Medo Imortal

Medo Imortal Machado de Assis...




Resenhas - Medo Imortal


170 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Gabriel.Abech 21/05/2024

Surpreendido positivamente
Como qualquer coletânea, tem aqueles contos que a gente gosta e aqueles que não. Adorei A Igreja do Diabo, Pai Contra Mãe, A Peste, O Monstro?
comentários(0)comente



Brunny Rocha 13/05/2024

Interessante.
Foi ótimo para me apresentar a autores que no geral eu não leria por nunca ter tido contato.

Meu conto favorito foi a dança dos ossos, compraria o livro até mesmo se tivesse somente esse conto.

Amei conhecer a Júlia, o João do Rio ...

Contos bons, outros razoáveis, linguagem retrógrada e bonita, exigindo um leitor mais experiente e íntimo de uma linguagem mais culta.
comentários(0)comente



Jussara 12/05/2024

Machado de Assis arrasou nos contos, outros contos tbm me agradaram, mas ele soube plantar aquele incômodo típico do terror
comentários(0)comente



Denise 03/05/2024

Conhecer a literatura nacional de horror
Coletânea de contos de horror de autores que fizeram parte da Academia Brasileira de Letras, fundada em 1897. São 35 contos, alguns razoáveis e outros excelentes!
Interessante a pequena introdução para cada autor selecionado, incluindo trechos de teses de mestrado e doutorado sobre o horror do século XIX. São contos góticos, naturalistas, regionalistas, fantásticos e poesias com temática sobre a morte, a doença, o medo, o sobrenatural e a maldade humana.
Os destaques, para mim, foram os contos do Machado de Assis, o ?Machadão?, autor que eu já conheço por seus romances e contos brilhantes.
A grata surpresa foram os contos de Aluísio Azevedo, Humberto de Campos, João de Rio e Júlia Lopes de Almeida, bem escritos, criativos e reflexivos. Aliás, Júlia não fez parte da ABL por puro machismo da época.
Edição belíssima, o livro mais bonito da minha estante.
comentários(0)comente



Vitor 27/04/2024

Meia bomba
Muito do "horror" contido no livro chega a ser meio banal.

Não surtir muito efeito no leitor de algo que cause medo ou algo do gênero.

Pouquíssimos contos bons.

Outros tão ruins que não consegui terminar.

Acredito que os escritores fizeram essas obras pelas questões literárias, técnicas, etc... não pelo horror em si.

Em resumo, meia bomba.
comentários(0)comente



Jonathas.Marlon 01/04/2024

Direto para a ressaca
Está leitura é pesada, seja no sentido literal ou não. Sua escrita é complexa e pede uma atenção que sou incapaz de lhe dar, meu pensamentos são um perigo.

Claro que além dos 80% de culpa que levo por minha dificuldade e demora em terminar, temos os 20% que descarrego sobre a escrita complexa que muitas vezes me fez recorrer ao dicionário!

Ainda sim, recomendo pois os autores e suas escritas presentes neste livro são bem mais interessantes do que eu posso descrever.
comentários(0)comente



Zezinholendo 31/03/2024

Medo imortal reúne alguns dos maiores escritores brasileiros, trazendo contos, histórias de terror, claro que não foram todos os textos que contém nesse livro que me agradaram mas a maior parte conseguiu me arrancar gritos de medo e terror buuu...
comentários(0)comente



Austero ð­ 29/03/2024

Foi legal descobrir que escritores clássicos daqui escreveram coisas de terror. Apesar de algumas histórias terem um plot meio bobo
comentários(0)comente



Lorena 05/03/2024

Para conhecer o terror brasileiro
A literatura de terror brasileiro do século XIX é muito bem apresentada aqui como sendo, príncipalmente, expressão da própria realidade. O medo é colocado através de situações muito cotidianas e urbanas, mas do ponto de vista do assombro que nos causa a própria humanidade.

É uma viagem que levei 4 meses pra fazer, lendo aos poucos e conhecendo melhor cada autor por sua particularidade. Todos eles imortais da ABL (com exceção da última autora, incluída como homenagem muito bem prestada).

Fiquei encantada como vários deles, outros não me causaram tanto efeito, mas todos são uma lição de história da literatura. Sua influência é inegável, e término essa leitura com muita satisfação. Recomendo bastante, mais ainda para quem adora terror.
comentários(0)comente



Kirla 02/02/2024

Eu simplesmente adorei conhecer esse lado mais sombrio de alguns autores clássicos da nossa literatura. Tem contos sobrenaturais, lendas, folclore, um syfy, muita coisa surreal e o bom e velho medo de gente. A edição está fantástica como sempre, as apresentações dos autores também , o que dá mais vontade de ler. Altamente recomendado!
comentários(0)comente



Ratinha de Biblioteca 19/01/2024

Como toda coletânea de contos, há aqueles ótimos, melhores ou apenas razoáveis. Mas, a edição está um primor! É interessante também por trazer contos fantásticos, sobrenaturais e góticos de autores renomados e apresentar uma breve biografia de cada um.
comentários(0)comente



Tefi 12/01/2024

O terror, o suspense e o fantástico na literatura clássica nacional
Que livro incrível! E ele é incrível não apenas pelos contos, mas pela proposta, pela diagramação, pela obra completa. É, sem dúvidas, um dos livros mais lindos da minha coleção.

