O homem que odiava Machado de Assis

O homem que odiava Machado de Assis José Almeida Júnior

Resenhas - O Homem que odiava Machado de Assis

agsantinoni 26/04/2024

Uma ficção impecável!
José almeida júnior fez um trabalho impecável partindo de fatos reais a teorias, incluindo personagens com quem machado de assis acumulou desafetos e possíveis traições, para dar vida a sua trama. pedro, uma espécie de brás cubas: privilegiado, sustentado pelo dinheiro do pai, de pouco destaque na vida política e amorosa. teria dom casmurro uma inspiração autobiográfica? será que é possível odiar machado de assis?

uma ficção de primeira categoria, com uma escrita de fácil compreensão e leitura fluída, não tenho palavras suficientes para descrever o quanto esse livro é bom.

Marcio.Caldas 07/12/2023

Muito prazeroso
Quando comprei, fiquei entusiasmado....depois, fugia da obra por medo de ser muito parado.....mas que medo bobo...um livro muito prazeroso. Não dá vontade de largar a história, além de pensar sobre a cidade do Rio de Janeiro nesta época. Muito legal!! Pena q acabou!

AnnaLumertz 28/09/2023

"Ás vezes não enxergamos o óbvio em nossa frente"
Li por obrigação da escola e, por isso, pensei que seria um livro ruim. Além disse imaginei não ser fã de livros clássicos ou históricos. Na verdade, acabei gostando bastante da leitura. Como não é um livro antigo, apenas um romance histórico, a escrita não era complicada, então não foi difícil de entender. A melhor parte é que não foi uma leitura parada, descobertas eram reveladas a todo momento. Gostei da experiência, diferente...

Gabriel Madalena 30/03/2023

Promissor!
A escrita desse livro é ótima, o autor optou por simplificar os termos e escrever de maneira moderna e fluída.

Meu problema com o livro se encontra na história, que começa bem, mas vai se alongando e virando algo repetitivo e desinteressante. O protagonista é insuportável de chato e um hipocrita de primeira linha, para piorar o romance entre ele a a outra personagem nunca ultrapassa a barreira do superficial.

No final das contas, sinto que o saldo foi positivo, e gostaria de ter visto mais interações com o Machado, já que ele injetava um ânimo mais do que necessário na história do homem que o odiava.

Vinicius 01/02/2023

Bom passatempo
José Almeida Jr faz um bom trabalho pesquisando as biografias de Machado de Assis e dando vida a esta figura da nossa literatura.

Partindo de alguns fatos reais cria sua trama, incluindo personagens com quem o escritor acumulou desafetos e possíveis traições.

Com isso cria uma teoria, de que Dom Casmurro teria uma inspiração autobiográfica. Também interessante é a construção do narrador, uma espécie de Brás Cubas, privilegiado, sustentado pelo dinheiro do pai, de pouco destaque na vida política e amorosa.

O livro tem seu mérito mas é construído sem grandes surpresas ou arrebatamentos. A linguagem é simples, os personagens não são complexos, mas vale como incentivo à literatura nacional.

mayagraciele 28/01/2023

Devo confessar que o começo do livro me deixou bastante empolgada, a premissa me atraiu muito, então as expectativas foram lá no teto. Afinal, por que o nosso personagem principal odeia tanto Machado de Assis? O que se segue então é a narrativa de um personagem que não tem um real motivo para odiar Machado, a não ser pura implicância e por Machado de Assis ter tido coragem de fazer o que ele não fez. O personagem principal se recusa a aceitar seus próprios erros e assumir a culpa pelas péssimas decisões que ele fez na vida, então por que não culpar alguém do qual você tem birra desde a infância?
Durante toda a leitura fiquei com uma sensação de incômodo que até o momento não consegui identificar o motivo, talvez tenha sido o personagem principal, não sei. Entrei com altas expectativas, sai com uma pequena decepção.

Luan.Ricardo 08/01/2023

Ficção ou Realidade?
Confesso ser que esse livro realmente me deixou na duvida as vezes, apesar de saber que não é verídico. A história é tão bem contada e tão contagiante que eu fiquei com raiva do Machado, apesar do nosso protagonista cometer muitos erros,essa história te faz ter empatia é muito apreço por ele.
Esse livro com certeza esta no meu top 10, e se você está procurando uma boa história nacional, pode ler, não irá se decepcionar.

Pedro 21/12/2022

Ficção histórica de primeira categoria
Me faltam palavras para descrever o quanto amei esse livro. Uma obra que aborda além do esperado. Aqui, além da vida de Pedro Junqueira, temos um contexto de um dos grandes momentos históricos: a abolição da escravatura. A escrita pouco descritiva ajudam a leitura fluir melhor. Me peguei rindo em certos momentos e em outros odiando o Pedrinho. Esse é um livro que irá ficar marcado na minha vida como um dos melhores já lidos.

Vitor Hugo 07/11/2022

O "OUTRO" MACHADO DE ASSIS

Seria possível alguém odiar Machado de Assis? Sim. Que o diga Pedro Junqueira, o nosso narrador-protagonista.

Pedro Junqueira, aliás, é fruto do seu tempo e de sua condição social. Um tipo comumente retratado pelo próprio Machado de Assis em suas obras clássicas desenvolvidas no Rio de Janeiro da Corte do Segundo Reinado. Aquela pessoa bem nascida, que vive do dinheiro e do status da família (cafeicultora, no caso). Aquele indivíduo que estuda na Europa, forma-se em Direito, mas não é nem advogado, nem político e nem literato, embora ache ser o melhor de cada um dos ditos ofícios. No fim, é apenas um boêmio perdulário.

