Medicina dos Horrores

Medicina dos Horrores Lindsey Fitzharris

Resenhas - Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século Xix

Milena.Barbosa 31/03/2021

A medicina dos horrores é a biografia de Joseph Lister, que viveu no se século 18 na Europa, se tornando um grande médico que mudou toda a trajetória das cirurgias evidenciando a importância da limpeza nos ambientes dos hospitais que na época eram imundos.
Eles juntamente com seu fiel amigo, o microscópio, fez descobertas importantíssimas que alterou sem dúvidas todo o rumo da cirurgia médica.
Antes os hospitais eram imundos e os cirurgiões eram mal vistos por serem trabalhadores braçais.
Com o tempo a importância da cirurgia e seu valor foi crescendo, assim como graças a médicos como Joseph Lister destacaram a importância sem igual de um ambiente limpo e esterilizado.
Claro que durante sua trajetória Lister de deparou com inúmeros inimigos que iam contra a sua teoria de germes e a eficácia do uso de antissépticos mesmo quando o próprio provava com resultados surpreendentes todos os seus benefícios.
Por fim, finalmente, e até mesmo internacionalmente falando, Joseph Lister teve o mérito merecido com seus estudos e avanços se tornando crucial para o avanço das cirurgias.
No fim descobrimos que o Listerine, famoso antisséptico bucal, criado por um dos irmãos johnson, se chama assim em homenagem a Lister e suas descobertas. A empresa Johnson & Johnson foi criada pelos irmãos Johnson a fim de produzir em massa o Listerine que viria a salvar a vida de tantas almas.
Além do mais o livro é muito bem escrito, no entanto, em algumas partes a leitura se torna um pouco parada mas claro que não é por causa do autor e sim pois os médicos da época se recusavam a aceitar o óbvio.
Leitura necessária em que você aprende muito!
É valido salientar também que é ótimo ver as brigas dos médicos cultos nas revistas se xingando pois não acreditavam nas teorias de Lister e ele todo pleno se recusando a responder acusações infundadas.
MARAVILHOSO!!!

Taty 27/03/2021

Nada de terror/horror, só uma biografia
Sabe aquele livro que você julga ser uma coisa e no fim não tem nada a ver?
É sobre Medicina dos Horrores.

Uma biografia da revolução das cirurgias através das técnicas de assepsia do Dr. Lister.

Uma biografia deste médico.

NADA DE MEDICINA DOS HORRORES!!!

Bem decepcionada...

gassylem 25/03/2021

Edição LINDA!!!
O livro é lindo, a capa e edição são perfeitas. O livro foi muuito caro, mas é muito bom e interessante demais

Jessy 18/03/2021

Muito interessante
Livro bastante informativo, com histórias bastante interessantes sobre médicos que foram extremamente importantes para a evolução da medicina e tudo o que passaram (além de todo sofrimento que pacientes também passaram) para termos tantas facilidades que temos hoje em dia como anestesias, assepsia dos instrumento cirúrgicos e muito mais.

Anderson Feitosa 09/03/2021

Eu nunca imaginei...
... que um livro de caráter praticamente biográfico pudesse ser tão empolgante e envolvente como Medicina dos Horrores.

A autora faz um trabalho de indescritível excelência ao narrar a história de vida do grande médico e cirurgião Joseph Lister, considerado o pai da cirurgia moderna. Um texto riquíssimo, detalhado e emocionante.

Cheguei a me perguntar diversas vezes como a autora conseguiu descobrir tanta informação em meio às suas pesquisas, como todo respeito à grande historiadora que é.

Como futuro médico, considerei o livro revelador e até mesmo surpreendente em alguns aspectos. E a todos que se interessam minimamente pela história da ciência (especialmente da saúde) eu deixo minha insistente recomendação para essa leitura.

Lister foi, ao meu ver, um verdadeiro herói. Lutou e sofreu muito para defender os resultados científicos de seus trabalhos. Foi humilhado e exaltado alternadamente em sua vida. Mas, por fim, saiu como um grande médico e revolucionário em seu tempo. Sua história merece ser perpetuada, sem dúvida!

Aos médicos, principalmente aos cirurgiões e anestesiologistas, redobro a minha recomendação sobre o livro.

camilavitoria_ 06/03/2021

simplesmente amei cada página do livro! senti um carinho enorme pelo lister e torci muito por ele em todos os aspectos possíveis. sem contar que é incrível como há tão pouco tempo tudo era tão diferente na medicina e quão rápido a gente tem avançado.

