Redemoinho em dia quente

Redemoinho em dia quente Jarid Arraes

Resenhas - Redemoinho em dia quente

Lucas.Macedo 04/03/2022

Uma ótima estreia no mundo dos contos
Eu já conhecia a autora pela literatura de cordel e tinha ouvido bons comentários desse livro, que é a sua estreia nos contos.

Eu realmente gostei muito. Tem contos memoráveis que, certamente, ficarão guardados na minha memória!

É uma literatura leve e que, ao mesmo tempo, trata de situações complexas envolvendo mulheres em diferentes contextos! Recomendo.

Suh Oliveira 02/03/2022

O livro é lindo e é uma delícia de ler!
É constituído de contos a respeito dos mais diversos assuntos. Coisas do cotidiano e de Cariri. Fala sobre costumes, crendices, gente e situações.
Jarid novamente brilhou C sua escrita fluída.

Gaby 24/02/2022

Mulheres com voz
Dividido em 2 partes, os contos de Jarid dão voz à histórias de mulheres fortes de Juazeiro. Com personagens marcantes, as histórias tocam e fazem refletir. A fluidez da escrita é incrível e a leitura acontece sem você perceber, sendo eles bem curtinhos. Outros elementos da escrita também causam nostalgia. Super recomendo!!
Minha 1a leitura com o clube de leitura do LLB, que tenho orgulho em ter sugerido!!

Ronnayse 20/02/2022

Literatura brasileira e nordestina.

Jarid Arraes, escritora, cordelista e poeta, em “Redemoinho em dia quente” traz contos encantadores, com uma linguagem bem característica, marcada pelo regionalismo, e homenageando a figura feminina.

Misturando ficção e fantasia com crítica social Jarid traz as mulheres da região do Cariri como foco dos seus contos. Eles refletem lugares e vivencias comuns em diversas situações, pessoas verdadeiras; parece que você tá vendo o dia a dia.
Os contos nos levam a refletir diversas situações, como por exemplo o machismo que passa a mulher que é moto-táxi e, até, como um cachorro no quintal pode trazer tantas reflexões, (só leendo). Complexidades da vida...

Tem conto que você lê, sente o remexido que ele lhe faz, mas não consegue nem explicar. Sabe quando você ama uma leitura num tanto... que nem consegue expressar? Pois bem.

Eu adorei a leitura, e recomendo muito. E claro, voltarei para ler novamente.

Eliana 18/02/2022

O primeiro favorito do ano!
Redemoinho em dia quente é uma antologia de contos da autora
Jarid Arraes. Ao todo são trinta contos que explora a diversidade e a pluralidade das mulheres da região do Cariri, no Ceará. Os contos são uma mistura de realismo, fantasia, crítica social e a grandiosidade de narrar o cotidiano público e privado das mulheres.

A autora tem uma narrativa potente com o poder de nos transportar para diversas realidades e sentimentos, assim como os personagens e trazem consigo expressões regionais tornando a leitura muito rica e diversa, encontramos mulheres cis e trans.
A autora construiu os contos com maestria pois mesmo depois que terminamos um determinado conto ele continua martelando na cabeça.

Além disso aborda vários temas pertinentes como violência doméstica, abuso sexual, lgbtfobia, saúde mental. Dentre vários outros assuntos.

Como disse anteriormente alguns dos personagens são reais que carregam sua própria história dentro do seu espaço, é fácil se identificar com algumas dessas mulheres. Por exemplo, em moto de mulher, a protagonista realiza o seu sonho de comprar uma moto e começa então a trabalhar como motogirl.

Infelizmente ainda existe muito preconceito sobre algumas profissões que as mulheres podem exercer. Neste conto a personagem não é levada a sério, como se ela fosse incapaz de exercer a mesma profissão que o homem usufrui.

Poderia citar vários contos que favoritei mas infelizmente o limite de caracteres não permite. Por fim tem contos sobre várias assuntos alguns mais dolorosos que outros, alguns me fizerem rir e outros me causaram revolta e indignação.

