Hamlet William Shakespeare

Resenhas - Hamlet

2076 encontrados | exibindo 1 a 16

Alane.Sthefany 05/09/2023

Hamlet - William Shakespeare
Uau, que leitura incrível! Eu gostei mais de Hamlet em comparação com a peça de Romeu e Julieta.

Essa obra é simplesmente maravilhosa, um tanto melancólica e cheia de drama e reflexões profundas sobre a brevidade da vida, mostrando-nos que no final de tudo, o que nos espera é apenas o esquecimento.

"A vida é uma guerra e uma viagem ao estrangeiro, e depois da fama está o esquecimento."

"Porque todas as coisas logo passam e se tornam um mero conto, e o esquecimento completo logo as enterra. E digo isto daqueles que brilharam de uma maneira maravilhosa. Pois o resto, assim que eles sopram seu último fôlego, eles se vão, e nenhum homem fala deles."

"Tudo é efêmero, tanto quem se lembra como o que é lembrado."

? Marco Aurélio

Quotes ?????

Polônio: Pode deixar, senhor, serão tratados como merecem.

Hamlet: Que é isso? Trate-os melhor. Se tratarmos as pessoas como merecem, nenhuma escapa ao chicote. Trata-os da forma que consideras tua própria medida. Quanto menos merecerem, mais meritória será tua generosidade.

[...]

Hamlet: Ser ou não ser ? eis a questão. Será mais nobre sofrer na alma Pedradas e flechadas do destino feroz Ou pegar em armas contra o mar de angústias ? E, combatendo-o, dar-lhe fim? Morrer; dormir; Só isso. E com o sono ? dizem ? extinguir Dores do coração e as mil mazelas naturais A que a carne é sujeita; eis uma consumação Ardentemente desejável. Morrer ? dormir ? Dormir! Talvez sonhar. Aí está o obstáculo!
Os sonhos que hão de vir no sono da morte Quando tivermos escapado ao tumulto vital Nos obrigam a hesitar: e é essa reflexão Que dá à desventura uma vida tão longa. Pois quem suportaria o açoite e os insultos do mundo, A afronta do opressor, o desdém do orgulhoso, As pontadas do amor humilhado, as delongas da lei, A prepotência do mando, e o achincalhe Que o mérito paciente recebe dos inúteis, Podendo, ele próprio, encontrar seu repouso Com um simples punhal? Quem aguentaria fardos, Gemendo e suando numa vida servil, Senão porque o terror de alguma coisa após a morte ? O país não descoberto, de cujos confins Jamais voltou nenhum viajante ? nos confunde a vontade, Nos faz preferir e suportar os males que já temos, A fugirmos pra outros que desconhecemos? E assim a reflexão faz todos nós covardes.

[...]

Hamlet: Vai prum convento. Ou preferes ser geratriz de pecadores? Eu também sou razoavelmente virtuoso. Ainda assim, posso acusar a mim mesmo de tais coisas que talvez fosse melhor minha mãe não me ter dado à luz. Sou arrogante, vingativo, ambicioso; com mais crimes na consciência do que pensamentos para concebê-los, imaginação para desenvolvê-los, tempo para executá-los. Que fazem indivíduos como eu rastejando entre o céu e a terra? Somos todos rematados canalhas, todos! Não acredite em nenhum de nós. Vai, segue pro convento.

[...]

Hamlet: Não creia que eu o lisonjeio; Que vantagens posso tirar de ti Que não tens pra te vestir e comer Outra renda que não a de teus dotes de espírito? Por que lisonjear o pobre?
Não; a língua açucarada deve lamber somente a pompa extrema, E os gonzos ambiciosos dos joelhos dobrar apenas Onde haja lucro na bajulação. (...)
Desde quando minha alma preciosa se tornou senhora de vontade própria, E aprendeu a distinguir entre os homens, Ela te elegeu pra ela. Porque você foi sempre uno, Sofrendo tudo e não sofrendo nada; Um homem que agradece igual Bofetadas e carícias da fortuna... Felizes esses Nos quais paixão e razão vivem em tal harmonia Que não se transformam em flauta onde o dedo da sorte Toca a nota que escolhe.
Me mostra o homem que não é escravo da paixão E eu o conservarei no mais fundo do peito, É, no coração do coração ? o que faço contigo.

