Medicina dos Horrores

Medicina dos Horrores Lindsey Fitzharris

Resenhas - Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século Xix

Maria :) 04/11/2020

Não foi o que eu esperava
Achei que fosse um livro de ficção, mas acabei me deparando com uma biografia. Não é de todo ruim, descobri muitas coisas das quais não fazia idéia. Mas o livro não é pra qualquer um, se não gostar do assunto, não desenrola a leitura. Demorei horrores pra terminar por que achei a escrita um pouco cansativa. Mas em alguns momentos me vi chocada e interessada pelos relatos que foram colocados no livro.
Osman.Siqueira 04/11/2020minha estante
Bom saber, no momento estou querendo leitura leve e bem fluida. Algo que dá prazer.

Maria :) 04/11/2020minha estante
Tenta ler livros clichês, não sei se você gosta de romance, mas esses mais curtinhos e de linguagem acessível pra mim são os melhores pra descontrair depois de livros pesados.

Osman.Siqueira 05/11/2020minha estante
Estou pensando em adquirir O segredo da livraria de Paris e Teto para dois, estão falando bem desses. Obgdo pela dica :)

Danilo 23/05/2020

Curioso
Nunca mais verei o Listerine com os mesmos olhos rsrs
Mesmo não sendo da área de saúde, me vi curioso em desbravar a história de Joseph Lister e dos desafios da medicina no século passado.
No começo achei o livro muito chato e repugnante, mas conforme acompanhei a evolução, fui me apegando a história.
Recomendo.

Tiago 03/02/2021

Um livro espetacular que faz juz ao título e nos faz agradecer pelos avanços da medicina/biologia nos últimos 150 anos. O livro conta a história do cirurgião Joseph Lister, um dos pioneiros da antissepsia nas cirurgias. Antes, toda cirurgia era uma grande porta aberta para infecções hospitalares e desfechos desfavoráveis eram regra nos hospitais (geralmente imundos) da época. Como toda descoberta disruptiva, o trabalho de Lister foi bastante criticado e combatido pelo establishment médico da época. Este é um ponto comum a todos os livros de história da ciência que leio: como ideias novas são combatidas e criticadas. Fico sempre com a impressão do quanto de atraso no processo científico se deveu a resistência que pode ter conseguido dobrar muita gente que não teve energia para brigar e lutar como Lister e outros.
Suellen 03/02/2021minha estante
Eu tive essa mesma sensação quando li ?o século dos cirurgiões? fala de Lister tmb e de outros avanços na medicina

Dari 15/06/2023

Mais do que um horror, uma evolução...
Medicina dos horrores relata uma parte da história sobre a evolução da medicina cirúrgica, anestésica e ainda sobre a descoberta do poder da assepsia que diminuiu consideravelmente as mortes pela contágio de doeças comuns que acometiam milhares de pacientes na época, como a ericipela, gangrena e sepse.
Um breve retrato da história do médico, conhecido como o Pai da assepsia, Josef Lister, que posteriormente serviu de inspiração para a criação do Listerine do grupo Johnson & Johnson.

Elane.Medeiross 16/04/2021

Quando vi o nome Lister, pensei em Listerine
Foi um livro surpreende. Realmente no século XIX a medicina era dos horrores, me impactou muito a falta de higiene e a arrogância dos profissionais da época em relação as novas descobertas cientificas, também me impressionou que a relação que meu cérebro fez entre Lister e listerine, tinha fundamento, e pra mim uma grande surpresa descobrir que a grande empresa Johnson & Johnson também surgiu devido as idéias de Lister em relação antissepsia.
Um livro que eu com certeza irei indicar.

Santos81 12/11/2020

Macabro mundo das cirurgias na era Vitoriana.
Começar com a edição linda e caprichada da Intrínseca. Capa dura, detalhes em vermelho, corte Preto, folha de guarda decorada com objetos "medicos". Livro lindo pra se ter.

Ao ler esse livro, eu fugi totalmente da minha zona de conforto. Não trabalho ou estudo na área médica, tão pouco me interesso pelo assunto, e não menos importante, não gosto de biografias. Foi um tiro no escuro, e com as expectativas baixas, apesar de muitas resenhas boas, pois o que pode ser bom pra alguns, pode não ser pra mim. Mesmo assim, lá Fui eu me aventuruara nessa história.

Trata-se da biografia de Joseph Lister. Um jovem médico idealista que revolucionou o mundo das cirurgias na era Vitoriana. Passamos brevemente pela infância, conhecemos alguns familiares e amigos. Percorremos por toda a vida desse homem bom que queria salvar mais e mais vidas. Me incomodei com a descrença e chacotas que sofrem os visionários.

