Desigualdade

Desigualdade Eduardo Moreira

Resenhas - Desigualdade & caminhos para uma sociedade mais justa

1 | 2 | 3 | 4

rfalessandra 17/08/2023

O autor consegue, com uma linguagem acessível, explicar conceitos de economia.
É interessante os exemplos simplificados para definir o que é a geração de riqueza e a distinção entre riqueza e dinheiro.
Entendi que a desigualdade a que ele se refere engloba todo o mecanismo financeiro econômico social por traz da palavra.
Ao final, faz prognóstico infelizmente cada vez mais visível, a perda da barganha nas relações capital-trabalho para a automação de atividades, o que acaba por precarização os esforços individuais. Também apontando a estruturação do sistema tributário e a sua taxação, que tem como consequência a perpetuação da desigualdade no mundo inteiro.

Gabriel A. 17/09/2021

Uma leitura muito objetiva
Neste livro pequeno e com uma leitura acessível, Eduardo Moreira dá uma pincelada sobre os principais fatores que causam a desigualdade no Brasil, e também apresenta algumas soluções que possam ajudar a combater tal problema. Não espere um conteúdo aprofundado, pois penso que o objetivo do livro é ser uma leitura introdutória, mas muito necessária, para quem deseja compreender um pouco dos problemas sociais crônicos do país.

Lista de Livros 17/10/2022

Lista de Livros: Desigualdade & caminhos para uma sociedade mais justa, de Eduardo Moreira
Parte I:

“Tenho comparado, em minhas aulas e palestras, a economia dos países e regiões do mundo a pequenos parques de areia onde brincam crianças. Explico que a riqueza de um país é como a areia do parque. Digo também que, para se construírem montes de areia, inevitavelmente existirão buracos em algum lugar. Mostro, então, que nos países mais desenvolvidos do mundo, onde a qualidade de vida é tida como melhor, os montes não são tão altos e os buracos não são tão fundos, um reflexo de mecanismos que servem para “derrubar” areia dos montes mais altos de volta para o playground e permitir que os buracos nunca fiquem muito grandes, e todos sigam brincando.

É assim que as coisas funcionam, por exemplo, nos países nórdicos, onde o 1% mais rico da população não acumula mais do que 10% da renda do país e são poucos, estatisticamente, os indivíduos ultrarricos, como aqueles que figuram nas listas das pessoas com maior patrimônio do mundo.

Fica claro também, pela análise das estatísticas disponíveis relativas ao sucesso dos países em oferecer qualidade de vida a seus habitantes, que “derrubar montes” é um dos mecanismos mais eficazes para se fazer com que os playgrounds que existem funcionem da melhor e mais justa maneira possível.

No entanto, a maioria dos países capitalistas alega que o melhor mecanismo é outro: o de se jogar mais areia no parque, para que essa areia nova possa tapar os buracos sem que os montes tenham que, necessariamente, ser destruídos. Isto acontece, naturalmente, por um poder político concentrado nas mãos dos detentores (ou representantes deles) dos “montes de areia” nesses países.

Estimativas, porém, mostram que, se dependêssemos somente da areia que é jogada no parque para tapar os buracos, o mundo precisaria crescer 175 vezes sua economia (+17.500%), com a atual taxa de distribuição de renda, para fazer com que todo habitante do planeta conseguisse viver com uma renda superior a 5 dólares por dia (Oxfam Brasil, 2018). Um crescimento impensável, dada a escassez de recursos naturais no planeta e a inexistência de mão de obra para suportar tal crescimento.”
Mais do blog Lista de Livros em:

XXXXXXXXXXXXXXXX

Parte II:

“Sociedades de consumo exigem uma grande geração de riqueza porque são grandes consumidoras de riqueza. Quando são ao mesmo tempo sociedades de consumo e comunidades com grande concentração dos meios de produção, essa necessidade de geração de riqueza é propositalmente impulsionada pelos donos dos meios de produção e das terras. E a equação quase sempre acaba como nos exemplos que demos ao longo deste livro, com poucos indivíduos muito ricos, muitos indivíduos muito pobres, um poder público com pouquíssimo poder de decisão e de redistribuição de riqueza, ocupado por representantes dos ricos. E com o meio de onde se tira a riqueza (a natureza) rapidamente degradado. Podemos agora adicionar a este cenário os intermediadores de riquezas, ou banqueiros, que, ao se beneficiarem da dinâmica das sociedades de consumo, acumulam também enormes quantidades de dinheiro, riqueza e poder.