[...]

O que a nós na paixão foi por nós prometido Terminada a paixão perde todo o sentido.

O mundo não é eterno e tudo tem um prazo
Nossas vontades mudam nas viradas do acaso.

A vida faz o amor, ou este faz a vida?

O ser de cujo bem-estar dependem ? e no qual repousam ? Tantas vidas. Quando se extingue um soberano Ele não morre só. Como o vórtice de um redemoinho Atrai pro abismo tudo que o rodeia. É uma roda maciça, Fixada no pico da montanha mais alta, Em cujos raios enormes dez mil coisas menores Vivem incrustadas ou grudadas; e aí, quando ela cai, Cada pequeno anexo, diminuta dependência, Acompanha a queda tonitruante. Quando um rei suspira, o reino inteiro geme.

Pra que serve a piedade, senão para apagar a face do delito?

É possível ser perdoado retendo os bens do crime? Nas correntes corruptas deste mundo
As mãos douradas do delito podem afastar a justiça ? Como tanto se vê ? o próprio lucro do malfeito Comprando a lei. Mas não é assim lá em cima; Ali não há trapaças. Lá a ação se mostra tal qual foi, E nós, nós mesmos, somos compelidos a prestar testemunho, Olhando nossas culpas no dente e no olho.

[...]

Rainha: Oh, Hamlet, você partiu meu coração em dois.
Hamlet: Pois joga fora a pior parte dele, E vive mais pura com a outra metade.

[...]

Simula uma virtude, já que não a possui.

Nós engordamos todos os outros seres pra que nos engordem; e engordamos pra engordar as larvas. O rei obeso e o mendigo esquálido são apenas variações de um menu ? dois pratos, mas na mesma mesa; isso é tudo.

Um homem pode pescar com o verme que comeu o rei e comer o peixe que comeu o verme.

O que é um homem cujo principal uso e melhor aproveitamento Do seu tempo é comer e dormir? Apenas um animal. É evidente que esse que nos criou com tanto entendimento, Capazes de olhar o passado e conceber o futuro, não nos deu Essa capacidade e essa razão divina Para mofar em nós, sem uso.

(...) nós sabemos o que somos, mas não o que seremos.

A natureza é sutil no amor e, nessa sutileza, Sacrifica um pedaço precioso de si própria Àquele a quem ama.

A mãe de Hamlet Vive praticamente por seus olhos. E quanto a mim ? Virtude ou maldição, seja o que for ? Ela está em tal conjunção com minha alma e minha vida, Que, como uma estrela presa à sua órbita, Eu só sei me mover em torno dela.

(...) o amor se constrói com o tempo.

[...]

Primeiro Coveiro: Quem é que constrói mais forte do que o pedreiro, o engenheiro e o carpinteiro?

Não maltrata mais teu cérebro, pois um burro burro não fica esperto com pancada. Quando te fizerem essa pergunta uma outra vez, responde logo: ?O coveiro?. As casas que ele constrói duram até o Juízo Final.

[...]

Na mocidade eu amava e amava; Como era doce passar assim o dia Encurtando (ô!) o tempo (ah!) que voava E eu não via a vida que fugia.

E a velhice chega bem furtiva
Na lentidão que tarda, mas não erra E nos atira aqui dentro da cova Como se o homem também não fosse terra.

(Descobre um crânio.)
Hamlet: Esse crânio já teve língua um dia, e podia cantar. E o crápula o atira aí pelo chão, como se fosse a queixada de Caim, o que cometeu o primeiro assassinato. Pode ser a cachola de um politiqueiro, isso que esse cretino chuta agora; ou até o crânio de alguém que acreditou ser mais que Deus.

