O coração das coisas

O coração das coisas Leandro Karnal

Resenhas - O coração das coisas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Debs @DeboraMaryn 28/03/2024

Leitura tranquila e agradável. Vários temas e várias reflexões. Karnal um grande pensador e um querido.

Biblioteca Álvaro Guerra 27/02/2024

“Ver o todo pela parte e adensar coisas passageiras em seu sentido maior: eis minha maneira de encarar o coração de tudo.” “Entre o herói e o canalha, existe uma outra categoria, talvez a mais numerosa, o cúmplice silencioso, que nada fez para ajudar e também não tomou parte direta nas mortes. A maioria calada é sempre a face tranquila do mal em todas as épocas.” “Nunca tantos seres humanos tiveram a capacidade de ler. Nunca tantos leitores tiveram crescente dificuldade com a interpretação do lido.” “A dúvida incomoda muito...

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788552001430

Melancólico Relato 19/02/2024

Leitura fácil
O intuito do livro não é, creio eu, ser uma fonte teórica sobre algum tema em específico, mas compartilhar a visão de mundo desde a perspectiva de Karnal; é como se estivéssemos lendo fragmentos de uma futura biografia.

A mensagem principal, ao menos a que chegou à mim, é a da empatia, da tolerância, do amor ao próximo, e da procura constante pelo conhecimento.

É uma leitura rápida, já que seus capítulos são curtos e sua linguagem é de fácil compreensão, recomendo a sua leitura. Difícil é não recomendar qualquer coisa que agregue a nós.

Marcia 24/11/2023

Mais uma ótima leitura pra conta!
O livro é uma coletânea de vários artigos que o escritor publicou no jornal. São assuntos diversos e muito interessantes.
Os artigos são curtos, escrita fácil e nos faz pensar e/ou repensar em situações do cotidiano, do nosso cotidiano. Vamos encontrar artigos sobre fake news; convivência, educação... enfim assuntos variados que nos entretem.
Gostei muito e recomendo a todos. Livro para ser lido aos poucos, sem pressa.
Valeu!!

?Viver é traduzir, ressignificar, adaptar, compreender, refazer, trair, ser literal ou fugir do original em bela licença poética.?

matheustir 31/10/2023

Reflexivo
Com um olhar simples e reflexivo, o autor aborda temas cotidianos de maneira leve e descontraída. Os capítulos são crônicas, que exercitam o raciocínio do leitor e direcionam sua atenção aos detalhes da vida.

Dante51 08/07/2023

Vale a pena ser lido
Apesar de ser um livro que reúne alguns dos trabalhos de Karnal no jornal Estadão, ele reúne uma sabedoria ímpar de Karnal e dialoga com o leitor sobre diferentes temas desde os mais simples até o mais complexo de todos. Uma leitura rápida e que vale a pena ser lida

Satiro 20/02/2023

Coletânea de Karnal vol. 1 (sendo nostálgico no título)
Temos aqui uma coletânea de artigos do Karnal que nos apresenta diversos pontos do que o autor pensa acerca de muitos assuntos! A gente vai nessa narrativa falando de Deus, escola, fake news e da primor da língua portuguesa. Como o próprio título diz: é o coração das coisas... Das coisas que nos cercam e agrega algum significado individual ou coletivo para nós.
Livro bacana, porém achei muito mais como uma forma de surfar na onda do autor para ganhar money. Acho que ele tem poder de publicar coisas muito melhores e profundas, como já fez anteriormente! Sendo assim, um pouco mais seletivo.

Ana Savagnago 03/02/2023

Magnífico
Como tudo o que o Karnal produz, muito bom!!! Escrita inteligente e reflexiva. Cada texto que eu lia era o meu preferido, até ler o próximo!

