A Única Mulher

A Única Mulher Marie Benedict

Resenhas - A única mulher

Dimitrya 10/03/2020

A única mulher
A base usada para a história é forte e interessante, no entanto, talvez pela dificuldade em acessar informações descrita pela autora, o desenvolvimento soou menos envolvente do que esperava. Apesar disso, continua sendo um livro agradável e que levanta uma bandeira bastante relevante.
Preto, preto, pretinho... 10/03/2020minha estante
Amei esse livro

Thamy 24/08/2020minha estante
Tive a mesma impressão. História ótima, escrita nem tanto.

Andreia.Kohut 02/09/2021

Uma jovem, uma atriz, uma guerra, uma esposa, uma coagida, uma fugitiva, uma culpada, uma arrependida, uma inventora, uma derrotada, todas elas... uma única mulher!

Gigio 16/08/2023

Uma história com um potencial incrível, mas quen não foi bem aproveitada. A trajetória de Hedy é inacreditável, mas o livro se concentrou em um período específico, seu casamento com Mand, deixando de explorar outros aspéctos importantes de sua vida e carreira. O texto não me cativou, e eu classificaria vários capítulos como enfadonhos e desinteressantes.

DEA 24/07/2020

Interessante!
A história sobre Hedy Lamarr, uma mulher linda e que ficou conhecida por ser atriz... Embora tenha achado às vezes a história meio arrastada, é muito interessante as dificuldades que ela passou, toda a trajetória para ser atriz famosa, como era muito inteligente e mesmo com limitações conseguiu fazer uma invenção fantástica. Triste é perceber como as mulheres muitas vezes só tem destaque se for pela beleza e sensualidade, tanto que ela não é conhecida pela sua invenção, que inclusive na época, foi ignorada pelo exército dos EUA pelo fato de ser mulher... Eu não a conhecia e adorei saber de tudo isso!!!

Maria Clara Nunes 02/06/2021

A história de Hedy Lamarr em si é impressionante, forte e importante, porém senti que o livro deixa a desejar. A narrativa é arrastada, sem grandes momentos que prendem a atenção. Enquanto estava lendo, tive diversas vezes o pensamento de "ok, agora vai ficar interessante", mas logo em seguida a história era jogada novamente para seu estado arrastado. Apesar disso, provoca um forte incômodo, principalmente no início do livro, e um sentimento de revolta por levantar assuntos importantes.

Dudu 18/03/2024

Adoro essas histórias sobre personalidades históricas pouco conhecidas.
Servem quase como uma reparação histórica para desvendar um pouco da importância que essas pessoas tiverem na construção do mundo moderno.

A escritora acertou em cheio, a meu ver, em criar um contexto fictício para o pouco que se sabe sobre Hedy Lamarr, antes da sua ascensão em Hollywood.

Gostei bastante da escrita e fiquei curioso para ler outros livros da autora.

Nanda 10/08/2020

Adorei!
"A Única Mulher" é uma bibliografia romantizada sobre a vida de Hedy Lammar.
O livro é dividido em duas partes. Na primeira mostra as dificuldades que ela passou dentro de um casamento para salvar a família dos problemas mundiais da época. Na segunda parte mostra ela se recuperando dessa situação ao mesmo tempo que se sente culpada.
É mostrado também como as mulheres eram vistas pelos homens naquela época, ao mesmo tempo que mostra o poder que ela tem.
Apesar de todas as dificuldades que enfrentou, Hedy foi uma mulher magnífica, que sempre correu atrás do que queria, sem desistir. Se não conseguia de alguma forma, sempre buscava outro jeito de dar certo.
Agora sempre que olhar para o meu celular, vou lembrar que teve um pouco dela envolvido nessa invenção.
Adorei a leitura, super indico!

Leandro 02/03/2024

Maravilhoso
Amei conhecer a história de Hedy. Uma inventora brilhante, que a história mais uma vez fez questão de apagar sua genialidade pelo fato de ser mulher.

trizsembea 10/09/2022

Eu gosto muito de ficção histórica, as possibilidades de interpretação e vivência de personalidades por trás da mídia e dos livros de histórias, e a exploração dos aspectos tão reais e concretos que circundam isso.
Em ?A única mulher? a autora constrói a Hedy com base no que ela mostrava, a mulher imponente e misteriosa que filmava cenas de vários minutos em completo silêncio e contemplação, e amplia esse mistério para as diversas camadas do ser-mulher que tem sim muito o que dizer - e fazer.
Ficção ou não, o arco que se desenvolve a partir de conversas entreouvidas e insights científicos através da música só mostram a genialidade carregada no rosto mais bonito do cinema da época. Ilumina os frutos que nascem e são colhidos de um histórico de subserviência quando se é gigante, e que a mente de pessoas silenciadas não se cala. Ajudam a refletir a humanidade e as faces de figuras públicas tão irreverentes.

