Medicina dos Horrores

Medicina dos Horrores Lindsey Fitzharris

Resenhas - Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século Xix

Taís Claumann 02/05/2020

Interessante
Apesar de eu ter demorado para finalizar esse foi um dos livros mais interessantes que já li, me fez olhar a história da medicina de um novo ângulo, sob um novo aspecto, além de ter me ajudado a compreender a origem de produtos que em minha cabeça "surgiram do nada", Pasteur ficaria horrorizado com minha afirmação, porém é verdade.
Coisas como a divergência de ideias que para alguém que nasceu num século em que a existência de seres microscópicos não é loucura e estupidez, mas uma realidade tornam a leitura intrigante, pois é possível perceber a ignorância humana quando em frente a algo novo.

Sofia.Oliveira 11/04/2021

Resenha: Medicina dos Horrores
Olha, eu gostei. No começo foi difícil por que eu não sou acostumada em ler biografias. Porém, comecei a ler em conjunto com uma amiga, o que facilitou muito a leitura.

Eu, como aluna de farmácia, tava muito curiosa sobre o conteúdo do livro. É interessante independente do curso que você faça, obviamente, mas foi bem interessante ter uma visão mais detalhada de personagens importantes para a área da saúde que já vi nas minhas aulas da faculdade.

É um livro bem construído, e prende a sua atenção em todos os capítulos.

Recomendo.

Joana.Borges 16/05/2020

Muita base científica e informações meticulosas.
Esse livro é extraordinário. Trata-se da história real de um homem que revolucionou a medicina no século XIX. O que mais me impressionou foi a quantidade exacerbada de pesquisas que a autora fez para escrever essa obra. Para quem é amante das ciências biológicas, esse livro é de enorme aprendizado.

Kenyafdn 19/07/2021

De açougueiros a médicos
Gostei bastante da escrita e a escolha da autora em contar como a medicina se tornou ciência a partir da história de Lister, o primeiro cara que viu a necessidade de lavar as mãos e os seus instrumentos antes de enfiar em outro paciente? rsrs?

Parece absurdo que alguém teve que lutar tanto para provar o quanto a higiene faz diferença na saúde do ser humano. Bem contextual com o nosso momento de Pandemia onde nossos médicos e cientistas tem que provar por a+b o quanto a vacinação é importante mesmo depois de toda prova que já tivemos, como por exemplo, a erradicação da Varíola.

Carolina Zaghi 25/01/2021

Queria poder favoritar esse livro de novo! Cada capítulo é imensamente rico em conhecimento. A evolução da medicina nesse quesito foi esplêndida. Não imaginamos o quanto devemos a essas pessoas que se dedicaram a evoluir a humanidade. Queria poder agradecê-los pessoalmente pelo que fizeram.
Carolina Zaghi 25/01/2021minha estante
E a autora também! A escrita perfeita nos faz ficar presos na leitura e entender tudo tão claramente.

Ally 05/02/2021minha estante
QUERO MUITOOOOOOOOOOOO LER

Carolina Zaghi 05/02/2021minha estante
Ally pode passar ele por cima de todos os outros hahaha garanto que vc não vai se arrepender! Nos últimos capítulos eu até lia devagar só pra não acabar! E tem 2 tópicos que pra mim foram o "mind-blowing" desse livro. Se quiser te conto depois que vc ler hahaha

Ally 08/02/2021minha estante
Ai que delicia !! comnbinado ahah

Roney 18/06/2020

Recomendo para os todos os curiosos de plantão
A história aqui é contada do ponto do vista dos fatos ocorridoa e da história de vida dos personagens envolvidos na revolução da maneira de se fazer medicina. Foi uma leitura esclarecedora sobre o desenvolvimento da medicina tal qual a conhecemos hoje.

Joamildo 17/06/2021

q livro interessantíssimo cara, sem condições. O quão lendário Lister foi e o tamanho da contribuição desse homem p humanidade é surreal, o tanto de vida salvas graças a ele e a sua persistência de comprovar seu método.