Isso claramente estabelecido na obra, já se percebe que o narrador não é confiável, chegando a ser cômico o modo como ele denigre com vontade o grande escritor Machado de Assis, por ele chamado de "mulato".

A grande "sacada" da obra é construir uma história fictícia a partir de um tempo e de lugares reais, com personagens reais (famosos e anônimos), tudo habilmente entrelaçado, inclusive com o uso farto de diálogos, o que torna a leitura muito fluída.

Disso decorre, aliás, as dúvidas que Pedro Junqueira acaba por incutir no leitor, ao sugerir que dois clássicos literários de Machado de Assis deveriam tributo àquele, inclusive com uma divertida acusação de plágio.

Recomendo a obra, sobretudo, claro, para quem admira Machado de Assis e a história brasileira do Século XIX.

Thi 24/07/2022

Um livro divertido, de leitura fluida, que apesar de ser ficção, se mistura com a história brasileira. Será que estão certos sobre Machado de Assis? :)

@juliusverse 25/06/2022

História super divertida, onde realmente o protagonista é o homem que odiava Machado de Assis. O escritor aparece como peça fundamental e vemos partes de sua biografia, mas a história é toda do protagonista Bento Junqueira justificando todas suas mal querenças com o autor. Um personagem que toda uma vibe Bentinho e você sabe que não deve confiar no que ele diz. Enfim, eu adorei.

Kaka 12/07/2021

Para fãs de Machado de Assis
Esse livro me fisgou pela capa! Traz Machado negro , sim.Machado de Assis era Negro.
Por um bom tempo tentaram embranquecer o autor de Dom Casmurro, sobretudo ao fato de não atribuirem tanta genialidade a um escritor Negro. Isso se chama Racismo, sem mais.
O pano de fundo de O homem que odiava ... se passa no Brasil do século XIX. A escrita é tão fluída que rápido li umas cem páginas sem perceber.Nao necessariamente precisa-se conhecer a biografia e a vida de Machado para entender a história. Porém ,com um pouco de conhecimento acerca das obras e vida do escritor de Memórias Póstumas a leitura se torna muito mais interessante e prazerosa.
A trama se passa entre Brasil e Portugal, até porque , Carolina esposa de Machado de Assis era portuguesa.Além disso alguns personagens são fictícios, enquanto que os outros como Artur Napoleão, Visconde do Rio Branco, José de Alencar , Joaquim Nabuco e a própria Carolina existiram de fato.
O livro é repleto de referências ao legado do criador de Quincas Borba.Adorei.
Assim como Machado de Assis, José Almeida Junior abusa das ironias. O narrador é extremamente irônico, o qual me levou ao riso por diversas vezes.
Ora, o Bruxo do Cosme Velho era o rei da Ironia.Falava mal das camadas mais ricas e poderosas daquela época, e nunca teve um livro censurado, a não ser em pleno século XXI (mas precisamente ano passado) onde a secretaria de educação de Rondônia quis censurar seus escritos por não serem" adequados às crianças e adolescentes." Ridículo?
Recomendo!!!

Dri Ornellas 10/06/2021

Confesso que meu interesse pelo livro O homem que odiava Machado de Assis, do escritor @j_almeidajunior foi puramente devido ao bruxo do Cosme Velho. Para minha frustração e felicidade, o livro não é sobre Machado, frustração porque não posso simplesmente ficar tietando o autor agora, mas felicidade por o livro ter um espírito próprio e não basear sua história na aura ainda viva do escritor para existir.

A história gira em torno de Pedro Junqueira que conheceu Machado de Assis ainda criança e, desde então, tem uma rixa com o escritor (rixa imaginária ou não. O ódio é um sentimento muito particular). Essa hostilidade segue Pedro e está presente nos momentos mais decisivos e importantes de sua vida.
Pedro me lembrou muito Brás Cubas, não apenas pelo livro ser também narrado pelo protagonista – vivo, aqui – mas por assim como Brás Cubas, Pedro ser um típico exemplar da classe média do século XIX (um hétero topzeira da época): não tem ambições autênticas, é sustentado ou se garante no dinheiro da família, ama e desama conforme a conveniência (e sua covardia) e é obcecado por uma mulher casada e, as custas de qualquer coisa, quer que quer ficar com ela. E adivinha com quem ela é casada? Isso, com Machado de Assis.

Outro fato muito interessante no livro é o pano de fundo histórico que relata muitos acontecimentos políticos sobre as tentativas de abolição da escravatura e seus personagens mais importantes. Pedro Junqueira acaba se tornando uma peça importante nas discussões sobre a escravatura, mas em nenhum momento temos alguma amostra de que seu desempenho é objetivado por um sentimento humanitário ou de empatia, mas apenas como uma bandeira benéfica para sua trajetória política. Bom, mas não lá muito original e autêntico, assim como tudo sobre ele, mas o avesso do livro que é uma ótima leitura.

Rigamont 29/04/2021

Interessantíssimo
Fiquei encantado com a história. O autor foi bastante criterioso no estudo histórico e deixa a gente curioso quanto aos motivos do ódio. Super recomendo