Medicina dos Horrores

Medicina dos Horrores Lindsey Fitzharris

Resenhas - Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século Xix

Thais Crispim 17/02/2020

Medicina dos Horrores
Linda biografia do cirurgião Joseph Lister que viveu no século XIX, época em que os hospitais eram conhecidos como ?Casa da morte?. Eram lugares superlotados, sem nenhum cuidado com a higiene. Odores pútridos permeavam o ambiente. Eram criadouros de infecções, que recebiam o nome de ?hospitalismos?, e causavam um grande número de óbitos, principalmente, entre os pacientes cirúrgicos.

Lister, cirurgião muito dedicado a vida acadêmica e a seus pacientes, sentia uma grande frustração por não conseguir tratar, de fato, os seus pacientes cirúrgicos, já que muitos deles morriam por processos infecciosos pós-operatórios.

Foi essa incessante busca por respostas do que causava esses processos de inflamação e infecção que lhe pôs em contato com os estudos de Louis Pasteur. Utilizando esses conhecimentos adquiridos e a microscopia, passou a adotar boas práticas de higiene e desenvolveu técnicas de antissepsia. A princípio, vista com grande relutância por parte da comunidade médica, porém, depois de grande persistência na disseminação de suas descobertas e dos resultados obtidos, teve seu merecido reconhecimento, mudando totalmente o curso da medicina.

Rapha.Bueno 09/05/2020

Final cansativo
Gostei muito do livro, dos casos e contextos da medicina na Época Vitoriana. Somente no final, que pareceu que a autora quis fazer uma biografia, ficou meio arrastado e cansativo.

bia 09/08/2021

Deixou a desejar
Achei maçante e cansativo, uma leitura arrastada. Esperava que fosse ter mais relatos de cirurgias, em um estilo Medicina Macabra, mas me decepcionei.

É interessante saber como foi que a cirurgia atingiu o status de agora e geralmente gosto muito de livros assim, mas fiquei decepcionada com esse. Talvez se fosse um pouco mais breve ou contasse mais detalhes das cirurgias, seria melhor.

Para quem gosta de livros médicos e com casos, recomendo a leitura de Medicina Macabra, o qual contém vários tipos de relatos e a escrita é fácil de entender.

Leb 24/09/2021

Histórias bizarras, porém interessantes e que proporciona entendermos como as coisas vão evoluindo até chegar ao presente.

Heitor.Ceccato 02/09/2021

Um pedaço da vida de um gênio.
É incrível o tamanho da dedicação, amor, cuidado e perseverança do Dr. Lister. Desde o início é possível observar que ele não desiste facilmente e sempre procurou além de ajudar seus paciente, também uma medicina de excelência a cada dia.

Amanda 17/07/2020

Biografia do Joseph Lister
Confesso que quando peguei pra ler, pensei que fosse um livro contando sobre história bizarras da medicina, mas no fim é a biografia de Joseph Lister, um cara que mudou completamente a história da medicina e fez com que ela chegasse no que conhecemos hoje.

Achei a história muito bem contada, sem enrolação e é tudo bem interessante. Pra quem curte o tema ou é da área da saúde, vai gostar!

Bru 18/07/2020

Joseph Lister, um médico brilhante, desde seus tempos de aluno já se destacava por suas ideias e particular dedicação. A biografia desse médico faz jus aos seus pedidos, enfoque principal em suas realizações pela medicina, sem detalhar sua vida pessoal. Viajamos para o início do século XIX, o terror das cirurgias, o medo de ser admitido em um hospital e a sorte de sair com vida dessa experiência. O livro permite que sintamos essa atmosfera pútrida de Londres, conhecer as grandes mentes que iriam revolucionar o mundo com suas idéias, ver a medicina se estabelecendo como ciência, ler relatos de casos médicos extraordinários. Um livro inspirador, mostra que para sermos o que desejamos, basta ter dedicação, pois mesmo as rejeições são importantes.

