Medicina dos Horrores

Medicina dos Horrores Lindsey Fitzharris

Resenhas - Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século Xix

Babi 03/05/2022

Incrível!
Queria começar dizendo que não entendi boa parte das resenhas negativas. Sim, é uma biografia, está na capa do livro ué? Ok, alguns detalhes da vida do Lister são desinteressantes, mas isso não faz o conteúdo ser menor. Lister foi extremamente determinado a disseminar suas descobertas baseadas nos estudos de Louis Pasteur (o homem que criou a pasteurização), e a quantidade de vidas que elas salvaram é imensurável, fora o caminho que abriu para que a medicina fosse cada vez mais aprimorada. É realmente louvável o que esse homem fez, caramba, que garra.

As cirurgias na época vitoriana deixam Jogos Mortais no chinelo gente, é chocante pensar como eram feitas as operações em uma época pré anestesia e assepsia básica.

É nesse contexto que o livro é abrangido e é fantástico. Ele narra a vida e as descobertas de Joseph Lister, o cirurgião que revolucionou a medicina na época vitoriana. É um apanhado de informações históricas muito interessantes, chocantes e até cômicas, das quais aparecem coisas curiosas além da história da medicina (eu nunca tinha pensado como as pessoas mandavam indireta antes de twitter, até ler esse livro e ver os médicos tretando por coluna de jornal e revista kkkkkkkkk).

Você é transportado pro século XIX. Achei que pelo assunto o livro teria uma linguagem excessivamente técnica, mas pelo contrário, é bem tranquilo. Te faz pensar em quanto a medicina e a ciência evoluíram com o passar dos anos.

Sayuri 02/07/2020

Joseph "Listerine"
Apesar do livro parecer mais uma biografia de J.Lister, a autora Lindsey conseguiu retratar bem a história sem a mesma ficar massante.
Confesso que aprendi muito com o livro, retratando fatos de uma carnificina banal até o famoso Listerine e a Johnson e Johnson.
Vale a leitura e o conhecimento adquirido.

Albert Lucas 09/07/2020

Sensacional
Lindsey Fitzharris recebeu seu grau de doutora em história da ciência e da medicina na Universidade de Oxford. É a criadora do popular site The Chirurgeon?s Apprentice, bem como autora e apresentadora da série Under the Knife, no YouTube. Escreveu para veículos como The Guardian, The Huffington Post, The Lancet e New Scientist. Atualmente, mora no interior da Inglaterra com o marido, Adrian Teal, e seus dois gatos.

E nessa obra a autora nos choca com os horrores da medicina primitiva de Londres e ao mesmo tempo nos maravilha com a biografia de Joseph Lister, pai da cirurgia moderna. A autora faz um bom trabalho de ambientação, somos teletransportados para uma londres vitoriana cheia de sujeira, exalamos o cheiro do sangue, ela nos permite vislumbrar a dor dos pacientes serrados sem anestésico, a sujeira e as gosmas presentes nas salas de cirurgia e a pressa do ?açougueiro?, digo cirurgião, em realizar a amputação no mais curto período de tempo.

Esse livro é fascinante, simplesmente incrível, uma biografia bem escrita, rica em fontes e pesquisas que nos permite uma nova experiência! Particularmente eu ameeei! Só não chegou a ser um dos favoritos pois na minha opinião a autora estendeu a conclusão por tempo demais.
Nota:4,5

Gregori Pavan 16/07/2020

O livro narra a saga lenta e tortuosa de Joseph Lister para conseguir demonstrar a importância e implantar métodos de higiene e assepsia nas práticas médicas, principalmente nas cirurgias, nos anos de 1800. Baseado em seus experimentos e nas pesquisas de Louis Paster, os procedimentos para eliminar micróbios e evitar infecções que mudaram os rumos da medicina e reduziram as mortes dos pacientes.
Dessa época e do uso do ácido carbólico, que foi criado o Listerine, posteriormente a criação da empresa Johnson & Johnson com a fabricação de curativos e suturas cirúrgicas...

Malu.Oréfice 25/07/2020

Não é tão horrorosa, é o que tinha na época...
Todo estudante da área da saúde deveria ler. Confesso que achei que seria mais bizarro, mas não é. Apenas um relato sobre como era a medicina antes de toda a tecnologia que temos. Chega a ser assustador algumas coisas simples como a higiene ser tão insignificante nessa época. Mas é uma leitura bacana!

Ana Lyra 03/08/2020

Nada de macabro, muito bem escrito
O livro é uma biografia do médico Joseph Lister, no contexto da medicina na europa da época, onde pouco se sabia sobre assepsia, microrganismos, anestesia etc. O alto indice de mortalidade das cirurgias, associado a insalubridade dos hospitais naquela época, talvez sejam o que deixa o cenário "macabro", mas sinceramente não é o foco da história. É uma obra,muito bem documentada, da evolução da medicina e o papel dele nisso tudo. Não acho que é um livro para passar somente o tempo ou para curiosos, é para pessoas realmente interessadas no assunto ou da área de medicina. Muito interessante por sinal.

Helana O'hara 23/11/2020

Um livro curioso
Comprei o livro pela capa, sendo bem sincera.Sempre gostei da capa Medicina dos Horrores, vermelha com preto, de capa dura, as bordas das folhas são pretas, ele conta com 320 páginas, 11 capítulos. Porém pelo menos umas 50 páginas do livro são notas sobre a pesquisa da autora. Informações que ela usou ao escrever o livro.

