Redemoinho em dia quente

Redemoinho em dia quente Jarid Arraes

Resenhas - Redemoinho em dia quente

Isabela 10/11/2021

Sobre ser uma mulher nordestina
Redemoinho em dia quente é o livro de estreia no gênero dos contos da escritora Jarid Arraes.
Cearense, mulher negra, cordelista e poetisa, Jarid retrata em seus contos mulheres brasileiras reais com sofrimentos cotidianos iguais aos que muitas de nós nordestinas lidamos.
Em 30 contos curtinhos, conhecemos mulheres pobres, novas, idosas, bissexuais, transsexuais, heterossexuais com problemas que vão desde a independência financeira até a busca pela autoaceitação. Misturando realismo e fantasia em meio a uma linguagem sensível e poética, a narrativa de Jarid conseguiu me transportar por inteira para dentro de cada história e me fazer respirar cada uma delas.
Apesar de ainda resistir um pouco a livros de contos esse livro me alcançou. Recomendo a leitura!
Adriano.Santos 10/11/2021minha estante
Os contos dela são curtinhos e continuam dentro da gente.

Omundodenanda 03/11/2021

Valorizem livro nacional!!!
Eu não sou muito de contos mas eu me surpreendi com a escrita gostosa e fácil de Jarid. Eu sou do RJ e a autora é do Cariri e me mostrou uma realidade e até palavras regionais que eu não conhecia. Fiquei encantada com cada conto. Alias, estou querendo ler mais livros nacionais, vcs tem algum pra indicar?

afarialima 24/10/2021

Por meio de diversos contos, Jarid nos permite conhecer a história de mulheres diferentes, diversas e complexas que moram no Cariri brasileiro. Religião, sexualidade, poder, amizade, amor, família, violência...tudo está presente nesse lindo livro. Uma leitura muito agradável e instigando, que te faz ter vontade de abraçar e acolher as mulheres da nossa vida

Silmara.Alencastro 12/10/2021

Arretado
Um livro de contos que traduz o Cariri, o Nordeste como um todo. Muitas singularidades e muitos plurais com o povo brasileiro, tem de tudo: religiosidade, amizade, companheirismo, alucinações, problemas com drogas, violência doméstica, abuso, mas pense em tudo isto dito de umas forma genial... é assim que a autora nos presenteia com histórias reais de pessoas reais em um mundo real em que você super se identifica, mas sabe que é ficção.

Seven 12/09/2021

Sobre ser caririense
Já li muitos livros na minha vida, mas apenas "Redemoinho em dia quente" foi capaz de fazer com que eu me sentisse em casa. Porque é narrado em minha casa, aqui no Juazeiro e nas redondezas. Ler contos incríveis em lugares que já sei onde são sem nem precisar procurar foi uma experiência maravilhosa, ainda mais com as gírias da região e com pessoas extremamente reais. A escrita de Jarid é cativante, são leituras muito rápidas, algumas tristes, outras engraçadas e tem até uma pitada de psicodelia em alguns contos. E em todos tem a presença de uma mulher forte como protagonista. Recomendo a todos os caririenses e todos que querem se sentir um pouco nesse pedacinho de terra seca cheio de poesia.

Tiemi 11/09/2021

Acolhedor
Li esse livro aos poucos e desordenadamente. Escolhia um título, lia e fechava o livro e essa experiência foi ótima, pois são contos curtos e sobre mulheres totalmente diferentes. Achei incrível como tantas narrativas foram possíveis ali dentro, em especial, amei os contos: "sacola", "boca do povo" e "gesso".

Lucy 07/09/2021

Afetivo sem afetação
Ultimamente muitos livros que se propõem afetivos me parecem mais afetados do que qualquer outra coisa. Excessivos no estilo, na intenção de emocionar, nas narrativas que se apegam a detalhes que pouco acrescentam e só evidenciam pretensão em muitos casos.

Redemoinho em Dia Quente é exatamente o contrário. A escrita cuidadosa, com as palavras na medida, cria um imaginário interessante e onde encontrei muita verdade, é o puro Ceará onde passei a infância. Com as cadeiras espaguete, a vida na calçada, as casas coloridas. E ao mesmo tempo as violências sempre no pano de fundo. É uma visão atualizada e fresca, nada romantizada mas muito sensível, de uma região e de um tempo.

