Redemoinho em dia quente

Resenhas - Redemoinho em dia quente

oliviaghetti 11/01/2022

Leitura deliciosa
Que leitura deliciosa!
São 30 contos e não há um só que não valha à pena ler.
Favoritei 11 deles, mas são todos muito bons!
Jarid tem uma escrita carregada de oralidade e brasilidade, o que causa uma grande identificação.
Todas as personagens são mulheres, muitos dos contos estão em primeira pessoa, muitos são carregados de memórias?
Ler esse livro foi uma grande viagem de volta ao passado. Daqueles livros que combinam com bolo e café?

Rafael.Gomes 10/01/2022

Mães q bordam as ilusões dissipadas d uma vida q nunca terão
Um livro de meninas, mulheres e senhoras. Possui o interior do nordeste como cenário e também como personagem.

A linguagem é divertida e traz lembranças nordestinas.

Há contos muitos bons e outros apenas ok. Contos de crítica social e contos da vida cotidiana com toques de loucura e fantasia (os melhores).

Alguns deles poderiam ter sido melhor explorados, outros acabaram cedo demais. De qualquer forma, recomendo a leitura.

Elizabeth Cabanez 08/01/2022

Uma lindeza
Sou uma entusiasta da literatura nacional, principalmente das autoras. Jarid Arraes, escritora, nordestina, cordelista.

Neste livro, estreia no gênero conto, conseguindo a façanha de ficar entre os cinco finalistas do Prêmio Jabuti 2020, não é pouca coisa!

Todos os contos tem como personagens principais mulheres que vivem na região do Catiri, no Ceará. São narrativas da luta cotidiana, da (re)existência de personagens que vivem as mais variadas formas de solidão.

Obra recheada de crítica social, com pitadas de fantasia e socos de realidade.

Li, amei e indico.

Stefânea 07/01/2022

Será que li errado?
sabe aquele livro que todo mundo ama, a crítica garante que é excelente e até a sua vó jura de pé junto que será a melhor coisa que você já leu?

era o que eu esperava dessa leitura, mas não foi bem assim que acabou sendo.

levei 2 meses para dar fim em todos esses conto e (não me entenda mal, o tempo não é problema) senti que não cheguei a lugar nenhum.

raramente em livros de contos todos fazem sentido para nós, alguns sempre são melhores que outros. mas nesse caso, para mim, em momento algum fui tocada.

entendo toda representatividade do livro, a força das mulheres nordestinas retratadas e o impacto que isso tem no todo, porém, não posso agir como se, apenas por isso, minha experiência tivesse sido boa.

no momento, quero passar esse exemplar para frente. colocar ele nas mãos de alguém que talvez aproveite ao máximo e, caso tenha sorte, sentar um dia com ela para conversar e talvez entender se faço ou não uma releitura.

às vezes a leitura também é sobre saber a hora certa, saber esperar até que se encaixe melhor.
Kenia 24/02/2022minha estante
Falou tudo que eu senti nessa leitura! Eu não me conectei e fiquei pensando porque tanta gente enaltece esse livro? Será que eu li errado? Ainda bem que sua resenha me deu um super alívio!!

asaquebrada 05/01/2022

Sentindo o Ceará
O último conto é o meu preferido. É de uma poesia que mergulhei emocionada.

Personagens cativantes, narrativas complexas em sua simplicidade.

Somos transportadas para o Ceará mais através de sensações do que de descrições exatas das localidades cearenses.
Não vi o Ceará, mas senti.
Alê | @alexandrejjr 04/03/2022minha estante
O último conto é de uma sensibilidade tremenda mesmo...

Ana Becker 05/01/2022

Um livro sobre mulheres fortes
Crônicas e contos sobre mulheres do Cariri e de Juazeiro. Mulheres com vidas distintas, ligadas pela dificuldade em ser mulher no seu contexto. Cada história começa e termina no tempo exato que deveria durar. Histórias reais, de "casas com teto quebrado mas com gente ainda morando dentro"

pfbibiana 04/01/2022

"E aí, o que aconteceu depois?"
"Um livro com brisa de vento norte, gosto de paixão de verão, descompromisso de férias escolares", minha amiga escreveu na contracapa como dedicatória e fez jus a beleza desse maravilhoso livro de contos. Muitos deles eu fiquei com a sensação "e aí, o que aconteceu depois?", o que demonstra o quão boas são as narrativas.

Holly 31/12/2021

Perfeito
Me acompanhou nesse final de ano, fico muito feliz de ter escolhido essa leitura. Cada conto era uma surpresa diferente, espero conhecer mais da escritora em 2022

Grace.Souza 28/12/2021

A tragédia cômica
Ou comédia trágica de vários contos sobre mulheres cearenses, todos curtíssimos e de rápida leitura. Recomendo, nem todos os contos são memoráveis, mas alguns valem a pena!

samuca 23/12/2021

A força das mulheres do Cariri
Memorável como o sabor de cajuína, esse livro é um convite para conhecer histórias protagonizadas por mulheres do Cariri. Em cada conto é retratado um acontecimento na vida dessas mulheres, os sonhos, dores, alegrias e tristezas.
Um passeio pela tradição cultural regional marcada pela influência religiosa, a crença popular, os confessos ateus.

Aline | @42.books 07/12/2021

A fantástica literatura cearense
Apesar de curtinho, esse livro consegue transmitir diversas realidades e sentimentos. Gosto muito de como alguns dos contos conseguem transmitir um reconhecimento tão regional e poderoso apenas por meio das expressões e espaços onde acontecem.
Esse ano tive o prazer de me deparar com vários autores cearenses impressionantes, e Jarid Arraes foi um deles. Muito bom ver nossa literatura ganhando espaço na cena contemporânea e trazendo a representatividade que merece.

LimaJr 02/12/2021

Prosa animada
Gostei do livro. São vários contos em que se conhece um pouquinho do povo do interior do Ceará, em Juazeiro do Norte. Mesmo nos contos mais sóbrios, parece estar presente a voz divertida da narradora, que tem muita história para contar.