O homem que odiava Machado de Assis

O homem que odiava Machado de Assis José Almeida Júnior

Resenhas - O Homem que odiava Machado de Assis

@juliusverse 25/06/2022

História super divertida, onde realmente o protagonista é o homem que odiava Machado de Assis. O escritor aparece como peça fundamental e vemos partes de sua biografia, mas a história é toda do protagonista Bento Junqueira justificando todas suas mal querenças com o autor. Um personagem que toda uma vibe Bentinho e você sabe que não deve confiar no que ele diz. Enfim, eu adorei.

Ana 06/05/2020

Difícil não acreditar...
Difícil não acreditar que a história não seja real, um bom livro, bem montado em cima de uma história real.

Letuza 28/04/2020

Excelente. Uma aula de história e literatura.
Pedro vai estudar em Portugal e lá conhece Carolina Novais. Fica noivo da moça, a engravida, mas não assume o romance e foge. Carolina, desamparada pela família, perde o bebê e foge para o Brasil acompanhada de um amigo comum, o pianista Arthur Napoleão.
No Brasil, Carolina conhece Machado de Assis, já escritor, e casa-se com ele. Pedro acaba voltando ao Brasil, a pedido do pai, um rico barão do café.
No Brasil, Pedro envolve-se com a política e o movimento abolicionista. Também reencontra Joana, antiga amiga de infância e motivo de desavenças entre ele e Machado. Joana tornou-se uma prostituta e mantém um caso com Pedro. Além de Joana, Pedro reencontra Carolina. O romance reacende, e a relação já complicada entre Machado e Pedro vira um caso de ódio.
Acusações de plágio, traição, violência passam a fazer parte da vidas dos personagens. Fatos históricos, como abolição da escravatura, proclamação da república e muitas disputas políticas também permeiam o romance.
Uma leitura excelente. Muito aprendizado de literatura e história. Super recomendada!

mayagraciele 28/01/2023

Devo confessar que o começo do livro me deixou bastante empolgada, a premissa me atraiu muito, então as expectativas foram lá no teto. Afinal, por que o nosso personagem principal odeia tanto Machado de Assis? O que se segue então é a narrativa de um personagem que não tem um real motivo para odiar Machado, a não ser pura implicância e por Machado de Assis ter tido coragem de fazer o que ele não fez. O personagem principal se recusa a aceitar seus próprios erros e assumir a culpa pelas péssimas decisões que ele fez na vida, então por que não culpar alguém do qual você tem birra desde a infância?
Durante toda a leitura fiquei com uma sensação de incômodo que até o momento não consegui identificar o motivo, talvez tenha sido o personagem principal, não sei. Entrei com altas expectativas, sai com uma pequena decepção.

João Bruno 08/02/2020

Muitas vezes durante a leitura me perguntei se isso aconteceu realmente ..
A forma como a ficção se mistura com a realidade da época foi uma sacada sensacional do autor, a certa altura vc não ve mais diferença, isso que me causou essa confusão, uma confusão boa, claro.
Ótimo livro, pra quem leu Machado de Assis na escola, forçado e sobre pressão, e também passou a odia-lo desde então, esse livro é pra vc ... sua raiva vai aumentar ainda mais.
E pra quem gosta de uma história com excelentes cenários, um excelente enredo, e ainda com um pouco de aprendizado sobre os últimos anos do imperio, ou simplesmente um livro que valha a pena ser lido ... esse é o livro certo.

Beta Oliveira 16/02/2020

O ódio pode ser a força motriz de uma vida? Bem, todo mundo diz que não é saudável, mas Pedro Junqueira não conseguiria resumir a própria existência sem dizer que, durante a maior parte dela, alimentou sem nenhuma moderação esse sentimento por Machado de Assis.
Total mérito do autor em costurar uma trama que passa em cidade do Brasil e de Portugal no século 19, envolver vários personagens reais – com mérito ao tratá-los sem endeusamento – e brincar com as referências à vida e à obra de Machado de Assis.
Ou seja, divirtam-se nesta sopa de referências, no xadrez que dois homens jogaram com todas as armas de que dispunham. E se houve algum ganhador, desculpa, você vai ter que ler para saber.

