A distância até a cerejeira

A distância até a cerejeira Paola Peretti

Resenhas - A distância até a cerejeira

Wanessa_Gabriela 11/06/2021

Significativo
E quem falou que livro infantil não faz a gente chorar mais que uma criança? Mafalda virou uma das minhas personagens favoritas!

Pri 31/05/2021

Quando vi esse livro na prateleira da livraria tinha uma ideia totalmente diferente. A distância até a cerejeira é um livro cativante.
Mafalda, a personagem principal, me encantou com seu jeito de criança quer conhecer o mundo, mas agora o certo problema, entretanto aprender a ver o que é importante para si e ainda leva o leitor a se fazer essa pergunta.
JoAo.Lucas 31/05/2021minha estante
Tem como ler livro nesse app???

Natalia 24/05/2021

"Quem tem medo não vive"
Apesar de girar em torno de uma temática pesada (uma criança criança 9 anos ficando cega a cada dia), este livro foi muito leve e divertido. Ilustrou os sentimentos de Mafalda em relação a sua visão, as novas mudanças da sua vida, amizades e até aquele "primeiro amor" que você tem laaa na infância e é divertido e fofo. Ótimo livro para sair de ressaca literária.

@somaisumparagrafo 12/05/2021

@somaisumparagrafo
Mafalda é uma garotinha de apenas nove anos que possui a rara doença de Stargardt, uma patologia que causa a perda progressiva da visão. Em seis meses ela ficará no escuro. Passando por esse delicado e difícil momento, precisará contar com a família e amigos para ressignificar suas ideias e descobrir o que é essencial para a sua vida.

???

?Todas as crianças têm medo do escuro. O escuro é um quarto sem portas nem janelas, com monstros que nos prendem e nos devoram em silêncio. Eu tenho medo só do meu escuro, aquele que tenho dentro dos olhos.?

Com uma narrativa sensível e dolorosamente bela, conhecemos Mafalda, uma garotinha doce, esperta e carinhosa que está se encaminhando para a cegueira total. Sua rede de apoio é formada pelos pais, seu gato, a cerejeira da escola ? na qual ela acredita abrigar o espírito de sua avó, seus amigos Felipe e Stella. Por meio de relatos, acompanhamos seu dia a dia no ambiente familiar e escolar, vemos a doença vencer essa garotinha e como ela e todos ao seu redor precisam se adaptar a nova realidade. É triste, doloroso e emocionante, o tipo de leitura que te deixa com o choro preso na garganta.

Nessa história há um grande destaque para dois personagens secundários, Felipe que estuda na mesma escola e que se mostra um amigo compreensivo e com muita empatia, e Stella, a faxineira do colégio que está sempre presente com sua sabedoria, inclusive é ela quem passa a Mafalda a missão de encontrar algo que lhe é essencial na vida, assim como o pequeno príncipe fez.

Essa edição conta com ilustrações ao final de cada capítulo deixa, tornando a experiência ainda mais imersiva. Na apresentação da autora há o informativo de que ela sofre da mesma doença de sua personagem, o que torno tudo ainda mais real. Com certeza um livro tocante, que fala com o nosso coração e transborda emoções.

Katia 27/04/2021

Toda criança tem medo do escuro...
Amei a narrativa na perspectiva de uma criança, como é diferente o mundo visto pelos olhos dos pequenos... seus anseios e percepções...

Carla.Ribeiro 18/04/2021

Sorri, chorei
A vida é algo interessante não é mesmo? vivemos em um mundo com bilhões de pessoas, realidades, necessidades, e as vezes nem notamos quão guerreiros somos, e esse livro nos traz essa consideração, afinal, temos a história de uma jovem menina que dentro de 10 anos irá perder totalmente a visão, uma doença até então sem cura, sem explicação, o famoso "apenas acontece", e, durante essa provação ela se mostra forte enfrentando os desafios, os medos, as angustias de ficar no escuro e ao mesmo tempo enxergar além do que nossos próprios olhos enxergam. Emocionante, reflexivo e com uma lição tão pura que honestamente todos deveríamos ler, compreender e aplicar na nossa vida.

Rafael.Tadeu 25/03/2021

Não foi para mim
Pela sinopse e capa criei uma grande expectativa pelo livro

Gosto de livros tocantes em que sejam protagonizado por crianças, geralmente me emociono e sempre levo algum aprendizado

Esse livro até ensina algo,mas por provavelmente ser para um público infantil (algo que eu não sabia antes de começar o livro),não foi a suficiente para me emocionar.

Foi só uma leitura bonitinha

Provável que se eu tivesse meus 10/12 anos ei teria gostado muito mais.

rafa26 03/03/2021

Achei muito fofo a história em si, pois conta a trajetória de uma garotinha que precisa lidar com a perda da visão.

Percebemos na leitura que devemos valorizar as pequenas coisas da vida e ver muitos exemplos de amizade.

Vale a pena a ler o livro.

Gabriela.Lopes 29/01/2021

Uma leitura emocionante
A maneira e a pureza com que Mafalda lida com a doença me tocou de muitas maneiras, foi um prazer acompanhar toda a sua trajetória

Camila 19/01/2021

Através da delicadeza e inocência de Mafalda a história nos leva a perceber que o essencial não pode e nem precisa ser visto.

Jessica 14/11/2020

Em a Distância até a Cerejeira é contado a história da Mafalda, uma menina de nove anos que está tendo que lidar com uma nova realidade, a doença de Stargardt que causa a perda a visão.

Com seus pensamentos e ações é mostrado uma vida comum de uma criança de sua idade, seus relacionamentos com amigos e família. E esse é um diferencial, o livro ser contado por uma criança. Mesmo com todas as dificuldades e seu medo do escuro que habitará definitivamente seus olhos nos próximos seis meses, a menina se mostra forte ao sempre tentar realizar seus objetivos e ser consciente de que mudanças acontecem, incluindo também a ida e vinda de pessoas na vida, como ocorre com amigos.

"— Quem tem medo não vive, Mafalda."

A cerejeira não enfeita apenas o título, é como se fosse um personagem essencial do livro e tem muito significado que ao ler será identificado.

Foi difícil não me envolver e sentir o que a Mafalda passava, toques de tristeza até.

É realmente uma história que pode atrair leitores que gostaram do livro Extraordinário, eu que já li senti uma semelhança na sensibilidade do enredo. O que me chama atenção em livros assim, é que mostra a força que uma pessoa tem em superar fatos irreversíveis como este trazendo uma reflexão que tantas vezes reclamamos de coisas tão ínfimas e que devemos dar valor a coisas essenciais como a família. É uma leitura que mesmo com as partes tristes, é fluida ao ponto de terminar em algumas horas.

"Nunca desista, repito a mim mesma. Nunca desista."

Quantas vezes sofremos por alguma coisa e achamos que é o fim do mundo, e quando saímos da nossa bolha podemos ter uma melhor percepção dos fatos e de podermos sempre superar nossos medos, enquanto há vida há esperança.

Thaísa 01/11/2020

Tocante
Leitura rápida, de linguagem simples, o que realmente nos faz acreditar ser narrado por uma criança. Apesar de retratar uma situação triste, limitadora de visão, o livro traz a pureza da inocência em suas linhas.

Taki 29/09/2020

Devemos ter coragem
A leitura me cativou do começo ao fim, e não conseguia parar de ler. É sofrido ver Mafalda não conseguir escapar de seu destino, mas ao mesmo tempo nos ensina a ter coragem e nunca abandonar a esperança, pois precisamos delas para enfrentar nossos maiores desafios.