A distância até a cerejeira

A distância até a cerejeira Paola Peretti

Resenhas - A distância até a cerejeira

Bela Lima 30/04/2020

Eu estava esperando um livro tipo O pequeno príncipe, porque foi isso que a sinopse disse, mas não tem muita semelhança, na minha opinião. Tem referência ao livro de Antoine de Saint Exupéry? Tem, mas A distância até a cerejeira é sua própria história.

Nela, acompanhamos a pequena Malfada, uma menina pequena que conta os passos até a cerejeira, o quão longe consegue enxergá-la, porque a cada dia sua visão vai piorando. Ela tem uma doença rara que a tornará cega.

"Todas as crianças têm medo de escuro. O escuro é um quarto sem portas nem janelas, com monstros que nos prendem e nos devoram em silêncio. Eu tenho medo só do meu escuro, aquele que tenho dentro dos olhos."

Ok, não preciso dizer que essa história tem um teor melancólico, está óbvio. Mas, sim, vamos ser óbvio: melancólico. Entretanto, ainda sim, é meio que refrescante. É uma história sobre ver o bom apesar de tudo, sobre nunca desistir, nunca, e sobre buscar o que lhe é "essencial", o que você não pode viver sem, e ser corajoso apesar do medo, qualquer que seja ele.

Refrescante.

Oh, sim, temos algo parecido com O pequeno príncipe: a perspectiva de uma criança, que é leve, inocente e tão única, capaz de ver as coisas como elas realmente são.

"Encontre a sua rosa, Mafalda. O seu essencial. Uma coisa que você pode fazer até sem os olhos."
"O medo nos ajuda a ver as coisas com mais clareza depois de um tempo."
"Quem tem medo não vive, Mafalda."

Esse foi um ótimo livro para encerrar o mês (vamos desconsiderar que estou lendo o primeiro dos Bridgestone e irei terminá-lo daqui a pouco, antes do fim de fevereiro). Foi um sacrifício encontrar o livro de autor italiano para o #dll20, que me agradasse, mas recompensador, no final das contas.

site: https://outrosjeitos-algumaspalavras.blogspot.com/2020/02/livro-222-distancia-ate-cerejeira.html

Tamara 02/07/2019

Na primeira vez em que me deparei com esse título, logo ele me chamou atenção, porque o achei bonito e parecia indicar uma história sensível, então, assim que li a sinopse tive certeza de que precisava lê-lo, pois o livro prometia falar da história de uma menininha de nove anos que possuía um problema genético que estava lhe deixando cega aos poucos, e como eu sou deficiente visual, sempre gosto de acompanhar como os autores tratam esse tema nos livros.
Essa foi uma daquelas histórias que li de uma vez só, sem fechar o livro nenhuma vez para nada, e foi uma história cheia de sensibilidade, ensinamentos, partes fofas, engraçadas e também aquelas emocionantes, que acabam nos deixando com um nó na garganta. Uma das coisas incríveis dessa obra, é o fato de a autora ter o mesmo problema que a protagonista, Mafalda, ou seja, acabou que tudo que ela relatou sobre o desenvolvimento da doença, suas consequências e etc foi muito realista, e isso tudo na voz de uma menina de nove anos, que ao mesmo tempo que teria de estar apenas enfrentando a infância e a quase migração para a pré-adolescência, também precisa se acostumar com o escuro dentro de seus olhos, o que não é uma adaptação fácil alguém perder um sentido de uma hora para a outra. Além dessa temática principal, que foi muito bem trabalhada, embora ela apresente mais o período de perda de visão da personagem e pouco seu período de cegueira total, temos também uma série de outras discussões secundárias, como as adaptações necessárias, a autora nos fala sobre o braille, método de escrita para pessoas cegas, além de falarmos sobre doenças, a perda de pessoas queridas, assim como o bulling, embora haja o lado que mostra o quanto também algumas crianças podem ser incríveis e prestativas quando outra precisa de ajuda.
Enfim, posso dizer que A distância até a cerejeira foi um livro que me tocou, me envolveu e que acho uma história recomendada para diversas idades, tanto para adultos, a fim de que estes mergulhem no universo da menininha Mafalda e conheçam ela, seu gato, sua amiga Estela e todo o universo para os quais ela nos leva, e também para crianças, pois a escrita é leve, com linguagem acessível e certamente a obra terá muito a ensinar.

l0ver4sh 14/06/2024

Beautiful
After I read it, I didn?t know anything about the content or even te review from it, but the book really surprised me! I loved so much the story, also the character Mafalda, she?s so sweet and perfect, but of course, her story is really sad, I feel bad for her but I was happy too read that she?s not afraid of the dark and could accept her illness. It definitely a five stars or more, this book remember to me about extraordinary, the book and the movie, so so nice.

Lara.Thyemi 16/06/2020

Um livro para reflexões
Eu amei a narrativa dessa história, ela é tão diferente do que eu estou acostumada, por ser contada do ponto de vista de uma criança, você consegue sentir a inocência nas palavras e nos pensamentos dela, e a dor e mágoa que ela guarda de todas as coisas que aconteceram com ela, por todas as coisas que ela está passando, e ao mesmo tempo, ela continua com aquele olhar fantasioso sobre o mundo. Além de tudo isso, você vê o amadurecimento dela, e as ideias, pensamentos, e questionamentos que ela tem sobre o mundo, e que vários de nós, adultos e adolescentes, nunca paramos para refletir e pensar. Esse certamente é um livro para nos questionarmos sobre a vida e as coisas, e talvez relembrar os nossos sentimentos lúdicos que deixamos para trás há muito tempo.