Vívian 24/01/2023

Karnal né..
Maravilhosos contos reunidos de Leandro Karnal. Pequenos textos, com grandes reflexões.
Não é um livro para ler de vez. Levei mais de um ano para lê-lo por completo rs. Até mesmo porque, Karnal utiliza em seus textos palavras pouco usuais. Uma linguagem não cotidiana, que dificulta um pouco a leitura e faz pessoas com tendência perfeccionista consultarem o dicionário constantemente.
Em suas palestras, o autor não utiliza desse vocabulário. Mas em seus livros existe essa necessidade, que vejo como um pouco de vaidade. Único aspecto negativo do livro.

joanadarkcruz 03/01/2023

Crônicas que trazem a visão do prof karnal do mundo e nos presenteia com magia.
Aprendizado nas 272 páginas.

Glenda 02/11/2022

Ótimo para refletir sobre as coisas
Demorei para ler esse porque tinha o costume de ler ele aos poucos e antes de dormir. Karnal pontua os assuntos de forma tão clara, muito bom saber o ponto de vista dele sobre as coisas.
Enfim, gostei muito e recomendo.

Morgana 31/10/2022

#resenhauniversodeutopia
O coração das coisas é um livro de crônicas argumentativas que traz textos que refletem sobre situações rotineiras de nossa sociedade brasileira.

Dividido em cinco partes, as quais trazem aspectos filosófico, cotidiano, cultural e histórico, o título leva o nome de um dos textos que acompanham a obra.

A leitura é bastante reflexiva e nos faz questionar a todo momento o assunto tratado. Karnal escreve de um jeito como se tivesse dando uma palestra e para quem já o conhece consegue até ver a ironia em suas palavras.

Apesar de ser um livro pequeno não é uma leitura fácil, assuntos como religião, política, educação e entre outros são abordados. As páginas amareladas auxiliam bastante nesse processo também.

Fã de carteirinha, sou até suspeita a falar sobre este escritor, mas quando se trata de Leandro Karnal até receita de bolo vira artigo de revista e tudo que escreve me desperta curiosidade.

Flavinha 12/10/2022

Interessante e com senso de humor
Nesse compilado de crônicas, que já foram publicadas anteriormente, Karnal disserta sobre a atualidade e o passado por um viés historico, sem perder o bom humor em críticas ácidas.

Achei interessante os textos sobre política e religião e como isso reflete na sociedade como um todo. Mesmo alguns sendo um pouco extensos, porque como qualquer filósofo, Karnal divaga, e é nítido o quanto um determinado tópico o fascina.

Rápida, de fácil entendimento e necessária. Esta leitura não podia ser mais atual. Recomendo.

Léo 08/10/2022

Excelente companhia!
A obra é composta por uma coletânea de crônicas onde Karnal reflete sobre tudo. De leituras sobre as diferentes costumes, religiões e pontos de vista sobre estas, política e filosofia Karnal fala sobre tudo com leveza e, ao mesmo tempo, profundidade ímpar.

Optei por ler uma crônica por dia, sempre enquanto tomava o café da manhã. E por vezes me atrasava! Dificilmente obedecia a regra de "uma crônica por dia", por que ler Karnal é, de fato, ter uma companhia agradável.

As vezes ele falava sobre causos, as vezes sobre viagens, as vezes apenas refletia sobre o mundo e o coração das coisas, e agora, preciso achar nova companhia para meu café solitário as 05h30 da manhã.

Inglethe 01/10/2022

?Fui muito marcado pelo existencia-
lismo como corrente filosófica. A falta
de sentido reforça nossa liberdade de
ser e de projetar algum sentido.?

"O importante é a luz e sempre evitar a
escuridão diabólica da vaidade e do poder".

"A força de alguém que sabe o que quer é
avassaladora.?

?Silêncio, calma,
livros, conhecimento: quase tudo é vir-
tuoso no espaço de livros enfileirados.?

Eu amo esse escritor faz a gente refletir muito, olha ele engrandecendo as bibliotecas, eu amo isso, tem todo meu respeito.

1 | 2 | 3 | 4 | 5