Foi uma jornada incrível! Comecei o livro achando que ia ser monótono, que não me prenderia, já estava com outro livro próximo, pra intercalar a leitura, me enganei, não consegui largar.
Apesar de ser um livro denso, com riqueza de detalhes sangrentos e dolorosos, a leitura flui muito bem. Mas se você tem estômago fraco e boa imaginação, não recomendo. Em alguns momentos me vi em agonia com os relatos.

(Se você tem algum gatilho com testes e experimentos em animais, nao recomendo. Ninguém me preparou pra isso. Apesar de ser breve, acho justo alertar, eu não me incomodo com "coisas" feitas em humanos, mas em animais, muda totalmente).

Descobrimos o quão aterrorizante era se submeter a qualquer procedimento médico nos séculos passados. Você que tem medo de médico ou de agulhas hoje, não sabe o quanto é sortudo por ter nascido em uma era onde existe anestesia e higiene.
Pasmem, antes da descoberta de algum tipo de anestésico, você passava por tudo lúcido e consciente de cada toque do bisturi, pior era saber que aquele mesmo bisturi poderia estar com restos de outros pacientes antes de você ou que seu médico não lavou as mãos, é isso.

Apesar de não ter nenhuma relação com o tipo de leitura que gosto, essa foi uma das leituras mais interessantes do ano.

Ley 07/05/2020

Até os menos interessados pelo assunto irão se sentir curiosos
Medicina dos Horrores foi um livro que relutei bastante em ler pois se trata de uma leitura totalmente fora do meu estilo literário. Ele é uma não-ficção e fala sobre métodos cirúrgicos do século XIX, como eram os procedimentos, e sobre o cirurgião que revolucionou as práticas cirúrgicas.

O assunto não é meu forte e foi a primeira vez que li algo relacionado à medicina. O livro possui uma escrita totalmente histórica. Lembra bastante leituras envolvendo fatores discorridos de forma dinâmica. Naturalmente, para o livro possuir um título tão assustador, há um motivo, e a constatação disso está nas primeiras páginas da leitura.

Medicina dos Horrores faz jus ao que a leitura integra. Logo de início vemos como era a realidade da cirurgia no século XIX. Para mim, foi um choque. Estou tão acostumada aos médicos e hospitais da atualidade, com procedimentos limpos e tecnologia a nosso favor, que não imaginaria que a apenas alguns séculos atrás, a medicina era tão cruel.

Se fosse para definir como eram feitas as cirurgias seria justamente isso, cruéis. O livro conta como eram feitas cirurgias até mesmo sem anestesia, e isso era considerado um procedimento avançado. Logicamente havia uma taxa altíssima de pacientes que não sobreviviam a isto.

Após meu primeiro choque sobre esta realidade, a coisa toda pareceu tão ridícula que poderia ser considerada risível. Contudo, pensando mais um pouco sobre o assunto, conclui que só avançamos tanto no quesito tecnologia e procedimentos cirúrgicos, graças aos nossos antepassados e a esta medicina dos horrores.

É estranho constatar que naquela época não existia tanto a valorização da cirurgia por parte da sociedade. Hoje em dia essa é uma profissão tão valorizada e digna da alta sociedade e anos atrás, poderia ser considerada um trabalho braçal.

Para quem tem estômago fraco, não recomendo a leitura. O livro não possui ilustrações ou fotos (senti muita falta de ambos). Entretanto, há inúmeros relatos reais de procedimentos macabros que aconteciam e eram considerados normais. As cirurgias eram feitas com as pessoas acordadas e em poucos minutos.

Por sorte, avançamos na ciência e o livro acompanha esse processo evolucionário da era vitoriana. Sabendo que a cirurgia foi tão arcaica, no século XIX, houve uma pessoa que revolucionou as práticas cirúrgicas. O livro tem grande foco nisso e relata toda a vida de Joseph Lister, que teve um papel fundamental para o futuro da cirurgia.

O livro tem pouco mais de 300 páginas, mas o relato termina bem antes disso. Ele contém um glossário e um arquivo enorme de referências bibliográficas. Claramente houve muito estudo envolvido, para um livro tão bem construído.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2019/12/resenha-medicina-dos-horrores.html

Paulo.Ricardo 03/10/2021

Ótimo livro
Ótima leitura mistura de bibliografia com um pouco de como medicina naquela época era tentativa de erro e acerto. Gostei demais.

nkog.neato 02/02/2022

Lister
Ok!! Uma biografia, quem diria? Gostei bastante da escrita da escritora (tinha bastante referência), acredito que conhecer pessoas como o Dr. Lister é esencial. O cara simplesmente revolucionou o mundo da cirurgia, como não conhecer uma pessoa dessas?! Ele foi incrível, um profissional exemplar e um pesquisador excepcional, além de marido, filho e colega. Não é um livro que chame atenção, os primeiros capítulos são bem difíceis, mas você se apaixona quando pega o ritmo.

toricarvl 22/03/2022

Eu sou fanática por séries de medicina então quando eu soube da existência desse livro eu quis ler de imediato. Enfim, foi uma experiência ótima.