O texto completo está no Literatura de Mulherzinha.

site: https://www.literaturademulherzinha.com.br/2020/01/cap-1657-o-homem-que-odiava-machado-de.html

Pipoco 25/07/2019

Viciante
José Almeida Junior faz parecer fácil o domínio da narrativa.
O texto é simples, direto e muito envolvente.
Quando percebemos, já estamos mergulhados na história, apaixonados pelos personagens (ou pegando aquele ranço deles) e querendo avançar logo até o fim (Confesso que havia momentos em que, ao contrário, eu desejava interromper a leitura para não ficar órfão de tão gostosa obra).
Recomendadíssimo para quem ama e também (se é que existe mais alguém) para quem odeia Machado de Assis!
José Almeida Júnior 26/07/2019minha estante
Obrigado pela resenha generosa, meu caro. Abração

Luan.Ricardo 08/01/2023

Ficção ou Realidade?
Confesso ser que esse livro realmente me deixou na duvida as vezes, apesar de saber que não é verídico. A história é tão bem contada e tão contagiante que eu fiquei com raiva do Machado, apesar do nosso protagonista cometer muitos erros,essa história te faz ter empatia é muito apreço por ele.
Esse livro com certeza esta no meu top 10, e se você está procurando uma boa história nacional, pode ler, não irá se decepcionar.

Alex Nascimentto 30/07/2019

Quero compartilhar com vocês hoje essa obra nacional tão bem escrita e envolvente. Um romance histórico, que traz grandes referências à obra Machadiana, principalmente Dom Casmurro e todo o lance da possível traição de Capitu que até hoje ninguém consegue provar, além de contar com personagens tão bem construídos durante todo o desenvolvimento da narrativa.
Século XIX, uma comoção grande é causada diante do falecimento de um dos mais célebres nomes da literatura brasileira, Machado de Assis, muitas pessoas lotam as ruas por onde o cortejo vai passando e alguns veneram e homenagem ao falecido em seus últimos momentos, mas Junqueira não faz parte dessa massa, e juntamente com Silvio Romero vão mover moinhos para desmarcar e mostrar a verdadeira face do tão adorado Machado de Assis.
Com apenas seis anos e órfão de mãe, o garotinho Pedro Junqueira é mandado por seu pai, um fazendeiro rico e sem tempo para cuidar do filho, para a chácara de sua tia materna que fica no Morro do Livramento, Rio de Janeiro. É nessa chácara que o Junqueira encontra duas outras crianças, que ao seu ver serão seus amigos, Joaquim e Joana, agregados de sua tia, ambos tem a pele mais escura e estão aos cuidados da tia do garoto. Alguns desentendimentos acontecem entre os dois garotos marcando um eixo de uma rivalidade forte.
Depois de um tempo Junqueira é mandado para um colégio interno, e, em seguida, para Coimbra a fim de cursar a faculdade de Direito, que era o sonho de seu grande pai, afinal ele quem sustentava o filho. Lá em Portugal o rapaz vivia uma vida regrada ao luxo e tudo que tinha direito, e em mais algumas das tão badaladas noitadas, Pedro Junqueira conhece Carolina Novais, uma moça que já não tem mais esperanças para o amor e já passou da idade de casar, já que sofreu muito por outras experiências.
Pedro e Carolina acabam se envolvendo, ela engravida, e o que ele faz? Foge para o Brasil. A única ajuda que a moça recebe é de Arthur, seu único amigo, já que todos viraram as costas para ela.

