "Os fatos dos gatos", sombrio e macabro do jeitinho que eu gosto.

Jeyza 29/03/2021

Era uma casa com telhado, mas com gente ainda morando dentro
Cada conto é narrado sob a perspectiva de vozes femininas que subvertem a lógica que se espera delas. A cadência e o vocabulário da região do Cariri enriquecem ainda mais a obra acolhendo as contradições humanas, a verdade e a fantasia.

Wanessa Braga 24/03/2021

Contos espinhentos e fluidos
Redemoinho em dia quente é um livro de contos.
Histórias de mulheres diversas do interior do Ceará, com um narrativa tão profunda que é impossível não se identificar em algum nível com alguma delas, independente da região que estamos já que as temáticas fazem parte do nosso cotidiano.

É fluido, tem personalidade, tem sotaque e eu AMEI muito.

Luds 21/03/2021

Jarid pegou em minha mão e me acompanhou por quase dois meses. Me levou pra dentro de mim e pro Cariri (que por vezes é quase a mesma coisa). Fiquei impressionada em como ela constroi em histórias tão curtas tanta profundidade e tanta conexão com quem somos. Jarid fala com o fundo da minha alma.

"Este é um corpo faminto, dentado, cruel, capaz e violento." p. 37
"Mas eu só quero não me sentir a única de peito aberto." p. 69
"o que me mantinha acordada era o desejo que ardia. O sentimento de, pela primeira vez, enxergar o que me via." p. 118

Heloiza.Oliveira 19/03/2021

Cruz, cruz, cruz!
Vai sujar minha casa limpa, eu pensei. Não queria ler não, mulher, mas o povo daqui é insistente demais, ave maria 3x.

Foi bom, viu? Digo pra ler um por dia, as meninas aí dentro são iguais a nós, mas únicas! Esse é o segredo do sagrado feminino, não é?

andrealog 08/03/2021

A melhor descoberta do verão
A jovem escritora nos mostra um mundo muito especial, mas ao mesmo tempo tão universal da vida das milhares de mulheres brasileiras

Laiza 07/03/2021

Redemoinho em dia quente - Jarid Arraes
Em Redemoinho Em Dia Quente temos 30 contos que focam no cotidiano e nas vivências de diferentes mulheres da região do Cariri, Ceará. Os contos, então, se centralizam na realidades, dilemas, dores, angústias de mulheres, tanto no espaço público quanto privado. Como o livro é um reflexo do cotidiano, muitas é possível se identificar com a narrativa e com as personagens, e o que elas passam. A autora tem uma habilidade surreal em apresentar de forma singela pequenos detalhes e situações do cotidiano, da infância, da família, da relação com o lar, a natureza, a religião e os animais. A gente se vê em muitas coisas, o que intensifica ainda mais a leitura.

Os contos trazem diversas discussões contemporâneas sobre as mulheres, perpassando reflexões sociais, políticas e culturais. Esse último ponto é muito forte. Por ser um livro que se passa no nordeste, mais especificamente no Ceará, temos um forte tom regional ao longo dos contos. Isso torna a leitura muito gostosa, tanto em questões de fala, expressões, gírias, quanto em questão de tradições, aspectos culturais e as problemáticas que permeiam as vivências. É algo tão real, autêntico e palpável, que enquanto lia eu conseguia ouvir o sotaque. É até interessante parar e ler alguns trechos em voz alta, o que dá um tom a mais na leitura.

Eu fui muito surpreendida ao longo dos contos. É fácil, acessível e muito gostoso de ler. Mas apesar de ser fácil de ler, é um livro intenso e sensível, que transmite a força das mulheres, e fala sobre como é ser uma mulher no mundo. Também se fala muito sobre as injustiças, a precariedade, a solidão, a dureza da vida. O livro é bruto e cru quando é preciso, e em vários momentos senti profundamente os sentimentos dessas mulheres.

É o tipo de leitura que você nem vê o tempo passar, de tão imerso que se fica. E também um livro que permite o leitor ir além, que faz com se reflita sobre o que está lendo, questione e aprenda. Há tantas discussões que podem ser trazidas dessa leitura, que eu tenho a certeza de que é o típico livro de cabeceira: que irei reler durante a vida, porque sempre trará algo novo para mim.

Tenho um Instagram literário: @possosurtaragora :)

site: http://laizafsiqueira.blogspot.com/2021/02/livro-redemoinho-em-dia-quente-jarid.html

Gi Gutierrez 07/03/2021

Redemoinho em dia quente
Um livro delicioso de se ler, que nos transporta para o sertão do Cariri, e que, com seu linguajar peculiar, faz com a gente leia com sotaque, sem nem perceber... São contos que emocionam, hora nos faz rir ou chorar, em outras, traz um aperto doído no peito e uma vontade que os contos não terminassem, para que pudéssemos nos perder na vida dessas mulheres que embalam cada uma dessas histórias...

rivanda.santos. 05/03/2021

Histórias intimistas no meio do Cariri
Eu comecei esse livro muito empolgada, pois os 3 primeiros contos são realmente interessantes. Mas logo em seguida a coisa desandou. Perdeu a graça, ficou chato até. Terminei por terminar. Não indico.

anacmontijo 28/02/2021

Pense numa leitura agradável! Te prende desde o início pela originalidade dos contos, que ao mesmo tempo trazem algo muito familiar. A simplicidade, as tradições, as problemáticas de ser mulher, o regionalismo do Cariri. Muito bonita a forma como Jarid narra e nos mostra tudo isso, amei ler!

Matheus Monteiro 27/02/2021

A miscelânea da experiência
"Redemoinho em dia quente" carrega muitas coisas, muitas experiências em suas correntes de palavras que se misturam, e mesmo que não diretamente ligadas, estão conectadas por aquele momento e espaço. A obra de Jarid Arraes que investiga a miscelânea de experiências de mulheres da região do Cariri, é como entrar em fotos e experimentar aquele momento. Suas narrativas que perpassam do realismo dramático ao horror, versam desde formatos que lembram uma memória afetiva, a julgamentos morais, preconceito sexual/de gênero, loucura, arrependimento, relacionamentos interpessoais, abuso. Imergindo o leitor na vida de cada uma de suas personagens, Jarid cria momentos intensos, um mosaico psicoemocional profundo.
Apesar de achar que alguns contos são rápidos demais, flashs instantâneos que senti falta de mais aprofundamento em alguns momentos, e não saber bem o que achar do conto "Voz" em termos de representação, "Redemoinho em Dia Quente" é um livro fantástico, realmente impactante nas suas abordagens e sentimentos, com histórias marcantes.