A autora escreve muito bem, quase não perde tempo com descrições de lugares ou pessoas, mas mesmo assim é incrível imaginar. Tem umas descrições de cirurgias e mortes bem nojentas coisa que eu adoro (sou estranha admito).

Enfim, adorei saber sobre a vida, pesquisas e trabalhos do pai da cirurgia moderna.

Drika.Neske 06/08/2020

Livro muito bom, em uma época em que a medicina era mais carnificina e sujeira do qualquer outra coisa o índice de mortalidade assustador, cirurgiões não se preocupavam com a limpeza de equipamentos e ambientes para realizar inúmeras amputações e procedimentos que acabavam levando o paciente a morte quase certa. Hospitais eram conhecidos como casa da morte, uma era antes dos anestésicos e antissépticos o titulo do livro faz jus ao nome. Aqui podemos acompanhar a vida e luta de um jovem cirurgião que ousou pesquisar e defender a teoria de que os micróbios eram os responsáveis pelas infecções mortais. Acompanhamos a sua luta contra o pré conceito e a ignorância dos que resistiam a acreditar que a limpeza e higiene poderia favorecer a qualidade e vida dos pacientes. Eu adorei a leitura, adorei conhecer a trajetória desse inspirador cientista que quando garoto se fascinou ao ver que uma bolha aprisionada na vidraça de uma janela funcionava como uma lente simples de aumento, desde então seu fascínio pelos microscópios e lentes nunca o abandonou, com certeza uma inspiração para quem acredita na ciência e por ele não desistir de disseminar suas descobertas por mais que fosse menosprezado. Leitura maravilhosa, a escritora narra tudo na forma de história o que deixa a leitura mais fluida e não cansativa.

Marcio 26/04/2020

Curiosidades da Medicina
Diria que um livro técnico romanceado para profissionais da área médica e um romance técnico para curiosos, como eu, muito boa a leitura, além de ser um livro lindo!

Ivy 31/03/2022

De embrulhar o estômago
Nos primeiros capítulo você sente o impacto dos detalhes...motivo pelo qual foi necessário interromper a leitura por motivo de pesadelo rs. Realmente é um leitura pesada. Afinal, pensar que a medicina já utilizou técnicas absolutamente robusta é de embrulhar o estômago. Por outro lado, foi fascinante sentir como foi a evolução dessa ciência tão necessária.
Martony.Demes 31/03/2022minha estante
Aquele momento inicial que cita que as cirurgias de amputação deveriam ser feitas em segundo porque não tinha anestesia... loucura. Não obstante, o livro mostra a importância da microbiologia e o quanto beneficiou com a evitar infecção. Livro muito bom também

Tamara Mendes 23/12/2020

O homem que revolucionou o apavorante mundo das cirurgias.
Joseph Lister nasceu em Upton, Inglaterra, em 5 de abril de 1827. Com o pai, recebeu as primeiras lições em história natural e aprendeu a manejar o microscópio. De família protestante, estudou em duas instituições mantidas pela Sociedade dos Amigos, associação religiosa inglesa fundada no século XVII – as escolas Quaker eram conhecidas pela atenção dedicada ao ensino de ciências e história natural.

Apoiado nos avanços em microbiologia promovidos por Louis Pasteur, Lister indicou o sucesso de sua técnica com o uso do ácido carbólico como antisséptico depois de observar que o uso da substância como desinfetante fez diminuir sensivelmente o odor de esgoto que assolava as cidades britânicas na época. O cirurgião então empregou o uso do ácido carbólico na redução de infecções pós-operatórias, o que tornou as cirurgias seguras para os pacientes e para os médicos, tornando-o assim o "pai" da moderna cirurgia.

# Nota Pessoal - A obra não se trata apenas de relatos cirúrgicos, nos apresenta a vida de Joseph Lister, o homem que revolucionou os hospitais de sua época e contribuiu grandiosamente para a medicina moderna. O livro é muito interessante, a escrita é ótima e principalmente informativa, além de trazer toda a contribuição do cirurgião para a medicina também relata outros grandes nomes da ciência e suas contribuições para o mundo como: Henry Jacob Bigelow, Robert Liston, Lazzaro Spallanzani, Louis Pasteur, dentre outros.

Walmer 10/04/2021

Interessante
O livro começa em marcha lenta, chato e pouco cativante. Mas, da metade em diante, um médico, Lister, que respira e vive da ciência começou a tomar forma.
É extremamente interessante ver como os métodos antissépticos foram criticados no início, assim como Pasteur - um grande amigo de Lister -, mas culminou com o desenvolvimento de métodos, produtos e empresas que estão presentes até hoje, como o LISTERine e a Johnson & Johnson.
Nota 8, poderia ser um livro perfeito se não desse muitas voltas no início da leitura e enrolasse menos.