(Desenterra outro crânio.)
Hamlet: Mais um! Talvez o crânio de um advogado! Onde foram parar os seus sofismas, suas cavilações, seus mandatos e chicanas? Por que permite agora que um patife estúpido lhe arrebente a caveira com essa pá imunda e não o denuncia por lesões corporais? Hum! No seu tempo esse sujeito talvez tenha sido um grande comprador de terras, com suas escrituras, fianças, termos, hipotecas, retomadas de posse. Será isso a retomada final de nossas posses?

Vê só: Alexandre morreu; Alexandre foi enterrado; Alexandre voltou ao pó; o pó é terra; da terra nós fazemos massa. Por que essa massa em que ele se converteu não pode calafetar uma barrica?

Cesar Augusto é morto, virou terra; Pôr o vento pra fora é sua guerra ? O mundo tremeu tanto ante esse pó Que serve agora pra tapar buraco ? só.

Fui impulsivo, Mas louvada seja a impulsividade, Pois a imprudência às vezes nos ajuda Onde fracassam as nossas tramas muito planejadas. Isso nos deveria ensinar que há uma divindade Dando a forma final aos nossos mais toscos projetos...

A vida de um homem é só o tempo de se contar ?um?.

Existe uma previdência especial até na queda de um pássaro. Se é agora, não vai ser depois; se não for depois, será agora; se não for agora, será a qualquer hora. Estar preparado é tudo. Se ninguém é dono de nada do que deixa, que importa a hora de deixá-lo? Seja lá o que for!
Fabio 06/09/2023minha estante
Adorei a resenha Alane!
Parabéns!!

Alane.Sthefany 06/09/2023minha estante
Ahh, Obrigado ??

Michela Wakami 07/09/2023minha estante
Eu gosto muito mais desse do que de Romeu e Julieta, Alana.
Achei Romeu e Julieta bem mediano, prefiro o filme.

Alane*

Alane.Sthefany 07/09/2023minha estante
Michela,

Eu gostei de Romeu e Julieta, mesmo sabendo que era um romance, eu não foquei tanto nisso, pois os personagens desenvolvem muito rápido os sentimentos um pelo outro e os acontecimentos em geral acontecem rapidamente, levei mais em consideração que a história era centrada na briga e rivalidade entre as duas famílias, e que a morte (e amor) dos dois, meio que serviu para a reconciliação delas, mesmo que para isso, foi nescessário uma tragédia naquela proporção.

Mas dei apenas 4 estrelas.

Agora Hamlet, tem tantas coisas nessa história...??????

Favoritei, gosto demais de drama e coisas mórbidas ?

Michela Wakami 07/09/2023minha estante
Alane, eu assisti primeiro o filme, que ficou na minha memória como um lindo romance, quando li a peça, fiquei frustrada.?????

Também favoritei esse, somos duas, mesmo que eu sofra eu leio.?

Alane.Sthefany 07/09/2023minha estante
Vou procurar o filme então, nunca assisti.

Hamlet é diferenciado ????

Lala 08/09/2023minha estante
Essa peça é perfeita

Lala 08/09/2023minha estante
Sobre adaptações de Romeu e Julieta, eu recomendo Romeu + Julieta com o Leonardo DiCaprio q adapta pros dias atuais só q mantendo o texto de Shakespeare. E a montagem de teatro mesmo do Grupo Galpão, em q eles fazem com uma pegada de comédia e com músicas tradicionais brasileiras, tem no YouTube a apresentação deles no Globe, é super diferentão

Jhaze 08/09/2023minha estante
Caramba Alane, vc consegue ler coisas que já desisti à décadas rsrs... tentei ler A Megera Domada, do Shakespeare, não cheguei na terceira página...Romeu e Julieta tbm não foi pra frente... preciso dessa energia sua pra tentar um dia novamente... apenas vi os filmes adaptados, Romeu e Julieta,o clássico de 1969 e o moderno Romeu+Julieta... recentemente vi o O Homem do Norte.

