Medicina dos Horrores

Medicina dos Horrores Lindsey Fitzharris

Resenhas - Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século Xix

Luana 21/09/2021

Em Medicina dos horrores, a historiadora Lindsey Fitzharris narra como era o chocante mundo da cirurgia do século XIX, que estava às vésperas de uma profunda transformação. A autora evoca os primeiros anfiteatros de operações — lugares abafados onde os procedimentos eram feitos diante de plateias lotadas — e cirurgiões pioneiros, cujo ofício era saudado não pela precisão, mas pela velocidade e pela força bruta, visto que não havia anestesia. Trabalhando sem luvas e sem qualquer cuidado com a higiene básica, esses profissionais, alheios à existência de micro-organismos, ficavam perplexos com as infecções pós-operatórias, o que mantinha as taxas de mortalidade implacavelmente elevadas. Concentrando-se no tumultuado período entre 1850 e 1875, a autora nos apresenta Lister e seus contemporâneos e nos conduz por imundas escolas de medicina, os sórdidos hospitais onde eles aprimoravam sua arte, as “casas da morte” onde estudavam anatomia e os cemitérios, que eles volta e meia invadiam para roubar cadáveres. (EDITADO-AMAZON).
EU AMEI ESSE LIVRO! Ele conta a biografia do médico-cirurgião inglês do século XIX, Joseph Lister (que foi inspiração para Joseph Lawrence criar o Listerine, famoso enxaguante bucal), o primeiro cirurgião a realizar uma operação numa sala esterilizada com antisséptico pulverizado. O livro é super interessante, pois a autora nos conta de forma detalhada como eram feitas as cirurgias na Inglaterra (SEM ANESTÉSICO), a situação precária em que as pessoas viviam. A escrita é bem gráfica, certas partes chegam a ser bem impactantes, então se você é uma pessoa sensível a esta categoria de conteúdo, pense duas vezes antes de ler. Ótimo livro para quem quer saber um pouco mais sobre a ciência médica.

Lia221 16/09/2021

Super recomendo!
Medicina dos Horrores é um livro que contará um pouco da história da cirurgia da Era Vitoriana e a vida de Joseph Lister, o homem que revolucionou a medicina cirúrgica.

Eu gostei bastante do livro, é uma obra interessante e traz algumas curiosidades de uma época em que a medicina não era completamente diferente da que conhecermos hoje em dia.

Super recomendo essa leitura.

Laninha 14/09/2021

Ainda bem que nasci na era pós Lister
Muito interessante conhecer a história de alguém que revolucionou a medicina e é extremamente revelevante até os dias de hoje. A escrita da autora é leve e muitas vezes irônica o que torna a leitura muito agradável.

henys.silva 10/09/2021

Sujeira, anti-sepsia e assepsia
Já havia lido parte do livro "Os botões de Napoleão", como parte da disciplina de história da química. O tema de minha equipe falava sobre assepsia, ácido carbólico (fenol) e me interessei em ler mais a respeito do assunto. Finalmente pude ler Medicina dos Horrores nesse ano e consegui aprofundar meus conhecimentos na jornada da falta de limpeza, a posterior anti-sepsia e a atual assepsia.

A brutalidade que havia nas cirurgias do passado e a profissão de cirurgião que era vista como um trabalho que não precisava de estudos, mas sim de um trabalho braçal sem cuidados e limpezas, vai sendo refinado para técnicas mais elaboradas, principalmente com o uso de novas drogas para evitar a dor, o que deixa os médicos mais confiantes para experimentar cirurgias cada vez mais invasivas e necessitando de estudos e pesquisas mais aprofundados sobre o corpo humano.

Agora imagine o desafio de provar que a limpeza era essencial e que existe algo no ar que colabora para infecções, porém isso não era aceito pela comunidade médica... Apesar dos pesares, Joseph Lister recebeu as devidas honrarias em sua época e obras como essa para contar sua história.

Marcos 09/09/2021

Esse livro trata de como foi o início da medicina e de que importância foi o dr Lister para o conhecimento que se tem hoje sobre higiene e antibactericidas tanto nos hospitais/salas de cirurgia como também no nosso cotidiano. Ao ler esse livro me senti privilegiado em viver em uma época onde temos anestésicos e antisépticos nos hospitais kkkk

Essa é uma ótima leitura pra quem tiver curiosidade de como eram feitas as cirurgias antigamente.

