Medicina dos Horrores

Medicina dos Horrores Lindsey Fitzharris

Resenhas - Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século Xix

Letícia.vilches 23/01/2022

Leitura para os que tem estômago forte!!!
Uma narrativa realista e crua de uma parte da história da medicina.
Vislumbramos o dia a dia da vida dos médicos cirurgiões e daqueles que se submetiam aos procedimentos cirúrgicos que mais pareciam barbárie. As novas descobertas no século XIX que revolucionaram a medicina para sempre.
Um livro interessante para aqueles que tem curiosidade e gostam de história.

Beth 22/01/2022

Que livro maravilhoso!

Peguei esse livro na simples intenção de saber algumas curiosidades do mundo da medicina antiga, nunca pensei que iria ficar tão encantada por uma biografia, mas foi simplesmente maravilhoso acompanhar toda a jornada de Joseph Lister revolucionando o mundo da medicina apesar de todos os percalços do caminho.

Minha única reclamação é que eu senti muito a falta de ilustrações para exemplificar instrumentos e aparatos que hoje nos são tão distantes, ou mesmo imagens das pessoas e locais mencionados, acho que enriqueceria ainda mais essa leitura.

No mais, acredito que todos que tem interesse na história da evolução da ciência como um todo deveriam ler essa obra. Estou saindo dessa leitura com uma outra visão sobre isso e é fantástico quando um livro nos causa esse efeito.

Joao Vasconcelos 22/01/2022

Listerine
Um livro historiográfico muito bem pesquisado, e descrições literalmente viscerais. ________________

Elisio Rebouças 22/01/2022

Medicina dos horrores
Conhecer Lister de perto sempre foi já curiosidade que tinha. Apesar do título, que acho um pouco demais, não deixa de ser verdade. Lister revolucionou a cirurgia a transformando em ciência, implementando a anti-sepsia na sua rotina cirúrgica e de enfermaria. Esse foi um salto assombroso para que a medicina entrasse dentro do corpo humano, tão grande quanto o advento a anestesia. Hoje ainda somos assombrados por esses horrores, infecções continuam acontecendo, mas não somos mais benevolentes e agimos rápido e assertivos. Graças a Lister. E pra você não esquecer de todo seu trabalho contra os germes, basta olhar seu Listerine, ele foi criado naquela época.

Milena.Saleh 21/01/2022

Para mim, estudante de medicina, o livro foi absolutamente fascinante. Conhecer a trajetória da pessoa que reuniu os conhecimentos necessários e aplicou na prática a antissepsia é emocionante e inspirador. A narrativa é nota 10, muito bem montada, fluida. Creio que o único defeito do livro possa ser que a linguagem médica, por vezes, pode exigir que o leitor leigo dê uma pesquisada para entender. Recomendo a leitura!

17/01/2022

Perfeição em livro
Ok, tenho certeza que muitos olhariam para este livro com uma certa estranheza causada pela escolha do título e provavelmente não leriam ele, o que seria realmente uma pena. Surpreendentemente, o livro é incrível, do começo ao fim. Não só aprendi sobre os primórdios da medicina mas também explorei as diversas fases que transformaram as abordagens da medicina especulativa em algo realmente científico. O livro fala sobre os avanços dos últimos séculos, narrando as condições, diversas doenças entre relatos chocantes (muito) sobre as epidemias e necessidades do mundo no início do século XIX. Boa parte do livro também se concentra na antiga Londres e trás a história de pessoas como Joseph Lister, que dedicaram a vida para achar uma forma de diminuir as mortes causada por doenças infecciosas, melhorando os métodos de assepsia da época e criando a medicina moderna que conhecemos.
Com certeza, um livro muito instrutivo e nada repetitivo, cheio de histórias esquecidas e com uma escrita realista.

? Deixo uma precaução em relação as pessoas mais sensíveis, não aconselho para menores de idade. ?

