Hilda Furacão

Hilda Furacão Roberto Drummond

Resenhas - Hilda Furacão

Padawanne 20/04/2024

Hilda correu para que Fleabag pudesse engatinhar
Ler Hilda Furacão e morar em Belo Horizonte é um dos maiores privilégios que pude ter, saber exatamente onde fica cada ponto turístico e rua mencionada por Roberto e uma experiência única.
O livro é maravilhoso, em vários momentos me senti ouvindo uma fofoca e contada para a tia do narrador com um jeitinho bem brasileiro e único. Confesso que esperava mais da participação da Hilda e do Malthus e morria de rir quando o narrador mencionava que os leitores estariam aflitos pela ausência desses personagens.
Hilda Furacão é um patrimônio brasileiro, conta a história de período importante da história do nosso país de um jeitinho único com personagens muito bem desenvolvidos.
O final me partiu o coração, mas Hilda correu para que Fleabag pudesse engatinhar.

Cristian Fontoura 15/04/2024

Batidas na porta da frente... é o tempo.
Li Hilda achando que o livro seria muito pior que a série da TV Globo de 1998, já que esse era comentário recorrente acerca da obra. Confesso que a série é um primor que conquista qualquer um quase que instantaneamente, considerando o carisma das personagens que movimentam Sant'ana do Ferros e Belo Horizonte dos anos 60. O livro, porém, é narrado do ponto de vista do autor, que apesar de também narrar a minissérie, tem bem menos destaque na adaptação do que a personagem-título. A história de amor impossível entre Hilda e o "Santo" Malthus é muito interessante e complexa. "Hilda" é mais do que uma Gata Borralheira brasileira dos anos 50/60, é uma história que mexe com o imaginário político, social e religioso do nosso país. Vemos aqui um povo em polvorosa frente a "ameaça comunista" e em "defesa da família cristã", ao passo que são confrontados pelo furacão que é Hilda, a ex-garotinha de família exemplar transformada na cortesã que movimenta a economia e gera falatório por toda Minas Gerais. Um livro bárbaro - recomendo!

Vanessa1340 11/04/2024

Confesso que tirando a parte comunista que realmente me deu sono, a historia de Hilda e do Frei foi um evento? poderia ter ficado mais na história dos dois em si? e o final foi inesperado?. Mas coerente com a personagem? mas ainda ficaram as dúvidas, Por que a Hilda foi para o quarto 304, e por que ela tinha que ficar 5 anos lá? confesso que isso foi até mais interessante que a própria história de amor impossivel.

Sobsob 09/04/2024

Brasil, I'm devastated.
Acredito que essa tenha sido a melhor leitura do ano em questão de escrita, o autor realmente sabe fluir uma boa narrativa.
Talvez não seja um bom livro para quem esteja ansioso para fechar conclusões, pois esse livro vai se concluindo de beirada em beirada e é muito mais profundo do que só uma coisa, tem personagens muito profundos e humanos com seus próprios motivos que você pode nem sempre entender, mas é um espetáculo.
É um livro muito interessante, pois ele engloba bem as situações geopoliticas da América Latina e do Brasil daquela época.
É um tipo de livro que você não lê para saber o fim (e que fim devastador) exatamente, mas sim para aproveitar todo caminho que ele traça.
Rudie 10/04/2024minha estante
acho que foi a sua resenha mais pacífica e emocionante que ja li

Sobsob 13/04/2024minha estante
me senti muito bicha escrevendo ?

Biblioteca Álvaro Guerra 09/04/2024

Uma narrativa envolvente que seduz o leitor pelo prazer de ler e adivinhar o que está para acontecer ,Hilda Furacão ,de Roberto Drummond ,é uma história de mistério e ao mesmo tempo um conto de fadas pelo avesso .

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8526703900

osucoleitor 09/04/2024

1º de Abril
Eu comecei a ler pela hilda então quando o roberto começava a falar sobre toda a questão dele como jornalista e sobre a política eu sinceramente achava chatinho, mas acabou que toda a narrativa contribui pra que a gente chegasse no fim de todos os personagens

Lucas.Turani 08/04/2024

Dá-lhe Furacão! ?
Pessoal, voltei a ler, já tinha enferrujado mas tô voltando!
Sobre Hilda Furacão, não sei nem o que dizer sobre esse livro, literalmente um furacão.
Assisti a série por influência do tiktok e peguei o livro na biblioteca para ler, me encantei com a escrita, a facilidade de entender, a rapidez de capítulos, e o mais importante: a história fascinante e prendente.
Moro em BH e se passa aqui, o que é babado, quando vou no Centro logo lembro de alguma cena, pois toda rua do centro tem uma história dentro de Hilda.
É tudo bom nesse livro, leiam, não vão se arrepender.

