Medicina dos Horrores

Medicina dos Horrores Lindsey Fitzharris

Resenhas - Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século Xix

Nathy 13/12/2020

Medicina dos horrores
Deus me livre viver nessa época sinceramente... Lister revolucionou incrivelmente o mundo da medicina com as descobertas deles, não imagino viver em um mundo onde você entra no hospital pra morrer. Fora que conta da vida dele e ele era uma pessoa incrível, sabia que tinha que cuidar dos pacientes, das atenção, coisas que antigamente (e as vezes hoje em dia) não aconteciam

Pedro800 17/12/2020

É um ótimo livro, mas não é fácil de ser lido.
Tem muuuita coisa interessante, coisas que me intrigaram muito sobre como era realizada os trabalhos na área da saúde antigamente, sem a tecnologia atual. E bem, o livro entrega isso muito bem. O que me fez demorar tanto é que ele é cansativo de se ler, as vezes até meio difícil, mas fora isso, é tudo muito bom.

Nai 01/07/2022

Muito bom!!!
Não tenho o hábito de ler biografias, mas achei essa leitura super válida e com informações muito preciosas!
Sendo 100% sincera, às vezes sentia que a leitura ficava bem lenta, especialmente no início do livro, quando percebi que comecei a deixar ele mais de lado, então me forcei a ler pelo menos um capítulo todos os dias, e ainda bem que fiz isso! De repente me vi "flutuando" pelos capítulos e quando me dei conta já estava no epílogo. Mesmo nessas partes mais lentas a história ainda era interessante, por isso recomendo colocar um pouquinho de esforço e insistir até o livro realmente te prender (porque ele vai kkkkk)!

Asecherini17 27/08/2022

Uma boa surpresa
Esse livro me surpreendeu por exemplo por mostrar partes muito interessantes da vida pessoal de Lister como, como ele conheceu sua esposa e como era a relação com o seu pai.
É uma leitura totalmente diferente de outros livros o que torna ele uma experiência unica que eu nunca tive de uma forma muito positiva.
E se você é o tipo de pessoa que ama ter fatos aleatórios pra jogar na conversa, esse livro também vai ser perfeito pra você, ele esta recheado de descobertar interessantes e muitas vezes sangrentas da medicina!

Mari158 21/06/2021

Não sei porque demorei muito para ler esse livro, porque ele é simplesmente incrível. Mostra a evolução da medicina até mesmo sobre como era a assepsia da época. Fico feliz pela evolução e ter nascido na época da medicina avançada.

Ana 10/01/2021

Horrores da Medicina antiga
Pra quem estuda medicina ou não esse livro te mostra como na era vitoriana ser médico, cirurgião, paciente ou enfermeiro era algo que te fazia contar com a sorte. As formas como os tratamentos eram mais traziam morte do que salvação, mas ainda bem que sempre há no mundo pessoas iluminadas que colocam a cara a tapa para mudar o mundo mesmo de formas tão peculiares. Recomendo que todos possam conhecer um pouco do que foi a medicina para entender ela atualmente e assim dar apoio às ciências que merecem devidamente todo nosso respeito e admiração.

Meu perfil literário @reclivros 20/01/2021

Uma leitura diferente e necessária
Sempre que começo a ler um livro tão complexo e profundo, com uma infinidade de dados tão gigantesca, fico pensando: como será que o autor chegou a essa obra? E este é um dos mistérios desse livro. Não sei como, só posso dizer que é um profundo mergulho na medicina europeia do século XIX.
...
Se você é daqueles leitores que tem um certo ?revés? a coisas nojentas, este livro não é pra você. É uma obra cheia de pus, sangue, dores e muita, muita exaltação à ciência. Isso sem falar que não é uma leitura fácil, não. Requer atenção e conhecimento de alguns termos que muita febre nunca deve ter ouvido falar.
...
O livro conta a história real de Joseph Lister, um médico que revolucionou a medicina com o seus conceitos de limpeza e esterilização. Um personagem da nossa história real, com uma conduta perfeita, que provavelmente fez muito mais por nós do já imaginamos.
Ah, e o último capítulo, o ?Abcesso da rainha?, pra mim, é o melhor.
E pro favor, ninguém pule o prólogo. É incrível.
Além da diagramação da @intrinseca ser fantástica.

tyribeiro 28/01/2023

Livro histórico sobre a medicina no século XIX. Como era horripilante as cirurgias, os métodos usados. Uma experiência super válida de leitura. Mostra todos os riscos que pacientes e médicos corriam, tantas mortes por infecções. Leitura fácil e muito bem explicada.

Leticia 16/02/2023

Viagem pro tempo que amputavam pernas em 30 segundos ?
"As novas opiniões sempre despertam suspeita e, em geral, oposição, sem qualquer outra razão que não o fato de já não serem comuns."

eu e minha prima queríamos ler por causa do título e da capa e nos deparamos com uma biografia... e tá nítido na capa que é uma biografia kkkkkkkk.
mas isso não arruinou o livro, foi uma biografia incrível e eu precisava ler algo fora da ficção.
comecei a ler achando que o livro focava em casos da medicina pouco desenvolvida em XIX, e o livro até conta muitos casos, mas o principal foco é a trajetória de Joseph Lister (que eu não tinha ideia de quem era).
eu particularmente amo livros assim, amo entender a história e como a ciência se desenvolveu.
raramente leio algum livro que não seja ficção, por isso a leitura foi muito chata as vezes, mas no fundo eu tava gostando muito.
a leitura vale a pena pra quem se interessa pelo assunto e gosta de biografias (e tem estômago forte, porque é bem nojento).

Sheila.Ferreira 31/01/2021

Medicina dos horrores
Este livro me deixo bem impressionado com o jeito q era os hospitais do século XIX. Eu recomendo a leitura.

Raíssa Quintanilha 31/03/2023

A medicina era dos horrores, o livro, não.
O livro é bom e descreve com detalhes as atrocidades cometidas na época da ignorância sobre a existência da assepsia e antissepsia. Nesse sentido, sua proposta é mostrar como as ações de Joseph Lister influenciaram nas noções de higiene, principalmente nos procedimentos cirúrgicos, que possuímos hoje. Ele deu o ponta pé inicial e vários outros seguiram sua jornada. Ao fim do livro, é bacana ver como materiais e equipamentos utilizados por nós hoje, em nossas casas para realizar desinfecções, tiveram seu surgimento influenciados pelas ações de Lister. Minha única crítica é que ele não se trata de um livro que prenda a atenção e que nos faça querer saber o que irá acontecer no próximo capitulo.

07/02/2021

Muito interessante
Adorei as informações do livro porém a riqueza de descrições nojentas muitas vezes repetitivas e desnecessárias me fizeram parar várias vezes a leitura, mas a história é muito interessante.

davidplmatias 20/06/2021

Sensacional
A incrível história dos grandes avanços da cirurgia asséptica, segura, e da invenção da anestesiologia. Um livro sensacional para todo cirurgião e uma leitura interessantíssima para qualquer pessoa. Incrível história da medicina moderna! Adorei! Nota máxima!

Carolina Corrêa 23/03/2023

Cultura geral
Um livro incrível, que narra a história de Joseph Lister, médico que revolucionou o mundo das cirurgias no século XIX.
Apoiado por outros grandes nomes da Medicina e da Ciência, como Louis Pasteur, aplicou o procedimento da assepsia e mudou o rumo de muitas vidas.
Um banho de cultura geral para leigos.

Mauricio123 05/05/2023

Livro muito bom que conta um pouco sobre a história da medicina e do Lister que fez descobertas muito valiosas da medicina