Priscila 21/07/2020

Medicina dos horrores.
 A historiadora Lindsey Fitzharris narra como era o chocante mundo da cirurgia do século XIX. A autora evoca os primeiros anfiteatros de operações ? lugares abafados onde os procedimentos eram feitos diante de plateias lotadas ? e cirurgiões pioneiros, cujo ofício era saudado não pela precisão, mas pela velocidade e pela força bruta, uma vez que não havia anestesia. Não à toa, os mais célebres cirurgiões da época eram capazes de amputar uma perna em menos de trinta segundos. Trabalhando sem luvas e sem qualquer cuidado com a higiene básica, esses profissionais, alheios à existência de micro-organismos, ficavam perplexos com as infecções pós-operatórias, o que mantinha as taxas de mortalidade implacavelmente elevadas.

Um ótimo livro para quem gosta do tema, é muito interessante ver como foi a evolução da medicina e principalmente ver a historia do Joseph Lister com suas pesquisas para diminuir as infeções hospitalares, juntamente com a introdução de antissépticos.

kim 02/08/2020

Interessante
Gostei bastante do livro. A autora traz diversos fatos (pra nós, absurdos) sobre como o tratamento dos pacientes e as cirurgias aconteciam e como foi ocorrendo a evolução das técnicas ao longo do tempo. Gostei bastante de saber sobre o começo da utilização do microscópio na medicina pelo Lister. Recomendo bastante pra quem tem interesse por essa área de pesquisa, ciência e medicina.

Lucas 08/09/2021

Uma biografia de Joseph Lister e que nos leva a entender melhor um dos grandes avanços da medicina moderna, a antissepsia. Apesar de sua hoje fundamental importância, a antissepsia e técnicas assépticas foram rejeitadas no início, pela própria incompreensão da vida microbiana da época.
A história nos mostra como Lister foi influenciado pelos estudos de Pasteur, e sua luta para instituir seus métodos e demonstrar sua eficácia.
Excelente leitura para todos das áreas da saúde.

Andrea M 14/08/2021

Viva a Ciência ! Viva o SUS...
A capa desse livro me encantou (sendo sincera..rs). Estava com muita vontade de ler e acabei ganhando de presente.
No final do livro adorei descobrir que Listerine (homenagem) tem a ver com o Lister ... Ele que descobriu o método antisséptico (bacana, né ?!) Lendo e aprendendo ...

grazisapienza 07/03/2022

Os horrores da medicina no século XIX
Olha, eu vou lhe dizer que eu fiquei muitas vezes até enojada com os relatos que foram contados... e nós vemos assim como Lister foi mais essencial pra medicina moderna do que talvez lhe é dado o valor.

Eu, pessoalmente, nunca havia ouvido falar de Lister antes. Mas vemos aqui que a mente aguçada e sua determinação foram cruciais para a transformação do que hoje é a medicina moderna.

É de se impressionar como coisas no estilo de "se ele tivesse comido antes evitaria a sepse", ou que não é preciso de forma alguma a higienizadas e preparação da sala cirúrgica são coisas que, pra mim, parecem de outro mundo ou algo signo do que muitos médicos chamam de açougueiros.

Descobrir também que esse homem foi responsável, mesmo que indiretamente, pela criação de um produto hoje gigante e uma empresa maior ainda, foram surpreendentes.

Eu tenho a mania de demorar muito a ler nao ficções porque gosto de prestar atenção aos detalhes contados. Por isso acabei demorando quase exatos 2 meses pra terminar essa obra maravilhosa. Recomendo a leitura pra quem tiver interesse e paciência.

_My 17/02/2021

Joseph Lister me impressionou
Que perfeição! Estou em choque porque eu esperava muito desse livro, mas não tanto . Joseph Lister é um homem revolucionário e um gênio. Por favor, leiam (se for o gênero que você gosta)
O livro é repleto de ensinamentos que podemos levar para a vida toda.

nifontana13 04/04/2021

Começo levemente enfadonho, fica melhor com o passar das páginas iniciais, mas depois se torna cansativo novamente.