E se fosse a gente?

E se fosse a gente? Becky Albertalli
Adam Silvera

Resenhas - E se fosse a gente?

PedroM___ 11/09/2024

Normal gay
Eu achei um livro bom e gostoso de ler. Os personagens são bens legais, mesmo que extraordinários demais sabe. Eu gostei porque tem as piadas gays na medida certa.
O romance deles eu achei meio conto de fadas de mais sabe muita coincidência e esforco demais, mas e a proposta mesmo. Em geral eu recomendo.

Anderson621 09/09/2024

Começa odiando e termina amando
Bom, odiar não é bem palavra, amar também não. Confesso que demorei um bom tempo pra engatar, não é à toa que estou lendo desde fevereiro, mas isso é mais culpa da minha procrastinação do que do livro.
O começo é um tanto enrolado, demora um bom tempo para o casal sequer se aproximar, cara, umas 100 páginas mais ou menos. Eu amo livros que citam cultura no geral, outros livros, música, artista, mas a quantidade de referência a essas coisas nessa história é exacerbada. Por um lado, eu entendo, os personagens são adolescentes e adolescentes fazem isso, mas chega a ser meio cansativo de ler. E sobre eles serem adolescentes, isso me leva a principal coisa que me incomodou: o drama adolescente. Literalmente todos os "grandes problemas" dos personagens se resolveriam em uma simples conversa, isso me fez sentir raiva em MUITOS momentos. Acho que o grande problema deles mesmo, era o excesso de imaturidade mesmo. Sem falar em algumas problemáticas que eu percebi no casal protagonista, assim, não são exatamente "problemáticas", mas são coisas que, para mim, são grandes redflags quando se está conhecendo alguém. Aqui estão algumas delas:

1 Ben ter acabado de sair de um relacionamento. Isso nunca é bom sinal.
2 Ben provando meu primeiro ponto sendo quase incapaz de não mencionar o ex direto.
3 as diferenças nos personagens. Essa coisa de os opostos de se atraem me soa como balela. Só funciona se essas diferenças não colocarem a outra pessoa em uma situação desconfortável. E isso aconteceu, mais de uma vez.

Ignorando isso, e o fato de que, na vida real, esses fatores seriam decisivos, o desenrolar da história faz essas pequenas falhas se resolverem.
Bom, tirando esses pontos negativos, vamos para os positivos. Quando eu comecei a me engatar na história (lá pra metade) a escrita parecia cada vez mais fluida, adorei como as narrações dos personagens são tão fáceis de gerar identificação que você vai se apegando a eles e torna a experiência mais prazerosa. Os personagens secundários são bem carismáticos e rendem muitos momentos cômicos. E a coisa que eu mais amei: a evolução pessoal do Ben e do Arthur. Diferentemente do início, aos poucos eles vão evoluindo muito e tomando decisões importantes com muita responsabilidade, uma grande contrapartida à primeira fase do livro. Fez até os problemas iniciais fazerem todo o sentido. Foi satisfatório ver a evolução deles e como a relação deles se tornou tão linda e saudável.
O final não é exatamente o que se espera, mas tem um toque de realidade que eu gostei bastante. E sem tirar o "feliz" do final.
Enfim, em resumo, é uma ótima história. Só é preciso um pouco de paciência para pegar o gancho que o livro pretende. Eu adorei o livro! Só não dou 5,0 estrelas por eu ter engatado na história só na metade, mas não deixa de ser ótimo. Recomendo.

Brenouz 08/09/2024

Morri
Eu só fui ler o livro porque era do Adam Silveira, não esperava muito porque pensei que iria ser um romance cliche, e foi, mas a leitura é muito fluida e divertida, mesmo os dois sendo muito dramáticos, é legal acompanhar eles tentando fazer isso dar certo mesmo sabendo que o Arthur teria que voltar pra casa no final das férias (quase morri no final). Tirando as tantas referências a harry potter e café o livro é divertido e fofo

dieggbrito 06/09/2024

é um livro bom. em alguns momentos me irritei um pouco com a imaturidade dos personagens, mas são adolescentes né. o que esperar. outros livros que li, inclusive do próprio Adam, eu gosto desse modelo de dois pov, mas nesse eu não fiquei apaixonado. acredito por ser um dos primeiros livros dele

