A Única Mulher

A Única Mulher Marie Benedict

Resenhas - A única mulher

Soliguetti 23/08/2019

O Único Defeito: ser rápido demais
"A Única Mulher", de Marie Benedict, é uma ótima adaptação ficcional da vida de Hedy Kiesler, uma famosa atriz que, para combater os horrores da guerra, acaba se envolvendo com criações científicas. A história Hedy é muito interessante, especialmente na primeira metade, quando ainda está na Europa, que começa a fervilhar no início do governo de Hitler na Alemanha.

O problema do livro é que ele é extremamente rápido. Muitas situações e períodos da vida de Hedy poderiam ter sido melhor apresentados e mais detalhados. É claro que o livro pretende se aproximar da real história de Hedy, mas uma maior liberdade criativa teria trazido muito valor à obra. Conforme os capítulos vão se passando, às vezes em tempos muito distantes de capítulos anteriores, o leitor pode se pegar tendo a sensação de que deixou passar alguma coisa - na verdade, o que terá se passado muito rápido é a narrativa.

Por mais que a escritora tenha se apressado a contar a história de Hedy, trata-se de um bom livro, valorizando uma pessoa que deveria ter sido mais conhecida, devido às suas contribuições à humanidade. O wi-fi, tal o conhecemos, não existiria, ou talvez tivesse demorado mais a se desenvolver, se não fosse por Hedy e suas descobertas. A própria Segunda Guerra Mundial poderia ter terminado mais cedo, não fosse o machismo que tivesse impedido Hedy de levar seus planos adiante. Felizmente, o livro é a oportunidade de relembrar e valorizar os feitos dessa mulher lendária.

Victor Vale 26/09/2019

Forte história contada de forma ineficiente. A realidade sobrepôs a escrita, a personagem história surgiu como ficção, pouco crível. Uma pena

Alinee. 20/11/2019

Maravilhoso
Uma história realmente emocionante, que nos leva a ver em como o mundo é feito de estereótipos há muito tempo. Uma luta incansável para mostrar ao mundo que atrás de um rostinho bonito também existe uma pessoa, uma mulher, com uma basta inteligência e com muito mais atributos além dos visíveis.. Super recomendo!

Pri | @biblio.faga 07/12/2019

Atuar fora um modo de me proteger contra a solidão da infância, de preencher minha existência silenciosa com pessoas... (p. 18)
A obra intitulada “A única mulher”, da autora norte-americana Marie Benedict (obra do mês de junho de 2019 - TAG Inéditos), narra a trajetória incrível de Hedy Kiesler, ou, com as merecidas pompas, da atriz, cineasta e inventora Hedy Lamarr, que (pasmem!) revolucionou os sistemas de comunicação modernos.

O livro é divido em duas partes; a primeira se passa em Viena (Áustria), tendo como foco o casamento da protagonista com um poderoso comerciante de armas, fato este que é determinante para que escape da perseguição nazista ocorrida durante Segunda Guerra Mundial (Hedy possui ascendência judaica).

Já na segunda parte, de volume consideravelmente menor, acompanhamos a vida de Hedy (agora sob o sobrenome Lamarr) nos EUA, e o enfoque narrativo é partilhado entre a carreira cinematográfica em Hollywood e os percalços vividos enquanto inventora.

Acredito que a autora amarrou bem a parte ficcional com as informações de cunho biográfico, especialmente nas partes em que divaga sobre quais seriam as motivações de Hedy.

Inclusive, cumpre-me destacar que julgo ser esta a razão pela qual a primeira parte do romance tem maior destaque e volume – a expiação dos motivos e da culpa da protagonista. No frigir dos ovos, achei justo o sacrifico de detalhes da segunda parte em detrimento das confabulações da primeira.

Apesar de algumas falhas, considero um excelente romance histórico, principalmente por vê-lo pela ótica de “um testemunho importante da marginalização das contribuições de mulheres históricas tanto em sua época como posteriormente”. Foi um prazer conhecer a vida dessa mulher incrível.
Recomendo!

Quotes:
“Por um momento, senti-me livre e completa. Nenhuma máscara, nenhum subterfúgio, nenhum luto, só eu e a água. Ainda boiando, eu me perguntei: será que ficaria inteira outra vez?” (p. 127)
“...a máscara, no entanto, não servia mais. As bordas tinham se tornado ásperas, grosseiras, até escorregadias às vezes” (p. 157).

site: https://www.instagram.com/biblio.faga/

Ri :) 10/12/2019

Quase maravilhoso...
A narrativa sobre Hedy Kiesler e, depois, sobre Hedy Mandl foi muito boa, mas quando entra na vida de Hedy Lamarr... a autora deu uma acelerada brusca no evento que eu mais esperava detalhes: o desenvolvimento do projeto científico dela.
Uma pena!

Giovanna 05/02/2020

null
Eu amei demais esse livro, a escrita é incrível e a Hedy é simplesmente icônica. Minha principal crítica é que eu realmente queria que a autora se aprofundasse mais na transição entre a Hedy atriz e a Hedy inventora porque como a segunda parte do livro é bem mais acelerada, parece que aconteceu meio que do nada. Se isso fosse melhor desenvolvido, pareceria mais natural. Além disso, eu queria que a cronologia fosse mais explícita, porque as vezes mesmo com a data no início de cada capítulo não fica muito claro quanto tempo de passa de um acontecimento até o outro. De resto, o livro é incrível e eu gostei que mesmo ela tendo se casado 6 vezes bem a la Evelyn Hugo, a autora se focou mais na vida da Hedy em si e não nos relacionamentos dela. E mantenho meu ponto que a Hedy devia ter vendido a patente pra União Soviética quando a Marinha dos EUA recusou, mas enfim.

Carla.Cerqueira 18/02/2020

Perfeito
A autora é fantástica! Mistura ficção com realidade pra contar a história de uma mulher que não teve espaço nenhum na história apesar de seus feitos

Debi 25/04/2020

É um livro incrível. Do início ao fim você se surpreende, se decepciona e se coloca no lugar da protagonista imaginando não só o que você faria, mas se as atitudes que ela tomou não foram tão incríveis quanto as que você tomaria.

Carolina Soré 18/06/2020

A cada página me surpreendi mais com a Hedy! Que mulher esperta!!! ?

Karla 15/08/2020

Hedy travou uma difícil luta para ser reconhecida por mais que sua aparência. Eu não conhecia seu trabalho como inventora nem como atriz. Amei ler essa história baseada em fatos da vida dessa pessoa brilhante. Em alguns momentos a leitura fica arrastada, mas vale muito a pena ir até o fim. Deixo aqui uma reflexão importante de Marie Benedict sobre a importância de livros como este:

?A não ser que comecemos a ver as mulheres históricas através de uma lente mais ampla e inclusiva - e a reescrevê-las na narrativa - continuaremos vendo o passado de modo mais restritivo do que provavelmente era, e arriscamos carregar essas perspectivas no presente.?

Fer 04/02/2021

Estou obcecada por Hedy Lamarr
Amei amei amei, livro simplesmente perfeito, não consigo parar de pesquisar sobre a Hedy, quero saber mais sobre sua vida, sobre seus filmes, suas invenções
Essa mulher é história e é uma lástima ela não ter o reconhecimento que merece

Perfect

Paty 01/03/2021

Uma biografia tocante! Fiquei um tanto angustiada sobre a recusa da marinha dos EUA em utilizar a criação de Hedy, muito por ser cientista e saber que ainda hoje lutamos por igualdade de gênero. Por outro lado, contar essa história e reconhecê-la é um ato de reconhecimento e de busca por equidade.