Hamlet

Hamlet William Shakespeare

Resenhas - Hamlet

Giovanna.Takahashi 31/01/2024

Ninguém escreve uma Tragédia como Shakespeare!
Você sabe que está diante de um livro inestimável quando um autor perfura uma adaga em seu peito, retorce-a sem misericórdia, e tudo o que você é capaz de fazer em meio a dor é agradecê-lo por ter trazido essa obra-prima ao mundo!
Sr. Shakespeare, você não tinha o direito de simplesmente produzir uma das melhores peças já escritas, de transformar a morte na mais lírica, trágica, bela e brutal das poesias!
Lendo Hamlet eu só queria gritar, chorar e reler inúmeras vezes todos os trechos, até que as palavras tivessem se gravado no meu coração e os versos se imortalizado na minha memória.
Não me acho digna de fazer uma resenha completa sobre essa maravilha, então, só irei agradecer aos Anjos literários por enviarem esse gênio à terra, ao Tempo por ter salvado suas obras do esquecimento, à todos os atores que já tiveram o privilégio de encená-la e à todas as editoras, que, com seu trabalho primoroso, permitiram que as novas gerações pudessem ter contato com essa perfeição!
Agora, encerro essa jornada imensurável com um abismo em meu coração que sei que só poderá ser preenchido por mais Shakespeare! Aqui começa meu novo vício kkkkk

Nescaw 31/01/2024

Muito bão
Quando eu pensava em Shakespeare, eu imaginava uma leitura muito chata e difícil de entender. Mas isso não aconteceu quando li esse livro, eu consegui compreender o que estava acontecendo e adorei a história. Claro, cada frase de qualquer personagem ali é como uma poesia (mas é ótimo)?

Alice 29/01/2024

Tragédia clássica
A obra gira em torno do príncipe Hamlet, que busca vingança pela morte de seu pai, o rei. Repleta de intriga, traição e questionamentos existenciais, a peça aborda temas universais como loucura, traição e o dilema moral da vingança. A complexidade dos personagens e a riqueza da linguagem fazem de "Hamlet" uma obra atemporal, continuamente explorada e interpretada ao longo dos séculos.

Janyne 28/01/2024

Hamlet ???????
Tá, esse tipo de clássico não é pra mim. Não tinha tantas espectativas nesse livro mas, lendo ele achei muito parado, os acontecimentos meio "ble" sabe, não é o que eu tô acostumada.

Mais do enredo até que eu gostei, achei bem interessante, só que acharia mais legal, vendo numa peça ou com outro tipo de escrita. Definitivamente não é um livro que eu terei vontade de ler no futuro.

mariapoliiiii 28/01/2024

?? todos clássicos que leio me decepciona
Não sei se pequei na escolha da edição, não gostei do livro em formato de cena de teatro
o vocabulário é milionário, não podemos negar
mas achei a história bem tosca, o final mais tosco ainda...
deu pra terminar, fiquei curiosa, mas a leitura é tosca

ArturDamas 27/01/2024

Tragédia shakesperiana
Primeira experiência com Shakespeare (ainda que adaptada), e amei. Texto permeado de reflexões existenciais, e tragédia ao estilo conhecido do autor.

JotavioPrr 25/01/2024

"Ser ou não ser?" ??
É um livro com um desenvolvimento mt gostoso e tranquilo. Sua linguagem é complexa e poética, contendo uma leitura fluida e rápida.
Com uma história mt insana que te prende de uma forma mt rápida.
Os personagens são extremamente bem construídos. Shakespeare cria uma identidade marcante/própria para cada personagem.
Hamlet aborda questões como vingança, propósito, loucura, corrupção e afins...

Definitivamente é uma leitura que valha seu tempo, além disso, "a vida é um teatro"...

Júlia Fortuna 25/01/2024

?Há algo de podre no reino da Dinamarca.?
O clássico ?Hamlet? é uma das mais famosas obras de William Shakespeare, trata-se de uma questão metafísica profunda, de um drama passional e militar. Na tragédia em questão, o homem é responsável pela sua própria ruína.

O príncipe Hamlet busca vingar a morte de seu pai, causada por seu tio Cláudio, que posteriormente se casa com a mãe de Hamlet, Gertrudes, tornando-se o novo rei da Dinamarca. Pertubado pela melancolia profunda, Hamlet começa a questionar a natureza humana. A trama se desenrola em meio a intriga, traição e loucura, enquanto Hamlet enfrenta um dilema moral sobre como agir diante das revelações que recebe.

É uma história dramática que mistura vingança, traição, loucura, desejo pelo poder, tragédia, desespero e a incerteza da existência. A peça examina as complexidades da natureza humana e as repercussões das ações impulsivas e movidas pela emoção.

A profundidade dos personagens e a riqueza da linguagem de Shakespeare tornam a peça atemporal e fascinante. A intriga e os conflitos morais apresentados na história proporcionam uma reflexão profunda sobre o ser humano e suas motivações.

