Especial

Especial Ryan O'Connell

Resenhas - Especial

Naty__ 18/11/2019

***Comum***

São 6h da manhã, você abre os olhos e precisa urgentemente pegar o celular para ver as horas, mas na verdade isso é uma mera desculpa para checar se há notificação no Whatsapp, se recebeu alguma curtida e/ou algum comentário, durante a noite, no seu Instagram, afinal, tem um relógio bem ao lado, em sua cabeceira, ou até mesmo em frente à cama, no aparelho da TV por assinatura, não seria necessário pegar o celular para ver hora alguma.

Então você faz, pega e olha que tem uma mensagem no Whatsapp. Oba! Daí você responde feliz, já que é aquele(a) crush que você tanto deseja. Ao lado ainda tem algumas curtidas na sua foto no Instagram que você postou horas antes de ir dormir. O dia não poderia começar melhor, não é mesmo? Porém, não houve comentários dessa vez… Por que será? Será que seu olho saiu grande? O pneuzinho na barriga apareceu na foto? Será que não gostaram da cor da sua blusa? E aí você já fica cabisbaixo e pensando que o problema é com você…

Mas agora você precisa levantar, tem de ir à escola ou ir trabalhar. Poxa! Estava tão feliz com o “bom dia”, com a curtida, mas ninguém sequer comentou. E então isso reflete na sua manhã… A aula não é a mesma coisa, o trabalho está um porre e toda hora você dá aquela checada para ver se alguém comenta mais alguma coisa ou pelo menos se chega a uma quantidade de curtidas que considere razoável. Pelo menos isso. Porém, não acontece e outra frustração surge.

Parece exagero? É, parece… Se fosse há alguns anos eu diria que o que acabei de dizer é a coisa mais exagerada, que estou inventando histórias para boi dormir. Contudo, antes fosse… As redes sociais, cada vez mais, estão bitolando as ideias das pessoas, os sentimentos estão acentuados. Se você não é curtido, seguido ou se recebe poucos comentários já fica com a autoestima baixíssima e pode entrar num quadro depressivo. É triste, mas acontece. Contudo, não podemos julgar essas pessoas que estão assim, não podemos dizer que depressão é frescura. Não se pode deixá-las de escanteio. É necessário mostrar que tudo aquilo é supérfluo.

***Especial***

É com essa reflexão que trago a história de um personagem do livro Especial. Ryan O’Connell está perto de completar suas três décadas de vida, tem paralisia cerebral e ainda é gay. Entendam o meu “ainda” como uma forma de ele enfrentar uma dificuldade dos personagens do livro, o fato de tanto sofrer bullying por ter a paralisia e ainda sofrer por ser homossexual. O preconceito reina no livro, assim como em vários lugares que vamos, sempre tem alguém que vira os olhos pela orientação sexual de alguém, como se isso fosse uma doença. Doença de verdade é essa pessoa achar que está certa só porque é o pensamento dela, então todos os outros estão equivocados. Mas continuando…

Ryan passou a segunda década de sua vida estagiando para divas delirantes, engolindo todos os remédios que conseguia encontrar pelo caminho e tentando achar o amor verdadeiro no Grindr. Mas depois de tanta tentativa e erro, Ryan pode dizer, com propriedade, que mancou elegantemente todo o caminho para a vida adulta.

Especial conta um relato autobiográfico, que tinha tudo para deixar o leitor feliz e satisfeito com a escrita, mas acredito que ele pesou um pouco a mão e o sarcasmo se tornou exagerado, algumas coisas foram desnecessárias e algumas descrições não faziam sentido de existir. O fato é que o livro busca trazer uma reflexão sobre a forma cruel que os jovens vivem hoje.

Existem poucos diálogos na narrativa, esse fator também deixa a leitura um pouco cansativa e monótona. O autor não tem papas na língua e isso limita seu público alvo, já que não é indicado para crianças. Há quem goste de coisas mais pesadas, há outros que preferem mais leve… Eu sou adepta a ambos, mas nesse caso acho que não se enquadra umas frases pesadas, penso que o autor poderia ter limitado os termos de forma que até uma criança pudesse ler. Não apenas isso, mas como disse no parágrafo anterior, algumas coisas soam forçadas.

