Medicina dos Horrores

Medicina dos Horrores Lindsey Fitzharris

Resenhas - Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século Xix

Yuririn 10/10/2021

Este livro foi incrível. Descobri fatos e eventos que aconteceram na história da medicina e acompanhar eles através da perspectiva de um "personagem" tornou a experiência ainda mais legal e interessante. Por tudo o que o livro apresenta sobre Joseph Lister e o modo como isso acontece fizeram me emocionar e admirar esse médico muito mais do q se eu apenas tivesse ouvido falar dele. O final, principalmente, me trouxe informações muito legais e foi, pra mim, tocante a parte em q fala da relação com o Pasteur. Achei que o livro " o século dos cirurgiões" de Jurgen Thorwald é parecido com "medicina dos horrores", mas aquele fala sobre a medicina de um modo mais geral, aborda vários médicos e seus diversos feitos ao passo que este segue mais a vida do Lister frente aos problemas pessoais e às dificuldades ao "enfrentar" a sociedade médica acadêmica da época.

Paulo.Ricardo 03/10/2021

Ótimo livro
Ótima leitura mistura de bibliografia com um pouco de como medicina naquela época era tentativa de erro e acerto. Gostei demais.

Nane 29/09/2021

Perfeito!
Dizem que foi a única cirurgia na história a ter uma taxa de mortalidade de 300%".

Este livro conta a história de Joseph Lister, o homem que revolucionou o mundo das cirurgias. Conta toda trajetória deste médico/ pesquisador desde sua época de estudante até seus últimos momentos. Incansável na busca por melhores condições de sobrevivência de seus pacientes .

Leb 24/09/2021

Histórias bizarras, porém interessantes e que proporciona entendermos como as coisas vão evoluindo até chegar ao presente.

Luana 21/09/2021

Em Medicina dos horrores, a historiadora Lindsey Fitzharris narra como era o chocante mundo da cirurgia do século XIX, que estava às vésperas de uma profunda transformação. A autora evoca os primeiros anfiteatros de operações — lugares abafados onde os procedimentos eram feitos diante de plateias lotadas — e cirurgiões pioneiros, cujo ofício era saudado não pela precisão, mas pela velocidade e pela força bruta, visto que não havia anestesia. Trabalhando sem luvas e sem qualquer cuidado com a higiene básica, esses profissionais, alheios à existência de micro-organismos, ficavam perplexos com as infecções pós-operatórias, o que mantinha as taxas de mortalidade implacavelmente elevadas. Concentrando-se no tumultuado período entre 1850 e 1875, a autora nos apresenta Lister e seus contemporâneos e nos conduz por imundas escolas de medicina, os sórdidos hospitais onde eles aprimoravam sua arte, as “casas da morte” onde estudavam anatomia e os cemitérios, que eles volta e meia invadiam para roubar cadáveres. (EDITADO-AMAZON).
EU AMEI ESSE LIVRO! Ele conta a biografia do médico-cirurgião inglês do século XIX, Joseph Lister (que foi inspiração para Joseph Lawrence criar o Listerine, famoso enxaguante bucal), o primeiro cirurgião a realizar uma operação numa sala esterilizada com antisséptico pulverizado. O livro é super interessante, pois a autora nos conta de forma detalhada como eram feitas as cirurgias na Inglaterra (SEM ANESTÉSICO), a situação precária em que as pessoas viviam. A escrita é bem gráfica, certas partes chegam a ser bem impactantes, então se você é uma pessoa sensível a esta categoria de conteúdo, pense duas vezes antes de ler. Ótimo livro para quem quer saber um pouco mais sobre a ciência médica.

Lia221 16/09/2021

Super recomendo!
Medicina dos Horrores é um livro que contará um pouco da história da cirurgia da Era Vitoriana e a vida de Joseph Lister, o homem que revolucionou a medicina cirúrgica.

Eu gostei bastante do livro, é uma obra interessante e traz algumas curiosidades de uma época em que a medicina não era completamente diferente da que conhecermos hoje em dia.

Super recomendo essa leitura.

