Como aprendi a pensar

Como aprendi a pensar Luiz Felipe Pondé

Resenhas - Como aprendi a pensar

Lindenberg 03/12/2021

Cansativo?
Luiz Felipe Pondé fala sobre os principais pensadores que moldaram os seus pensamentos e é só isso, poucas páginas são interessantes, de resto é uma conversa rasa sobre os pensadores preferidos do autor. ?
Vivi 03/12/2021minha estante
Eu desisti desse. Achei chato.

Pan 21/02/2020

Um livro ok
Talvez este seja o melhor livro que já li do Pondé, não que ele seja de fato tão bom assim, mas sim por conta dele entregar o que propõe e, diferente dos demais livro do autor que já li, não trazer aquilo que só posso descrever como babaquice. O livro não é nada profundo e nem pretende, mas como os outros livros do autor, traz várias questões para reflexão, a diferença aqui é que você não precisa filtrar tanto para achar algo de valioso.

Mr. Jonas 27/03/2020

Pondé e seus mestres
Filósofo por excelência, nada a ver com autoajuda ou doutrinação. Articulista e comentarista da TV Cultura e da Folha de S. Paulo, também tem um canal no Youtube com muita audiência. Ele aborda temas políticos, filosóficos e comportamentais de forma coloquial, com ironia e bom-humor. Só os “inteligentinhos” não gostam.
Em tom de bate-papo, estilo que sempre caracterizou sua escrita, o autor discorre sobre os pensadores que mais o influenciaram.
Além dos clássicos Aristóteles, Sócrates, Platão e Demócrito, o autor comenta o pensamento sofista, atribuindo a Protágoras o que considera uma das maiores frases já ditas no mundo: “O homem é a medida de todas as coisas”. Estoicos, epicuristas e céticos vêm logo em seguida na sua escala de pensadores influentes.

Pondé enaltece Sêneca e Marco Aurélio, que apontavam a efemeridade da vida: “Quanto menos nos apegarmos às coisas e às pessoas, menos sofreremos... Os estoicos são exímios críticos das mentiras do mundo em sociedade e vão fincar raízes profundas na filosofia, chegando a filósofos norte-americanos no século XIX, como Henry Thoreau e seu projeto ‘Walden’, de passar um tempo num bosque vivendo das próprias mãos”.
Aparecem no livro nomes como Edmundo Burke, Marcuze, Charles Darwin, Carlos Jung, Nietzsche, Dostoiévski, Albert Camus, Zigmunt Bauman, Tristan Garcil, Émil Cioran e Nelson Rodrigues – o “reacionário” brasileiro cuja obra tem alcançado dimensões filosóficas.

Kitasato 02/08/2020

Um resumo superficial da filosofia do Pondé
É uma introdução dos filósofos que mais mexeram com os pensamentos do autor, mas que fica jogado para quem não tem uma pequena base sobre cada autor que o livro aborda.

Luiz.Fernando 07/08/2020

A todos que estão cansados.
Para quem acha que conhece a narrativa bíblica e nem sabe da onde vem a teoria da Graça e do Livre-arbítrio. Para quem tem fé na ciência e no progresso de maneira cega... Para quem acha que o mundo se resolve com suas teorias de felicidade...

Este livro foi meu primeiro contato com o autor. Simplesmente fascinante. O livro tem uma escrita que eu consideraria simples e direta, sem trechos "impenetráveis", como se vê muito na academia.

O autor aborda de forma cronológica o pensamento dos filósofos ao longo da história. Indicaria este livro como entrada para qualquer pessoa que goste do autor ou que quer entender conceitos filosóficos com exemplos cotidianos. Desde Atenas até os dias de hoje, passando por conceitos como: o primeiro motor, a tragédia grega, sofismo, estoicos, epicuristas, inquisição, mística medieval... entre outros.

"Um cansaço diante da tentativa de ser feliz num mundo que ensina a cada momento que tudo é efêmero."