João 15/01/2022

Um dos melhores livros do tema!
O livro conta a história de Lister e seu caminho no rumo da cirurgia no fim do século 19. A história conta com muitos detalhes e a autora tem uma escrita que te prende do início ao fim, sempre querendo saber como que vai terminar. O livro é maravilhoso e sem sombra de dúvidas mereceu o tempo que passei lendo.

Biel 15/01/2022

De repente, o futuro da medicina pareceu não ter limites.
Antes de iniciar a leitura eu não sabia da existência do Joseph Lister, mesmo com meu interesse na área cirúrgica.

Fiquei muito surpreso com a perspicácia, dedicação e história de vida desse homem, que é considerado o "pai" da cirurgia moderna. O método científico realmente é algo louvável, mudou e muda diariamente a vida de milhões de pessoas. A postura dele enquanto todos duvidavam dos seus feitos, é algo que podemos incorporar na nossa trajetória.

A autora não traz apenas informações sobre as técnicas desenvolvidas por ele, mas também o contexto no qual ele é inserido e a sua vida pessoal, que influenciou diretamente na vida profissional.

O livro é bem objetivo, interessante e traz os detalhes relevantes para que tenhamos a dimensão da importância do que ele incorporou na medicina moderna. O livro é rico de elementos pré e pós textuais e mostra a extensiva pesquisa que a autora fez para compor esta obra.

Por fim, eu recomendo muito a leitura e termino com essa frase que me emocionou muito: "O que antes fora impossível passou a ser realizável. O que antes fora inconcebível podia então ser imaginado. De repente, o futuro da medicina pareceu não ter limites."

Rita571 11/01/2022

Rico historicamente
Estava com medo de ser um livro apenas bonito .. Apesar de nao ser de leitura fácil é um livro muito interessante. Em pensar como era a medicina no começo kkkk era assustador .. Mas no fim com muito esforço tudo melhorou e hj estamos onde estamos !! Tbm achei bem legal encontrar personagens históricos ao longo do livro. Recomendo a leitura

Aninha 09/01/2022

Lister
Bom, sem muito o que falar, mas adorei o livro. A autora é uma historiadora (pelo que eu vi), então ela escreveu um livro que é uma biografia mas de um jeito parecido com apostilas didáticas de história. Além de falar de Lister, ela contextualiza para a sociedade, outros cientistas da época, descobertas, política, religião e etc, trazendo um texto muito bem fundamentado e muito cheio de informações.

Natane 08/01/2022

Fascinante
O livro conta um relato impressionante das cirurgias, enfermidades e percalços enfrentados pelos médicos antigamente, dando foco na busca pelo controle de doenças e falta de higiene praticadas. Durante o conto dos avanços da medicina, o livro traz relatos envolvendo figuras importantes, como Pasteur e a companhia Johnson e Johnson, sendo muito rico em detalhes.

Isa 06/01/2022

O melhor da evolução da ciência
O livro retrata a evolução da ciência em volta do médico Josheph Lister, contando alguns fatos e curiosidades da época. Adorei o livro.

Gabi 03/01/2022

Para leigos como eu, o assunto cirurgia e a sua evolução se torna algo fácil de compreender com esse livro. A autora soube nos contar sobre a vida de uma pessoa muito importante para a medicina de uma forma que não fosse entediante ou de difícil entendimento.

Recomendo

gab 02/01/2022

"De repente, o futuro da medicina não pareceu ter limites."
O início do livro é muito arrastado e confuso, mas em dado ele acaba se tornando uma leitura muito rápida e interessante. Saber de todos estes fatos das cirurgias do século XIX é algo impressionante. Acho que nunca imaginei que as cirurgias eram realizadas em ambientes tão sujos e em afiteatros juntamente com a presença de uma platéia.

"O que antes fora impossível passou a ser realizável. O que antes fora inconcebível podia então ser imaginado. De repente, o futuro da medicina não pareceu ter limites."