Lucas 08/09/2021

Uma biografia de Joseph Lister e que nos leva a entender melhor um dos grandes avanços da medicina moderna, a antissepsia. Apesar de sua hoje fundamental importância, a antissepsia e técnicas assépticas foram rejeitadas no início, pela própria incompreensão da vida microbiana da época.
A história nos mostra como Lister foi influenciado pelos estudos de Pasteur, e sua luta para instituir seus métodos e demonstrar sua eficácia.
Excelente leitura para todos das áreas da saúde.

Leo 04/09/2021

O livro narra o apavorante mundo das cirurgias do século XIX.
A obra acompanha Joseph Lister, um médico brilhante que revolucionou o mundo das cirurgiões.

Heitor.Ceccato 02/09/2021

Um pedaço da vida de um gênio.
É incrível o tamanho da dedicação, amor, cuidado e perseverança do Dr. Lister. Desde o início é possível observar que ele não desiste facilmente e sempre procurou além de ajudar seus paciente, também uma medicina de excelência a cada dia.

Mariana 27/08/2021

Uma viagem pela história da cirurgia
A realidade da medicina durante o sécuo XIX era de fato uma história de terror. O livro a conta por meio da biografia de um cirurgião revolucinário. Ótima leitura.

Melissa.Aparecida 21/08/2021

É muito bom.
Não costumo ler biografias, mas devo admitir que gostei bastante dessa. A história do cirurgião Joseph Lister, e toda a sua contribuição para a medicina é fascinante.

Ainda bem ele não desistiu da medicina e nem mesmo morreu no acidente, porque caso contrário, era capaz da medicina ter se tornado algo realmente horroroso.

Ler algumas coisas desse livro nos dias de hoje chega a ser inacreditável. A esterilização da área, por exemplo, não era visto como algo necessário e sim perca de tempo por muitos cirurgiões. A ciência sendo ignorada e desacreditada (não que hoje não exista mais, afinal, tem pessoas com o mesmo pensamento de 1800, mas esse não é o foco).

A realidade é que o Lister colocou luz sobre uma medicina dos horrores e a tornou a medicina da afeição.

lanna 18/08/2021

a história de joseph lister
Eu não sou muito de ler biografias, mas eu gostei bastante dessa. O livro conta a historia de Joseph lister como cirurgião e suas contribuições para a medicina do século XIX.
Dei 4 estrelas, porque apesar de ter gostado muito de conhecer sobre ele, queria que o livro tivesse mais descrições sobre as coisas nojentas e absurdas (pros tempos atuais, ja que pra época eram procedimentos corriqueiros) que eram feitas dentro dos hospitais.

Andrea M 14/08/2021

Viva a Ciência ! Viva o SUS...
A capa desse livro me encantou (sendo sincera..rs). Estava com muita vontade de ler e acabei ganhando de presente.
No final do livro adorei descobrir que Listerine (homenagem) tem a ver com o Lister ... Ele que descobriu o método antisséptico (bacana, né ?!) Lendo e aprendendo ...

Bia 13/08/2021

Uma surpresa boa
Confesso que quando li o prólogo (a muito custo e bem pausadamente) achei que seria uma leitura horrível.
Porém, o restante do livro fluiu bem melhor, com uma mistura ideal de informações científicas e fatos pessoais.
Nunca tinha lido uma biografia antes (e nem tinha me dado conta de que era uma biografia quando comprei o livro), mas gostei bastante.
Foi agradável acompanhar o Lister desde seus tempos de graduação (estudantes de medicina no século XIX já eram famosos por seus festões!) até todo o reconhecimento que ele conquistou por suas descobertas.
As informações extras sobre outros casos que não envolviam o Lister foram ótimas também, como por exemplo o caso do professor suíço que percebeu que a alta mortalidade nas maternidades cuidadas por estudantes de medicina (enquanto que as cuidadas por parteiras tinham uma mortalidade bem mais baixa) talvez se devesse ao fato de que eles saíam de autópsias e iam fazer partos sem lavar as mãos (!).
Foi incrível também ver como a nossa vida seria diferente (pra pior) se o Lister não tivesse inventado seu método antisséptico, e as repercussões que o método tem no mundo atual (inclusive a marca Listerine se chama assim em homenagem a ele).
Enfim, foi uma leitura muito boa.
Gostaria de ler mais coisas dessa autora.

Rodrigo 13/08/2021

Grande vulto do século XIX
A obra conta a história de Joseph Lister, um médico britânico que revolucionou o mundo da cirurgia moderna com suas técnicas de antissepsia.