Jhaze 08/09/2023minha estante
Com a sua resenha vc quase me convence a tentar uma nova leitura kkkkkk

Marcelo 10/09/2023minha estante
Muito bom ler sua resenha novamente e ainda mais de um clássico desses. Não importa se leio ou assisto filme, mas as obras de Shakespeare me levam para o teatro. Um dos que mais me marcou, além de Hamlet, foi Henri

Marcelo 10/09/2023minha estante
Foi Henrique V

Lala,

Pode deixar que vou separar um dia para assistir, obrigada pela recomendação ??

Jhaze,

Às vezes pode ser o estilo de escrita que não te agrada, que é em forma de teatro, mas eu não me incomodo muito com isso, já favoritei 2 livros teatrais ?

Ou o que te falta é uma boa edição e tradução. Porque eu sempre leio várias ao mesmo tempo, e pego a que achei mais fácil de compreender (com a linguagem mais atual possível), e se tiver, ainda vou atrás de um HQ (história em quadrinhos), que resume muito bem a história e coloca de forma mais acessível.

Para ler livros antigos, sempre vou recomendar a edição certa.

Marcelo,

Muito obrigado, fico felizarda por você gostar das minhas resenhas.

Até que eu estou gostando de livros teatrais, depois vou dar uma pesquisada sobre esse de Henrique V, que você mencionou. ?

Felipe Rabelo 15/09/2023minha estante
The best

Gabriel1994 18/09/2023minha estante
Eu li esse ano e adorei essa leitura!! O personagem Hamlet é emblemático e memorável.

LeandroBurla 22/10/2023minha estante
Hamlet é sensacional! Li o livro, assisti mais de uma versão de filme e li uma HQ. Todas sensacionais!

LeandroBurla 22/10/2023minha estante
Hamlet é sensacional! Li o livro, assisti mais de uma versão de filme e li uma HQ. Todas excelentes.

Alane.Sthefany 23/10/2023minha estante
Eu também li o livro em duas versões e dois HQs, muito bom os quadrinhos de Hamlet !!! ??

@aprendilendo_ 09/05/2021

Resenha de Hamlet
Ambientada na Dinamarca, a obra-prima de Willian Shakespeare, “Hamlet”, aborda temas como vingança, morte, vida e propósitos. Na trama, quando o príncipe dinamarquês é visitado pelo fantasma de seu pai, é revelado o verdadeiro responsável por sua morte, o próprio irmão, Cláudio, que se apossou do trono. A partir disso, acompanhamos um jogo de intrigas entre os membros da realeza enquanto Hamlet busca vingar-se pelo assassinato.

Em primeiro plano, por tratar-se de uma peça teatral, em nenhum momento há uma profundidade em si na ambientação dos cenários. Por isso, todo o foco narrativo é encontrado nos diálogos entre os personagens e em suas atitudes. Nesse ponto, observa-se o motivo de Hamlet ser considerada a obra-prima de Shakespeare, bem como uma das melhores peças já escritas. Isso, pois com um extraordinário jogo de palavras, o escritor gera toda uma gama de momentos reflexivos e sentimentais. Tais cenas, ainda, são responsáveis por conduzir a história por um caminho instigante, o qual nunca perde o tom de urgência e importância narrativa. Como consequência, tem-se um livro extremamente imersivo, o qual, ainda nas primeiras páginas, consegue gerar uma boa conexão entre personagens e leitores.

De outro lado, sobre os personagens, há um claro estudo de personalidade, o qual aborda diretamente a dubiedade de cada um. Nesse contexto, “ser ou não ser” é, certamente, algo que permeia a trama, preenchendo-a com um sólido dilema para cada sujeito. Ou seja, os medos, arrependimentos e desejos demonstrados tem um peso real, o qual auxilia na já citada imersão literária. Em adição, por fim, percebe-se a magistral tomada de decisão do escritor, o qual, por meio de acontecimentos cada vez mais surpreendentes, cria as bases para uma catarse perfeita.

