Medicina dos Horrores

Medicina dos Horrores Lindsey Fitzharris

Resenhas - Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século Xix

Vih Vargas 26/04/2023

Simplesmente Incrível
Um dos melhores livros de não ficção que tive o prazer de ler. A história de Joseph Lister é simplesmente absurda. Saber a importância que ele teve na história da medicina por meio de uma leitura tão cativante e deliciosa foi uma experiência magnífica.
Lindsey mandou bem demais na cronologia, narração dos fatos e desenvolvimento da história.

Sheila.Ferreira 31/01/2021

Medicina dos horrores
Este livro me deixo bem impressionado com o jeito q era os hospitais do século XIX. Eu recomendo a leitura.

Max 10/06/2023

A maioria de nós, já acostumados à vida moderna, não faz idéia de como era adoecer e morrer em tempos passados. Medicina dos horrores mostra uma realidade assustadora de como eram os hospitais e os tratamentos de saúde numa época em que não se sabia da existência de bactérias. Médicos não lavavam as mãos, não limpavam materiais nem mesas de atendimento. Salas de cirurgia não eram muito diferentes de abatedouros e as pessoas corriam mais risco de morrer ao tentar tratar uma infecção simples num hospital do que lutando num campo de guerra.
Vale a pena pelo susto histórico

07/02/2021

Muito interessante
Adorei as informações do livro porém a riqueza de descrições nojentas muitas vezes repetitivas e desnecessárias me fizeram parar várias vezes a leitura, mas a história é muito interessante.

Sarah_naty 10/07/2021

Pra quem tem estômago
Primeira vez que leio uma biografia, tinha um certo preconceito em ver detalhes da vida de outrem.
Dar desatraque a um comentário de um dos assistentes de Lister que definiu bem o livro

? uma nova e grande descoberta científica sempre tende deixar em sua esteira muitas baixas, entre as reputações dos que foram defensores de um método mais antigo. Para eles, é difícil perdoar o homem que tornou insignificante o seu trabalho?

?bem detalhado

?casos médicos

?muito sangue

?contexto histórico

?íntimo

?atenção aos detalhes

Gosto muito de ficção mas ler a história real de quem mudou não só o mundo da medicina como da ciência que fez a transição do mundo de sujeira e carnificina para um mundo moderno e estéril me deixou muito motivada.

3ddy 17/10/2023

A medicina do horrores foi o livro que me fez ter um profundo interesse pela medicina. Me lembro bem que no ano de 2021 meu pai sofreu um acidente de moto e estive no hospital com ele. Devido ao sistema de saúde precario do nosso país, vi ali a necessidade de agir, pois alguns dos profissionais da saúde que tanto deveriam fazer algo, nada faziam.
Um dia andando pela leitura, encontrei esse livro e fui procurar saber um pouco mais sobre ele. Não perdi tempo e comprei.
Lindsey disputa o primeiro lugar de uma das minhas escritoras favoritas por causa desse trabalho, ela nos faz conhecer Joseph Lister, médico responsável por aplicar um sistema de assepsia em centros cirurgicos.
Para mim foi algo surpreendente, pois esse livro me ajudou nos momentos que tive de cuidar do meu pai no hospital, me forneceu ideias de algumas coisas para fazer.
Para entusiastas da medicina, esse livro é um prato cheio, sem dizer que traz consigo curiosidades baseado em nomes de objetos do nosso cotidiano.

???Me siga no scoob para mais resenhas:
@3ddy

Elisio Rebouças 22/01/2022

Medicina dos horrores
Conhecer Lister de perto sempre foi já curiosidade que tinha. Apesar do título, que acho um pouco demais, não deixa de ser verdade. Lister revolucionou a cirurgia a transformando em ciência, implementando a anti-sepsia na sua rotina cirúrgica e de enfermaria. Esse foi um salto assombroso para que a medicina entrasse dentro do corpo humano, tão grande quanto o advento a anestesia. Hoje ainda somos assombrados por esses horrores, infecções continuam acontecendo, mas não somos mais benevolentes e agimos rápido e assertivos. Graças a Lister. E pra você não esquecer de todo seu trabalho contra os germes, basta olhar seu Listerine, ele foi criado naquela época.

Arthur.Leonardo 22/05/2024

O livro é muito bom e bem escrito pela autora, que se serviu de variadas fontes para enriquecer a leitura.
Curioso que quando me deparei com o livro me desagradou a capa um pouco espalhafatosa, ao estilo Darkside, mas longe disso, é um livro com rigor técnico para aqueles que tem curiosidade sobre o avanço da ciência aplicado à medicina.

É basicamente uma biografia do médico Joseph Lister, tendo o século XIX e a era vitoriana como pano de fundo.

larissa.wayne 09/07/2021

Quem diria que a higiene era um problemão pra medicina, né
O título é meio apelativo, mas vale a pena a leitura.
O livro é uma biografia bem feita e detalhada do ilustre Joseph Lister, que revolucionou a medicina com seus métodos antissépticos.
Através da jornada de Lister, podemos compreender que a medicina nem sempre foi uma área de tanta glória e asseio como é hoje.
Nos primeiros capítulos a leitura é meio arrastada e não é tão limpa, às vezes nomes e relatos se confundem pela falta de foco na escrita, mas depois de um tempo você se adapta a essas interrupções nos relatos.

Mari M. 07/01/2024

Saber a história para ir em direção ao futuro
Eu, como cirurgiã, me encantei com esse livro. Hoje parece impensável um mundo que desdenhava da existência de bactérias. Tudo no que nos baseamos hoje em dia é em evidências científicas e começou tudo ali. Narrativa muito boa que traça o perfil profissional de um dos profissionais médicos mais importantes de todos os tempos. Algumas partes foram nojentas até pra mim, mas tudo pela investigação hehe

camilavitoria_ 06/03/2021

simplesmente amei cada página do livro! senti um carinho enorme pelo lister e torci muito por ele em todos os aspectos possíveis. sem contar que é incrível como há tão pouco tempo tudo era tão diferente na medicina e quão rápido a gente tem avançado.

Stefannye 14/04/2021

De medicina dos horrores à medicina moderna
Livro muito interessante que retrata a evolução da medicina e a participação de um médico num fator importantíssimo, a assepsia, que revolucionou a medicina e salvou milhares de vidas.

Dhe 15/04/2021

Um livro e uma história incrível
Esse livro é mais que uma biografia, ele conta nos conta uma parte da história da medicina de um jeito tão interessante e bem escrito.
O progresso só nos dá a partir de pessoas como Joseph Lister.
De relatos sangrentos a história da medicina moderna, esse livro vale a pena ser lido.

Rapha.Bueno 09/05/2020

Final cansativo
Gostei muito do livro, dos casos e contextos da medicina na Época Vitoriana. Somente no final, que pareceu que a autora quis fazer uma biografia, ficou meio arrastado e cansativo.

nifontana13 04/04/2021

Começo levemente enfadonho, fica melhor com o passar das páginas iniciais, mas depois se torna cansativo novamente.