Laços de Família

Laços de Família Clarice Lispector

Resenhas - Laços De Família

Deb's Bertolo 29/01/2018

Maravilhoso
Cada conto com a sua particularidade e um entendimento. É possível notar características de várias escolas literárias, em sua escrita. Segundo livro que leio da Clarice. Amei! Poucas páginas, porém é uma leitura densa.

Mr. Jonas 09/02/2018

Laços de Família
Incluï-se entre os melhores livros de contos de nossa Literatura. São 13 contos centrados, tematicamente, no processo de aprisionamento dos indivíduos através dos "laços de família", de sua prisão doméstica, de seu cotidiano.

As formas de vida convencionais e estereotipadas não se repetindo de geração para geração , submetendo-se as consciências e as vontades.A dissecação da classe média carioca resulta numa visão, desencantada e descrente dos liames familiares, dos "laços" de convenção e interesse que minam a precária união familiar.

Os três mais conhecidos são Amor, Uma galinha, e Feliz Aniversário.

Perolitzzz 23/03/2018

Li na época da Escola.
Foi o Livro que me iniciou à obra de Clarice.

Carolina 06/05/2018

Só sei sentir.
Daqueles livros que não consigo me expressar sobre, só posso sentir...
Em (quase) todos os contos estive - de alguma maneira - na pele daquelas figuras femininas, me sentindo representada, me sentindo parte daquele todo sufocante, aprisionador e tão comum a tantas mulheres (lembrando: não a todas as mulheres devido ao recorte bem claro das personagens da autora), enfim, uma leitura pesada e dura ao mesmo tempo que acalentadora, que me fez lembrar que não estou sozinha.
Livro lindo demais!

Sanoli 09/05/2018

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2018/05/lacos-de-familia.html

katiadantas 06/11/2018

@cadalivroqueleio
Terminei de ler essa coletânea de contos da Clarisse Lispector da @editorarocco . A edição é de 1998. "Roubei" esse livro da minha mãe e confesso que foi meu primeiro livro da autora.

Ele é fininho, são apenas 13 contos que falam muito sobre cotidiano, família, sentimentos... porém não sou muito fã de contos. Gosto de histórias longas, muito desenvolvimento e como digo sempre: não é que o livro não seja bom, só acho que ainda não tenho maturidade pra lê-lo. Alguns contos eu praticamente não entendi nada! kkkkk

Mas gostei particularmente do último conto, "O búfalo". Me identifiquei com a personagem, seus anseios e agonia. No mais, amei a escrita da Clarisse Lispector. Ela te evolve de um jeito bastante particular e com certeza esse livro é apenas a porta de entrada pra que eu leia mais livros dela.

site: https://www.instagram.com/p/Bn1TOksn4xb/

Júlia 07/02/2019

Muito bom, altas reflexões e epifanias
Um apanhado de contos surpreendente. Alguns contos mais intensos que outros. Cada leitor tem aquele com o qual se identifica mais. Um dos contos ("amor") eu havia lindo durante o ensino médio e por isso comprei o livro. A narrativa de Lispector intriga o leitor com sua originalidade e proximidade com o cotidiano. Essencial. Super recomendo

Gladston Mamede 12/03/2019

Meu Deus! Como escreve bem. É isso. Está resenhado.

Maju Deolindo 28/05/2019

Clarice é difícil
Com a leitura desse livro eu cheguei a conclusão de que eu preciso amadurecer muito o meu capacidade literário porque eu levei muito tempo para terminar esse livro e metade dos contos eu não entendi direto. Pretendo reler esse livro mais para frente e ler mais literatura brasileira.

Para quem tem mais interessante em resenha de livros me siga no YouTube: majudeolindo

Fabi.Filippo 17/06/2019

Esperava mais
Um livro com 13 contos que tive que ler com a maior atenção pois um segundo de distração me fazia voltar ao inicio. Li em dupla com minha amiga @duasestantes_
De todos o que eu mais gostei foi o Feliz Aniversário. A família reunida para comemorar o aniversário da matriarca, que morava com a filha mulher. Seus irmãos homens , todos casados não poderiam cuidar da mãe. ?- Muito comum isso ?? Os filhos ausentes querendo mostrar que se importam , a velha percebendo toda falsidade e do nada da uma cuspida no chão . Ri muito imaginando a cena.
A leitura não foi o que eu esperava. Gostei muito mais da Hora da Estrela, da mesma autora.

Stefânea 26/06/2019

"E também porque uma coisa bonita era para se dar ou para se receber, não apenas para se ter. E, sobretudo, nunca para se 'ser'."

Publicado em 1960, 'Laços de família' foi o livro de contos que simplesmente deu outra cara a Literatura Brasileira, mudando de forma visível a arte da escrita ficcional. A obra se tornou uma espécie de referência quando se fala de narrativa curtas, e engloba, sem dúvida, tudo o que Clarisse Lispector é e representa.

Composto por 13 contos, a obra entrega essencialmente o que diz o título: laços de família. Clarisse é uma tradutora do cotidiano, sem dúvidas. Em cada um dos contos é possível o leitor se encontrar, visto que são situações absolutamente do dia a dia, comum a todos. Contudo, sua escrita exploradora vai além e se infiltra nos sentimentos mais profundos da vida diária.

"Não, não se podia dizer que amava a mãe. Sua mãe lhe doía, era isso."

Foi meu primeiro contato com Clarice Lispector, e confesso eu me assustou profundamente. Tenho plena convicção que não entendi por completo nenhum dos contos, e me surpreendi em todos. Em muitos deles, senti que estava entendendo, mas ai no final, alguma reviravolta me fazia questionar tudol o que eu achava saber.

A escrita dela é uma escrita que incomoda, pois seus olhos parecem chegar onde ninguém jamais chegou antes. E Clarisse acaba expondo coisas sobre os personagens, e sobre nós mesmos, que gostaríamos que ficasse escondidas. Realmente não é um leitura fácil.

O que mais gostei na obra, foi a atenção dada às mulheres. Em muitos dos contos, a mulher está fazendo coisas simples, como indo fazer compras, ou se arrumando para sair com o marido, mas Clarisse consegue lhes dar vida e voz. Um livro sobre afeto, esquecimento, amor e família. Me intrigou demais, logo indico muito para quem quer ter um primeiro contato com a autora.

"Há quanto tempo não via Armando enfim se recostar com intimidade e conversar com um homem? A paz de um homem era, esquecido de sua mulher, conversar com outro homem sobre o que saia nos jornais."

HonorLu 29/10/2019

Clarice me fez amar literatura
Livro muito especial para mim pois foi um marco na minha trajetória de leitor e escritor. Muito bom.

Guilherme 07/11/2019

Laços de família
“Laços de família” (1960), de Clarice Lispector, é uma coletânea de 13 contos que envolvem análises profundas das personagens, sobretudo mulheres de classe média do Rio de Janeiro em situações cotidianas e familiares. Em geral, mostram o âmbito familiar e as diversas situações que testam a sua aparente estabilidade, os seus laços afetivos e tudo aquilo que mantém as famílias unidas e prósperas. Há contos bem humorados, como “Feliz aniversário” e “Uma galinha”; que despertam epifania na personagem, como “Amor”, em que é descrita, de forma analítica e poética, a descoberta dos seus sentimentos mais íntimos; que geram sentimentos diversos no leitor, por exemplo, repulsa ou constrangimento, como em “A menor mulher do mundo” e “Preciosidade”; etc. “Laços de família”, de 136 páginas, é curto, mas não deve ser subestimado. Há muito conteúdo, há muitas questões humanas relevantes e há muito a ser explorado, tanto que o li mais de uma vez para poder entendê-lo e apreciá-lo devidamente.

site: https://www.instagram.com/p/B4lKMYwjIHk/