Sarah 29/11/2020

Medicina dos horrores
Um livro que infelizmente eu com certeza não teria lido se não fosse pela edição e o marketing da Intrínseca. Nunca imaginei que leria - e que gostaria tanto - de um livro sobre a evolução da medicina no século XIX, mas valeu muito a pena.
O livro traz vários fatos bizarros e dá um panorama muito interessante da vida na Europa do século XIX, não só do ponto de vista médico, mas de vários aspectos como a vida nas cidades, a higiene, o cotidiano e muito mais.
Joseph Lister foi de fato um homem notável e digno de biografias, é impressionante pensar quantas outras milhares de pessoas teriam morrido se tivéssemos que esperar por outra pessoa para atentar para a existência dos micro-organismos e seu papel no desenvolvimento das infecções e da sépsis.
A escrita é muito boa e fluida, em vários momentos esqueci que se tratava de uma biografia e não de uma ficção. Algumas partes têm descrições bem vívidas e nojentas, mas nem assim dá vontade de parar de ler.
O que mais ficou marcado pra mim com esse livro foi como as pessoas são resistentes a mudanças e como é necessário muito trabalho para implementá-las. Todas as áreas têm seus problemas e dificuldades, mas, apesar disso, muitas pessoas serão resistentes a melhorias, seja por ego, ignorância ou preguiça. É necessário uma pessoa esforçada e muito crente da mudança para lutar da maneira correta por ela, sem agressividade, mas com paciência e de forma inteligente.

Vitor 28/06/2023

Já parou pra pensar de onde vem o nome Listerine?
Um bom livro, que pincela o cenário da medicina no século XVIII, com os hospitais como "Casas da morte" e os cirurgiões como "açougueiros". O livro apresenta esse panorama pelas lentes do Dr. Joseph Lister, que foi um dos pioneiros e maior divulgador da antissepsia (técnica para impedir as infecções nas cirurgias), funcionando praticamente como uma biografia. Um dos aspectos mais interessantes, é observar a resistência às ideias apresentadas por Lister, inclusive com comentários reais de vários cirurgiões da época que repudiavam o método listeriano. Vale a pena a leitura, pois além de mostrar a evolução da cirurgia e da medicina em geral, o livro também põe em evidência o trabalho de um dos maiores cientistas da história.

EduardoCDias 28/10/2021

Cirurgias mais seguras
A historia real do médico que se baseando nos experimentos de Pasteur, desenvolveu o método de antissepsia para cirurgias, fazendo diminuir consideravelmente o risco de morte, gangrenas e amputações.

michelly.brandao.790 06/06/2021

Interessante e sensacional
É um livro sensacional. Amei e favoritei! Conta a história da cirurgia na era vitoriana. Eu amo história, amo estudar o passado e achei tudo muito interessante. Recomendo demais!! Eu que não sou de guardar livros que já li, vou guardá-lo para lê-lo novamente e para pesquisar os documentos e livros utilizados pela Lindsey para escrever o livro. Principalmente quem gosta de histórias verídicas, biografias e afins, vai amar!!

Anderson Feitosa 09/03/2021

Eu nunca imaginei...
... que um livro de caráter praticamente biográfico pudesse ser tão empolgante e envolvente como Medicina dos Horrores.

A autora faz um trabalho de indescritível excelência ao narrar a história de vida do grande médico e cirurgião Joseph Lister, considerado o pai da cirurgia moderna. Um texto riquíssimo, detalhado e emocionante.

Cheguei a me perguntar diversas vezes como a autora conseguiu descobrir tanta informação em meio às suas pesquisas, como todo respeito à grande historiadora que é.

Como futuro médico, considerei o livro revelador e até mesmo surpreendente em alguns aspectos. E a todos que se interessam minimamente pela história da ciência (especialmente da saúde) eu deixo minha insistente recomendação para essa leitura.

Lister foi, ao meu ver, um verdadeiro herói. Lutou e sofreu muito para defender os resultados científicos de seus trabalhos. Foi humilhado e exaltado alternadamente em sua vida. Mas, por fim, saiu como um grande médico e revolucionário em seu tempo. Sua história merece ser perpetuada, sem dúvida!

Aos médicos, principalmente aos cirurgiões e anestesiologistas, redobro a minha recomendação sobre o livro.

Rafael Pravitz 27/02/2021

Se trata de uma biografia
Para mim pareceu uma biografia, não sei se eu que esperava algo diferente ou a leitura não foi para mim, espera que falasse com uma outra língua de, na soará quem busca a história de uma vida é um bom livro.