A obra continua relevante ao longo dos séculos devido à sua capacidade de explorar temas universais que ressoam com o público contemporâneo.
Hamlet já foi adaptado de várias maneiras, sendo três delas as mais conhecidas no meio cinematográfico: uma realizada por Laurence Olivier em 1948, na qual ele escreveu, dirigiu e estrelou, resultando em dois Oscars para o mesmo; outra, em 1990, por Franco Zeffirelli, com Mel Gibson como protagonista; e, por fim, a minha preferida, em 1996, dirigida e protagonizada por Kenneth Branagh, acumulando 4 indicações ao Oscar.

A complexidade psicológica dos personagens e as reviravoltas na trama mantém "Hamlet" como uma peça fundamental da literatura mundial. Se você busca uma leitura desafiadora, trágica, repleta de emoção e reflexão sobre a condição humana, "Hamlet" é uma escolha indispensável. A genialidade de Shakespeare é evidente em cada linha desta obra-prima da dramaturgia.
pietrarebeca 25/01/2024minha estante
Parece ótimo! ?

Diego Caetano 25/01/2024

Hamlet
"Ser ou não ser, eis a questão. É mais nobre a alma sofrer com as pedradas e flechadas de um destino ultrajante ou pegar em armas contra um mar de aflições e, por combatê-las, terminá-las?"

Hamlet é uma obra-prima da dramaturgia, com seus termos poéticos em relação à loucura e a vingança numa história composta de tragédias e tragédias com personagens carismáticos e curiosos, além de seus diálogos e monólogos atemporais que marcaram época, cada cena usufrui de um momento icônico como a memorável frase do príncipe ou o crânio de Yorick (que são comumente associados, mas que estão em cenas completamente distintas). Fora ter sido fundamental no ramo do teatro, sua influência foi tão grande em inspirar outras obras com respectivas diferenças ou pontos de vista ? maior exemplo disso é o Rei Leão da Disney. Sem sombra de dúvidas uma história única que merece no mínimo uma atenção, melhor peça de Shakespeare.

Luciano442 24/01/2024

Atemporal
Impressionante como uma história escrita a mais de 4 séculos ainda continua tão atual. A beleza contida em cada diálogo e em cada cena é maravilhosa. Um livro que explica a genialidade de Shakespeare.

Douglas.Bonin 24/01/2024

O Rei Leão
Diário de leitura do Douglas, 23 de janeiro de 2023.

O que vem após o segundo livro? Em muito dos casos, o terceiro. Mas, talvez, movido por infortúnio de leitura desagradável, você, caríssimo colega de estante, prefira parar a aventura por aí. Eu optei por mais algumas páginas.

Hamlet era outro objetivo de 2023 ao qual não fui capaz de concretizar. Talvez a vida seja um punhado de coisas que vamos tentando fazer, enquanto planejamos outras que irão se acumular. Por fim resta uma eterna luta entre xizinhos e uma lista, ao clássico estilo To Do de se viver. Nesta toada, Hamlet é um xis a menos em minha batalha.

Mas o que mais surpreendeu nesta tragédia é o quanto a vingança pode guiar a atitude de alguns sujeitos, transformando suas narrativas em relatos sangrentos. Hamlet, para mim, está na mesma categoria de personagens que Heathcliff, de ?O morro dos ventos uivantes?. Pessoas obstinadas, que não se importam sobre quem o ou que terão que passar por cima para conquistar seus objetivos.

Aliás, chega a ser cômico pensar que toda a sequência de tragédias sucedeu de um relato fantasmagórico. Da terra, o sangue do rei clamou pela vingança, comprovando a materialidade do fratricídio do irmão invejoso. Faltou a Abel ter por filho um Hamlet que lhe cobrasse a dívida de sangue.

Ao rei usurpador restou o temor da punição divina, fugitivo de si mesmo, carregava o peso de que o ato fosse descoberto. Em momento de apelação ao divino, de joelho encerrou a petição:

?Voa a palavra, a ideia jaz no chão
Palavras ocas nunca aos céus irão.? - p. 268.

Se Caim é vingado sete vezes, Hamlet o será setenta e sete.

SHAKESPEARE , William. Hamlet. In: SHAKESPEARE , William. Grandes obras de Shakespeare: volume 1: tragédias. Tradução: Barbara Heliodora. 1. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017. cap. 2, p. 149-339.

Gerson91 22/01/2024

Apesar de já ter assistido a algumas produções, é a primeira vez que leio uma obra do bardo. É muito divertido! E só confirma que quase tudo hoje é clichê.

cruelreader 22/01/2024

Bem diferente do que eu imaginava
Este é o primeiro clássico que li, e confesso que foi um pouco "difícil" ler, por conta das palavras formais que não estou muito acostumada, mas eu achei a ideia incrível, gostei bastante, e como um clássico da literatura, foi ótimo!