Medo Imortal

Medo Imortal Machado de Assis...

Resenhas - Medo Imortal

Nathi 07/09/2020

O melhor do terror da Literatura Brasileira
Obra impecável! A Darkside não decepcionou em nada, pois desde a seleção dos contos até a edição foram perfeitos.

Sem contar a grande valorização da nossa literatura nacional, pois, infelizmente, muitos leitores possuem aquele preconceito de que os nossos autores são chatos e difíceis de se ler. O que, na minha opinião, é culpa do nosso sistema educacional, que não sabe como trabalhar obras mais "densas" com os alunos.

Enfim, merece todas as estrelas, pois cumpriu o que prometeu com maestria. Oferecendo desde contos de horror no campo psicológico, até o terror sanguinário digno de filmes e adaptações!

Helena 03/09/2020

Obras-primas do gótico e do terror brasileiro
Por que duvidar que os gêneros de horror e gótico nacionais nunca existiram e somente valorizar os produtos de entretenimento do exterior? Sendo que o Brasil é formado por um povo naturalmente criativo, com bagagem cultural de diversas histórias de assombrações e seres fantásticos. Essa caprichosa coletânea de contos permite uma quebra de preconceito para todos aqueles que acham que literatura clássica brasileira (sim, alguns nomes são autores que estudamos na escola!) não consegue nos divertir com contos de terror (sobrenatural ou psicológico) de qualidade! Os contos são obras de consagrados escritores da Academia Brasileiro de Letras. Há histórias urbanas, bizarras e inquietantes ambientadas em grandes capitais, tais como Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Mas há também aqueles de ambientação regionalista, nos sertões de Goiás e Minas Gerais, interiores brasileiros: lendas populares e fábulas assombradas narradas por sertanejos. São vários bons autores trazidos pelo livro! Aqui destaco:

- Ilustre Machado de Assis. Ler e interpretar seus contos sem uma ?ajudinha? extra, por causa da linguagem, se fez como um desafio para mim. Difícil sim, mas muito prazeroso quando se entende o que ele escreveu, o que quis denunciar e revelar de nossa sociedade. Mais uma vez, o gênero do terror como um retrato cruel do que há de pior em nossa sociedade - indo além do sobrenatural. O macabro vem dos terrores da escravidão, dos vícios, do sadismo, entre outros exemplos.

- Júlia Lopes de Almeida virou minha queridinha. Ela traz o protagonismo feminino em seus contos imersivos e ricos em detalhes, alguns de natureza sinestésica. São ?terrores femininos? com dinâmica envolvente, capazes de te fazer sentir os medos e dores daquelas mulheres: exigências sociais descabidas, abusos, relacionamentos tóxicos, maternidade doentia, etc.

- Álvares de Azevedo, considerado o expoente do gótico brasileiro, com seu mórbido ?Noite na Taverna?. Além de narrar aventuras de amor e morte (mortes romantizadas dignas de um bom gótico!), há referências a suicídio, homicídio, necrofilia, canibalismo, infanticídio, incesto, aborto, e mais! Tudo isso escrito daquela forma exagerada e rebuscada típica da escola do Romantismo. Mas eu adoro haha. Álvares trata de temas considerados imorais, transgressores e monstruosos da sociedade... se ainda hoje seria uma narrativa chocante, imagine como deve ter sido em 1855!

- Novos escritores que desconhecia. Coelho Neto, João do Rio e Humberto de Campos foram deliciosas e maravilhosas surpresas!
Marina 03/09/2020minha estante
nossa, depois dessa resenha, preciso desse livro hahaha

Helena 03/09/2020minha estante
Marina, individualmente os contos desse livro podem ser encontrados facilmente na internet, já em domínio público... Mas assim, o gosto de uma edição da Darkside é enorme né hahaha cada escritor tem seu tópico de introdução, explicando a contribuição pro gênero. Isso é um diferencial tbm! Hahaha

Marina 03/09/2020minha estante
Sim, é o tipo de livro que dá vontade de ter, mesmo sabendo que posso encontrar todos os contos. Vou colocar na lista de compras futuras haha

Suh Oliveira 26/08/2020

Livro maravilhoso. A Dark Side sempre arrasa! O livro é lindo, bem feito...