Sooda 24/06/2020

Uma história linda, delicada e cheia de significados como uma flor de cerejeira.
Um pensamento me veio à mente após a conclusão desta leitura, o de que por muitas vezes acabamos não notando ou até esquecendo a quantidade de medos que enfrentamos, eles com suas mais variadas proporções e as vitórias sobre eles acabam tornando-se combustível para que nossas vidas caminhem.

E a partir deste pensamento, apresento a resenha de ‘A Distância Até As Cerejeiras’, este infanto-juvenil que eu não sabia que precisava ler até encontrar o mesmo. Parece soar até clichê falar isso, mas foi uma leitura que me trouxe um momento de clareza, ainda mais nesse período tão complicado e cheio de incertezas que se encontra nossas vidas.

[...]
Paola escreve bem sob o ponto de vista de Mafalda, isso seja pela autora ter um contato por grande tempo com crianças. Paola coloca a sinceridade, a inocência, a assimilação das coisas que toda criança tem, talvez seja por isso que encanta demais durante a leitura.

Confira a resenha completa em nosso site :)

site: https://www.soodablog.com.br/2020/06/Resenha-A-Distncia-Ate-As-Cerejeiras-Paola-Peretti.html

Lêeninha 09/07/2020

Caiu um cisco no meu olho
Eu sabia que ficaria emocionada com esse livro é não errei. Uma história simples, mas com uma mensagem fantástica que te faz pensar nas coisas simples da vida e em dar valor as pequenas coisas

fefs 13/07/2020

chorei
eu chorei do início ao fim e eu ri
A situação da mafalda é péssima mas ela encontra a felicidade mesmo assim e é lindo, o Felipe é um personagem que eu tenho um carinho enorme e o mesmo vale pra Estella a amazona
Oque eu quis e não teve foi o futuro da Mafalda mas tirando isso o livro é perfeito
O livro trás tanto da ingenuidade de uma criança e a imaginação fértil que é brilhante

L0ony 16/07/2020

amei
esse livro foi incrível,ele tem uma leitura flexível e bem fácil,no fim é um pouco triste e tem um aprendizado emocionante
,ou seja,todas as características de um livro infanto-juvenil.

teresa149 27/09/2020

A distância até a cerejeira
O que dizer sobre esse livro? Bom ele é narrado pela Mafalda, uma garotinha de 9 anos. E assim gente livros narrados por crianças tem um lugar especial dentro do meu coração, a inocência e a maneira como ela enxerga o mundo é tão maravilhosa.... Ela tem uma doença que faz com que cada vez mais ela perca sua visão e o livro gira em torno de várias coisas que nem lembro mais direito já que li o livro a um tempo. Mas o que eu posso dizer é que é um livro que deveria ser mais reconhecido

Taki 29/09/2020

Devemos ter coragem
A leitura me cativou do começo ao fim, e não conseguia parar de ler. É sofrido ver Mafalda não conseguir escapar de seu destino, mas ao mesmo tempo nos ensina a ter coragem e nunca abandonar a esperança, pois precisamos delas para enfrentar nossos maiores desafios.

Thaísa 01/11/2020

Tocante
Leitura rápida, de linguagem simples, o que realmente nos faz acreditar ser narrado por uma criança. Apesar de retratar uma situação triste, limitadora de visão, o livro traz a pureza da inocência em suas linhas.

Jessica 14/11/2020

Em a Distância até a Cerejeira é contado a história da Mafalda, uma menina de nove anos que está tendo que lidar com uma nova realidade, a doença de Stargardt que causa a perda a visão.

Com seus pensamentos e ações é mostrado uma vida comum de uma criança de sua idade, seus relacionamentos com amigos e família. E esse é um diferencial, o livro ser contado por uma criança. Mesmo com todas as dificuldades e seu medo do escuro que habitará definitivamente seus olhos nos próximos seis meses, a menina se mostra forte ao sempre tentar realizar seus objetivos e ser consciente de que mudanças acontecem, incluindo também a ida e vinda de pessoas na vida, como ocorre com amigos.

"— Quem tem medo não vive, Mafalda."

A cerejeira não enfeita apenas o título, é como se fosse um personagem essencial do livro e tem muito significado que ao ler será identificado.

Foi difícil não me envolver e sentir o que a Mafalda passava, toques de tristeza até.

É realmente uma história que pode atrair leitores que gostaram do livro Extraordinário, eu que já li senti uma semelhança na sensibilidade do enredo. O que me chama atenção em livros assim, é que mostra a força que uma pessoa tem em superar fatos irreversíveis como este trazendo uma reflexão que tantas vezes reclamamos de coisas tão ínfimas e que devemos dar valor a coisas essenciais como a família. É uma leitura que mesmo com as partes tristes, é fluida ao ponto de terminar em algumas horas.

"Nunca desista, repito a mim mesma. Nunca desista."

Quantas vezes sofremos por alguma coisa e achamos que é o fim do mundo, e quando saímos da nossa bolha podemos ter uma melhor percepção dos fatos e de podermos sempre superar nossos medos, enquanto há vida há esperança.

Camila 19/01/2021

Através da delicadeza e inocência de Mafalda a história nos leva a perceber que o essencial não pode e nem precisa ser visto.

Gabriela.Lopes 29/01/2021

Uma leitura emocionante
A maneira e a pureza com que Mafalda lida com a doença me tocou de muitas maneiras, foi um prazer acompanhar toda a sua trajetória