A compreensão desses processos e da diferença entre dinheiro e riqueza são de fundamental importância para que uma comunidade possa focar seus esforços na geração de riqueza, e não nos processos envolvendo o dinheiro em si. A riqueza sem dinheiro já mostrou que é capaz de manter uma comunidade viva e forte. O dinheiro sem riqueza, ao contrário, não tem valor algum.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2022/09/desigualdade-caminhos-para-uma_9.html

Pedro Moura 08/08/2020

Indispensável.
Esse é um livro que deveria ser lido por todos que desejam compreender melhor esse grande problema, que assola a grande maioria das sociedades Mundo afora.
Nele o Eduardo Moreira consegue explicar a desigualdade de uma maneira bem didática, fazendo com que qualquer pessoa consiga compreendê-lo.
Considero um livro muito recomendado para os que ainda não possuí conhecimento algum sobre o tema, devido a forma simples que é feita a explicação, porém isso não quer dizer que o livro não sirva também aos que ja possui conhecimentos sobre, a esses o livro também terá muito a acrescentar.

Laurex 18/09/2022

Necessário
Assim como os outros dois livros da série, essa leitura é muito necessária para nós brasileiros. Muito fácil e esclarecedor!!!

Carolina Corrêa 21/01/2021

Desserviço
O livro começa com o autor se vangloriando de seus feitos intelectuais.

Apresenta conceitos bem didáticos de economia, que seriam úteis para quem nunca leu a respeito, somente.

Passada a fase inicial, o autor dá início a uma lavagem cerebral no leitor, com argumentos absolutamente reducionistas. Atribui todos as dificuldades de um país em desenvolvimento tão somente à distribuição de renda e não faz questão de lembrar de nenhum outro problema.

Tenta impor ao leitor sua ideologia, a partir de dados citados sem fonte e, os gráficos que apresenta, pouco se aplicam às suas afirmações, com referências de fonte incompletas - o que, para qualquer frequentador de ambiente acadêmico, grita aos olhos.

Livro direcionando a quem gosta de repetir o que outra pessoa fala, e não a quem busca formular opinião própria.

O autor tem opiniões radicais, simplistas e reducionistas. Um perigo para alienados, desinformados e acomodados que se contentam com opiniões que lhes convêm.
A afetação é disfarçada por um título falsamente altruísta e comercialmente apelativo.

Felizmente, o livro é minúsculo e não me tomou muito tempo útil de vida.
Ally 21/01/2021minha estante
Que resenha porreta! Como falam os nordestinos. ????

Carolina Corrêa 21/01/2021minha estante
Hahahahaha obrigada, Ally! A mineira aqui fica lisonjeada! ??

Ally 21/01/2021minha estante
Amei mesmo! Muito bem escrita. Tá demais! ?? De carioca filha de nordestinos para mineira! ???

Paulo Victor 03/04/2020

Necessário
Livro muito bem explicado através de analogias e muito bem fundamentado nas principais questões que originam a desigualdade nos países capitalistas. Não passando pano também aos países socialistas e comunistas, apesar de não aprofundar nesses sistemas econômicos. Leitura rápida, porém serve para despertar o interesse sobre o assunto e como boa base.

Alysson 31/10/2020

É o primeiro livro do Eduardo Moreira que leio e estou encantado com a simplicidade que ele fala de economia, mesmo que você seja um leigo neste assunto compreenderá tranquilamente as analogias utilizadas no texto e verá de que forma a desigualdade perpassa a educação, a saúde, a infraestrutura...

Enio Myrddin 27/12/2020

Quero comprar um caminhão de livros desse e distribuir na rua e nas escolas.

Felipe.Camargo 21/01/2022

Economia de uma forma bem didática
Na presente obra, o economista Eduardo Moreira explora os males que a desigualdade provoca nas sociedades contemporâneas, defendendo a tese rousseauniana de que todos os males sociais surgem a partir das assimetrias entre as classes sociais.

O livro não traz nenhuma grande novidade, mas vale a pena pela forma didática que o autor expõe conceitos complexos da economia. Outro ponto interessante, são as vivências que o autor teve junto aos acampamentos do MST.

Assim como em outros livros do Eduardo, a autopromoção dele me irrita um pouco, mas no decorrer da leitura, a escrita e a emergência da temática compensam.

Rafael 30/11/2021

Simplificação de um debate necessário
Esse livro propõe, através de uma linguagem bastante acessível e de simplificações da realidade, debater a questão da desigualdade social, suas possíveis causas e propor alguns caminhos para enfrentá-la. O trabalho do Eduardo Moreira é impecável no sentido de criar uma consciência nos leitores de como a riqueza é mal distribuída, como isso afeta a maior parte da população e como há um esforço político grande para que o cenário não seja alterado. Certamente, trabalhar o tema economia para um público menos acostumado a linguagem especializada é um dos trunfos dessa obra. Entretanto, se for esperada uma formalidade acadêmica, possivelmente sairemos consideravelmente frustrados com essa leitura. Prefiro entender o livro - Desigualdades & caminhos para uma sociedade mais justa - como um texto imensamente necessário, para informar um público com menor nível de instrução, principalmente em tempos de "fake news" e desinformação intencional. Acredito que o propósito do autor é a conscientização de classe. Além disso, é proposto o debate de temas importantes que contribuem com a construção de um país mais justo e igual em oportunidades, e estimula um pensamento crítico na grande massa. A leitura acabou superando minhas expectativas iniciais, apesar de entender que o livro poderia ser melhor amarrado a um número maior de fontes relevantes.