A escolha dos autores foi ótima, não tenho nenhum retoque a fazer, as histórias e contos também foram muito bem escolhidas. O livro prende a atenção desde a introdução.

Simplesmente maravilhoso!

Um livro para ser saboreado .

Bel 25/08/2020

Eu amei demais esse livro, foi uma jornada com altos e baixos (tinha contos que eu não entendia de primeira pela linguagem ou não achei tão legal assim), mas mesmo assim cada conto tem sua beleza e os poemas são lindíssimos ressaltando o "se eu morresse amanhã" de Alvares de Azevedo, "a cruz" de Fagundes Varela e principalmente "Morto- vivo" de Afonso Celso.Os melhores contos para mim foi:
Machado de Assim ( a escrita dele é envolvente e provoca várias reflexões mas os que eu mais amei foi "o esqueleto" e "pai contra mãe", o que foi este conto??

Noite na taverna é um dos meus favoritos da vida, a escrita é belíssima e gosto muito da obra não conter moral alguma sempre com a ideia de chocar o leitor.

demônios de Aluísio Azevedo, este conto me deixou fascinada, chocada e sem entender o que estava acontecendo kjkjkjjk mas foi muito interessante e algo muito diferente

Inglês de souza "Acauã ", este conto me deixou muito curiosa também

Humberto Campos foi incrível em seus contos, todos eles foram surpreendentes mas o primeiro ( que não lembro o nome) me ganhou por sua metáfora

A dança dos ossos de Bernardo Guimalhães me fez rir pela doçura e aconchego do conto, além disso a escrita foi tão natural que consegui ver nitidamente esses ossos se movimentando...

O que falar da Julia Lopes? ela é maravilhosa e gostei mais de seus contos que fala da realidade da mulher, eles são mais cruéis e pesados por contarem a realidade, destes gostei mais de "as rosas" que me pegou desprevenida e também "o caso de ruth" que achei muito verdadeiro

E por último João do Rio que é incrível, seus contos são muito mais fáceis de ler e o primeiro conto (não lembro o nome) me deixou muito agoniada e aflita mas com os oslhos esbugalhados pra acompanhar a história, também gostei de "a peste" que tem tanto haver com nossa atual realidade de uma forma que eu não esperava

Foi uma experiência maravilhosa e pra quem quer ler recomendo que leia com muita calma, aprecie a escrita e não evite reler se não entendeu, existem muitas palavras que não usamos mais, o que faz a linguagem mais difícil mais não menos bela e encantadora.

Thais.Classe 19/08/2020

Obra de peso!
Este livro não é só lindo, ele também traz contos de terror de vários dos maiores nomes da nossa literatura. Terror sempre é meio que deixado de lado, escondido... Como se houvesse uma vergonha intrínseca sobre o gênero. Foi incrível conhecer o lado B desses autores renomados e obras incríveis que merecem sim reconhecimento. Além dos contos em si, o livro trouxe uma apresentação sobre cada um dos imortais e abortou parte de pesquisas de doutorados realizadas em cima desses contos, não é brincadeira não! Gostei muito e até tive dificuldade com o português arcaico que encontrei em alguns deles kkkk não tenho vergonha de assumir. Vale muito a leitura sim e é um dos livros mais bonitos da minha estante já que a Darkside não brinca em serviço e cria obras impecáveis.

Rosana Paula 16/08/2020

Uma coletânea excelente. Para nunca esquecer de literatura de época. Poder mergulhar no cotidiano literário de cada autor e assim relembrar seus estilos. Românticos, realistas, nacionalistas,góticos.... Meus preferidos? Machado de Assis,João do Rio e a sensacional Júlia Lopes de Almeida. Super recomendo

Elo 08/08/2020

Comprei pra conhecer mais autores nacionais e fiquei muito satisfeita. Conheci autores que estão sendo esquecidos, como Coelho Neto e Humberto de Campos. Recomendo muito a edição, tem uma ótima curadoria dos contos, mesmo que eu não tenha gostado de alguns outros, como o Noite na Taverna.
Demorei alguns meses pra terminar por ser conto e ter um pouco de dificuldade em manter disciplina pra sentar e ler os contos.

sohisolo 07/08/2020

O macabro tupiniquim
Apesar de Lovecraft e Poe serem sempre lembrados como os pioneiros no gênero do terror, "Medo Imortal" mostra a riqueza da literatura brasileira, sendo de grande valia e uma porta de entrada para quem se interessa pelo gênero.

