Redemoinho em dia quente

Redemoinho em dia quente Jarid Arraes

Resenhas - Redemoinho em dia quente

Marcia 19/07/2021

Eu já falei aqui e repito: não sou muito chegada em livros de contos. Este eu li para o grupo de leitura Clube do Livro Contemporâneas e desde o 1o conto eu fui envolvida por um texto simples, atual e fluído.
Tem de tudo! Tem humor, tristeza, suspense e todas as histórias se passam no Cariri, Ceará, e a mulher é o personagem principal.
@pedacosdeu

Sally.Rosalin 17/07/2021

Redemoinho em dia quente
A escritora, poetisa, cordelista nasceu em 1991 em Juazeiro do Norte (CE) e atualmente mora em SP. Livro escolhido pelo grupo de leitura Leitores Anônimos (junho/2021) revela mulheres em situações cotidianas, o que por si só, traz uma identificação em alguns dos relatos apresentados. Mesmo não sendo baseado em personagens reais, temos narrativas realistas, fantasiosas, psicológicas e também críticas sociais.

O primeiro conto, da dona Francisca, devota a Padim Ciço, é a abertura que faz você continuar ou largar pelo seu desfecho inesperado. Já em Cinco Mil Litros, situações entre uma mãe e uma filha com a necessidade pautando a ação e o destino de ambas. Já em Moto de Mulher, eis que me vi! Para não tornar cansativo, o que mais me comoveu foi Telhado quebrado com gente morando dentro e o que não traguei de jeito nenhum foi Novo Elemento, tipo, sem sentido, pra mim, obviamente.

Mesmo sendo sobre um Cariri urbanizado, muito do que foi descrito é comparavél com o cotidiano de mulheres da Capital Federal, talvez por essa aproximação cultural que tanto temos e amamos com o Nordeste. Temas debatidos atualmente e que eram tabu até então, é apresentado o que abre brechas para o debate. Indico!

thealvesamanda 09/07/2021

Uma vez vi o Alec, do um bookhalolic, falando que gosta de classificar os livros de sofrido até Conceição Evaristo. E esse livro me fez sentir em alguns contos quase o mesmo que conceição fez, enquanto conceição me fez dilacerada, no sentido mais bruto da palavra, esse livro me fez sentir um misto de sentimento, algumas vezes reflexiva, outras bem reflexivas, enquanto outras, com o coração acalentado, como se acabasse de se abraçada.
Esse foi o meu primeiro contato com a escrita de Jarrid e posso dizer sem sombras de dúvidas que amei, que espero ler outros escritos dela em breve, muito em breve.

Gabi Guerra 09/07/2021

Contos deliciosos e impactantes
Jarid tem uma escrita deliciosa. Na forma de contos, ela descreve com humor e sensibilidade as vivências da região do Cariri no Ceará.
Tem contos incríveis que me fizeram suspirar, como “a voz”. E tem outros que não me causaram nenhum sentimento.
O vocabulário do Ceará é uma coisa gostosa demais e Jarid reproduz muito bem na escrita essa oralidade, dando um ritmo leve pra leitura.
Gostei bastante. Não foi a leitura mais legal e mais emocionante, mas foi gostosa.
Gosto de livro de contos porque não necessitam de continuidade. Um dia leio alguns, uma semana depois mais outros, e assim vai (talvez por isso ainda não terminei todos os contos da Clarice Lispector, mas eu gosto desse saborear lento e irregular).
Leitura fácil e acessível. Vale a pena pra quem gosta de contos e gostaria de mergulhar na realidade do Ceará.

site: https://www.instagram.com/p/COkow1AD-6x/

tulio_guilherme 05/07/2021

Não conhecia Jarid Arraes, mas acabei de virar fã. Há muito tempo não devorava um livro com tanto prazer. Li em um único dia.

Durante a leitura a gente ri, fica tenso, triste, com raiva e ri de novo. E se quem lê for do interior do nordeste, as emoções são ainda mais intensas. Em cada conto sempre há um pedacinho pra gente se identificar. Algo que a gente viveu ou viu acontecer. Detalhes do cotidiano de um passado que a gente nem lembrava mais e despertam durante a leitura, trazendo um sentimento de "nostalgia boa".

E ressalto: vale a leitura pra qualquer um, independente da região onde mora. Histórias curtas e simples, porém ricas.

Ana 03/07/2021

Mulher e Nordestina
Não sou a pessoa que majs gosta de ler contos, mas tive curiosidade de ler esse livro da Jarid, pela proposta de ser uma mulher cearense usando o nosso linguajar pra escrever E gostei!
Recomendo para quem não é nordestino, poder conhecer um pouco sobre nós e principalmente para quem é nordestino, se reconhecer nas palavras!!

Lari 19/06/2021

Excelente
Este livro contém contos que se ambientam no Cariri (mas poderiam se situar em qualquer outro lugar do pais). Consegui imergir em quase todas as histórias, como se eu tivesse ali vendo e sentindo também. Não há correlação entre as histórias.
Os contos são diversos e tem seu foco no ser humano, na sociedade, nos costumes, nos credos, nos preconceitos... alguns me tiraram risadas e outros foram mais macabros.
Escrita muito boa, nada maçante.
Um ótimo livro.