É um livro que deve ser indicado para quem curte o gênero e para quem não se preocupa com a falta de policiamento nas palavras. Infelizmente o livro não funcionou para mim, mas sem dúvidas ele nos faz refletir sobre como as pessoas estão tão preocupadas com curtidas, com ser famosas e mostrar à sociedade o quanto são fodonas no que fazem. Talvez seja uma forma de ocultar a carência em algo ou alguém. Pode ser que o livro funcione para você, mas tenho certeza que você refletirá sobre esses mesmos assuntos que iniciei esse desabafo, que nem chamaria de resenha.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2019/11/resenha-especial.html
Luh 02/12/2019minha estante
Oi, Naty
Ainda não assisti a série porque quero ler o livro primeiro, vi o trailer parece ser uma série legal.
Uma pena que o autor foi exagerado com o sarcasmo, mas trata de temas importantes que presenciamos durante a vida como outras pessoas ou até conosco.
Espero ler em breve, beijos

RUDY 09/12/2019minha estante
Nat!
Não me importo com termos sem filtros usados em livros, desde que não sejam excessivos e sejam bem aplicados...
Acho interessante o autor se expor e contar sobre suas dificuldades, mas sinto que ficou um tanto pejorativo de acordo com sua resenha.
cheirinhos
Rudy

Angela Cunha 04/03/2020minha estante
Confesso que ainda estou doida para conferir o livro. A série para mim,foi uma das melhores no ano passado, mas por tudo que andei lendo, há diferenças demais entre livro e série.
Tá, tantos termos usados assim, sempre atrapalham o conteúdo. Daria para ter tratado assuntos sérios com mais leveza e menos palavrão.rs
Mas a série é lindinha e estou doida pela segunda temporada!
Beijo

Deise.Kiefer 27/03/2020minha estante
Ooi não conhecia esse livro e muito menos sabia que tinha série mas pela sua resenha parece ser uma leitura bem fluente e legal acredito que vale a.pena ler e assistir a série beijos

Michelle 22/07/2020minha estante
Não curto tanto sarcasmo. Achei a série chatinha

Markarroni 08/05/2020

Inspirador
Neste livro autobiográfico, O'Connell fala sobre sua vida como um homem gay deficiente (ele tem paralisia cerebral), sobre sua geração e o que aprendeu através da experiência de não deixar que as pessoas o limitassem e dissessem o que ele podia ou não fazer.

Eu eu esperava algo bem engraçado, pois a série na Netflix, me fez rir bastante. E devo dizer, Ryan O'Connell fez um belo trabalho, pois eu não me decepcionei. Você não se comove com a história porque Ryan é deficiente ou foi atropelado por um carro, mas porque ele diz coisas que nós, que nos sentimos tão especiais, não percebemos ou não tivemos alguém para nos dizer.

O'Connell é um autor muito autoconsciente, o que torna ele o escritor perfeito para dar voz à geração milenar, pois a autoconsciência nem sempre é um traço amplamente atribuído aos millenials.

Durante algumas das histórias, eu estava pensando: "Sim! Eu faço isso o tempo todo". E o melhor de tudo é que, diferente dos boomers, ele te faz se sentir bem em ser quem você é, afinal, nós somos a geração Y, a geração do milênio, a geração da internet.

Especial é um livro curto e delicioso para simplesmente mergulhar e relaxar. Ele tem um conteúdo adulto, então se isso te incomoda, pula pra outra. Caso contrário, eu recomendo sim, desde que você não tenha medo de rir de si mesmo (porque você vai se identificar com algo e/ou alguém do livro). Aliás, recomendo a qualquer um que queira se divertir enquanto também pensa sobre suas escolhas na vida.

Curiosidade: o autor deste livro é o mesmo roteirista da série Special, da Netflix. Além disso, ele interpreta o personagem principal: Ryan Hayes. A série é ótima, engraçada e faz você assistir ela toda de uma vez. E quando acaba, você sente vontade de xingar a Netflix no Twitter e pedir mais uma temporada o quanto antes.

site: https://www.instagram.com/marksreading
Altieris 09/05/2020minha estante
Gostei da resenha, bora ler o livro kkk.

Markarroni 10/05/2020minha estante
Uhuuu hahaha fico muito feliz quando instigo alguém a ler um livro \o/ 10 pontos para a Corvinal

Altieris 10/05/2020minha estante
Corvinal é a melhor casa mesmo. Sabia que por pouco Corvinal teve entre seus alunos ilustres a professora Minerva McGonagall e Hermione Granger kkkkk O chapéu seletor ficou na dúvida se mandava as duas ou para Grifinória ou para Corvinal.

