Medo Imortal

Medo Imortal Machado de Assis...

Resenhas - Medo Imortal

Caroline.Moreira 07/06/2021

Esse livro é maravilhoso, além de trazer contos da própria literatura brasileira, que muitas vezes não recebe o devido valor, nos mostra outra face dos autores muitas vezes desconhecidas, recomendo para todo mundo, vale muito a pena.

Regina.Luiza 08/05/2021

Você vai precisar de um dicionário
É uma antologia de textos de autores brasileiros antigos, que conta também com uma introdução da @darksidebooks a cada autor escolhido pela editora para fazer parte desse livro.
Aconselho ler esse livro com um dicionário, uma vez que o português dele é extremamente mais rico do que o que usamos atualmente, a narrativa muito mais floreada e com expressões idiomáticas que remontam a época do Brasil imperial.
É um livro, não só de beleza física, mas como também idiomática. Mas já deixo um aviso, se você não é do tipo que gosta de um livro clássico, com narrativa rebuscada, provavelmente você não via curtir essa leitura.
São os autores antológicos desse livro:
Machado de Assis, Álvares de Azevedo, Bernado Guimarões, Fagundes Varela, Coelho Neto, Aluízio Azevedo, Afonso Celso, Inglês de Souza e Medeiros e Abuquerque, Afonso Arinos, João do Rio, Humberto de Campos e Júlia Lopes de Almeida.

Mimi 04/05/2021

Um espetáculo!
Eu nunca tive interesse pela literatura brasileira até ser influenciada por uma professora de literatura. Memórias póstumas me entediou, Iracema me deixou triste...nunca achei um que me agradasse. No início desse ano li Drácula, meu primeiro livro de terror e me apaixonei pelo gênero, então como oportunidade resolvi apostar em Medo Imortal. Foi definitivamente a melhor escolha literária que fiz esse ano: conheci a escrita dos maiores nomes da literatura brasileira e ainda pude me apaixonar por contos extraordinários. Esse livro é totalmente necessário, os leitores brasileiros precisam conhecer a genialidade da escrita do medo de autores brasileiros.

Juliane.Sturm 30/04/2021

Gótico brasilis...
Sim, temos ótimos escritores com a essência gótica (e que escritores!). Medo Imortal da Darkside conta com uma seleção fodástica: Machado de Assis, Álvares de Azevedo,  Bernardo Guimarães,  Fagundes Varela, Coelho Neto, Aluísio de Azevedo, Afonso Celso, Inglês de Souza, Medeiros e Albuquerque,  Afonso Arinos, João do Rio, Humberto de Campos e Júlia Lopes de Almeida (ufa, que peeeso!).

Total de 35 narrativas e em cada autor, a Darkside fez uma introdução com contextualização e com algumas informações curiosas de cada escritor (sério, faz toda a diferença para você entender melhor cada conto). Confesso que não conhecia todos nesta lista sombria e me surpreendi com João do Rio, lado sombio do tio Assis, Julia Lopes (representandomuito bem as mulheres neste livro), Afonso Arinos, Bernardo Guimarães e me encantei profundamente (novamente) com Álvares de Azevedo, Aluísio de Azevedo (com seus demônios) e Inglês de Souza.

Na verdade, todos os autores tem sua beleza 'gotiqueira' única e cada um tem seu contexto histórico. São narrativas produzidas de 1850 até 1940 mais ou menos e me espanta não serem tão valorizados (ou divulgados) quanto os gringos Mary Shelley, Bram Stoker, Doyle, etc.

Simplesmente apaixonada por este livro. Achei incrível e interessante como a construção de histórias de terror foram feitas utilizando lendas brasileiras (em alguns casos) e também contextualizando a história e cultura do nosso amado Brasil (tanto o lado podre da esbórnia e luxúria quanto o lado comum do dia a dia da sociedade daquela época).
Parabéns Darkside por trazer mais um livro importante e impactante (conteúdo, ilustrações e design de muiiitooo bom gosto!).

#ACriatura #darksidebooks? #literaturagótica #gotico #medoimortal #academiasobrenaturalbrasileiradeletras #terror #terrorbrasileiro #literaturabrasileira

Cynthia 18/04/2021

Adorei esta coletanea de contos que traz grandes nomes da literatura brasileira escrevendo terror, gótico ou outros tipos de escrita afins.
Conheci mesmo que superficialmente diversos autores brasileiros.
Me surpreendi como alguns textos me levaram de volta ao passado e às estórias de assombração, que hj me divertem.
Achei fascinante a erudição de um rapaz de 20 anos no conto de Álvares de Azevedo.
Conheci e adorei os textos de Julia Julia Lopes de Almeida.
Fiquei chocada muitas vezes com o conteúdo de horror e tive como bônus uma belíssima edição na estante.

Jenny 17/04/2021

São contos de escritores clássicos brasileiros, são muito bons, narrativa fluída. A edição é uma das mais bonitas da minha estante com corte em dourado. Eu recomendo o livro para quem gosta de contos. Acho super válida essa leitura, eu a fiz como leitura de cabeceira, todo dia lia um, antes de dormir ou durante as refeições.

Kat 11/04/2021

Cultura Brasileira!
Esse livro é incrível, ao mostrar nossa literatura brasileira, tive dificuldade porque era uma escrita mais cultua, muitas idas ao dicionário, porém deu para conseguir ler normalmente. Recomendo ele sim, porém é uma leitura que demanda tempo pela dificuldade da escrita.

Carla 20/03/2021

Que livro que consegue ser lindo e chato ou mesmo tempo. Acho que a reunião de diferentes autores misturou minhas concepções de leitura e eu acabei amando demais alguns contos e não gostando de outros. É uma leitura que recomendo fortemente. Você com certeza vai se encontrar em algum conto.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 19/03/2021

Medo imortal é uma coletânea de contos macabros de autores da ABL, Academia Brasileira de Letras, escritos entre final século XIX e começo do século XX. Temos aqui textos de Machado de Assis, Álvares de Azevedo, Aluísio Azevedo, Fagundes Varela, Coelho Neto, dentre outros. Temos também, como reparação, seis contos incríveis de Júlia Lopes de Almeida, que não fez parte da ABL simplesmente por ser mulher.

Os contos são de uma riqueza de escrita impecável, e se engana quem pensa que por ser clássico ficou perdido no passado. Aqui podemos encontrar diversos paralelos com a atualidade e questões que discutam reflexões ainda hoje. Os autores nos jogam em diversos contextos, ambientes e realidades.

Por falar em realidade, o assombro mais intendo nesta coletânea não se refere a fantasmas do além. O medo nasce e cresce justamente daquilo que é palpável, que é real, que vem da alma humana. Mais do que o além-túmulo, o horror se faz presente nas perversões, nos delírios, nos desvarios, no machismo, na ira, na soberba, no fanatismo, nos preconceitos, a inveja, nas pestes e doenças, na fome, na crueldade de todas as formas.

Enfrentar o sobrenatural é, por vezes, mais fácil do que lidar com certas facetas humanas.

"O medo dos mortos, disse ele, não é uma fraqueza, é um insulto, uma perversidade do coração. Pela minha parte dou-me melhor com os defuntos do que com os vivos." (Machado de Assis).
Gustavo.Romero 20/03/2021minha estante
Comentário mais assombroso: Júlia Lopes não era da ABL simplesmente porque era mulher ???

Aline Teodosio @leituras.da.aline 20/03/2021minha estante
Triste, né? Embora ela tivesse muito talento, quem teve que ocupar a cadeira foi o marido dela. O machismo é mesmo um assombro.

