O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas -

Ggigold 16/07/2020

Acho incrível a maestria que alguns autores conseguem abordar personagens infantis com um olhar complexo que às vezes e esquecido pelas não crianças.
Um soco no estômago a história e as construções das relações do livro. Belíssimo.

Marciane Maria 29/07/2022

Profundo e comovente!
Li o livro acompanhando o áudio livro, narrado por Rafael Cortez (disponível o YouTube) o que deixou a história ainda mais emocionante! O imaginário infantil é maravilhoso, e aqui temos um misto de inocência, alegria, ternura e dor.

Zezé carrega em si duas características muito marcantes que moldam suas atitudes em meio à sua pobreza: o que ele é e o que os outros dizem que ele é. Um menino de um coração imenso que descobre a dor e também o afeto em suas formas mais profundas. É impossível não se sensibilizar com seus dramas: os conflitos internos, as duras agressões que sofria com bastante frequencia, a dor lacerante diante da perda, o sentimento de não ter um lugar no mundo...

Confesso que chorei copiosamente durante a leitura. Algumas cenas foram difíceis de digerir e a emoção tomou conta! É um livro que mexe profundamente com nosso sentimento de empatia, nos faz refletir sobre as nossas ações, o nosso trato com as pessoas (principalmente com as crianças) e também nos confronta sobre como reagimos diante das injustiças que presenciamos!

Estou louca para ler as continuações ("Vamos aquecer o Sol" e "Doidão") e ver como Zezé cresceu e enfrentou todos os seus desafios!

sordeps 12/04/2021

TUDO PRA MIM
eu amei tudo aqui e chorei bastante e isso é tudo o que tenho para dizer! beijos até mais com novas resenhas
João Paulo 12/04/2021minha estante
Um dos meus livros favoritos ? chorei rios no final

Pri Paiva 13/06/2021

A infância retratada de forma singela e única.
Meu Pé de Laranja Lima foi uma leitura surpreendente. Apesar de saber que se trata de um clássico, eu nunca pensei que fosse gostar tanto desse livro.

A História é contada por uma criança e o mais tocante é saber que se trata de uma biografia do próprio autor.
Que livro singelo!

Me emocionei em diversos momentos e continuei pensando na história por muito tempo depois de terminar de ler.
A inocência em forma de palavras para descrever a vida, os amigos, os irmãos, os pais, o sentimento de alegria, diversão e principalmente o de perda e de tristeza é tão forte que chega a ser quase palpável.

A leitura faz tão bem ao coração e nos faz recordar de como é fácil ser criança, ao mesmo tempo que isso nos faz refletir como as coisas podem também ser difíceis e complicadas de entender quando ainda possuímos pouca experiência na vida.

Indico demais a leitura! Amei esse livro!

Lara 07/10/2021

favorito
Com certeza uma das melhores leituras que fiz esse ano. Me faltam até palavras pra descrever o quanto essa história me tocou, eu me emocionei do começo ao fim. É uma mistura de se apaixonar pela personalidade do Zezé e toda a criatividade e imaginação dele e se derramar em lágrimas por conta de todo o sofrimento que ele passa ainda tão novo. É um livro sem muitas coisas bombásticas ou reviravoltas acontecendo, mas a história é tão sensível e honesta que nem precisa disso. Virou favorito e recomendo para todo mundo!!!

Toshiko.Pri 24/08/2023

Zezé ??
Eu realmente gostei muito desse livro e da estória, mas muito provavelmente por ter colocado taanta expectativa sobre ser massacrada por ele, infelizmente não aconteceu como eu queria.

Mas essa obra é de grande sensibilidade! Como Zezé me emocionou com suas dores e amores. Um menino tão pequeno na idade, mas tão grande em seu coração. Por causa do sofrimento, amadureceu muito rápido, mas nem por causa disso deixou de ser criança.
Uma criança que apesar de sentir muitas vezes tristeza, arrumava alguma forma de se divertir, e que imaginação ele tem! Ahh, o menino sonhador que fazia seu irmãozinho sonhar também, o tirando daquela vida pobre e triste pra um mundo lindo de imaginação cheio de animais e amor.

E como eu me emocionei e me alegrei quando ele encontrou alguém para ama-lo e dar todo o amor que ele merecia!

O tanto que Zezé mexeu comigo, não caberia aqui, então só posso dizer...

Leia essa obra nacional maravilhosa!