Markarroni 11/05/2020minha estante
Hahaha siiim, tô lendo os livros e descobrindo que a Corvinal é a melhor casa mesmo hahaha grifinória só é superestimada devido aos protagonistas

Karol Almeida 17/07/2020

Oookay... então...
Comprei esse livro por curiosidade depois de assistir a série da Netflix (bem divertida por sinal).
É muito legal ver, por outro ponto de vista os prós e contras da nossa geração, os Millennials. E que geração problemática! BUUUUUT, eu tenho que admitir que livros de não ficção não foram feitos para mim. Quando me perguntam o que mais gosto em um livro eu normalmente digo "quanto mais mentiroso melhor." Por conta disso eu não senti empolgação em ler esse livro, infelizmente.
Nanda 26/11/2020minha estante
Gostei, quanto mais mentiroso melhor hahahaha vou usar essa frase a partir de agora

Karol Almeida 28/11/2020minha estante
Kkkk fique a vontade!! Abrange beem o que amo em um livro kk

AndrA65 17/09/2023

Esse livro merecia ser muito mais falado. Foi uma leitura muito especial pra mim, ainda mais especial para o momento que estou vivendo. Quero reler daqui a alguns anos e relembrar das sensações e das diversas coisas com a qual me identifiquei. Agora preciso assistir a série urgentemente kkkk.
Guilherme.Oliveira 17/09/2023minha estante
Siiim assista urgentemente, é muito boa também.

AndrA65 22/09/2023minha estante
vou começar assim q tiver um tempinho!!!

Elem 03/04/2021

Os jovens de hoje na visão de um jovem
Comprei o livro porque dizia se tratar de uma biografia engraçada de uma pessoa com deficiência. Mas não me pareceu muito real e quase nunca engraçado. Tem críticas valiosas sobre a geração de hoje.

Ryan tem paralisa cerebral e é gay. Ele fala muito da juventude. Se você tem entre 16 e 24 anos talvez se identifique.

Marquei alguns trechos que vou deixar para vocês. O primeiro foi: "Todo mundo é responsável, menos você". Acredito que essa frase define os jovens de hoje.

"Se nossos pais demonstram seu amor em HD, os pais de nossos pais optaram por um modelo de baixa definição".

"É o que acontece quando se faz parte de uma geração cujos pais não querem que você jamais conheça sofrimento; você acaba com um bando de pessoas de vinte e tantos anos que nunca se incomodaram em descobrir como se vive".

"Às vezes meus amigos me avisam se tem algum cara me olhando, mas, na maior parte do tempo, acho que estão apenas checando minha corcunda. É uma terrível suposição, mas quando se cresce com crianças pequenas observando você e, então, perguntando aos pais O QUE TEM DE ERRADO COM AQUELE GAROTO?, você se torna um pouco escaldado".

"Simplesmente não consigo entender por que alguém me escolheria quando pode ficar com um indivíduo capaz de fazer sexo à la Cirque du Soleil (...)".

"Você pode experimentar diferentes personalidades como quem troca de roupa, mas garanto que o traje original vai ser sempre o que veste melhor".

"Isso sempre me encantou em relação aos jovens. Sua vida é tão enfadonha, e, ainda assim, o assunto não acaba".

"Selfies no Instagram têm a função de fazê-lo parecer bonito, ao passo que o Twitter foi concebido para validar sua inteligência".

"Criamos uma cultura de namoro na qual jamais confessamos o que sentimos de verdade. Deus nos livre de admitir o desejo de estar com alguém e de ligar para a pessoa em vez de passar seis horas esperando que ela responda nossa mensagem. Vivemos em constante medo de sermos nós mesmos".

"Aos vinte anos, é natural que você acumule um cemitério de amores mortos. Mas jamais cogitou ter que enterrar tantas amizades valiosas em covas rasas".

Não achei o livro engraçado e a visão que passa das pessoas com deficiência não me parece real. Eu esperava bem mais do livro.
Ryan 16/05/2021minha estante
Foi escrito por uma pessoa com deficiência, como a visão dele não é real????

Elem 16/05/2021minha estante
Eu também sou pessoa com deficiência e não me pareceu real.