Além de tudo, é uma obra que ajuda a reduzir o preconceito com pessoas bonitas serem apenas bonitas (rs brincadeira)

Aninha 26/08/2021

A história é interessante por si só, porém, ao optar por uma narrativa linear e temporal, a autora perde em desafiar o leitor. Achei um bom livro pela própria personagem principal.

Confesso que senti falta de um desfecho quanto ao Fritz. Gostaria de saber como deve ter sido sua reação ao descobrir como Hedy libertou-se de sua prisão. A vida antes do EUA foi a que mais teve licença poética da autora então acredito que poderia ter fechado essa parte com alguma menção a essa questão.

Maria Clara Coêlho 01/05/2020

O mundo precisa conhecer essa história! Na primeira parte do livro fiquei agoniada com a personagem presa em um relacionamento abusivo e conflitante. Em sua trajetória acompanhamos o papel de Hedy num mundo repleto de assédio, no qual todos ditam que ela deve ser apenas um rosto bonito e calado. Esperava ver o cunho científico mais forte no enredo, mas entendi que foi a construção da personagem e tudo que ela passou ao longo do livro que levaram sua criação no final. Me senti extremamente indignada com a atitude das pessoas frente a sua invenção, por saber que representa a pura realidade que muitas mulheres viveram e ainda vivem.. Leitura forte e impactante.
" Para todos os outros eu era Hedy Lamarr, só um rosto bonito e um corpo esguio. Eu nunca era Hedy Kiesler, aspirante a inventora, pensadora curiosa e judia. Nunca o que eu sabia realmente ser sob os muitos papéis que interpretara na frente e atrás das telas."
#resenhaaddictionbook

site: https://instagram.com/addictionbook_?igshid=2rg0ykvt7xlm

Bruna 03/01/2022

A Única Mulher
Gostei do livro, baseado em fatos reais, muito legal conhecer a história de vida e superação da personagem principal.

Glaucia 04/05/2020

Mais que aparência
O livro é bem escrito e envolvente, uma ficção histórica baseada na vida da austríaca Hedwing Kiesler, que se tornou a famosa atriz de Hollywood Hedy Lamar. Ela sempre chamou atenção devido a sua beleza, mas ela era muito mais do que aparência.
Em meio a um casamento abusivo e as invasões Alemãs que aconteciam em torno da Europa, Lamar tomou a decisão de fugir para os EUA. Essa fuga causa uma certa culpa na personagem, que decide usar seus conhecimentos para ajudar na guerra, o mais incrível é que tudo o que ela aprendeu foi de ouvir pessoas falando e através de livros, dessa forma ela desenvolveu um sofisticado aparelho de interferência em rádio para despistar radares nazistas, tecnologia que veio a servir de base para a criação de celulares, GPS e do nosso amado Wi-Fi. Infelizmente naquela época, ela não foi levada a sério. Imagino que tenham tratado o assunto como uma piada. O projeto foi engavetado e demorou décadas para que viesse a se tornar real.
Só queria ter visto mais da Lamar inventora, visto que ela desafiou a sociedade da época levando uma vida paralela como cientista
Pelo que eu vi no google, no final do ano passado um emissora divulgou que faria uma minissérie baseada em Lamar e que Gal Gadot seria a interprete, ão vi nada recente sobre o assunto, ainda mais levando em consideração as circunstancia do momento com o distanciamento social.
Espero que o projeto saia do papel #dedoscruzados

Ju Perissê 21/09/2020

Personagem principal incrível: forte, determinada, inteligente
O livro conta a história de Hedy Lamarr, uma judia austríaca que criou o sistema de comunicação usado como base para, por exemplo, o Wifi, o Bluetooth e o GPS. Ela apresentou a invenção à Marinha americana na década de 40, para ajudar os Aliados na Segunda Guerra Mundial, mas só teve o seu trabalho reconhecido na década de 90... afinal, mulheres não podiam estar envolvidas com invenções, muito menos militares.
O livro é muito bom e nos faz refletir bastante sobre a sociedade machista e patriarcal em que vivemos. A condição de "mulher" nos leva, muitas vezes, para caminhos que não escolhemos e essa, pra mim, é a história do livro. A personagem principal é incrível. Inteligente e esperta. Uma cientista espetacular. Porém, ela encontra muitíssimas barreiras pra conseguir alcançar seus objetivos única e exclusivamente por ser uma mulher.
Dei nota 4 porque achei que, ao se aproximar do fim do livro (alcançado cerca de 2/3 da leitura), a escrita ficou mais corrida, a história ficou mais sucinta, menos detalhada. A impressão foi que o enfoque do livro era na parte inicial e as páginas finais não eram tão importantes.