Raposinha1 08/04/2024

Hilda Furacão
3 jovens que vão para cidade grande se corromper e uma Cinderela de 1° de abril

Gostei da forma q o narrador leva a história. Uma grande fofoca.
Acompanhar os três personagens e Hilda, é bem divertido e surpreendente, principalmente, pelo final de cada um.
Outro ponto legal, é ver a dinâmica da polícia do Brasil na década de 60. Acho q tudo isso transforma o livro em uma obra deliciosa de se ler

smtem 07/04/2024

Roberto eu te adoro.
Eu comecei a ler sabendo que não era tão focado na Hilda como na novela, mas mesmo assim adorei, é muito bem articulado, engraçado e as histórias são lindas. e muito legal ver um pensamento comunistas e o final contando sobre a ditadura e arrebatador, dói o coração o final do aramel, a hilda e o frei e o brasil, mas basta sonhar ?

geovana 07/04/2024

?Ela é o diabo, você duvida?"
?...eu disputo meu amor com Jesus Cristo!?

Leitura bem tranquila e interessante, ainda nao assisti a minissérie mas acho que talvez seja um pouco melhor do que o livro, que já é bom mas não é nada demais.

?As mulheres de Belo Horizonte, as mães de família, as esposas, as noivas, as namoradas odiavam Hilda Furacão, mas os homens, ah, os homens a amavam, ela os fazia subir pelas paredes e conhecer o paraíso.?

Gostaria de ver uma Hilda Furacão andando no centro de Belo Horizonte, essa mulher é encantadora e super interessante.

?Ela me ensinou o que é a piedade e a verdadeira compaixão humana. Está vendo aquele gato que atravessa a rua? Amo aquele gato e amo a mulher bêbada que vem vindo para cá e amo os operários e as prostitutas e os simples e os que nada têm e eu quero mudar o mundo.?

Muitas citações legais mas vou deixar só mais uma aqui porque apesar de absurdo e injusto o golpe militar foi interessante no livro.

?? Revolução ou golpe militar?
? Se vencermos, Frei Malthus, será uma revolução. Se perdemos, será um golpe militar.?

Clara 07/04/2024

Me interessei pela leitura pelo hype da miniserie, tinha decidido que assistiria depois de ler o livro, enrolei um bocado, mas finalmente consegui finalizar a leitura. A enrolação citada anteriormente de nada tem a ver com a construção e a narrativa da história, que por sinal é muito fluída e gostosa de ler, quem gosta de fofoca vai adorar a narrativa deste livro. A história é muito interessante e instigante, o cenário e o tempo em que se passa traz familiaridade e mais anceio para finalizar a história. Um ótimo livro! Próximo passo é assistir a adaptação!

Maria18021 06/04/2024

Hilda Furacão - ROBERTO DRUMMOND
?A Hilda Furacão, onde ela estiver?

sem duvidas um cinco estrelas!! não deixa a desejar nada, prendendo o leitor do início ao fim, enrolando (de uma forma boa) para contar o mistério e semeando a curiosidade nos que leem a história. Muito diferente da famosa serie, o livro apresenta alguns detalhes a mais e outros a menos (li o livro antes de assistir a série). A história vai muito além da vida de Hilda Furacão, apresenta também um contexto do Brasil nos anos 60 além da própria história do narrador Roberto e outros personagens secundários.

fiquei apaixonada pela história, quase como se eu estivesse lendo um diário, super indico, terminei em 2 dias de tão imersa na história

Kiittyy 31/03/2024

Hilda furacão
Eu sinceramente não sei explicar o quão incrível, inteligente, maravilhoso e muito mais esse livro é. Eu tô completamente apaixonada nesse livro e com certeza virou um dos meus preferidos. Eu não tava gostando muito no início do início mas mds, assim que eu fui lendo eu fui me apaixonando totalmente nesse livro. Eu recomendo demais demais demais, pq é realmente incrível

mahfranxx 31/03/2024

A prostituta mais famosa do país
Três amigos e uma bela prostituta.

Um jornalista comunista ativista na luta;

Um frade, religioso incentivado pela família;

Um jovem ator com o sonho clássico Hollywoodiano.

Roberto Drummont foi sagaz na escrita de Hilda Furacão, que é praticamente uma fofoca sendo contada na época mais difícil do militarismo brasileiro, recriando o cenário social moralista-conservadora da época e a tensão política que agitava os últimos anos que antecederam o golpe militar de 1964.

A garota pura do maiô dourado, se tornar a maior prostituta de Belo Horizonte, e o motivo então desconhecido. O santo, o frei mais amado pelas religiosas e senhoras de idade, largar a batina, por um amor que nunca sentiu em sua vida.

O surgimento de Hilda Furacão coincide com uma manifestação para acabar com os prostíbulos da Zona Boêmia, e transferir seus habitantes. O projeto precisava ser votado na câmara e dividia opiniões e pós em confronto, de um lado, os defensores da Zona Boêmia, sobretudo os habitantes do grandioso Hotel ? entre eles Hilda, a prostituta Maria Tomba-Homem e o travesti Cintura Fina ?, e, de outro, a Sociedade Defensora da Moral e dos Bons-Costumes, liderados pela moralista Loló Ventura, e é aqui que nosso querido Santinho entra, prometendo exorcizar Hilda Furacão.

Porém, ao contrário do que se é induzido pensar, Hilda não é a principal personagem. O livro vai misturando realidade e ficção, centrando-se na história do seu próprio narrador.