Carolina.Souza 22/09/2020minha estante
não sabia que tinha livro :O

Luccas.Soares 16/05/2021

Quando descobri o livro, pensei que seria apenas uma versão mais realista da série da Netflix. Mas acabei descobrindo uma história incrível e que apesar de características muito distintas, Ryan consegue descrever os sentimentos de quase toda uma geração. Sentimentos esse, sem a culpa, mas com um toque de humor que criaram uma leitura fluida e deliciosa.
Termino o livro com a sensação de ter encontrado um dos meus favoritos dos últimos tempos. Especial de verdade!
Lari 16/05/2021minha estante
Melhor livro p qm é mais novo e tá desesperado c o futuro, eu amei dms

Jade.Cavalcante 26/12/2020

Resenha feita por: revelandosentimentos.com.br

É com essa reflexão que trago a história de um personagem do livro Especial. Ryan O?Connell está perto de completar suas três décadas de vida, tem paralisia cerebral e ainda é gay. Entendam o meu ?ainda? como uma forma de ele enfrentar uma dificuldade dos personagens do livro, o fato de tanto sofrer bullying por ter a paralisia e ainda sofrer por ser homossexual. O preconceito reina no livro, assim como em vários lugares que vamos, sempre tem alguém que vira os olhos pela orientação sexual de alguém, como se isso fosse uma doença. Doença de verdade é essa pessoa achar que está certa só porque é o pensamento dela, então todos os outros estão equivocados. Mas continuando?

Especial conta um relato autobiográfico, que tinha tudo para deixar o leitor feliz e satisfeito com a escrita, mas acredito que ele pesou um pouco a mão e o sarcasmo se tornou exagerado, algumas coisas foram desnecessárias e algumas descrições não faziam sentido de existir. O fato é que o livro busca trazer uma reflexão sobre a forma cruel que os jovens vivem hoje.

Existem poucos diálogos na narrativa, esse fator também deixa a leitura um pouco cansativa e monótona. O autor não tem papas na língua e isso limita seu público alvo, já que não é indicado para crianças. Há quem goste de coisas mais pesadas, há outros que preferem mais leve? Eu sou adepta a ambos, mas nesse caso acho que não se enquadra umas frases pesadas, penso que o autor poderia ter limitado os termos de forma que até uma criança pudesse ler. Não apenas isso, mas como disse no parágrafo anterior, algumas coisas soam forçadas.

Ryan 16/05/2021minha estante
Você queria que ele escrevesse uma autobiográfia pra crianças? Se eles escrevesse pra tentar fazer crianças lerem ele teria que descartar várias coisas da própria história da vida dele, o capítulo sobre Ser gay pode ajudar bastante jovens que estão começando a descobrir a própria Sexualidade, apagar isso só pra poder vender o livro pra crianças iria ser uma ideia terrível, nem todo livro é pra criança.

Raul 31/05/2020

Se você leu achando que seria algo parecido com a série, é melhor parando por aí. Apesar de se basear na vida do Ryan, o livro segue outra linha e é um pouco mais sério.

Por ser curto (220 páginas), da pra ler numa sentada só, o texto é bem fluido.

A história toda pode ser resumida em duas partes:

Primeira: todos os pensamentos que já se passaram e vao passar na cabeça das pessoas dos 20 aos 25 anos. E como isso as fizeram amadurecer.

Segunda: a relação da pessoa com as drogas. Essa parte nem todos vão se identificar, mas é interessante ver como isso afeta as pessoas da nossa idade

No todo o livro fala de amadurecimento, de ter auto consciência e controle da própria vida

Se você esperava rir, vai encontrar uma mini sessão de terapia.
thai 30/08/2020minha estante
meu deus que resenha cirúrgica, amei

Amanda @litera.pura 11/07/2019

Mais resenhas em @litera.pura
"As pessoas contavam comigo para transformar minha má sorte em algo positivo. Mas e se eu não quisesse ser uma história inspiradora?"
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ryan é um jovem gay com paralisia cerebral. Com grandes dificuldades de coordenação motora e mancando de uma perna, as coisas pioram um pouquinho quando ele é atropelado e perde o movimento de uma das mãos. Tudo que Ryan queria era se desvencilhar da imagem de "garoto especial". Tudo bem, ele tinha paralisia cerebral... mas ele era muito mais que isso!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Essa é uma história autobiográfica do autor que conta suas dificuldades, decepções e aprendizados ao longo da vida. Quando recebi esse livro da editora, pensei "ah, já que chegou aqui, vou ler", mas sem muitas expectativas. E me surpreendi MUITO! Juro, terminei a leitura com um sentimento muito legal. Na maior parte do tempo, o livro é bem engraçado. Mesmo com as limitações, Ryan é um jovem comum que quebra a cara, é viciado em aplicativos de namoro, exagera na bebida, se envolve com pessoas erradas e fica desesperado ao pensar no futuro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O livro é um tapa na cara divertido sobre a geração Millennial. Nós, que fazemos questão de postar cada passo nas redes sociais, que tiramos as melhores fotos possíveis na expectativa de ganhar muitos likes e consideramos o fim do mundo (ou do relacionamento) quando o crush demora pra responder nossa mensagem. Nós, que fomos criados em uma grande bolha pelos pais superprotetores e que, talvez, tenham nos transformado em uma geração egocêntrica e um pouquinho sem noção.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É impossível não se identificar com o Ryan! Ele sofre dos mesmos problemas que a maioria de nós: tem épocas de baixa auto estima e acha que jamais vai conseguir um namorado, sabe que não é legal ficar doidão numa tarde de terça-feira (mas continua fazendo isso), tenta esconder dos pais as merdas que anda fazendo, fica triste ao perceber que grandes amigos do passado viraram apenas mais um contato no instagram.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Pra mim, foi uma leitura maravilhosa que me fez rir e refletir bastante. Recomendo muito mesmo!

site: https://www.instagram.com/litera.pura/

Kamilla 22/07/2019

Me senti cativada pela história do Ryan desde a primeira página!
Ryan O'Cannell é um jovem que conta sua vida, suas desventuras e desafios de ser um homem gay com paralisia cerebral. Por conta da paralisia ele anda mancando, tem problemas de coordenação motora e as coisas só ficam mais difíceis quando ele é atropelado e perde o movimento de uma das mãos. Mas não pensem que o Ryan é um coitadinho ou especial por causa disso, ele é bem mais que as dificuldades que passa.

Especial é uma obra autobiográfica, onde o Ryan apresenta a história de sua vida no decorrer dos seus vinte e tantos anos. Suas descobertas, medos, conquistas, revelações e críticas.

“Mande as suas inseguranças darem o fora e simplesmente aceite que nosso legado pode ser um pouco não sofisticado. Assim que fizer isso, pode parar de se preocupar em ser a pessoa que o mundo espera que seja e começar a descobrir quem, de fato, é.”

Ryan nos relata sua jornada de forma divertida, cômica, real e às vezes bem desbocado. A narrativa do livro é praticamente uma conversa entre o escritor e o leitor, o que deixa a leitura bem dinâmica e rápida.

Apesar de todas as limitações ele é um jovem comum, que adora beber (e aprendeu algumas coisas em relação as bebidas), adora se divertir, sexo, aplicativos de namoro, que quebra a cara e teve amizades tóxicas. Em alguns momentos é impossível não se identificar com ele, principalmente em relação as críticas feitas pra ele mesmo e pra toda a geração Millennial.

“É o que acontece quando você ainda não sabe quem é: você deixa outra pessoa decidir.”

De forma humorada e simples o autor aborda que a geração vem a muito tempo se tornando dependente das redes sociais, de likes, de divulgar tudo o que faz e esquece dos prazeres da vida, de viver mesmo. Além disso, ele fala sobre como a nossa geração foi criada em uma bolha pelo nossos pais, que sempre tentaram nos proteger de tudo e/ou fizeram de um tudo para que tivéssemos experiências melhores do que as deles e consequentemente nos tornaram dependentes e um pouco narcisistas. São críticas muito válidas e bem construídas que todos deveriam ler.

A obra não é um livro que foca nas dificuldades do Ryan com a paralisia cerebral ou por ele ser gay, claro que isso faz parte dele e é abordado no livro, mas somos presenteados com as suas descobertas, autoconhecimento e amadurecimento de uma pessoa que passou por dificuldades como todos nós como o primeiro amor, amizades, empregos, vícios. Ele é especial, não pelas deficiências, mas por vencer cada batalha e dificuldade que a vida colocou em seu caminho.

“Não dar a mínima para a possibilidade de parecer estúpido é, na verdade, a decisão mais acertada que alguém pode tomar.”