?No Brasil, Carolina reconstrói sua vida e casa-se com Joaquim Maria Machado de Assis, um grande autor e jornalista. Depois de um tempo os destinos de Pedro, que agora é o braço direito do Visconde do Rio Branco, e Carolina se cruzam novamente, ele acredita que é a vida dando uma nova chance para viver o verdadeiro amor, o que ele não esperava era que sua amada fosse casada com seu inimigo de infância, porém ele não mede esforços para reconquistá-la e tomá-la de Machado de Assis.
Genial, não é? Espero que vocês tenham a oportunidade de ler, porque ela está demais, a linguagem é simples e rápida. O romance, as traições, as mentiras, a história, tudo veio para envolver ainda mais o leitor. Espero que tenham gostado!
Beta 31/07/2019minha estante
Estou simplesmente encantada por este livro! No início, tive alguma dificuldade, pois Machado de Assis é um dos meus escritores preferidos. Entretanto, ao me dar conta de que, em parte, pelo menos, tratava-se de uma releitura de Dom Casmurro, a história fluiu de forma magnífica.

Isabela | @readingwithbells 06/08/2019

Antes de começar a resenha, devemos enaltecer a Faro Editoral por publicar o verdadeiro Machado de Assis, negro, na capa do livro. (Eles também fizeram marcadores onde nós podemos recortar a imagem dele e colar nos nossos livros antigos, corrigindo esse erro que pendurou por anos.)
O livro começa nos mostrando o velório de Machado de Assis. Pedro Junqueira está muito revoltado com toda essa comoção em torno da morte do autor.
"Eu havia saído com a intenção de contar a todos que Joaquim Maria Machado de Assis não passava de um leviano."
Ao decorrer da leitura vamos conhecer e entender o motivo da revolta de Pedro Junqueira, que conheceu Machado na infância e desde então viveu sofrendo rivalidades com o autor.
"Neste romance, uma outra face de Machado de Assis é apresentada e convidamos os leitores a conhecerem a versão de seu adversário mais desgraçado. Dois garotos, de origens muito diferentes, são forçados a conviver por alguns anos e acabam por ver suas trajetórias enlaçadas por um destino irônico. Os meninos, agora homens, se reencontram e retomam uma rivalidade pela qual vale dedicar a vida. E hoje, enquanto um é celebrado como um dos maiores escritores brasileiros, Pedro Junqueira, marcado pelo azar e pela usurpação, tem pela primeira vez a chance de ver sua história narrada sob outro ponto de vista... Porque ter como adversário o escritor de maior prestígio na literatura brasileira não deve ser fruto apenas do acaso. Junqueira não teve apenas ideias roubadas e oportunidades minadas, mas também a perda de seu grande amor."

ElisaCazorla 01/07/2019

Aventura deliciosa!
Mais um livro delicioso de ler do José Almeida Júnior e, desta vez, seguimos a jornada de Pedro Junqueira que odeia seu colega de infância, Machado de Assis.
Gostaria de evitar o resumo da obra e quero focar apenas nas minhas impressões.
Não é a primeira obra que leio deste autor e fui para este livro por dois motivos: o primeiro, e mais importante, gostei demais do estilo da narrativa deste autor; e segundo motivo, como não ficar completamente interessada por um livro que leva este título??
Devorei o livro muito rapidamente porque depois que começamos é muito difícil parar. A narrativa é deliciosa, as intrigas são muito interessantes, os personagens são ricos e complexos.
Após terminar o livro fiquei com a sensação de que havia algo faltando: poderia ter mais umas 200 páginas! O livro terminou rápido demais! Eu queria mais. Mais páginas, mais dos personagens, mais de Carolina e Machado e mais deste detestável Pedro Junqueira!
Que o próximo venha logo!

Thi 24/07/2022

Um livro divertido, de leitura fluida, que apesar de ser ficção, se mistura com a história brasileira. Será que estão certos sobre Machado de Assis? :)

Rigamont 29/04/2021

Interessantíssimo
Fiquei encantado com a história. O autor foi bastante criterioso no estudo histórico e deixa a gente curioso quanto aos motivos do ódio. Super recomendo