Gostei especialmente dos contos Voz, Cachorro de Quintal, Sacola, Cinco mil litros, Moto de Mulher, Telhado quebrado com gente morando dentro, Gesso, Os fatos dos gatos, Novo elemento e Olhos de cacimba.

Lucikelly.Oliveira 04/09/2021

Botou boneco
Os contos e como ela aborda as narrativas dos personagens me fez sentir uma saudade danado do Ceará.

Luana 03/09/2021

Uma leitura apaixonante
A cada novo livro fico ainda mais apaixonada pela literatura de Jarid Arraes. Redemoinho em dia quente é uma apaixonante e instigando coleção de histórias de mulheres, contos de pedaços de vidas e pedaços de histórias, cada uma com uma particularidade, mas todas com aquela sensação de que ficamos amigas, ao final de cada história. É fantástica a maneira com Jarid Arraes consegue retratar todas essas mulheres, contar suas histórias e, por que não, também um pouco da história do Cariri e do Ceará.

Beto | @beto_anderson 31/08/2021

4 estrelas porque sou bonzinho
Gostei do livro. Tem contos ótimos, outros mais ou menos. Mas o que me incomodou um pouco na leitura foi uma melancolia, para mim, exacerbada, em boa parte dos contos. Mas a escrita da autora é ótima. as temáticas são interessantes. Recomendo.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

RayLima 29/08/2021

Eu quero esquecer esse livro só pra poder ler ele todo de novo e sentir tudo que eu senti como se fosse a primeira vez.

Luiz 11/08/2021

Familiaridade
Redemoinho em dia quente traz as estórias todas com muita intimidade. As personagens tem muita semelhança entre sí quando se trata de fé, por exemplo, mas fiquei muito feliz com a capacidade da autora de trazer personagens tão singulares mesmo mantendo de maneira tão robusta a identidade regional. Ao passar de conto em conto nós vamos nos tornando cada vez mais familiarizados com o plano de fundo, achei isso é incrível.

Ísis 31/07/2021

Sou da região do Cariri e me senti tão representada por esse livro! Que leitura intensa, fluida, muitas vezes engraçada... Adorei a experiência. Já quero ler outros livros da autora!

Lydi 21/07/2021

Redemoinho em dia quente e as mulheres do cariri
Sendo cearense, me identifiquei muito com as histórias do livro, com as gírias, as referências locais. É um deleite a leitura, "moto de mulher" foi sem dúvidas o que mais gargalhei de tão bom.

Os contos são geniais e tratam de assuntos diversos mas sempre na perspectiva feminina. É muito legal como muitas vezes, sem mesmo citar o nome ou pronome, é perceptível que é um personagem feminino, o que, pra mim, isso confere uma genialidade à escrita da Jarid. Tem histórias que divertem, tem histórias que nos fazem refletir muito, tem histórias que nos emocionam. As mulheres do cariri são múltiplas, diversas, cheias de desafios, de vidas que quem é cearense e já passou por dificuldades e sabem como é nosso interior reconhece e se identifica com seus retratos.

É sobre religiosidade, sobre ser mulher, ser lgbt+, ser do interior cearense, ser pobre e também ser feliz, é sobre reconhecer as mudanças no nosso interior (pessoal e local).

riamarialuiza 20/07/2021

Conhecimento de quem não falha em dominar o fundamental
Desde comecei minha aventura pela leitura de ebooks pelo kindle, redescobri o prazer na leitura de contos; e com isso, tenho procurado ler autores contemporâneos. Em "Redemoinho em dia quente", Jarid Arraes envolve com sua narrativa única, domina. Cada conto um universo sobre os universos de mulheres cearenses. Uns deixam aquele nó na garganta, afinal "levamos muitos milhares de litros de água escura, turvada pelas histórias". Não só - muitas vezes - turvada pelas histórias, saí dessa leitura com um misto de sentimentos, mas o mais importante é: que bom que a nossa literatura resiste sempre com escritas-vozes tão talentosas. É pra sair com a certeza de que há quem domine o fundamental, que sabe sabido como imprimir na literatura as realidades e universos de sua terra natal de forma inovadora mesmo em formatos previstos.

ps: um dia quero reler "Despedida de Juazeiro do Norte" (e toda essa obra) depois de visitar a tão citada ladeira do Horto.