Filipe 16/03/2021

A edição maravilhosa do livro já é uma experiência em si. Ótima leitura. Foi o meu primeiro contato com diversos dos autores membros da ABL. ?Um esqueleto?, ?A casa sem sono?, ?O monstro? e ?Os porcos? são os melhores contos, na minha opinião.

isapoirot 12/03/2021

cumpriu totalmente com as expectativas!
medo imortal é uma coletânea de contos mais sombrios dos nossos ilustres membros da ABL + Julia Lopes, deixada de fora dos benefícios simplesmente por ser mulher.
foi muito legal observar os diferentes estilos de linguagem e narrativa adotados por cada um. e, principalmente, a criatividade de todos eles!
alguns dos contos foram mais simplórios, outros reviraram minha cabeça e outros, meu estômago.
além disso, as análises feitas sobre cada autor são muito precisas e agregadoras.
foi uma ótima experiência :)
acabei mais rápido do que pensava

Karol466 11/03/2021

Cara...sem palavras.
É incrível como histórias antigas de terror me prendem . De tão bizarras e estranhas chegam a ser excepcionais. Te faz viajar um século atrás onde tudo é possível e nada parece real. E a estética do livro é incomparável.

amanda 10/03/2021

Incrível livro e feliz com a seleção dos contos, alguns não me agradaram mas que foi satisfatório em ler-los e aprender/conhecer mais sobre o terror/horror na nossa literatura clássica

Mey 01/03/2021

E quem foi que disse que não tem terror brasileiro?!
Essa resenha de ?Medo Imortal? era pra ter sai?do na segunda passada, por causa do Halloween, mas acabei me atrapalhando e so? consegui soltar ela hoje. Mas vamos la? as minhas considerac?o?es.?
?Medo Imortal? e? um livro de contos de terror, escritos por autores brasileiros que foram membros da Academia Brasileira de Letras, que se autointitularam imortais.?
Apesar do tema central do livro ser o horror, cada conto explora uma vertente do terror, algumas histo?rias va?o falar sobre assombrac?o?es, outra sobre criaturas folclo?ricas, ou perverso?es e ate? mesmo sobre assassinato.?
O livro comec?a muito bem, com contos escritos por Machado de Assis, que curiosamente adora inserir o ciu?mes ate? mesmo em suas histo?rias de terror. O conto que abre a coleta?nea, intitulado ?A Igreja do Diabo?, e? incri?vel.?
Alguns dos contos desse livro sa?o muito conhecidos e famosos, como ?Noite na Taverna? e ?Demo?nios?, histo?rias incri?veis que vale a pena conferir se voce? gosta do ge?nero.?
?Medo Imortal? mostra que a literatura brasileira e? muito diversa e que na?o deixa nada a dever nas histo?rias de terror. Terminei a leitura com vontade de conhecer mais obras dos atores presentes nesse livro.?

Pandora 20/02/2021

Na madrugada de ontem para hoje terminei de ler a coletânea de contos sobrenaturais e de terror "Medo Imortal" publicada pela @darksidebooks.

Fazia um bom tempo que eu não me sentia tão envolvida na leitura de um livro, foram 7 dias totalmente imersa nesse calhamaço indo de autor a autor de conto a conto.

O livro reúne os escritos de terror de 12 autores membros da Acadêmia Brasileira de Letras e da Júlia Almeida, excluída de ser membro por sua condição de mulher. Sim, a Acadêmia Brasileira de Letras era uma instituição (talvez ainda seja) machista e isso se reflete não só na exclusão da Júlia como na prosa e poesia de seus membros.

O terror brasileiro do século XIX e início do XX é cheio de homens miseráveis, assassinos, feminicidas, assediadores, grotescos, maus. Ler seus contos é viajar por um mundo no qual nenhuma mulher está segura: casada, solteira, viúva, filha/neta preferida de uma família de barões e baronesas, não importa, a tragédia de ser mulher normalizada pode explodir a qualquer momento. As relações hierarquicamente desiguais também se imprimem em cada página e aqui e ali e aculá o racismo e o medo do sagrado indígena dão tons e cores aos contos.

Gostei muito de reler Machado de Assis, amei conhecer novos autores preciso ler mais do João do Rio e da Júlia Lopes de Almeida. Me sinto menos colonizada nesse momento e mais uma leitura com a @lucisleite, valeu mana.