Sem dúvidas Especial é uma obra que me fez bem, me fez querer ser amiga do Ryan, refletir e até querer ser melhor. Muitas das vivências que ele passou não faz parte da nossa realidade, mas há partes, frases ou pensamentos dele que me identifiquei bastante.

Ryan O'Connel apresentou sua história de maneira simples, leve, divertida e que me cativou já nas primeiras páginas. Especial é um livro curto, com uma narrativa fluída e informal (tem palavrões e relatos da vida sexual dele), mas que trás grandes lições e reflexões sobre o próprio Ryan e talvez até pra nós mesmos.
~~~
Curiosidade 1: Os millennials, também conhecidos como a geração Y, são aqueles nascidos entre 1979 e 1995.
Curiosidade 2: Há uma série pela Netflix, Special. A série foi inspirada nesse livro e é protagonizado pelo próprio Ryan.

site: http://www.lendoeapreciando.com/2019/07/resenha-especial-ryan-oconnell.html

Jaque @blogmalucadoslivros 24/07/2019

Resenha: Especial
Ryan é um jovem millennial. Assim como muitos jovens ele enfrenta problemas cotidianos, com faculdade, crushes, amigos, boletos e bebidas. Ele é gay e tem paralisia cerebral, e a situação se agrava após sofrer um acidente e ter perdido o movimento de uma das mãos.

Apesar disso ele não gosta de ser tratado como especial e às vezes até chegava a dizer que mancava por conta deste acidente, pois assim as pessoas o trata com mais respeito. Mas a trama não gira em torno desse acidente, nem da paralisa e muito menos no homossexualidade; nesta autobiografia, conhecemos um jovem comum, que faz algumas críticas a sua geração com sarcasmo e leveza.

? Você é especial porque todo mundo está prestando atenção em sua geração, se perguntando que tipo de legado vão deixar, e você gosta de ser notado.?

? Somos a geração que cresceu em uma bolha super protetora, a geração que cresceu postando cada segundo da vida. A geração que é pressionada para fazer mais e ser melhor do que a dos nossos pais. Adorei a forma com que o autor criticou algumas coisas da nossa geração e deixou brecha para que o leitor possa discordar também, como aconteceu comigo.

Ryan conta como foi se descobrir gay, seu relacionamento com amigos e também no mercado de trabalho de uma forma divertida e descontraída. Ele também nos conta como foi sua vida quando usava drogas e como ele chegou naquele ponto.

O único ponto que me incomodou um pouco, foi a exposição exagerada do autor sobre seus relacionamentos. Entendo que ele quis contar o máximo que podia sobre ele, afinal, é uma autobiografia, mas acredito que algumas coisas pessoais demais não tinham necessidade de ser contadas.

Ainda assim foi uma leitura leve, rápida e divertida! Me identifiquei em muitos momentos, principalmente quando o autor citou suas amizades que foram embora e me identifiquei muito e acredito que muitos vão se identificar também.

O livro inspirou a série, que está disponível na Netflix. E embora a série seja extremamente diferente, vale a pena assistir também!

Ananda.anandareads 05/08/2019

Especial (Resenha Blue Candy Books)
?Você deveria se lembrar de todas as pessoas que tentou amar e que tentaram amá-lo; de todos os apartamentos super valorizados, todas as amizades tóxicas e todo o dinheiro gasto em coisas de que nem mais se recorda. Então quero que se lembre do momento que desenvolveu a sagaz percepção do que funciona ou não para você. Quero que se lembre de se sentir confortável consigo mesmo, e não como se precisasse se desculpar por tudo. Quero que se lembre da primeira vez que decidiu não colocar o próprio coração nas mãos descuidadas de outra pessoa. São esses os momentos mais importantes: os instantes em que você não mais se sente a pessoa que quer ser, mas a pessoa que já é. Isso é muito foda. É especial.?

Especial é um livro autobiográfico escrito por Ryan O?connell que é um millennial, gay e tem paralisia cerebral. Ele vai contar suas aventuras e desventuras, amores e desamores, inseguranças, emprego, amizades , drogas, como é ser gay com paralisia cerebral e como ele ousou enfrentar o mundo deixando para trás a casa dos pais para escrever sua própria história e andar com os próprios pés.

Eu não tinha lido a sinopse, deixei o livro me surpreender e de certa forma ele fez exatamente isso ? me surpreendeu. Mergulhei na história de Ryan, o conheci a fundo e me diverti muito com ele. Mas, em certos momentos a leitura se tornou bem enfadonha me levando a divagar e quando percebia, tinha lido vários parágrafos sem absorver simplesmente nada.