Suely.Fernandes 20/06/2022

Ternura x dor
Sempre tive curiosidade de ler esse livrinho e só agora me permiti. É uma história muito tocante, confesso que cheguei a chorar lendo, me emocionou de verdade. Tem uma pureza sem fim o relato de vida do menininho Zezé, não tem como não amar o personagem.
Vive fazendo suas travessuras achando ser um menino ruim e mal, de tanto acreditar na maldade das pessoas ao dizer que ele é o diabo. Mal sabem elas o quão doce ele é e de uma sabedoria enorme. Aprende com o amigo Portuga, a ser mais terno e amável.
É muito triste o sofrimento que ele passa em casa, sendo apenas uma criança e, depois tendo que enfrentar a maior dor de todas.
A criatividade e fantasia é o que o faz viver intensamente!
Super recomendo a leitura para todas as idades.

Victoria 24/10/2022

Meu pé de Laranja Lima
A leitura em si não tem dificuldade alguma, o livro é gostoso de ler e tem uma linguagem bem fácil, é impressionante como o autor coloca todos os sentimos de Zezé nas folhas com tanta facilidade. Um livro lindo a história belíssima e bem comovente (Preparem as lágrimas), Da vontade de entrar no livro e abraçar o Zezé o livro todo.
A única coisa que tenho a dizer desse livro é que ele é PERFEITO!!
luisa! 24/10/2022minha estante
amg, acho que o autor coloca todos os sentimentos do Zezé com facilidade pq é uma autobiografia dele. É a história dele.

Dudu Menezes 19/01/2024

Obra prima
Li "O Meu pé de Laranja Lima" somente agora, em janeiro de 2024, aos 40 anos. Conheço um pouco das adaptações para TV e cinema, mas, até o momento, ainda não tinha tido contato com o livro.

Trata-se de um romance autobiográfico, que se passa no final dos anos 1920, no bairro de Bangu, zona norte do Rio de Janeiro. O protagonista da história é Zezé, um menino muito pobre, de 6 anos de idade, que enfrenta muitas dificuldades para se entender neste mundo, em meio a tanta desigualdade e injustiças.

Zezé é inteligente, travesso e questionador. Gosta de jogar bola de gude, colecionar figurinhas e falar com animais. Tem muita imaginação e usa do seu universo de fantasia para tentar suportar as constantes pauladas que a vida lhe dá. Aliás, não só a vida, mas também os familiares, principalmente o pai e a irmã mais velha. Mas, para falar de abusos e violência doméstica é preciso contextualizar o que se passava nessa época.

No final dos anos 1920, o Brasil acabou sofrendo as consequências da grande depressão norte-americana. Dependente econômica e culturalmente dos Estados Unidos, o nosso país viu a precarização do trabalho se tornar realidade, com o aumento do desemprego e o empobrecimento da população, mas não foi só isso. O contraste desta realidade social aparecia através da cultura, cujas referências dos meninos pobres da América Latina eram os heróis dos filmes de faroeste norte-americanos.

Zezé queria ser caubói, queria deixar a imaginação o levar para bem longe. Queria brincar, mas tinha que engraxar sapatos por uns trocados. Como toda criança, ele apenas reproduzia o que ouvia e chegou a achar que "Deus" o estaria punindo, no natal, quando não ganhou nada de presente, porque era "um menino-diabo". Acontece que Zezé era apenas uma criança e teve que amadurecer muito cedo.

Ele me fez lembrar de outros livros e personagens da literatura nacional que me acompanham desde que os conheci. É o caso de Macabéa, em A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. Ou mesmo de Carolina Maria de Jesus, com seu Quarto de Despejo.

E o pé de Laranja Lima? Pois é. De onde menos se espera é que nascem as verdadeiras amizades. Não posso falar muito mais do que isso. Leiam!

mnk0 05/08/2021

Dor
Enfim terminei,um livro cativante que você sente dor, felicidade, angústia.
Zezé entendeu a dor muito cedo " agora sabia mesmo o que era a dor. Dor não era apanhar de desmanhar. Não era cortar o pé com caco de vidro e levar pontos na farmácia. Dor era aquilo, que doía o coração todinho,que a gente tinha que morrer com ela, sem poder contar para ninguém o segredo. Dor que dava desânimo nos braços,na cabeça, até na vontade de virar a cabeça no travesseiro."

"A verdade,meu querido Portuga, é que a mim contaram as coisas muito cedo".

Anne Caroline 06/03/2024

Um livro bastante intenso e emocionante. Você sente um mix de emoções a cada página do livro, a história é envolvente e prende a gente

Tavares 26/07/2023

Acabou tão rápido!
Apesar de ser narrado por uma criança da p contar nos dedos de uma mão quantas vezes esse livro me tirou um sorriso.
ciriuo 26/07/2023minha estante
livro incrível

Bibi <3 04/12/2023

Perfeito!
Que livro maravilhoso!!vc acompanha a inocência e dor do protagonista aos poucos e de perto,por isso é tão emocionante.um dos meus livros favoritos da vida