Gabriel Dias - @Done.em 05/04/2020

Desigualdade de Eduardo Moreira
Desigualdade de Eduardo Moreira (@eduardomoreirareal) recebi pelo @clubedavinci_clubedolivro
Uma surpresa e tanto que o aprendi e refleti, sobre diversos aspectos, incluído na minha profissão, Arquitetura que de certo modo, sempre precisamos projetar para a sociedade e pensar em um contexto/panorama geral.
⠀⠀⠀⠀
O livro tem como objetivo mostrar aspectos que justificam e exemplificam que a maior doença mundial seria a desigualdade, utilizando do conceito de riqueza Eduardo Moreira nos apresenta como a sociedade é equivocada a atribuir que o bem mais poderoso é monetário, quando na realidade seria a riqueza, o dinheiro é o meio por onde, e a riqueza o bem em sí.
⠀⠀⠀⠀
Riqueza essa que seria os bens e serviços, matéria prima e principalmente a especialização do serviço que torna nossa rede de influências mais conectada e poderosa, esse aspecto que atribuiria valor, partindo também da ideia que a manutenção e organização desses bens devem ser realizadas pelo grupo, onde cada individuo deve sim fazer sua contribuição para fortalecer a rede, o investimento e a riqueza prosperem.
⠀⠀⠀⠀
Uma linguagem leve, super explicativa onde o autor transcreve um exemplo do inicio ao fim, e a cada etapa este exemplo vai evoluindo, acho que este é o ponto mais forte da leitura, ele oportuniza entendimento para especialistas quanto para leigos, e como o autor afirma é uma aula básica de “economia” a qual todos deveriam ter – e eu concordo - .
⠀⠀⠀⠀
A importância e relevância desse livro pros dias atuais refletem principalmente em “quem são as pessoas mais “oportunizadas” no meio de crises”, por tal, achei importante trazer a vocês este livro como indicação, onde podemos ver que na situação de crise atual da sociedade mundial atual, temos pessoas com muito e outras com pouco, vale refletir.
⠀⠀⠀⠀
“Para atingirmos tal objetivo é essencial que todos pensem no coletivo, pois o crescimento do grupo fará todos os indivíduos terem uma vida mais aprazível, menos custosa”.

site: https://www.instagram.com/p/B-k6R6LjlOt/

Luiz.Antonio 21/06/2020

Um alerta
É preciso que se diga, antes de qualquer coisa, que o mais importante neste livro (na minha opinião) é o seu caráter de explicação didática da desigualdade em nossa sociedade.
Lembrou-me de uma série que se chamava "o que é".

O livro, embora um tanto resumido, é bem interessante para acender o desejo de entender o processo de formação de riqueza e sua (injusta) distribuição.
A verdadeira natureza da riqueza em contra posição a do dinheiro.

Achei os assuntos, às vezes, um pouco atropelados como se fossem o próprio jeito do Eduardo Moreira falar.
Senti como se ele quisesse de falar sobre muita coisa ao mesmo tempo.

Senti, ainda, falta de indicação bibliográfica que ambasasse os conceitos abordados.

Esses pontos negativos, entretanto, não desfocam o que o livro tem de mais importante: chamar a atenção sobre um problema central nas sociedades que é a desigualdade social.

Recomendo.

Nicolle 23/11/2022

Super recomendo!
Estou me formando em economia e sempre recomendo esse livro para as pessoas, desde as leigas em economia até para os meus amigos de graduação.
É um livro simples e objetivo, cumpre com o que propõe. No início o autor deixa explícito que o objetivo é transmitir conhecimento básico sobre economia para o máximo de pessoas possível, por isso não aprofunda a leitura e utiliza termos e comparações para isso.

Giovana.Jardelino 21/07/2020

Interessante
Legal, e realmente bem didático, mas acho que simplifica DEMAIS um debate que tem muitas variáveis, então pra quem já concorda com o autor, tranquilo, mas também é fácil de discordar e apresentar pontos contrários. Acho que dava pra trazer tanta didática de maneira mais elaborada, mas não é um livro ruim.

1 | 2 | 3 | 4