Daniela200 30/08/2024

O romance é fofinho, numa cidade mágica, tentanto provar a força do destino mas não entra nem no meu top 100.
Apesar de ser adolescente, os personagens são beeeem imaturos.

gusoysa 29/08/2024

Benart lover
A leitura desse livro é tão fluida e rápida, nem percebemos o tempo passar e quando se ver
está no final do livro

Wandrovski 28/08/2024

Um clichêzão
Legal para sair da ressaca, um romance bem divertido e engraçado, a única coisa que me incomodou foi a personalidade do arthur tipo mona relaxa caraca exagerada d+

Danizoca0 27/08/2024

Que fofura
Esse livro me deixou de cabeça pra baixo, o final me surpreendeu e eu quase chorei.
Muito fofo, até nas partes tristes e a cena de sexo foi super family friendly.
Nunca gostei muito da escrita do Adam, mas dei uma chance e no início deu uma emperrada bem curta, mas depois fluiu. Amei cada parte desse livro assim como amei cada primeira vez.

Andy76 25/08/2024

Bom pra passar o tempo
O livro é bom pra passar o tempo, mas não é maravilhoso. Honestamente, o que me fez dar 3 estrelas foi o casal secundário (Dylan e Samantha) pq os dois sao super queridos e carismáticos, além das brigas dele q (pra mim) tinham mais sentido. O casal principal é fofo, mas em um certo momento já estava achando chato toda a questão com o Hudson e a recuperação e bla bla bla. Enfim?

lucas74 19/08/2024

Quentinho no coração!!
Confesso que tive dificuldade pra engatar na história no começo, não sei se era a escrita ou o desapego que eu tinha com os personagens, mas tentei dar outra chance e praticamente engoli o livro de uma vez só. É um romance bem levinho e fofo, gosto muito dos dois protagonistas, eles tem uma química muito linda, os personagens secundários são excelentes, o Dylan literalmente me fazia rir com tudo que ele falava um divo. Tem só algumas atitudes que os dois fazem (principalmente o Arthur) que eu fico meio ???? mas dá relevar. Mal posso esperar pra ler o segundo livro!!!

BloodWine 06/08/2024

Um romance muito bom, acho que daria uma boa série
Adorei o livro, ja tem um tempo que eu li, mas me lembro como foi muito boa toda a jornada entre os dois personagens para então se encontrarem, toda a complexidade de estarem com os dias contados até se separarem novamente, um livro com um humor muito bom pelo o que eu lembro, e com uma história leve que te prende do início ao fim, acho que li entre dois a três dias.

Enzzo.Lopes 30/07/2024

Adolescência é a pior e melhor fase da vida
Queria ler um livro leve, que não precisasse pensar muito e, embora isso tenha acontecido, ainda refleti mais do que achei que iria.

o arthur e o ben são duas pessoas bem diferentes e logo no começo do livro imaginei quais seriam os problemas que eles teriam, mas me enganei. todos os problemas deles foram muito idiotas e num começo eu achei muito ruim e forçado. mas depois, repensando, conclui que todos os meus problemas na adolescência eram idiotas e forçados.

foi muito gostosinho ler o ponto de vista dos dois personagens se apaixonando, principalmente porque o ben é muito (muito muito) parecido comigo na idade dele. isso me deu muito nostalgia da época e me fez concluir que foi muito bom. nossa, senti invenja deles por boa parte do livro. ter amigos, conhecer um menino, andar à toa por aí, se conhecer e conhecer outras pessoas e todo drama dessa fase.

ben e dylan foram dois personagens díficeis. 🤬 #$%!& como o menino dylan é chato! ele é o tipo de pessoa que eu nunca quis perto de mim. apesar da amizade dele com o ben ser muito bonita, ele é uma pessoa incoveniente e idiota demais. falando no ben, tem uma coisa nele que me tirou do sério o livro todo: ele pensa que tudo (TUDO) é sobre ele. nisso não somos semelhantes.

gostei da escrita e da fluidez da história na maior parte do livro, mas em outras os autores poderiam ter sido mais sucintos.

ademais, não gostei nem um pouco das referências de cultura pop no livro. elas são chatas, clichês e constantes durante toda a leitura. parece que os autores escolheram quais são os elementos que gerariam a identificação de mais pessoas e colocaram na história.

é um livro muito bom sobre adolescentes, então tem que saber se divertir com o que é bom mas saber que vão ter momentos que eles vão ser MUITO irritantes. isso que é bonito