Medicina dos Horrores

Medicina dos Horrores Lindsey Fitzharris

Resenhas - Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século Xix

Vane 01/05/2021

Conhecendo a medicina raiz
Neste livro, conhecemos através da história de Listner a história da medicina. Ou será que através da história da Medicina conhecemos a história de Listar?!?!
Porque as duas estão ligadas para sempre.
Uma história que nos mostra como era a medicina na século XIX e como médicos, cirurgiões, cientistas e a própria medicina foram evoluindo com o passar dos anos.
Passamos pela Era da Agonia, quando cirurgias era a última das últimas opções, pois pasmem, nem sempre existiu anestesia. Passamos também por uma época em que os hospitais eram conhecidos para Casas da Morte, pois a quantidade de pessoas qie morriam, principalmente de infecções hospitalares era gigantesca. Tem até uma passagem no livro que diz que era mais seguro uma pessoa ser tratada em casa do que ir para o hospital. E no meio disso temos Joseph Listner um cirurgião que também tinha um quê de cientista, que enfrentou altos e baixo na sua carreira para provar que a higiene hospitalar era o caminho do futuro e o mais seguro a ser seguido.
Foi uma leitura muito interessante e recheada de informações, que eu leiga, desconhecia sobre o mundo da medicina. E esse livro me permitiu ser ainda mais grata aos nossos profissionais de saúde e aos cientistas.
Leitura realizada em conjunto com a Cris do @ficavaiterleitura e com a Dea do @dea.leitora.

Clara.Brogliato 26/04/2021

Por se tratar de uma biografia, é muito bom! Não conta somente a história da vida do Lister, fala também sobre o avanço da medicina. Muito legal!
Gcamps 26/04/2021minha estante
Vou considerar isso uma grande Vitória hehe

Viviane.Fernandes 25/04/2021

História fascinante das mudanças que a cirurgia apresentou após Lister, médico cirurgião, adotar os conhecimentos de Pasteur sobre microorganismos, para realização de antissepsia e diminuição da mortalidade pós-operatória. E a história se repete... naquela época, acreditava-se em miasmas e geração espontânea e hoje temos os negacionistas que defendem o não uso das máscaras!

Lilian.Inoue 24/04/2021

Confio na medicina, pois sempre está em evolução
Não é uma história de horror, mas um relato sobre a evolução das cirurgias, onde graças as pesquisas do dr Joseph Lister, os hospitais passaram de "matadouros" para um local que salvam vidas!! Muito interessante, gostei!!

Rillary Figueiredo 19/04/2021

A importância da assepsia
Medicina dos Horrores nos trás a história de Joseph Lister, que descobre a importância da assepsia. Lister passa por inúmeras dificuldades de aceitação com sua teoria, mas se mantém firme e continua publicando suas descobertas.
O livro trás algumas informações sobre a forma que era praticada a medicina antiga, que era brutal e totalmente nojenta. É triste saber que Lister teve tanta dificuldade para convencer a sociedade médica de que sua teoria era revolucionária e que salvaria milhares e milhares de vidas daquela época em diante!

Alana226 18/04/2021

Fascinante
Fascinante, desde as primeiras páginas com uma temática envolvente que narra a saga do médico cirurgião inglês do século XIX, Joseph Lister e de outros cirurgiões antes da existencia de qualquer anestésico, onde a capacidade era medida pela rapidez com que se faziam os procedimentos. Abrange a fase posterior da descoberta do controle básico das infecções.
Lister, desenvolveu métodos antissépticos que foram aplicados em cirurgias e no tratamento de pacientes em hospitais, reduzindindo drasticamente a taxa de mortalidade.
E em meio a vívidas narrativas de hospitais cheios de sujeira, salas de cirurgia em forma de anfiteatros e instrumentos cirúrgicos usados em operações seguidamente sem qualquer limpeza, surge o homem que colocou a medicina em outro patamar e consequentemente aumentou a expectativa de vida de quem precisava de um médico.

Elane.Medeiross 16/04/2021

Quando vi o nome Lister, pensei em Listerine
Foi um livro surpreende. Realmente no século XIX a medicina era dos horrores, me impactou muito a falta de higiene e a arrogância dos profissionais da época em relação as novas descobertas cientificas, também me impressionou que a relação que meu cérebro fez entre Lister e listerine, tinha fundamento, e pra mim uma grande surpresa descobrir que a grande empresa Johnson & Johnson também surgiu devido as idéias de Lister em relação antissepsia.
Um livro que eu com certeza irei indicar.

vidalfaleiro 15/04/2021

Livro excepcional, apesar do título apelativo que deram por aqui. É mais uma biografia de um homem fascinante que de fato mudou a história da medicina tão profundamente que suas contribuições chegam diretamente até os nossos dias!

Dhe 15/04/2021

Um livro e uma história incrível
Esse livro é mais que uma biografia, ele conta nos conta uma parte da história da medicina de um jeito tão interessante e bem escrito.
O progresso só nos dá a partir de pessoas como Joseph Lister.
De relatos sangrentos a história da medicina moderna, esse livro vale a pena ser lido.

Stefannye 14/04/2021

De medicina dos horrores à medicina moderna
Livro muito interessante que retrata a evolução da medicina e a participação de um médico num fator importantíssimo, a assepsia, que revolucionou a medicina e salvou milhares de vidas.

Sofia.Oliveira 11/04/2021

Resenha: Medicina dos Horrores
Olha, eu gostei. No começo foi difícil por que eu não sou acostumada em ler biografias. Porém, comecei a ler em conjunto com uma amiga, o que facilitou muito a leitura.

Eu, como aluna de farmácia, tava muito curiosa sobre o conteúdo do livro. É interessante independente do curso que você faça, obviamente, mas foi bem interessante ter uma visão mais detalhada de personagens importantes para a área da saúde que já vi nas minhas aulas da faculdade.

É um livro bem construído, e prende a sua atenção em todos os capítulos.

Recomendo.

Walmer 10/04/2021

Interessante
O livro começa em marcha lenta, chato e pouco cativante. Mas, da metade em diante, um médico, Lister, que respira e vive da ciência começou a tomar forma.
É extremamente interessante ver como os métodos antissépticos foram criticados no início, assim como Pasteur - um grande amigo de Lister -, mas culminou com o desenvolvimento de métodos, produtos e empresas que estão presentes até hoje, como o LISTERine e a Johnson & Johnson.
Nota 8, poderia ser um livro perfeito se não desse muitas voltas no início da leitura e enrolasse menos.

Mariana 08/04/2021

É fascinante
Acho medicina uma área interessante para saber um pouco mais de sua história e poder entender o motivo pelas coisas serem como são agora e, nesse livro, contando a história de Lister, foi possível imaginar como eram as cirurgias no passado e agradecer por não ter estado lá naquela época.

nifontana13 04/04/2021

Começo levemente enfadonho, fica melhor com o passar das páginas iniciais, mas depois se torna cansativo novamente.