O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas -

freidel 04/05/2024

"A vida sem ternura não é lá grande coisa."
Fico perdida em meio a tanta coisa que posso falar sobre esse livro. Foi muito doloroso acompanhar a vida de uma das formas mais difíceis pelo olhar do Zezé, a inocência e a pureza com a qual ele vê o mundo e pensa em ir embora me fez pensar tanto.
Apesar de saber que é uma obra que se passa nas décadas de 60/70 e retrata uma família humilde, dói muito saber que ainda hoje temos pais que agridem seus filhos como forma de educar, a maneira como isso é passado no livro é crua e mostra o que isso pode acarretar na vida de uma criança.
Uma das coisas que mais queria era o Portuga como pai do Zezé, dando a ele todo o carinho e compreensão que ele não tinha em casa, toda a ternura.
O livro todo é escrito de uma forma muito bonita e avassaladora, vemos pelo olhar de uma criança a morte, o sofrimento e crueldade do mundo real e a miséria, mas também a beleza nas histórias de um poeta e a amizade, seja com seu irmãozinho Luís, seu pé de laranja lima Minguinho, sua irmã Glória e seu Portuga.

Fabrízia 04/05/2024

Maravilhoso
Embora seja um clássico infantojeuvenil da literatura brasileira, eu apenas li agora depois de adulta. Uma história bem sofrida, porém bonita.

Fabricio.Macedo 04/05/2024

Que leitura animada! Muito legal acompanhar o dia a dia do Zezé, um menino irrequieto e irreverente. Mas, por vezes, é de sentir pena. Tadinho do Zezé! Tão incompreendido. Penso que é exatamente por isso que o Zezé, personagem principal dessa história, mergulha em suas ideias, criatividade e imaginação.

Gii 30/04/2024

Que livro lindo e triste...
As reflexões do Zezé, ele com responsabilidades que não são de criança, a pobreza da família, o amor de sua irmã Glória e do seu irmão Luís, a relação dele com o Portuga, tudo isso me impactou de uma maneira tão singela e dolorosa.

horoymato 29/04/2024

O livro retrata a vida de muitas pessoas, que muitos indivíduos não sabem, pois escondem, como neste livro, não deixando ir a escola, etc. É uma história pesada, ao mesmo tempo com um menino doce, porém uma criança, que não recebe carinho, atenção, apenas quando erra. A raiva tomou conta de mim em alguns momentos, pois os personagens sempre partem para a violência, sem ao menos escutar o menino, que muitas vezes não teve culpa de nada. Achei lindo a relação de amigo/pai e filho entre o seu Portuga e Zezé, todo mundo devia ter alguém assim por perto, que se importa, dedica seu tempo, é gentil e justo. Que bom que no final deu tudo certo. Um ótimo livro!

emilly.lms 27/04/2024

Uma tristeza esse livro, como o personagem principal é criança faz com que os momentos delicados pareça nada de mais, mas é muito forte, muito bom o livro

paula1033 25/04/2024

Sempre bom reler
Livro lindíssimo. Narra no ponto de vista de uma criança condições inóspitas de viver, no entanto muito esperta e retrata como ela é má compreendida pela família, sendo a pobreza um fator agravante p isso.
Não me lembrava que o livro fazia um amadurecimento tão bom do personagem. No final, ele percebe o que é "dor de verdade", e assim, tem seu primeiro grande choque com a realidade a seu redor. Se suas condições eram muito propícias para um amadurecimento precoce, isso foi o "ponto chave" para tirar sua mentalidade infantil. Afinal, seu motivo de fuga da realidade, agora já não estava mais presente.
Zéze era tratado em casa como um "diabinho", enquanto fora, era um menino com um coração de ouro. O livro retrata muito o problema da desestruturação da família brasileira principalmente nas camadas mais pobres, e como isso afeta na auto-imagem da criança.
Acredito que o livro abrange diversas faixas etárias. Eu, por exemplo, li pela primeira vez com dez. Mas na época, não consegui pegar todas as mensagens que o livro queria transmitir, mas certamente, ficou marcado na minha memória, o que me fez querer lê-lo novamente.

Mimaria 24/04/2024

? O livro narra a estória de Zezé, um garotinho de 5 anos, mas que diz ter 6, oriundo de uma família pobre, que está passando por um momento muito difícil, pois o pai está desempregado e a mãe exerce um trabalho extenuante em uma fábrica para sustentar a família numerosa. Apesar da pouca idade, Zezé é uma menino muito sagaz, criativo, inteligente e carente. Entre o faz de contas e o real, Zezé encontra afeto e consolo em seu pé de laranja lima e seu amigo Portuga.