Vale destacar, além da contribuição machadiana, obviamente, as grandes obras de nomes como Álvares de Azevedo, Medeiros e Albuquerque, João do Rio e Julia Lopes de Almeida. O que há de macabro nos contos se mistura com o cotidiano, o sobrenatural, e com o ceticismo da ciência. E ainda que cada autor tenha seu estilo de escrita e recursos diferentes, o alto nível de cada conto não oscila em nenhum momento.

Carol 06/08/2020

Interessante
Porém chatas as narrativas. Bem cansativas e previsíveis. Não chamaria Machado de Assis de mestre do terror.

Ana M 02/08/2020

Sem palavras, ótima compilação de contos e de autores. Claramente alguns são mais assustadores do que outros: cada um vai ter seus preferidos. Achei muito bacana a ideia de unir estes imortais sob um único tema. Alguns deles eram desconhecidos para mim, como é o caso da Julia, do João do Rio, do Humberto.. muitos destes escritores praticamente não são mencionados mais hoje em dia. Foi muito bom poder conhecê-los, pois depois de ler saí procurando mais contos dos autores que mais gostei, e o melhor é que já estão em domínio publico, portanto dá pra baixar gratuitamente. A edição em si também está linda, neste quesito é dificil a Editora DarkSide errar. Leitura super recomendada e vale a pena ter na estante!

Manu 29/07/2020

O intuito de reunir contos de autores brasileiros que escreveram sobre terror e ficção é bastante valoroso para a cultura brasileira, visto que muitos desses escritos são bem pouco conhecidos do público leitor brasileiro.
E o que achei mais bacana foi a inclusão da Júlia Lopes de Almeida, escritora injustamente vetada de ser membro da ABL, na época da sua fundação, pelo simples fato de ser mulher, visto que a instituição adotara o modelo francês que só admitia membros homens. A sua contribuição para a literatura de horror brasileira é tão importante como dos outros imortais do sexo masculino.

Dii Meneghesso 22/07/2020

Literatura Fantástica Brasileira de Mentes Populares
Livro fantástico com obras dos nossos imortais da ABL (Academia Brasileira de Letras).
Além de contos devidamente selecionados dos autores, também é contado a história de cada um antes dos seus contos e suas influências e inspirações.
Ótimo para conhecer um pouco da nossa literatura e escritores... Linguagens, costumes e características da época!
Apesar do título "Medo Imortal" não senti medo algum lendo suas obras, mas possui em muitas delas um aspecto sombrio, angustiante, de teor folclórico popular que nos remete às histórias contadas pelo boca à boca passado de geração em geração.

FHammerschmidt 19/07/2020

Um pequeno tesouro nacional, isso resume bem esse livro.
Esse compilado de contos muitas vezes esquecidos de grandes escritores brasileiros e pioneiros por aqui deveria ser leitura obrigatória nas escolas, junto com seus muitoa romances.
Apesar de serem contos sobrenaturais que não causam muito medo é muito interessante ler algo diferente do esperado desses escritores tão renomados. A pequena introdução de cada um antes dos contos esta sensacional e a edição da darkiside dispensa apresentações.
Particularmente eu não gostei de todos os contos, apesar de reconhecer seus meritos (desculpa Álvares de Azevedo). Mas gostaria de destacar DEMÔNIOS - Aluísio de Azevedo, DENTRO DA NOITE - João do Rio e por último e mais importante, JULIA LOPES DE ALMEIDA e todos seus contos. Não tenho nem palavras para dizer o quanto gostei de toda a sessão da Julia e do quanto seus contos são primorosos na minha opinião, a retratação feita pela darkiside com certeza me deu um quentinho no coração e me fez conhecer essa mulher incrível, só tenho a agradecer.

Clarissa.Fernandes 19/07/2020

Um tesouro!
Não só uma coletânea de contos, este livro nos apresenta uma pequena biografia, destes escritores imortais, enriquecendo a nossa leitura! Além disso, essa edição é uma obra prima da Darkside, que de tão linda, não irá me deixar emprestá-la a ninguém.