Laninha 14/09/2021

Ainda bem que nasci na era pós Lister
Muito interessante conhecer a história de alguém que revolucionou a medicina e é extremamente revelevante até os dias de hoje. A escrita da autora é leve e muitas vezes irônica o que torna a leitura muito agradável.

henys.silva 10/09/2021

Sujeira, anti-sepsia e assepsia
Já havia lido parte do livro "Os botões de Napoleão", como parte da disciplina de história da química. O tema de minha equipe falava sobre assepsia, ácido carbólico (fenol) e me interessei em ler mais a respeito do assunto. Finalmente pude ler Medicina dos Horrores nesse ano e consegui aprofundar meus conhecimentos na jornada da falta de limpeza, a posterior anti-sepsia e a atual assepsia.

A brutalidade que havia nas cirurgias do passado e a profissão de cirurgião que era vista como um trabalho que não precisava de estudos, mas sim de um trabalho braçal sem cuidados e limpezas, vai sendo refinado para técnicas mais elaboradas, principalmente com o uso de novas drogas para evitar a dor, o que deixa os médicos mais confiantes para experimentar cirurgias cada vez mais invasivas e necessitando de estudos e pesquisas mais aprofundados sobre o corpo humano.

Agora imagine o desafio de provar que a limpeza era essencial e que existe algo no ar que colabora para infecções, porém isso não era aceito pela comunidade médica... Apesar dos pesares, Joseph Lister recebeu as devidas honrarias em sua época e obras como essa para contar sua história.

Marcos 09/09/2021

Esse livro trata de como foi o início da medicina e de que importância foi o dr Lister para o conhecimento que se tem hoje sobre higiene e antibactericidas tanto nos hospitais/salas de cirurgia como também no nosso cotidiano. Ao ler esse livro me senti privilegiado em viver em uma época onde temos anestésicos e antisépticos nos hospitais kkkk

Essa é uma ótima leitura pra quem tiver curiosidade de como eram feitas as cirurgias antigamente.

Lucas 08/09/2021

Uma biografia de Joseph Lister e que nos leva a entender melhor um dos grandes avanços da medicina moderna, a antissepsia. Apesar de sua hoje fundamental importância, a antissepsia e técnicas assépticas foram rejeitadas no início, pela própria incompreensão da vida microbiana da época.
A história nos mostra como Lister foi influenciado pelos estudos de Pasteur, e sua luta para instituir seus métodos e demonstrar sua eficácia.
Excelente leitura para todos das áreas da saúde.

Leo 04/09/2021

O livro narra o apavorante mundo das cirurgias do século XIX.
A obra acompanha Joseph Lister, um médico brilhante que revolucionou o mundo das cirurgiões.

Heitor.Ceccato 02/09/2021

Um pedaço da vida de um gênio.
É incrível o tamanho da dedicação, amor, cuidado e perseverança do Dr. Lister. Desde o início é possível observar que ele não desiste facilmente e sempre procurou além de ajudar seus paciente, também uma medicina de excelência a cada dia.

Mariana 27/08/2021

Uma viagem pela história da cirurgia
A realidade da medicina durante o sécuo XIX era de fato uma história de terror. O livro a conta por meio da biografia de um cirurgião revolucinário. Ótima leitura.

Melissa.Aparecida 21/08/2021

É muito bom.
Não costumo ler biografias, mas devo admitir que gostei bastante dessa. A história do cirurgião Joseph Lister, e toda a sua contribuição para a medicina é fascinante.

Ainda bem ele não desistiu da medicina e nem mesmo morreu no acidente, porque caso contrário, era capaz da medicina ter se tornado algo realmente horroroso.

Ler algumas coisas desse livro nos dias de hoje chega a ser inacreditável. A esterilização da área, por exemplo, não era visto como algo necessário e sim perca de tempo por muitos cirurgiões. A ciência sendo ignorada e desacreditada (não que hoje não exista mais, afinal, tem pessoas com o mesmo pensamento de 1800, mas esse não é o foco).

A realidade é que o Lister colocou luz sobre uma medicina dos horrores e a tornou a medicina da afeição.