Laços de família

Laços de família Clarice Lispector

Resenhas - Laços De Família

skycttie 23/10/2023

Clarice você não é uma pessoa, você é um sentimento, esse livro é um sentimento, não é meu favorito mas é com certeza um dos melhores que eu li mesmo sendo pequeno

Atenasis 20/10/2023

Onde aprender a odiar para não morrer de amor?
Devo dizer que esse foi o segundo livro que li de Clarice. Ganhei de natal ?perto do coração selvagem? e, sinceramente, a leitura não me foi agradável.
Não esperava ler outro livro dela tão cedo, mas a escola me proporcionou a oportunidade com a leitura do bimestre sendo ?Laços de Família?.

Sinceramente, também não me foi agradável pois, claro, Clarice não é feita para ser. Contudo não me conectei ou gostei da leitura, me foi frustrante ter de ler até o final e talvez tivesse desistido se não fosse os trabalhos e meus amigos.

Fico muito feliz de não ter desistido, pois os dois últimos contos me surpreenderam muito positivamente e eu os venero.
?O crime do professor de matemática? mostra o pesar que todos temos sobre algo e nosso desejo não tê-lo feito, ou de ser diferente. A busca pelo ?não havia outra opção?, buscar fazer algo pior para encobertar o ruim, embora no fundo nada supere. ?Buscar pagar a dívida que inquietamente ninguém cobrava? a não ser você mesmo.

Sei que os contos de Clarice não são focados na história, mas sim no pensamentos, mas careço de muitas vezes entender isso. Grande parte dos contos me deixou frustrada por enrolar e mostrar a vida dos personagens, ter a epifania e não fazer nada, simplesmente nada no final. Não quero que as coisas do cotidiano me atinjam e eu não faça nada sobre, não esteja em constante mudança e não seja afetada.

Sei que Clarice faz isso em busca da crítica, mas que crítica é essa que não busca a mudança? Ela reafirma a falta de iniciativa em abraçarmos as epifanias da vida, mas sem criticar esse fato e sim confirmá-lo. Isso me deixou estritamente frustrada, fora nos contos em que de fato acontece alguma coisa. Nós últimos contos finais.

O búfalo foi o melhor. A tensão da personagem e sua dificuldade de expor seu sentimentos e justamente o que fazer me fez ficar absorta na leitura de uma forma que nenhuma história da Clarice havia feito.
?Deus me ensine somente a odiar?
?Eu te odeio, diz ela para um homem que cujo crime único era o de não amá-la.?
?onde encontrar o animal que lhe ensinasse a ter o seu próprio ódio??

e ela encontra. Ela encontra dentro de si esse animal, por isso não acho que tenha tipo um espasmo ou algo do tipo, mas se matado com a própria adaga, visto no búfalo o seu amado, a falta do amar, e então se entregado para o vazio completo em busca de um preenchimento.

De fato dou 5 estrelas para este conto, mas infelizmente não para os contos no geral, estando na minha crueza hipocrita e leiga da literatura.
Dou então 3,5 sendo o livro não ruim, mas legível que não leria novamente. Agora búfalo, búfalo sim é o conto genial e insuperável que lerei mais vezes em minha vida buscando entender seus diferentes significados.

Meu professor disse que ele seria o mais difícil, mas não acho. Acho que o mais difícil é a vida.

Lu 19/10/2023

Contos favoritos:
Amor
A imitação da rosa
Preciosidade
Os laços de família

primeiro livro da clarice que li, adorei a experiência. os contos que destaquei me tocaram muito. gosto da escrita característica de fluxo de pensamento. recomendo bastante!

Ana_nda 17/10/2023

Me senti muita burra lendo. Todo mundo é meio paranoico e com tendências muita estranhas. Não é do meu agrado.

phoebedunphy 17/10/2023

Meu primeiro contato com Clarice e foi incrível!
É a minha primeira vez lendo Clarice e sinto que já sou uma amiga íntima dela há anos. A escrita dela é ao mesmo tempo simples e tão rebuscada, profunda e sucinta. As palavras ganham vida e tomam forma. Você consegue perceber a magnitude de fatos do cotidiano dentro dos contos e os personagens são tão verossímeis. Foi uma experiência muito marcante pra mim.

