Medicina dos Horrores

Medicina dos Horrores Lindsey Fitzharris

Resenhas - Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século Xix

07/02/2021

Muito interessante
Adorei as informações do livro porém a riqueza de descrições nojentas muitas vezes repetitivas e desnecessárias me fizeram parar várias vezes a leitura, mas a história é muito interessante.

Edilene 07/02/2021

Saber sobre a medicina no século 19 foi fantástico. Histórias horripilantes mas ao mesmo tempo incrível, ainda mais incrível ver como Lister trabalhava na área da medicina.

Camille.Medeiros 06/02/2021

Cativante
Para aqueles que são apaixonados pelo mundo da ciência e da medicina como eu, a leitura vale muito a pena. Mesmo sendo uma biografia, a história corre de maneira leve e cativando o leitor como se fosse uma ficção, afinal, é quase inacreditável como era o cenário hospitalar da época e como as coisas mudaram até os dias de hoje. Livro excelente, escrito com todo o cuidado e a admiração que Joseph Lister merece.

Sol 05/02/2021

Uma loucura pensar que foi tão difícil fazer as pessoas acreditarem na infecção por microorganismos e como era sem higiene a forma como as coisas eram feitas em hospitais.

Tiago 03/02/2021

Um livro espetacular que faz juz ao título e nos faz agradecer pelos avanços da medicina/biologia nos últimos 150 anos. O livro conta a história do cirurgião Joseph Lister, um dos pioneiros da antissepsia nas cirurgias. Antes, toda cirurgia era uma grande porta aberta para infecções hospitalares e desfechos desfavoráveis eram regra nos hospitais (geralmente imundos) da época. Como toda descoberta disruptiva, o trabalho de Lister foi bastante criticado e combatido pelo establishment médico da época. Este é um ponto comum a todos os livros de história da ciência que leio: como ideias novas são combatidas e criticadas. Fico sempre com a impressão do quanto de atraso no processo científico se deveu a resistência que pode ter conseguido dobrar muita gente que não teve energia para brigar e lutar como Lister e outros.
Suellen 03/02/2021minha estante
Eu tive essa mesma sensação quando li ?o século dos cirurgiões? fala de Lister tmb e de outros avanços na medicina

Marcelão 02/02/2021

Uma bela história de dedicação!
O título pode assustar mas o que temos em Medicina dos Horrores é a história de um médico (Joseth Lister) que dedicou sua vida à melhoria das práticas médicas e ao bem estar dos pacientes no século XIX. Grande exemplo de dedicação e amor a profissão!

Sheila.Ferreira 31/01/2021

Medicina dos horrores
Este livro me deixo bem impressionado com o jeito q era os hospitais do século XIX. Eu recomendo a leitura.

D3lc4rm0 30/01/2021

Surpreendente! Lister é o cara!
Terminei de ler esse livro finalmente, queria dizer que amei acompanhar a historia de Joseph Lister e sua trajetória de divulgação da acpicia hospitalar, simplismente ele tirou o mundo da medicina da obscuridade e aliou ciência e medicina, mudando os hospitais para sempre!
Obs: @Carl Reichenbach deve ter ficado muito feliz com um uso tão amplo de uma de suas descobertas o Fenol(ácido Carbolico)

Mariana.Ramos 29/01/2021

Impactante
Casos incríveis, recomendo muito para quem gosta de medicina.
Com ele podemos ter mais certeza ainda de que os animais foram, são e sempre serão importantes para a evolução humana.

giu 28/01/2021

Medicina dos horrores fala sobre as cirurgias antes da descoberta do anestésico e também sobre a vida de Joseph Lister, que foi pioneiro em antissepsia na área cirúrgica.
A escrita do livro é fluída até a metade do livro, depois disso ela fica arrastada, demorei mais tempo para terminar do que o necessário, mas dei 3 estrelas. No geral eu não me arrependo de ter lido e adorei as informações que eu estava curiosa para saber, as descrições das cirurgias antes da anestesia, por exemplo.

Seiji 28/01/2021

O livro conta a história de Joseph Lister, um cirurgião do Século XIX, que introduziu os métodos de limpeza e esterilização dos procedimentos cirúrgicos e no tratamento das lesões e cicatrizes. Mas a autora não se apega só no personagem principal, outros cirurgiões que passaram pela vida de Lister também são descritos como muitos detalhes, como também os horrores que os pacientes passavam antes do surgimento da anestesia.