Desigualdade

Desigualdade Eduardo Moreira

Resenhas - Desigualdade & caminhos para uma sociedade mais justa

1 | 2 | 3 | 4

Rafa 03/04/2024

Leitura muito rica, com o perdão do trocadilho!
Eduardo Moreira é uma referência.
Já o acompanhava desde 2018 mas ainda não havia tido o privilégio de ler um livro de sua obra.

"Desigualdade" é colocar o dedo na ferida na forma com que pensamos sobre o mundo. Ainda mais nesse nosso Brasil são desigual que conhecemos tão bem.

A desigualdade social/econômica, impedem um desenvolvimento pleno e sustentável do país como um todo.

Eduardo descreve conceitos de economia de modo muito didático e lúdico, com fácil compreensão.

A leitura é leve e ágil, mas que expõe conceitos profundos.
Leitura muito recomendada!

Elso 22/03/2024

Didático e sem "academicismo"
Eduardo Moreira consegue explicar conceitos básicos de economia de maneira simples de entender. Além disso, traz dados estatísticos e soluções e questionamentos interessantes.

bella 10/02/2024

Sem seus trabalhadores ele não é absolutamente nada.
Viciada na escrita do eduardo. sempre trazendo uma linguagem acessível, com ótimas analogias. notável (e pontuado no livro inclusive) que ele tem o embasamento na vivência pra poder exemplificar alguns conceitos. outra coisa que me chamou a atenção foi a divisão dos capítulos, achei mais bem organizada nessa obra do que na primeira que eu li.

Diego de Paula 18/01/2024

Novos Conceitos
Segundo livro de uma colação que até o momento valeu muito a pena, te abre a mente para outras visões de mundo, além de tudo ter fonte. Não existe o achismo, aconselho a leitura para quem quer sair da "caixa".

Paulo1148 15/01/2024

Se me perguntarem um livro básico de economia para uma pessoa que nada ou pouco compreende sobre, recomendaria "Desigualde".

É ótima a didática de Eduardo Moreira ao traduzir conceitos e temas econômicos de maneiras simples que todo o público possa entender.

É uma aula de economia. Mudou meu jeito de enxergar as relações econômicas no mundo.

Os principais temas explicados foram: inflação, relações cambiais, investimento, geração de riqueza, impostos, capital e trabalho, e bancos.

Além disso, analisa as consequências políticas da economia e faz uma reflexão crítica sobre socialismo e comunismo. Trata também sobre um possível futuro da humanidade caso as coisas continuem como estão: a dependência da assistência social. E faz propostas para que possamos ter um mundo melhor.

Frases que resumem um pouco da essência do livro:

"Se você quer saber a diferença entre dinheiro e riqueza, tranque uma pessoa dentro de um cofre com 10 milhões de dólares por uma semana e veja se ela vai se achar rica (ou saíra viva)."

"Os mais pobres pagam seus próprios impostos diretamente e o dos mais ricos indiretamente, pois a riqueza utilizada para pagá-los é também fruto de seu trabalho."

Douglas Ferrari 01/01/2024

Ótimo livro e com analogias bem fáceis para entender como a desigualdade está evidente no mundo, vale muito a leitura.

Cartola de Bigode 16/10/2023

Bem explicado
Uma ótima introdução ao tema, com uma linguagem simples e bem explicada. A forma que explica o surgimento da desigualdade de forma geral é muito boa e deixa bastante claro algumas questões em volta desse tema.
Como o livro é curtinho senti que faltou um aprofundamento maior na parte do "caminhos para uma sociedade mais justa", mas não deixa de ser um bom livro pra entender melhor como a desigualdade funciona.

William 02/09/2023

Recomendado a todos que lutam por um mundo mais justo e humano.
Eduardo Moreira consegue nesse livro escrever de forma muito simples, porém com muita didática como os donos do poder provocam a desigualdade pelo mundo afora. Ao longo da leitura me levou a várias reflexões como a elite é cruel e como as pessoas mais humildes são manipuladas e exploradas. Mas Moreira mostra que há esperança de uma sociedade justa, contudo, temos de ter a certeza de que nosso futuro depende da nossa compreensão como a desigualdade funciona. É um livro que recomendo a todos que lutam por um mundo mais justo e humano.

rfalessandra 17/08/2023

O autor consegue, com uma linguagem acessível, explicar conceitos de economia.
É interessante os exemplos simplificados para definir o que é a geração de riqueza e a distinção entre riqueza e dinheiro.
Entendi que a desigualdade a que ele se refere engloba todo o mecanismo financeiro econômico social por traz da palavra.
Ao final, faz prognóstico infelizmente cada vez mais visível, a perda da barganha nas relações capital-trabalho para a automação de atividades, o que acaba por precarização os esforços individuais. Também apontando a estruturação do sistema tributário e a sua taxação, que tem como consequência a perpetuação da desigualdade no mundo inteiro.

Laís 26/05/2023

Direto e para leigos
Eduardo traz com palavras de fácil entendimento e exemplos as causas da desigualdade. Além de trazer os fatos históricos que nos levaram até onde estamos. Leitura fácil, rápida e enriquecedora

skuser02844 18/05/2023

Abrindo sua visão sobre o mundo
Eduardo vem com palavras certeiras e objetivas afim de te trazer para um realidade sem igual. Olhando com olhos atentos para a realidade atual, este livro vem com o ideal de abrir os olhos sobre pontos da política pública e privada.

brearantes 28/11/2022

Resenha "Desigualdade"
A melhor leitura do conjunto, ouso afirmar. Impactante, mas nada que já não nos seja conhecido. Expõe nossa sociedade e aponta o quão asquerosa a mesma é.

Eu, como amante de críticas provocativas, não poderia dar menos que quatro estrelas para a obra.

Nicolle 23/11/2022

Super recomendo!
Estou me formando em economia e sempre recomendo esse livro para as pessoas, desde as leigas em economia até para os meus amigos de graduação.
É um livro simples e objetivo, cumpre com o que propõe. No início o autor deixa explícito que o objetivo é transmitir conhecimento básico sobre economia para o máximo de pessoas possível, por isso não aprofunda a leitura e utiliza termos e comparações para isso.

Matheus 18/10/2022

Criando uma sociedade mais justa?
Eduardo Marinho explica de uma forma dinâmica como funciona a distribuição das riquezas e os meios de produção, desde sua origem mais justa até sua total desigualdade nos dias de hj!

1 | 2 | 3 | 4