Laços de família

Laços de família Clarice Lispector

Resenhas - Laços De Família

Gabrielli.Budart 03/05/2024

Laços (estrangulantes) de família
Ler Clarice é se encontrar desnudo contra a própria vontade, pego no ato, e precisar admitir ser humano. Frases aparentemente despretensiosas atingem feito um ônibus sem freio, de súbito, bem nos corações desavisados.

Dito isso, vou deixar pequenos comentários sobre o que achei de cada conto, com um pouquinho de humor em alguns porque sou assim. Lá vai:

1. Devaneio e embriaguez de uma rapariga
Um deleite deixar-se entregar aos pensamentos mais honestos de uma pessoa bebadita.

2. Amor
Esse conto é um sentimento inteiro que ainda não tem nome. Apenas algumas páginas que me deixaram pensando por anos desde que li pela primeira vez.
Clarice traz à tona maravilhosamente a inquietude de ser mulher. Estamos tão acostumadas a estarmos sempre ocupadas, preocupadas com o externo a nós, que o ato de mergulharmos em nós mesmas é arrebatador e difícil. Mas quando os ovos se quebram e lidamos com as gemas que escorrem pelos dedos, aí já não tem mais volta. A hora da tarde sempre volta.
Esse conto é um infinito.

3. Uma galinha
Virei uma vegana triste depois desse, pobre Marilu.

4. A imitação da rosa
Mergulhei de cabeça no pensamento obsessivo e ansioso da personagem. Uma eterna ambiguidade entre o dever e o desejo.
Me fez lembrar O Espelho do Machado.

5. Feliz aniversário
Essa festa virou um enterro. Tem uma reviravolta interessante que me fez sentir uma boba.

6. A menor mulher do mundo
Bem antropológico e filosófico sobre o que é ser humano, o que é amar e afins. Me fez lembrar de Pobres Criaturas um pouquinho.

7. O jantar
Voyeurismo.

8. Preciosidade
Eu amei esse conto, queria ter lido quando eu era mais adolescente.

9. Os laços de família
Um aviso para largar tudo e sair sem rumo sozinha e íntegra, sem laços apertados e sem se esquecer de mais nada. Esse me pegou.

10. Começo de uma fortuna
A infância do Primo Rico. (Tirando essa piada que eu fiz, gostei bastante desse, também queria ter lido na adolescência).

11. Mistério em São Cristóvão
Tive que pesquisar o que é um jacinto.

12. O crime do professor de matemática

13. O búfalo
Uma mulher aprendendo a odiar tranquilamente.

É isso.
"[...] mas não encontrou ninguém que entendesse o que ela não pudesse explicar." (Os laços de família)

Bianca1771 03/05/2024

Família
Bom... por onde começar...
Pelo que notei, o livro se baseia em histórias avulsas, com características semelhantes entre elas, como personagens pensativos e situações relacionadas com a família em si, todas elas de certa forma negativa.
Os últimos capítulos me marcaram mais, por exemplo, o professor de matemática (homem sem nome) que teve que realizar um sacrifício pela sua família, esse sacrifício seria abandonar seu cachorro, pois iria se mudar e a família convenceu-o que não havia espaço para o cão. Ele tenta recompensar esse ato maldoso enterrando um cachorro morto que encontrou na rua. Temos também o exemplo da mulher mal amada, que em um passeio ao zoológico pondera sobre o fato de não ser amada por ninguém, a mesma também relata seus pensamentos de ódio, pensamentos assassinos.

Também há algo bem marcante no capítulo da festa de aniversário, algo bem comum entre as famílias Brasileiras. Todos se reúnem para comemorar o aniversário da matriarca da família, que completou 90 anos de idade. Ao decorrer da festa de aniversário podemos notar coisas como: familiares que não apareceram por estarem "de mal" com outros familiares, uma ou duas mulheres responsáveis por toda organização enquanto o restante da família apenas aprecia as coisas feitas por elas, e também o ódio da matriarca por eles. Em uma parte do capítulo a matriarca expressa seus pensamento sobre a família, intitulando-os vagabundos, frescos, pessoas fracas. Mesmo ela sendo uma velha rude, as pessoas não levam a sério seus insultos, pois a olham como se ela fosse apenas uma criança, uma velha incapacitada. Ao final da festa, todos vão embora, prometem uns para os outros que irão se visitar, mesmo sabendo que isso não irá acontecer.

É um livro curto, confesso que fiquei meio "encalhada" na leitura, mas não foi culpa do livro em si, foi por conta de uma breve ressaca literária que tive, porém, aproveitei o momento perfeito que me apareceu hoje (luz de vela, chuva) e terminei ele.

Nayara.Costa 03/05/2024

Esse livro vai dentro do intrisico, daquilo que muitas vezes as pessoas, sobretudo as mulheres, sentem, mas que não falam. Pensam, mas não falam. Gostariam de falar, mas não falam. Aqui se vê o dia a dia de mulheres e situações que muitas vezes elas mesmas se embaraçam, e como consequências vem a tristeza, e porquê não "fiz diferente?". Temos solidão, assédio, inveja, ciúme, dor, falta de sentido...

Um livro pra você ler quando quiser algo pesado. Não se engane, é pequeno, mas, é preciso tempo pra compreensão. Também, a autora, muitas vezes, usa de linguagem que pra ela fazia sentido, mas que, pra hoje, pode exigir subir mais degraus pra compreensão.

Em suma, razoável.

