O coração das coisas

O coração das coisas Leandro Karnal


Compartilhe


O coração das coisas





O título saiu de uma crônica: ‘O coração das coisas’. A ideia não é mostrar aquele texto sobre o coração músculo e o coração símbolo como o texto mais definidor. A ideia é que tudo possui uma parte interna, um coração, uma alma para quem desejar, uma essência, se nosso senso filosófico não estiver de mau humor. Olhar além da aparência, pensar o interior de tudo, ver partes que a fala, o gesto e o fato parecem ocultar, eis o motivo do título. Viver é decifrar signos ‘sem ser sábio competente’, como cantava Violeta Parra. Os signos nos excedem, como excederam Violeta, que acabou se matando. É sempre preciso ter esperança, muita paciência, humildade e tentar, de vez em quando, ouvir o bater do coração das coisas. Esse tem sido o meu desafio. Eis uma parte do meu itinerário pela frente. - Leandro Karnal

***

“Ver o todo pela parte e adensar coisas passageiras em seu sentido maior: eis minha maneira de encarar o coração de tudo.”

“Entre o herói e o canalha, existe uma outra categoria, talvez a mais numerosa, o cúmplice silencioso, que nada fez para ajudar e também não tomou parte direta nas mortes. A maioria calada é sempre a face tranquila do mal em todas as épocas.”

“Nunca tantos seres humanos tiveram a capacidade de ler. Nunca tantos leitores tiveram crescente dificuldade com a interpretação do lido.”

“A dúvida incomoda muito e, não obstante, dela nasce quase toda transformação científica ou de valores.”

“Viver é traduzir, ressignificar, adaptar, compreender, refazer, trair, ser literal ou fugir do original em bela licença poética.”

Filosofia / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
O coração das coisas

Similares

(4) ver mais
Pura Picaretagem
O Idiota
A Arte de Enganar
Lero-Lero

Resenhas para O coração das coisas (9)

ver mais
As leis não podem sufocar a memória
2 weeks, 5 days ago


O livro trata de assuntos diversos, a genialidade do Karnal deixa tudo tão compreensivo que mesmo em temas densos, a leitura se torna fluída (faz sentido?) Modernidade, história e vida real juntas! Recomendo... leia mais

Vídeos O coração das coisas (1)

ver mais
O Coração das Coisas, de Leandro Karnal

O Coração das Coisas, de Leandro Karnal


Estatísticas

Desejam19
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 50
5
ranking 50
50%
4
ranking 34
34%
3
ranking 16
16%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

26%

74%

editoracontexto
cadastrou em:
07/06/2019 15:33:42