Bu 31/08/2020

Fluido...
Indico pra quem quer ler os livros dele inicie por esse, pelo fato dele mostrar o posicionamento dele dentre vários assuntos que se torna pertinente para melhor compreensão do que ele escreve, do método e também o que move suas ideias.

Jackson60 22/09/2020

Contato com novos autores e pensadores
O livro é um resumo bem, bem curto de várias escolas filosóficas. Mas, para além disso, apresenta autores que não estão sempre em voga, o que permite ampliar a roda de leitura.

Marcelo 04/10/2020

Boa Leitura!!!!
Achei uma leitura interessante. Não sou um fã do Pondé, mas procuro ler seus livros e ensaios. Sempre acrescentam algo, mesmo que discordemos dele, o que faço com mais frequência do que gostaria. E acho que está tudo bem, temos que sair de nossa bolha onde só consumimos aquilo com o que concordamos 100%. Agindo assim não existe debate, não se aprimora conhecimento e não crescemos intelectualmente.

Marcelo 10/01/2021

Bom para pegar referências!
Quem se interessa pelo pensamento do Pondé e seu estilo pode utilizar esse livro para ir direto a fonte. Ele faz uma história marginal da filosofia, seguindo os autores que ele leu e pontuando sua importância. Ótimo livro para encontrar livros.

Alice 30/01/2021

O autor nos faz um convite a pensar, trilhando nas mais variadas épocas com seus riquíssimos apontamentos acerca das diversas vertentes filosóficas!

Nat 04/02/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
Ano passado, assisti a uma série chamada Merlí e me apaixonei pelo tema filosofia, que é abordado de forma muito didática. Passei a me interessar pelo tema e ler algumas coisas a respeito. Tenho procurado leituras mais simplificadas para esse início, e então encontrei esse livro do Pondé. Ele realmente fala de forma simplificada sobre sobre vários filósofos e como eles mudaram sua visão de mundo. Gostei muito das abordagens, apesar de não concordar com todas as ideias e ter algumas restrições com a escrita (não gosto de escritores que usam muito “como eu já disse”, “como já foi explicado” etc). Contudo, o livro serviu para seu intento e meu trouxe alguma luz sobre um tema que pode ser muito complicado.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

_Du_ 20/02/2021

Contextos para cosmovisão
Ao descrever como chegou as conclusões e ideias que sustenta. De sua visão de homem, ética, Deus, destino último, Pondé nós fornece dados e conceitos que ampliam nossa própria visão de mundo e vida. Uma leitura muito útil.

Samara 28/02/2021

Abaixo da expectativa
Embora em algumas passagens realmente tenha conseguido explorar muito alguns pensamentos sobre a representação do eu, achei a leitura maçante e o autor muito pedante. Se conseguir passar por isso, a leitura vale a pena, mas é devagar e em muitos momentos tediosa.

Nany.Barth 01/03/2021

Quanto mais sei, mais sei que nada sei.
? Como aprendi a pensar - Os filósofos que me formaram (Luiz Felipe Pondé)
Um jeito diferente de trazer a filosofia desde a antiguidade até os dias atuais. Pondé tem uma narrativa que envolve facilmente e torna a leitura muito agradável.
Neste livro, dividido em seis capítulos, ele começa trazendo os filósofos da antiguidade que o influenciaram, passa pela filosofia cristã, idade medieval, o renascimento, iluminismo e o romantismo...estoicismo, epicurismo... até os filósofos contemporâneo.
De forma breve, Pondé consegue trazer vários pontos importantes da história da filosofia e nos faz refletir sobre cada um deles.
Um livro que serve como inspiração e referência.
Muito muito bom!!
"Quanto mais sei, mais sei que nada sei." (Pág.34)
"Ter coragem não é não ter consciência do risco, ou mesmo não ter medo (isso é a temeridade), coragem é saber do risco, é ter medo, e ainda assim resistir à atração da covardia." (Pág.39)
"A dignidade da natureza humana é, exatamente, esta: sua indefinição e sua capacidade de criar sua vida a partir dessa indefinição." (Pág.112)