Lady Rita 01/05/2024

A Saga Lispector
Na saga que chamei de "Livros de Clarice", passei por alguns livros e contos que julgara imprescindíveis para entender a escritora, confesso que apesar de ainda não compreender totalmente, tem sido enriquecedor ler uma mulher com escrita tão autentica, a ponto de não conseguir prever o que vem em seguida.
Pode ser um beijo, mas pode ser um soco.
No caso de "Laços de família", pode ser um "eu te amo", seguido de um "eu te odeio, porque odeio te amar".
Muito interessante, mal posso esperar pelos próximos livros.

Gillyard0 30/04/2024

Pelo visto não mentiram
Meu primeiro contato com Lispector? que livro!
Acredito que agora eu entendo o motivo de amarem tanto essa mulher.

Lynn9 29/04/2024

Famoso efeito Clarice.

Água viva foi um livro que me preencheu e me fez querer ler mais obras da autora.

Laços de família não poderia ser diferente, é um livro intenso e tal qual como eu costumo ?me rotular? ele é complexo. Complexo se encaixa tão bem em nós dois.

Clarice sabe expressar em palavras a bela e a dor em seus contos, de forma indizível.

O jeito da Clarice trazer poesia para as coisas simples do nosso cotidiano, de forma tão intensa e bela? É um livro de beleza e dor. É mais um ?Efeito Clarice?.

Livia963 29/04/2024

O livro é interessante, esperava mais na verdade. Os contos são legais e muitos me tocaram, mas senti tédio na leitura.

Harryandabook 28/04/2024

Clarice, como sempre, incrível.
Com uma abordagem distinta de seus romances, nesse livro, Clarice foca muito mais na ação e seus desdobramentos. minha característica favorita são os finais (não por serem o final da história mas sim por serem muito bem elaborados), que geralmente contam com algo inesperado ou um plot twist.

um dos meus livros favoritos e candidato, ao menos para mim, a ser o melhor livro de cabeceira que alguém pode ter.

gabi.acervodagabii 28/04/2024

Ler clarice é sair do óbvio. meu contato com ela é marcado por uma certa insistência. "água viva" foi um divisor de águas na minha saga de leitora e sigo buscando novamente a epifania de poder sentir clarice.

"laços de família" é mais um livro desafiador e complexo, apesar de agradável. esporadicamente causa algum desconforto por desbravar o âmago e trazer a sensação do despir. são treze contos que se ligam de forma sutil.

surpreendendo ninguém, clarice traz complexidade aos detalhes mais banais da vida cotidiana. sentimentos profundos são descritos por meio de metáforas e os traços dos personagens se assemelham aos nossos ? no mais íntimo do ser.

aqui a autora se mostra gigante também no universo do conto. e mais uma vez exige ser lida com o coração para podermos sentir justamente o que ela traz em palavras: beleza e dor. afinal, "laços de família" é poesia cotidiana.

JessResende 28/04/2024

Clarice é Clarice né?
Perdi as contas de quantas vezes tive que voltar parágrafos, voltar páginas e reler, para tentar entender o que as palavras que Clarice colocou no papel queriam dizer? apesar de acostumada a leituras, Clarice tem algo a mais, algo que eu como uma pobre e simples leitora as vezes demoro a pegar. A linguagem, a escolha das palavras, o refinamento que ela tem, me exigem mais tempo e atenção.
Laços de família é uma seleção de treze contos, as cenas são simples, um aniversário em família, um passeio de bonde, uma volta no Jardim Botânico, mas sempre com um olhar profundo diante das coisas cotidianas da vida?
Os meus preferidos são: ?Amor?, ?A imitação da Rosa?, ?Preciocidade?, ?O búfalo?.

Maria.Eduarda 27/04/2024

"..."
" No fundo, Ana sempre tivera necessidade de sentir a raiz firme das coisas. E isso um lar perplexamente lhe dera. Por caminhos tortos, viera a cair num destino de mulher, com a surpresa de nele caber como se o tivesse inventado."
" O jardim era tão bonito que ela teve medo do inferno."
" E também porque uma coisa bonita era para se dar ou para se receber, não apenas para se ter. E, sobretudo, nunca para se "ser". Sobretudo nunca se deveria ser a coisa bonita. A uma coisa bonita faltava o gesto de dar."
" Não me pedindo nada, me pedias demais."
Clarice clariceando

Maria Rita 27/04/2024

Clarice é Clarice?
É uma leitura difícil, não vou mentir. Teve muitos contos que só consegui entender com a ajuda de minha professora de literatura.

No entanto, essa complexidade na escrita da Clarice é o que a torna única. Os contos são extremamente profundos e com criticas sociais que nos fazem ficar bastante reflexivos.

.GABI. 27/04/2024

Clarice, Clarice...
Nesse livro encontramos alguns belos contos da nossa querida, todos cheios de sentimentos, metáforas e um pouco demais da vida real.

No futuro lerei novamente, acho que não peguei a ideia de alguns dos contos.

Carolina1551 25/04/2024

Sou suspeita pra falar de Clarice, tudo que essa mulher pensa olha fala e escreve é ouro. Não sei se está nos meus livros favoritos dela mas dois contos em específico fez eu sentir todas as emoções possíveis. Grande existencialista sem querer ser

EsterMds 25/04/2024

Clássico para voltar à literatura brasileira
Sempre temos um preconceito com clássicos, por achar difícil, confuso, chato. A leitura desse livro flui, os devaneios dos personagens se assemelham aos nossos hoje em dia, sentimentos profundos são revelados. Difícil não se identificar com algum personagem. A leitura em conto facilita, pois logo chega-se à conclusão.