Apesar de divertida, a história tem algumas oscilações ? justamente para acompanhar o humor do autor a cada momento da vida e o que ele estava enfrentando naquele momento em especial ?, e essa inconstância me deu uma canseira. O livro passa de divertido a chato em alguns momentos e apesar de ser uma pessoa interessante, o Ryan também consegue ser bem enfadonho.

Especial é uma leitura rápida, com momentos hilários e momentos tensos da vida do Ryan no qual ele aborda com profundidade seus vícios do passado, sexo, entre muitos outros assuntos do seu dia-a-dia que a gente consegue se identificar com varias coisas vividas pelo autor.

Ley 17/08/2019

Especial, primeiro de tudo é uma lição
Não sei bem em que gênero esse livro se enquadra. Para mim, ele é uma biografia, drama, um pouco de auto ajuda e muita comédia. Mas nada de rotular ele ainda, e menos ainda desprezar ele por isso. Especial, primeiro de tudo é uma lição em forma de relato sobre a vida do autor Ryan O'Connell. Ele tem paralisia cerebral, é gay e faz parte da geração millennial (geração criada com internet, os nascidos a partir dos anos 1980).

Sabendo que Ryan possui esses atributos, já levamos em consideração de que ele seja especial e mereça um tratamento também especial. Pois bem, Ryan é como todos nós, e prova isso em seu maravilhoso livro, que trás várias experiencias que passou. Nesse relato biográfico do autor, conhecemos bem como foi sua vida em suas várias etapas pelos seus capítulo bem elaborados e cheios de humor.

Isso mesmo, o livro também possui muitos traços humorísticos que me fizeram rolar de rir! Mas também trás lições importantíssimas. Ele fala sobre a vida de Ryan e em como sempre foi afetado pelas pessoas terem uma ideia equivocada de que alguém com paralisia não pode ter uma vida com qualidade; e como sua paralisia também afetou seus relacionamentos.

Estamos falando sobre paralisia + ser gay. Ryan passou por muita coisa e nos ensina a como termos orgulho de nós mesmos independentemente da sua sexualidade ou condição. Achei bem interessante a forma que o autor falou sem reservas sobre os momentos em que sentiu vergonha de si mesmo e teve amizades tóxicas que o fizeram se sentir um lixo. Ele não esconde absolutamente nada, nos deixando a par até mesmo dos episódios mais vergonhosos que teve.

Provavelmente nem todos vão gostar do que o autor vai falar no livro. A linguagem é crua, contendo palavrões e relatos sobre cenas de sexo do autor. Não me incomodei por esses fatores, pelo contrário, achei bastante necessário para o que Ryan queria nos mostrar. Acontece que esse não é um livro para apenas ler sem absorver nada.

Todas as situações citadas servem para nos ensinar algo e a linguagem ajuda a nos mostrar o impacto que o livro trás. Ri muito com tudo, o livro é curto e com uma e escrita extremamente fluída. Se gosta daqueles livros que te ensinam algo, te fazem rir sem reservas, e para ler em apenas um dia, recomendo muito Especial.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2019/08/especial.html

Mariana @amarilendo 05/09/2019

Uma autobiografia hilária
"São esses os momentos mais importantes: os instantes em que você não mais se sente a pessoa que quer ser, mas a pessoa que já é. Isso é muito foda. É especial."

Especial vai contar toda a trajetória de crescimento e amadurecimento que Ryan O'Connell levou. O autor possui paralisia cerebral e se descobriu gay quando criança. Diante disso, ele compartilha sua história de uma forma hilária e reflexiva, fazendo críticas à geração Millennial.

Cada capítulo, Ryan explora alguns aspectos diferentes da sua vida. A adolescência, o primeiro amor, a faculdade, o trabalho, entre diversos outros momentos, sempre de uma forma bem sarcástica e crítica. E ao longo do livro, com as atitudes contadas pelo autor, vamos acompanhando o amadurecimento do mesmo enquanto, naturalmente, vivencia as experiências da vida.

Eu adorei o livro, me identifiquei muito com alguns pontos explorados pelo Ryan e quase acabei com meus flags de tantas citações que gostei hahahaha

O livro tem uma adaptação para a Netflix, que eu ainda não assisti mas pretendo.