Eduarda.Storniolo 14/06/2021

Eu realmente não gosto de contos e comprei sem saber que era um livro de contos ?? apesar disso, achei bom, acredito q quem ler vai se identificar com pelo menos um conto

Caah 09/06/2021

A Jarid Arraes escreve lindamente, as histórias desse livro são devastadoras, reais, tristes... Conheci mulheres tão reais nessas histórias que eu consigo reconhecer características, partes da vida, histórias parecidas em mulheres conhecidas. Esse livro acabou comigo comigo emocionalmente e eu tive que ler aos poucos para não ser totalmente destruída. Ainda assim, eu adoraria ler um romance da Jarid e ter tempo de me apegar ao personagem e seguir ele por toda a trama. Esperando ansiosamente!

Itamara 11/05/2021

"Mas eu só quero não me sentir a única de peito aberto "
Primeiro contato que tive com Jarid Arraes e já posso dizer que foi uma experiência que há muito não sentia. Quem sabe essa seja uma das maiores vantagens da literatura contemporânea, a de criar um senso de pertencimento tão claro que a gente se vê facilmente dentro das histórias. Além da escrita ser bem envolvente, linguagem atual e cheia de regionalismos (que eu particularmente amo), o que me chamou atenção foi o protagonismo feminino, já que todas as personagens principais dos contos são mulheres nas suas mais diversas possibilidades. As conversas da calçada, o primeiro amor que mora na mesma rua, a hora sagrada da novela, os vizinhos fofoqueiros, o marido agressor que vive infernizando a vida da esposa, as beatas da igreja, a devoção aos santos...tudo isso somado à abordagem de temáticas que poderiam ter tomado um rumo clichê ou superficial (como violência doméstica, homofobia, solidão na velhice, violência sexual, a dor do luto, preconceito de gênero, entre outros), mas que na verdade , por meio das metáforas, nos fazem refletir sobre nós mesmos, nosso cotidiano e o quanto certas coisas comuns da infância e adolescência acabaram influenciando nosso presente e muitos "e se" vão surgindo ao longo da leitura. Certamente será um livro a ser trabalhado com meus alunos do ensino médio.

Difícil escolher o preferido, mas sensível como sou, escolho os que me fizeram chorar ou mais me emocionaram:

"Telhado quebrado com gente morando dentro";
"Bordado em branco";
"Marrom-escuro, marrom-claro";
"Amor com cabeça de oito";
"Gilete para peito";
"Voz";
"Gesso";
"Nheim nheim"
"Novo elemento"
"Como é ruim cair num buraco";

"Havia uma segurança na mesmice, uma certeza de que tudo ficaria exatamente como estava. A solidão valia a pena, espantava os parentes, mantinha a casa limpa e não desagradava a Deus. O que mais podia desejar?"
Débora 12/05/2021minha estante
Eu amei esse livro, Itamara!?

Taísa 09/05/2021

Falar de um livro de contos é desafiante, porque tem várias histórias dentro de um mesmo livro. Um dos pontos que me chamaram a atenção foi os anos 90, quem nasceu e cresceu nessa época vai se deliciar com várias referências. Eu simplesmente amei isso. Mas a escrita dela é muito bonita e cada conto me tocou em um ponto, drama familiar, sexualidade, abusos, inseguranças. Todas as personagens principais são mulheres, então as histórias tocam muito no universo íntimo feminino. E tudo com o nordeste de pano de fundo, pois todas as histórias se passam na região do Cariri, no Ceará.

Amanda 05/05/2021

Mais uma obra prima
Nesse livro, Jarid conta histórias de pessoas diferentes, em contextos diversos abordando assuntos como família, sexualidade, amores e solidão.
Com toda a delicadeza e regionalidade que só Jarid consegue dosar da maneira ideal

@folhasecha 02/05/2021

Amei!
A autora escreve muito bem, tem contos muito bons e como nortista eu amei ver tanto regionalismo (a autora é nordestina). Ganhei o livro de presente e indico pra todo mundo!

Samira_santos 21/04/2021

Jarid Arrasa
Não consigo me lembrar com certeza, mas acredito que Jarid Arraes já foi a alguma escola em que estudei no ensino médio. O que é muito engraçado, porque na época não dei a mínima importância, afinal nunca tinha lido nada dela. Se fosse hoje em dia eu ficaria louca!
Ela tem uma escrita ótima, muito fluida, sem falar nas expressões cearenses que usa e me deixaram apaixonada. É bonito de se ver meu Ceará retratado em sua escrita tão boa.
Redemoinho em dia quente é uma coletânea de contos, todos protagonizados por mulheres e cada um com a sua temática. Alguns mais monótonos, outros mais surpreendentes e inquietantes. Mas de todos, de alguma forma, despertam o interesse.