Redemoinho em dia quente é uma uma obra importantíssima para a nossa literatura brasileira. Recomendo demais que conheçam a escrita da Jarid Arraes. Ela que é Escritora, cordelista e Poetisa, e autora dos livros Um buraco com meu nome, As lendas de Dandara e Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis.

Rafael Moia 16/02/2022

A literatura regional é literatura brasileira
De cordéis, poesias e contos a Jarid trás toda a sua carga cultural do nordeste nas entrelinhas. Tendo como consequência a exaltação do regionalismo. E isso é ruim!? Não. E você precisa entender que a literatura regional é a literatura brasileira. Com certeza, você vai encontrar na sua cidade uma mulher moto táxi tendo que lidar com o machismo, uma escritora da periferia tentando viver da sua arte, ou uma senhora da terceira idade que sofre de abandono parental. Posso até não ter me interessado por todos os contos, mas isso não tem nada haver com o peso do regionalismo, e sim, com a ausência de ritmo e de impacto de algumas narrativas. #leiamaismulheres

Vitor Y. 10/02/2022

Contos de um cantinho esquecido do Brasil
O que mais me chamou a atenção desta reunião de contos foi a criatividade de relatar tantas estórias sem cair na mesmice dentro de em um micro universo tão (teoricamente) restrito que seria o interior do Ceará, Juazeiro do Norte. Embora todas as personagens principais fossem femininos, consegui notar e perceber suas diferentes nuances tanto estilo (alguns na primeira pessoa, outros na terceira) como no ângulo abordado (desde jovens comuns acampando no Mato e jovens trans). Espero conhecer novos trabalhos dessa jovem e corajosa autora.

tarc.garces 09/02/2022

meu deus, não sei nem o que dizer sobre esse livro.
simplesmente incrível e forte, foi a primeira coletânea de contos que li e foi tão gostosinho ler devagar e ir absorvendo cada narrativa, amei muito cada conto que li, alguns me apertaram o peito e terminei cheia de lágrimas (quase todos kkk)
espero que a jarid se responsabilize pelos danos que esse livro meu causou ?
lindo amei demais.

Marcio.Rocha 07/02/2022

Não sei como tem tanta coisa boa em tão poucas páginas
Que livro sensacional!
São muitos contos, então preferi ler devagarinho, aproveitando cada um. A maioria deles me tocou demais, ao ponto de eu esquecer que tinha lido apenas duas ou três página para já estar emocionado.
Vou deixar aqui a lista dos meus favoritos:

Sacola
Cachorro de quintal
Amor com cabeça de oito
Despedida de Juazeiro do Norte
Gesso
Como é ruim cair num buraco
Olhos de cacimba
Rafael Kerr 07/02/2022minha estante

tomperadinha 03/02/2022

lindo, sensível e cheio de brasilidades em cada detalhe. como é lindo ver o brasil pelas suas raízes, pelos olhos de quem o vive do jeito mais profundo. tem uns 2 contos mais fracos, mas é como uma fênix. esse livro tem altos e baixos encantadores.

Lulys 23/01/2022

Histórias escondidas
Jarid conta histórias escondidas de pessoas do cotidiano. Contos poéticos, contos fantásticos, contos delicados e com uma linguagem que abraça.
Tantas mulheres diferentes e é possível se identificar com várias delas.
Alê | @alexandrejjr 12/03/2022minha estante
Belíssimo título do teu comentário a respeito do livro! Parabéns!

oliviaghetti 11/01/2022

Leitura deliciosa
Que leitura deliciosa!
São 30 contos e não há um só que não valha à pena ler.
Favoritei 11 deles, mas são todos muito bons!
Jarid tem uma escrita carregada de oralidade e brasilidade, o que causa uma grande identificação.
Todas as personagens são mulheres, muitos dos contos estão em primeira pessoa, muitos são carregados de memórias?
Ler esse livro foi uma grande viagem de volta ao passado. Daqueles livros que combinam com bolo e café?