Thaila 06/03/2021

Uma leitura diferente no meio de tanta fantasia e romance que leio. Foi uma ótima experiência conhecer como eram as coisas antes de toda a higiene e das anestesias. Foi um passo enorme pra época que ajudou na evolução de toda a medicina que conhecemos hoje.

Rayara.Agaada 03/03/2021

Interessante
De início pensei se tratar de um outro assunto, mas não foi de um todo decepcionante quando notei se tratar de assunto diverso do imaginado.

A proposta é interessante ao trazer uma retomada na história da medicina, ao mencionar as evoluções ao decorrer do tempo, toda a trajetória do cirurgião Joseph Lister e suas contribuições com o método antisséptico . (Meados de 1800...)

Expõe também, casos reais de como eram tratados os enfermos da época, as enfermarias eram conhecidas por casa da morte, do terror que as pessoas eram submetidas ao necessitarem de cirurgia. Uma amputação sem anestesia, insuportável só de imaginar.

Ale 01/03/2021

O assunto é interessante porem a escrita é arrastada e lenta. Quando pensei que ia engrenar o assunto se alterava e voltávamos a lentidão

Ana Paula 28/02/2021

Medicina dos horrores conta a história de Joseph Lister, cirurgião que revolucionou a medicina do seu tempo.
Naquela época, a cirurgia se resumia basicamente a amputações de membros, e os médicos especialistas eram quase como açougueiros. As qualidades para ser considerado competente eram a força e a rapidez, pois ainda não havia anestesia, e tudo tinha que ser feito muito rapidamente.
Naquela época não se tinham conhecimentos de microorganismos e bactérias, e desconhecia-se as causas das infecções. Os hospitais eram sujos, não havia ventilação, não havia higiene nenhuma e havia muitas mortes devido a complicações cirúrgicas.
Junto com Pasteur, Lister foi pioneiro nos estudos de vidas microscópicas, e implantou protocolos de assepsia nos hospitais da Europa.
É um livro de história com uma boa dose de bizarrice pra quem gosta.

Rafael Pravitz 27/02/2021

Se trata de uma biografia
Para mim pareceu uma biografia, não sei se eu que esperava algo diferente ou a leitura não foi para mim, espera que falasse com uma outra língua de, na soará quem busca a história de uma vida é um bom livro.

Walison Rodrigues 26/02/2021

pra quem gosta da área da saúde, eu super indico esse livro, pois nele conhecemos quão terrível era a medicina no século 19 e como os procedimentos eram realizados de uma forma brutal e aterrorizante.

_My 17/02/2021

Joseph Lister me impressionou
Que perfeição! Estou em choque porque eu esperava muito desse livro, mas não tanto . Joseph Lister é um homem revolucionário e um gênio. Por favor, leiam (se for o gênero que você gosta)
O livro é repleto de ensinamentos que podemos levar para a vida toda.

iammoremylrds 16/02/2021

é basicamente uma biografia do cirurgião Joseph Lister, um dos pioneiros da antissepsia nas cirurgias, tem uma riqueza de detalhes, gostei mt, é interessante como um todo, fluiu muito bem

Ikaro C. Maia 13/02/2021

Uma biografia que transporta
Após viajar e mergulhar no cenário cirúrgico do século XIX, Londres, Glasgow, Edimburgo. Visitar o University College of London, king?s college, Royal infirmary. Me vi impressionado o quão a prática médica cirúrgica em relativamente pouco tempo. Desde dos teatros cirúrgicos, roubos de cadáveres e hospitais com taxa de mortalidade ironicamente inimagináveis me fizeram refletir o quanto a ciência médica é nova e com tecnologias tão efêmeras, e também o quão deslumbrante é a arte de curar (sempre amparada na ciência, claro!). Joseph Lister me mostrou que mesmo em uma época obscura e pouco glamorosa, de profissionais metódicos e pouco abertos a evolução -se comparada atualmente- uma única pessoa que mesmo recebendo inúmeros ?nãos?, mas amparado nos conhecimentos científicos conseguiu mudar o rumo da medicina como conhecemos. Das amputações de pernas em 30 segundos até o abcesso da rainha, esse livro me fez ter certeza do quando inestimável é o valor da ciência.