Conto favorito: O búfalo (eu me vi COMPLETAMENTE na protagonista)
Conto menos favorito: A galinha

Agora, vou juntar minhas moedas e comprar "A hora da estrela" (rsrs)

p.s: O fato do livro ter 13 contos, o meu número da sorte (e da Taylor Swift também) e o dia do meu aniversário ser 13 é uma coincidência boa.

Samueldoprado_ 15/10/2023

Laços de família é uma coletânea de contos de Clarice Linspector.
pode ser um bom começo para quem ainda não teve contato com a autora, já que a maioria dos textos são menos complexos que os seus romances.
Embora a maior facilidade, alguns são confusos e chatos (o búfalo, por exemplo) então não há unanimidade em cima desse livro: alguns gostam e outros não, recomendo que você leia para saber de qual time é.

@clara7y 14/10/2023

Clarice, Clarice ?
A forma de como a Clarice fala sobre a obscuridade humana e sobre o amor nesses contos é fantástica. Cada vez mais amo essa mulher leiam!! ?

"E considerou a cruel necessidade de amar. Considerou a malignidade de nosso desejo de ser feliz. Considerou a ferocidade com que queremos brincar. E o número de vezes em que mataremos por amor. Então olhou para o filho esperto como se olhasse para um perigoso estranho. E teve horror da própria alma que, mais que seu corpo, havia engendrado aquele ser apto à vida e à felicidade.?

duda1429 11/10/2023

Confuso
Foi uma leitura cansativa e arrastada.
não prendeu nem um pouco, a escolha de palavras dela é bonita mas é confuso demais, tive que ler várias vezes a mesma coisa pra tentar entender

tica. 09/10/2023

Uma leitura que vale a pena.
Que livro incrível! comecei a ler sem esperança nenhuma, já que buscava um romance depois de ter lido tantos escritos filosóficos, mas esse livro me prendeu muito, a escrita da clarice é perfeita, é muito bom ler os livros dela e ser transportado para outro mundo onde sua imaginação flui. senti nesse livro que a interpretação dos textos vai de cada um, e fica aberto ao entendimento de cada conto pela perspectiva pessoal de cada pessoa que ler, então é melhor ainda. livro perfeito, uau! me prendeu demais. obrigada clarice por existir.

Adriana.Karimi 08/10/2023

Subúrbio
Laços de Família descreve questões existenciais que brotam inesperadamente do nada no nosso consciente. E a impressão que me passa é que Clarice consegue descrever em riqueza de detalhes os pensamentos acelerados e desviados que passam na nossa cabeça com todos os questionamentos, devaneios e perturbações. Ele descreve exatamente a forma patriarcal da época em que foi escrito (1946-1952), no qual a mulher era a esposa ideal dedicada aos afazeres do lar e o homem o provedor. E com isso todas as frustrações e tristezas da alma abafadas em nome da moral e bons costumes.

Antonio Maluco 07/10/2023

Contos
O livro conta histórias de vários personagens que são os brasileiros e os portugueses em contos da escritora Clarice Lispector

Yourdramaqueen 04/10/2023

Li por causa da escola, mas tirando isso achei o livro até q bom, até porque né, foi a Clarice que escreveu

Fernanda1605 02/10/2023

Clarice em sua melhor coletânea de contos
Livro de contos que revela de forma crítica e sútil as aparências e temores das famílias da classe média carioca dos anos 1960. Particularmente gostei muito do conto ?A galinha?. O animal, assim como a cachorrinha Baleia, de Vidas Secas, demonstra ser o personagem com maiores características de ?humanidade?.

Ferraz10 01/10/2023

É impossível fazer uma boa resenha de um livro que não te prendeu, os contos foram entediantes, as estórias não me prenderam e eu não leria de novo, infelizmente, porque tem muita gente que gosta do livro, porém, não levei como uma boa experiência, terminei para não abandonar.

Quem sabe, em outra oportunidade, eu não leia outra coisa da autora e não goste?
Porém, esse realmente não foi.