Outro aspecto triste da obra, mas muito importante é a relação familiar. Zezé é um garoto traquinas, o que lhe acarreta castigos e surras inimagináveis para uma criança tão pequena. Imergir nessa estória, em alguns momentos, fez-me experienciar uma sensação de impotência, revolta e tristeza, ante a violência sofrida por Zezé, mas sobretudo, conduziu-me a uma série de questionamentos sobre o mundo e as pessoas pela ótica desse menino. É uma leitura emocionante.

Juliana 24/04/2024

Zeze e portuga?????
Tive um pouco de "preconceito" com esse livro por ter fama de ser livro de escola, aquele tipo de leitura para estudo que é chata. Mas vi muita recomendação ao mesmo tempo e resolvi arriscar a leitura e definitivamente foi a melhor coisa que eu fiz! É um livro tão emocionante do começo ao fim, mais ou menos até a metade eu estava gostando porém achando que os elogios para a história eram exagerados mas me enganei, é uma autobiografia tão pesada e divertida ao mesmo tempo, onde a gente literalmente ri e chora na mesma página, é um gênero diferente do que eu costumo ler mas foi uma experiência emocionante e maravilhosa.

Glleydson 21/04/2024

Meu pé de laranja lima
Já tem muito tempo que queria ler, e estou muito feliz por ter terminado a obra, e mais feliz porque pude compartilhar esse leitura com meus alunos.

Cada sorriso, lágrima, susto e tudo que torna o história uma obra complexa cheia e rica em detalhes, mesmo que a narrativa seja da infância de uma criança e contada por uma criança.

O que deixou os meus alunos bem irritados, foi justamente o gostinho de quero mais que essa linda história deixou nos corações.

Leonardo.Dalcin 20/04/2024

O Meu Pé de Laranja Lima
Escrito por José Mauro de Vasconselos e publicado em 1968, "O Meu Pé de Laranja Lima" narra a história de Zezé, um menino que vive aprontando e por isso sofre violência física e psicológica de sua família humilde. Para fugir dessa situação, ele usa sua imaginação fértil e encontra refúgio em uma amizade com um pé de laranja lima, que se chama Minguinho. Além de Minguinho, Zezé também se torna amigo de um homem que vive na região, o Portuga, e então constroem uma linda relação...

Quem me dera se fosse possível dizer em poucas palavras as sensações que essa obra me proporcionou. Mas acho que raiva, tristeza e alegria resumem bem a montanha-russa que é esse livro. Num momento estamos rindo das travessuras de Zezé, e páginas depois choramos acompanhando as surras que ele leva. Várias vezes ao longo da história me pegava chocado ao ler frases tão profundas e deprimentes, que estavam sendo ditas por um garoto que ainda não fez seis anos de idade. Mas, afinal, essa é a consequência por ser um meninozinho que descobriu a dor. E como descobriu! Foi um livro muito tocante e até difícil de se ler em certos momentos (principalmente o capítulo "Duas Surras Memoráveis", que é pura crueldade).
É um livro que possui uma escrita muito simples e uma fluidez de se impressionar.

É um livro de se emocionar! Considero leitura obrigatória. Recomendo a TODOS a leitura dessa obra-prima!

"Agora sabia mesmo o que era a dor. Dor não era apanhar de desmaiar. Não era cortar o pé com caco de vidro e levar pontos na farmácia. Dor era aquilo, que doía o coração todinho, que a gente tinha que morrer com ela, sem poder contar para ninguém o segredo."

Lopes74 19/04/2024

A verdade é que a mim contaram as coisas muito cedo
Que escrita cativante, uma história repleta de detalhes, triste, mas ao mesmo tempo com um toque de doçura, que somente uma criança poderia ter.

O Zezé é um personagem encantador, um mini querido, tão inteligente e que só precisava ser amado e cuidado. A forma que ele enxerga o mundo através dos encantos da arte e da natureza são lindas demais, como diz nesse trecho: ?a fantasia com que colore a vida o salva. Só não há remédio para a dor, para a perda??

Terminei o livro com os sentimentos de tristeza e impotência.

Anne 16/04/2024

Tenho muito a dizer, mas não sei como formular as palavras. Esse livro me pegou de um jeito, que eu nunca imaginei. Pretendo trazer uma resenha melhor, pois no momento estou assimilando o que li. Só consigo dizer que é um livro incrível e maravilhoso. O meu livro brasileiro favorito a partir de hoje!?

Sabis 13/04/2024

Meu pé de laranja lima
Eu não aguento mais chorar por esse livro, minha cara está INCHADA de TANTO chorar.
A felicidade de pobre dura pouco?