Primeiro ponto do porquê ele é incrível: a proposta. Reunir contos de terror de autores clássicos que pertenceram a ABL é genial. Ao pensar em terror, vamos para um Lovecraft com seu terror fantástico, com Edgar Allan Poe, com Mary Shelley e seu homem querendo ser deus, mas temos tudo isso - e mais um pouco - em terras tupiniquins. Encontrar, reunir e publicar esses contos é uma forma de valorizarmos a nossa literatura, que é tão vasta.

Segundo ponto: colocar Julia Lopes de Almeida. Para quem não sabe, Julia Lopes de Almeida foi uma autora influente de seu período e uma das pessoas que encabeçou a fundação da Academia Brasileira de Letras (ABL), mas que ficou de fora porque na fundação decidiram seguir o modelo francês, em que apenas AUTORES - não AUTORAS - poderiam fazer parte. Colocar seus contos em conjunto com outros imortais da ABL é colocá-la em seu lugar. E os contos dela foram os meus preferidos.

Bom, depois de todos esses elogios sobre como esse livro é MARAVILHOSO, vamos ao conteúdo dele. O livro é composto por contos de terror de 13 autores, com variados estilos, histórias e características. São contos que narram e apresentam diferentes partes e realidades do Brasil. O primeiro é o nosso querido Machado de Assis, com os contos como A Igreja do Diabo e Pai contra Mãe.

Sobre os contos, como cada autor é muito diferente do outro, é difícil escrever uma resenha sobre cada um deles, mas posso recomendar a leitura desse livro e conhecer esses contos, porque vale muito a pena.
comentários(0)comente



JORGE387 27/12/2023

Lindo livro, boas leituras!
Primeiramente é preciso elogiar o trabalho impecável da Editora DarkSide. Livro belíssimo esteticamente e sim, do agrado de todos nós, leitores!
Eu não sou muito fã de filmes de terror, más em contrapartida, gosto do terror escrito, suspense e contos.
Um dos pontos que gostei bastante no livro é o fato de contar um pouco da história de cada escritor e foi triste saber que a escritora Júlia Lopes, apesar de ter ajudado na criação, não teve seu lugar de merecimento na Academia Brasileira de Letras pelo simples fato de ser mulher. O conto que mais gostei foi o último do livro escrito por ela. Chega a ser poético.
Recebi este livro de presente do grupo de leitores Booklândia (fica aqui o convite para os que gostam de ler que participem do grupo) e resolvi que leria aos poucos, pois queria degustar cada conto, sem ter a urgência de devorar todos. Acredito que foi a melhor coisa que fiz.
comentários(0)comente



Aline 22/12/2023

Uma leitura paciente
Para fazer essa leitura, na minha opinião, são necessários alguns pré requisitos para conseguir aproveita-la de fato: Muita paciência, costume com leituras clássicas e de novo: muita paciência. Precisava ler alguns contos mais de uma vez para conseguir acompanhar e ainda sim foi bem difícil pra mim. Consegui aproveitar alguns, principalmente de alguns autores específicos como, Machado de Asis e a Júlia, já outros eram mais sem sentido ou difíceis de entender(pelo menos, pra mim). Como já disse, um livro pra se ler com calma e não muito para entreter ou passar medo de verdade. Também achei muitas histórias repetitivas.
comentários(0)comente



Ana 04/12/2023

Terror à moda Brasileira
Antologia de suspense/terror composta por alguns poemas e 32 contos de escritores responsáveis pela criação da academia brasileira de letras e os primeiros escritores a ocupar suas cadeiras.
São 13 escritores e uma escritora, que apesar de não ter ocupado nenhuma cadeira na ABL por ser mulher, foi fundamental para sua criação.
Aqui temos: Machado de Assis, Álvares de Azevedo, Bernardo Guimarães, Fagundes Varela, Coelho Neto, Aluízio Azevedo, Afonso Celso, Inglês de Souza, Medeiros e Albuquerque, Afonso Arinos, João do Rio, Humberto de Campos e Julia Lopes de Almeida.
Eu já conhecia veia de terror e suspense de Machado de Assis e Álvares de Azevedo com os contos A causa secreta e Noite na taverna respectivamente. Os que me surpreenderam e se tornaram meus favoritos dessa antologia foram os contos Dentro da Noite do João do Rio e Os Porcos da Júlia Lopes de Almeida. Eles são aterrorizantes!!!!!
É uma excelente antologia e uma ótima porta de entrada para esses autores. Amei.
comentários(0)comente



170 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR