Medo Imortal

Medo Imortal Machado de Assis...

Resenhas - Medo Imortal

Luisa Provin 21/04/2020

Contos brasileiros pouco conhecidos
O título desta resenha serve ao menos para mim, que nunca teve muito acesso a literatura brasileira se não aquela "obrigada" pela escola. Este livro permite conhecer um lado mais sombrio da nossa literatura, atendendo o gosto dos amantes assíduos da literatura gótica mundial, abrangendo autores de regiões além do sudeste do país.
A Editora Darkside nunca deixa a desejar.

Amanda 18/04/2020

Um lado ainda não descoberto da literatura clássica
Uma coleção impecável que traz o melhor do horror clássico brasileiro, com contos que causam arrepios e transmitem a dor e a crença dos personagens para o leitor. É um lado da literatura brasileira pouco divulgado no passado mas que felizmente ganha mais reconhecimento através dessa coletânea da Darkside. Historias baseadas em lendas que ouvimos desde a infância e que ocorrem em território brasileiro trazem uma sensação de reconhecimento no leitor, e isso torna o mistério e o medo ainda mãos reais. Lendas de escravos, de trabalhadores rurais e de povoados do interior ganham espaço através de grandes autores e deixam claro que a cultura brasileira também tem seu lado sombrio.
Parabéns à editora principalmente pelo reconhecimento dos trabalhos de Julia Lopes de Almeida. Não conhecia a autora mas fiquei encantada por sua escrita e pelas suas historias. O cenário da literatura clássica brasileira exclui as mulheres desde seu inicio e esconde nomes grandiosos como o de Julia. É gratificante ver que agora, mesmo depois de tantos anos, seus trabalhos estão finalmente sendo reconhecidos e divulgados, como deveriam ter sido desde sua publicação e da fundação da Academia Brasileira de Letras.

Lydia.Fernnanda 16/04/2020

GOSTEI .
São 32 contos e 3 poesias.
Eu não curto poesias, eu li mas não me agrada muito, apenas achei que uma delas não combina com a temática do livro, que é "Cruz".

Sobre os contos,
alguns eu achei que eram apenas uma história de loucura, ou de fantasia, ou até de horror sem elementos de terror (não dão medo) ou sobrenatural, alguns apesar de terem histórias boas eu esperava um final melhor e outros me incomodaram em alguns aspectos.

Por exemplo, "Noite na taverna", a forma de o autor escrever, ultrarromantico como a própria introdução diz, me incomodou profundamente, a história é ótima, mas tem muitos devaneios e os personagens ficam muitas vezes filósofando horrores somente pra dizer uma simples coisa, são quase nada objetivos. É um estilo que não me agrada e vcs sabem que isso é uma questão puramente de gosto. Pra mim esse foi o pior de ler, apesar de a história ser muito boa como eu já disse.
"A alma das flores" É uma história a meu ver não combina com a temática do livro, a intenção de adicionar foi boa (como está escrito na introdução) mas eu acho que não faz sentido.

A linguagem do livro é muitas vezes realmente cansativa!! Além disso, a título de curiosidade, acho que eu nunca peguei um livro com tantas palavras que não conhecia, não que isso seja negativo, acho que faz parte da nossa jornada como leitores mas não dá pra negar que cansa muito.

Segue os contos que mais gostei:
A vida eterna
Sem olhos (o que mais gostei de Machado de Assis)
A sombra
A garupa
Dentro da noite
O bebê de Tarlatana rosa
A peste
(Esses três acima são de João do Rio, gostei bastante, linguagem fluida e histórias interessantes. Vou procurar mais dele para ler assim como de Humberto de Campos, de quem são os 2 que seguem )
Morfina
Os olhos que comiam carne
Os porcos
O caso de Ruth
A dança doa ossos (bem o tipo de histórias de assombrações do interior kk, achei em certo, ponto até hilária)
A casa sem sono (me prendeu bastante mas eu estava esperando um final mais desenvolvido, algo mais)

Valéria Cristina 13/04/2020

Coletânea
Excelente coletânea de contos nacionais de suspense e terror. A escolha das histórias abrange somente autores da ABL. imperdível!

Fer 12/04/2020

Darkside arrasa
Uma edição digna de colecionador.
Livro lindo, com ótimas pesquisas dos contos e seus escritores.

Raphael 11/04/2020

Medo Imortal, vários autores, editado pela Dark Side Books
Sem meias palavras, com este livro a Dark Side Books presta um grande serviço à cultura nacional. Parabéns à editora e ao organizador dessa antologia.

A antologia Medo Imortal se propôs a resgatar textos da literatura brasileira dedicados à temática do medo e do horror, propondo como recorte espaço-temporal a fundação da Academia Brasileira de Letras. Os escritores que figuram nessa coletânea são patronos, fundadores da instituição e membros que passaram a integrá-la em seus primeiros anos de existência. Além disso, reparou-se uma injustiça histórica, ao trazer Júlia Lopes de Almeida para compor esse panteão, escritora relevantíssima ao seu tempo que, tendo estado envolvida na criação da Academia, teve seu ingresso vetado por ser mulher - nisso, a ABL imitava a Academia francesa.

Trabalho editorial primoroso, com pesquisa digna de nota, texto de abertura excelente, textos de apresentação de cada um dos escritores, falando dos seus flertes com essa literatura do medo, do terror e do sobrenatural, com embasamento em produção acadêmica e acompanhados de caricaturas muito legais. Além disso, algumas brincadeiras que ajudam a compor o clima do livro, como o Academia Sobrenatural Brasileira de Letras que vem grafado na capa.

A antologia presta também um grande serviço à literatura brasileira ao resgatar escritores que foram relevantíssimos ao seu tempo e acabaram sendo esquecidos em face das convenções estéticas que lhes sucederam, das escolhas acadêmicas e até mesmo, no caso de Júlia Lopes de Almeida, do machismo. Assim, a leitura me permitiu ter muitos primeiros contatos, com escritores que ou eu conhecia apenas vagamente ou me eram completos estranhos.

Enumero os escritores presentes nessa antologia: Machado de Assis, Álvares de Azevedo, Bernardo Guimarães, Fagundes Varela, Coelho Neto, Aluísio Azevedo (melhor texto da coletânea inteira, na minha opinião), Afonso Celso, Inglês de Sousa, Medeiros de Albuquerque, Afonso Arinos, João do Rio, Humberto de Campos e Júlia Lopes de Almeida.

Mariana 10/04/2020

Redescobrindo a literatura nacional
Diversos contos da literatura nacional que nos mostram uma vertente diferente. O horror nacional, muito pouco explorado na grade curricular, se coloca em evidência neste livro. Ótimo para se conhecer autores clássicos brasileiros!

Rafael 08/04/2020

Medo Imortal é daqueles livros que dá tristeza não ter lido mais cedo, na época da escola quando se deve – por obrigação, ler Machado de Assis e outros autores sem conhecer esse lado um tanto quanto obscuro de suas obras. Uma antologia extremamente bem dosada, com ótimos contos (e poesias) de Imortais do século passado, incluindo-se a Mortal, mais que Imortal, Julia Lopes Almeida.

O trabalho gráfico, como sempre, impecável da Dark Side, com as ilustrações de Lulu Palomanes.

LisboaPB 01/04/2020

Excelente! Uma edição para você guardar para sempre com carinho. Orgulho brasileiro e literário nessas páginas!

Matheus.Giovanazzi 30/03/2020

Simplesmente adorei conhecer mais desse lado mais esquecido de nossa literatura nacional!

Naty__ 13/03/2020

"Medo imortal" é um compilado de poesias e 32 exemplares da prosa da nossa literatura brasileira, liderado pelo nosso querido Machado de Assis com a participação de mais doze, todos escolhidos entre os patronos, os fundadores e os primeiros eleitos para ocupar os salões da Academia Brasileira de Letras.

A Darkside acrescentou à obra contos da escritora Júlia Lopes de Almeida, uma importante escritora da literatura que participou de reuniões para a fundação da ABL e que acabou sendo impedida de integrar por ser mulher numa instituição que, em seus primeiros oitenta anos, apenas permitiu a presença de homens. Idealizada pelo organizador da coletânea, Romeu Martins, colocá-la aqui foi uma maneira de reparar a injustiça histórica, de dar voz às mulheres.

O livro conta com diversos temas, contos que evocam o sobrenatural, há descrição de atos de psicopatas, sadismo, vícios, monstros e tantas outras coisas relacionadas ao terror, horror e à fantasia. Antes de cada texto, sabemos um pouco sobre o escritor através de uma pequena biografia.

É impossível falar de todas as obras, assim como seria injusto escolher alguma em especial, sendo que gostei de várias. Li os textos da Júlia com uma atenção especial, um carinho maior e uma dor no peito por saber que ela ajudou na criação e não teve um assento na Academia apenas pelo fato de ser mulher, como mencionei. Saber disso trouxe um sentimento de raiva, pois escritores tão inteligentes e talentosos tinham uma visão tão conservadora.

Quando recebi este livro da Darkside resolvi que leria aos poucos, pois queria degustar cada poesia, cada conto com gosto, sem ter a urgência de devorar todos. E acredito que foi a melhor coisa que fiz. Postei vários trechos no Instagram divulgando essa obra grandiosa, mostrando que a nossa literatura não pode morrer e que essa obra é digna de leitura, sem dúvidas.

Sobre a edição:
Essa antologia faz parte da coleção Medo Clássico da editora Darkside. Um projeto visual que conta com ilustrações de Lula Palomanes. A capa possui relevos, muito brilho e jogo de luz. É composto por um marcador em fita com duas cores, verde e amarelo, fazendo referência à bandeira do Brasil ― que não poderia deixar de ter. Aliás, a capa é toda em verde (tonalidade teal) e tons em dourado. Os cortes possuem o mesmo seguimento, são dourados e brilham, principalmente quando movimentamos o livro e fica lindo demais quando exposto à luz do sol.

Quando andava com ele as pessoas sempre pediam para ver ou ficavam perguntando do que se tratava e se eu estava gostando. Só a edição já chamava a atenção ao redor, seu conteúdo, então, nem precisa enfatizar. É uma obra necessária aos amantes da nossa literatura.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2020/03/resenha-medo-imortal.html
Angela Cunha 04/04/2020minha estante
Falar o que das edições da DarkSide?? Impossível não ficar babando literalmente em todas elas né? Ainda não li este livro, mas ele está ali,na listinha infinita de desejados.
Por ser contos, por ser terror, por ser tudo e esse Machado, ah..o coração dispara!!!
Espero de coração, ter a obra o quanto antes!
Beijo

Luh 05/05/2020minha estante
Legal da parte de Romeu Martins dar voz a Júlia Lopes que tanto ajudou e não pode ter uma cadeira na ABL por ser mulher.
Gostei antes de cada conto falar um pouco sobre o autor que escreveu.
Essa edição está lindíssima!
Beijos

Amanda 26/06/2020minha estante
Linda capa. Que livro com tantos autores importantes, ainda mais nacionais! Falando em importância, muito bom que a editora colocou contos da Júlia também! Inadmissível que coisas como aquela aconteçam hoje em dia.

Michelle 19/07/2020minha estante
Que edição linda!!!! A DarkSide como sempre arrasando
Desde a época da escola tenho um carinho por Machado de Assis

Tassiaperesf 21/02/2020

Linguagem extremamente cansativa, rebuscada demais. Confesso que me decepcionei, esperava contos mais assustadores. Mas em geral foi ótimo conhecer o lado obscuro dos autores que escreveram os livros que mandavam ler na escola.
Lydia.Fernnanda 10/04/2020minha estante
Pensei o mesmo.

Tassiaperesf 11/04/2020minha estante
Eu entendi o porquê de ter tanta dificuldade em literatura na escola depois desse livro ?

Lydia.Fernnanda 11/04/2020minha estante
Kkk noite na taverna pra mim foi o mais carregado na linguagem. A história é ótima mas nossa senhora o.autor faz mil reflexões antes de chegar ao ponto ...

Tassiaperesf 11/04/2020minha estante
Simmm, quando chega no fim do parágrafo eu nem lembro mais do que ele tava falando no começo ?

Marcus 16/02/2020

Quando o gótico encontro o foclore
O encontro entre o gótico, o folclore e a cultura popular do Brasil na segunda metade do século 19 na visão de 12 escritores da primeira geração da Academia Brasileira de Letras. Tão talentosos quanto conservadores: barraram a entrada de Júlia Lopes de Almeida, cujo lugar foi garantido nessa coletânea por iniciativa de seu organizador, Romeu Martins.

Jornalista e escritor catarinense, Romeu propôs essa obra à editora DarkSide, e promoveu um verdadeiro resgate de contos e poemas esquecidos ou muito pouco conhecidos. Boa parte das narrativas vale mais pela curiosidade literária, outros resvalam pela pieguice, e alguns são confusos. Mas há muitos achados. É muito curioso o resultado da influência da literatura de fantasia e terror da Europa e Estados Unidos sobre contos e lendas do sertão brasileiro, onde se passam vários dos relatos.

Há de tudo: médicos que enlouquecem, sadismo, pedofilia, paixões trágicas, vício em drogas, relatos de desigualdade social tratados como histórias de horror - o que de fato são. Uma sugestão de vampirismo e outra de ficção científica completam o cardápio. Os relatos em que o sobrenatural se manifesta têm um saboroso viés de cultura cabocla.

Cada escritor é precedido de uma breve biografia e citações de trabalhos acadêmicos que contextualizam as obras e suas influências do exterior. E há relatos criativos que mais tarde seriam vistos em obras estrangeiras.

Machado de Assis abre a obra com quatro contos, mas senti falta da crônica "O autor de si mesmo", em que o escritor trata de um caso criminal envolvendo uma criança. Lamentavelmente, o horror muita vezes é real.

"Medo imortal" é um achado que merece ser lido tanto por quem gosta desse gênero literário como por admiradores da literatura brasileira. No mínimo, como desagravo a Júlia Lopes de Almeida. Autora, aliás, de alguns dos melhores contos dessa coletânea.

site: https://blogbeatnik.blogspot.com

David 10/02/2020

Não é só realismo no Brasil!
Foram quase três meses lendo esse livro.
Li bem devagar, descobrindo novas facetas de autores conhecidos e até novos autores esquecidos na história literária brasileira.

A idéia da Darkside de fazer essa antologia foi genial! A apresentação é linda e os contos apaixonantes!

Literatura de qualidade que vai contra o pensamento de que o Brasil nunca foi cenário de escrita especulativa ou de terror. Ora! Se meus familiares do interior contavam várias histórias de assombrações e assuntos macabros, por que uma fatia de nossa literatura não se dedicaria a tais temas?

Não poderia recomendar mais o livro! Além de lindo, o conteúdo e a proposta se destacam! (Isso porque nem falei da justiça histórica de colocarem 6 contos de Júlia Lopes de Almeida, que foi totalmente injustuçada na criação da ABL!)
Vitor 06/08/2020minha estante
Concordo com tudo que você disse! Já estou no terceiro mês lendo esse livro e ainda não terminei, porque quero aproveitar bem os contos! Não fazia ideia de que existia terror na nossa literatura. Terminei hoje de ler o conto Assombração, e os autores que mais me agradaram até agora foram: Machado de Assis (os contos dele foram os meus favoritos), Álvares de Azevedo (Noite na Taverna é genial, gostei tanto que fui buscar as outras obras do autor), Bernardo Guimarães, Aluísio Azevedo e Inglês de Souza. Só faltam três autores para terminar a antologia, já estou sentindo saudade.

Tamires.Isis 08/02/2020

Literatura brasileira
Muito bom esse livro. Cheio de contos dos autores brasileiros consagrados e pertencentes a ABL. Alguns contos são perturbadores, outros são só interessantes. Vale a leitura, super indico. Porém acredito que seja um leitura que exija mais atenção.