Para você saber um pouco quem foi Joseph Lister, é interessante pesquisar, ele foi um médico e pesquisador, ele é dado também como pai da medicina moderna pioneiro nas técnicas de antissepsia nas cirurgias, suas pesquisas foram datas entre 1800-1900.

Antigamente, as cirurgias elas não tinha nenhum tipo de limpeza, nada era esterilizado, e isso fazia até que as pessoa morressem, muitas doenças ainda era desconhecidas e muita gente morreu por conta disso.
Um exemplo básico que podemos ter são séries e filmes datados nessas épocas, higiene não era uma coisa frequente da época (dica: assistam O Alienista, série da Netflix, vocês vão entender).

Joseph Lister começou a perceber que algumas coisas em cirurgia poderiam ser melhoradas bem-estar do médico e do paciente. O livro ele relata muito esses estudos dele, na qual era bem chocantes. Existe na época anfiteatros onde pessoas da área da medicina e até curiosos poderiam assistir cirurgias, eu sempre achei isso muito chocante.

Gostei muito do livro, é uma pesquisa profunda mostrando como a Medicina evoluiu ao longos do anos e como essas descobertas do passado são importantes. Mas já deixo avisado, tem que ter um pouco de estômago para ler!

Jarcourt 24/11/2020

Ilustre
Uma biografia muito bem trabalhada, acho que, se eu tivesse a ideia de fazer, nunca terminaria. É umas cinquenta páginas só de referências confiáveis!

O que eu mais gostava era as descrições consideradas pesadas para alguns. E as narrações das cirurgias (naqueles momentos, eu entendia porque todos queriam ver. Era espetacular). Todas as vezes que eu ficava vidrada era quando eu conhecia um pouco homens que suas teorias se tornaram leis hoje em dia. (Principalmente aquele francês..., não vou citar o nome para não dá spoiler)

Amei, amei.

Andrea 01/12/2020

Informativo!
? O livro nos traz a história da descoberta da cirurgia asséptica pelo cirurgião Joseph Lister. E uma parte de sua vida pessoal e profissional. A descoberta dos micro-organismos como causa de septcemia e como atos simples como lavar as mãos e higienizar o ambiente cirúrgico diminuiu drasticamente o índice de morte na Inglaterra a partir de meados dos anos 1800.

? A história é interessantíssima. Bem escrita e informativa. Mostra participações de grandes nomes da medicina como Hodgkin (que ironia?) na caminhada de Lister (já usou seu enxaguante bucal hoje?) para provar sua teoria sobre a descontaminação como forma de profilaxia à infecções pós cirúrgicas.

? Confesso que foi mais um livro que eu fui com muita sede ao pote. Esperava casos bizarros (e existem entre um ponto e outro), mas o foco principal daqui foi dissecar a história. Para quem tem um interesse específico nesse tema, é um livro maravilhoso. Pra quem estava procurando casos bizarros para se distrair, ao estilo de Medicina Macabra, vai se frustrar.

? Reconheco o material riquíssimo informativo aqui. Mas o livro não deu certo comigo.
@deia_livroseafins

Nathy 13/12/2020

Medicina dos horrores
Deus me livre viver nessa época sinceramente... Lister revolucionou incrivelmente o mundo da medicina com as descobertas deles, não imagino viver em um mundo onde você entra no hospital pra morrer. Fora que conta da vida dele e ele era uma pessoa incrível, sabia que tinha que cuidar dos pacientes, das atenção, coisas que antigamente (e as vezes hoje em dia) não aconteciam

Pedro800 17/12/2020

É um ótimo livro, mas não é fácil de ser lido.
Tem muuuita coisa interessante, coisas que me intrigaram muito sobre como era realizada os trabalhos na área da saúde antigamente, sem a tecnologia atual. E bem, o livro entrega isso muito bem. O que me fez demorar tanto é que ele é cansativo de se ler, as vezes até meio difícil, mas fora isso, é tudo muito bom.

camilavitoria_ 06/03/2021

simplesmente amei cada página do livro! senti um carinho enorme pelo lister e torci muito por ele em todos os aspectos possíveis. sem contar que é incrível como há tão pouco tempo tudo era tão diferente na medicina e quão rápido a gente tem avançado.

Amanda 06/02/2022

Quando me foi indicado esse livro, achei que fosse mais pra história de terror, mas na verdade é uma biografia. Não é muito o tipo de leitura que me pega.
Ainda assim, foi interessante até certo ponto saber de muitos fatos referentes à medicina/prática cirúrgica e à evolução destas, dos quais eu não fazia ideia.

Ana 10/01/2021

Horrores da Medicina antiga
Pra quem estuda medicina ou não esse livro te mostra como na era vitoriana ser médico, cirurgião, paciente ou enfermeiro era algo que te fazia contar com a sorte. As formas como os tratamentos eram mais traziam morte do que salvação, mas ainda bem que sempre há no mundo pessoas iluminadas que colocam a cara a tapa para mudar o mundo mesmo de formas tão peculiares. Recomendo que todos possam conhecer um pouco do que foi a medicina para entender ela atualmente e assim dar apoio às ciências que merecem devidamente todo nosso respeito e admiração.

Cau :) 17/04/2022

O livro é interessante do ponto de vista histórico, a evolução da medicina através das descobertas de Lister. Mas pra quem, como eu, não é da área de saúde, boa parte do livro se torna enfadonha, com descrições muito detalhadas de procedimentos médicos (muitos, inclusive, angustiantes e nojentos!).