“Hamlet, o príncipe da Dinamarca” é incrível do início ao fim e com diálogos e reflexões magistrais, somos expostos a uma das melhores histórias já escritas.
Nota: 9,90

Instagram: @aprendilendo_

rfalessandra 19/03/2023

Clássico, clássico, clássico
Fabulosa, essa peça retrata a vingança do príncipe Hamlet a morte do seu pai, retrata também a loucura real e a fingida, retrata a traição, o incesto, a corrupção que prende a peça inteira, você vivência os diálogos.

É um livro que vai além de vingança, Hamlet é uma leitura ótima, onde nos ajuda a compreender e mudar nosso ponto de vista sobre aspectos importantes.

Daniel Miguel 11/01/2021

Hamlet
"Uma gota do mal, uma simples suspeita, Transforma o leite da bondade no lodo da infâmia."

Gostei da história, não gostei tanto dos personagens, teve uns bem chatos mas no geral foi uma ótima leitura. Marquei bastante frases. A escrita você acaba acostumando a partir do momento em que você passa a ter mais contato com ela. Como foi meu segundo livro lido do autor eu já sabia um pouco o que esperar dessa história.

Tem muito sobre vingança nesse livro, e oque ela pode fazer com uma pessoa. Também é sobre a ganância e o desejo de poder, as pessoas são capazes de fazer qualquer coisa pra assumir um lugar de direito que não é seu. A descoberta de Hamlet sobre a causa da morte de seu pai é uma cena que me chamou bastante atenção, não esperava que algo desse tipo fosse acontecer.

Foi um pouco previsível esse final, pra quem já leu alguma obra desse autor sabe que geralmente nos deparamos com tragédias e eu acabei lendo as cenas finais sem muita empolgação. Indico sim, mas se você quer começar a ler Shakespeare com o pé direito, sugiro que comece por "Otelo". Embora "Hamlet" seja um bom livro.
Michele F. 18/01/2021minha estante
Tenho que terminar

Daniel Miguel 18/01/2021minha estante
Concordo

Dyllan.Johnny 06/02/2024

Pode alguém ser perdoado e manter o lucro do crime?
?O macho ferido deixa o bando e o novo líder inaugura seu mando, pois uns têm de vigiar, enquanto outros caem no sono. Assim vai o mundo: sempre com um dono??

Primeiro lido de Shakespeare. Que surpresa prazerosa. História sobre reis repleta de reviravoltas, linguagem extremamente poética e refinada. Não poderia me agradar mais!

bibia 14/01/2021

nao é meu estilo, mas gostei
me surpreendi até, juro, achava que ia ser bem chato mas o final me prendeu muito, não é o meu estilo de leitura normalmente mas eu gostei bastante de ler esse clássico e conhecer mais sobre ele, a escrita é bem difícil mesmo mas eu gostei??

lolo :) 24/07/2022

Esse é uma nova edição escrita em prosa e confesso que preferiria do modo original de Shakespeare. Por ser uma adaptação, o narrador onipresente ressaltava os sentimentos da pessoa que estava falando, e isso me incomodou um pouco. Pq talvez eu esteja acostumada a ler livros em que o narrador é direto, se é apenas para essa pessoa, vemos só o lado da visão dela. Ao mesmo tempo, acho que minha compreensão da obra deste modo ficou melhor, ou é só porque eu li quando tinha apenas 13 anos, e não tinha muita compreensão, não sei dizer. Mas por ser um clássico, não me considero apta para dissertar a respeito do conteúdo do livro, mas fiquei mt feliz com a minha releitura de Hamlet.

Claire Scorzi 28/03/2009

Interrogando um clássico
É difícil encontrar algo novo a dizer a respeito de Hamlet. A mais instigante peça de Shakespeare já foi alvo de todas as espécies de análises.
Um caminho para analisar uma obra literária é relacioná-la a outras do mesmo autor. Uma peça de literatura pode ser examinada a partir de estilo, de tema e de enredo (os incidentes através dos quais o tema é desenvolvido). Outro exame é estabelecer uma ligação entre diversas obras de um escritor. Num aspecto - o tema da traição/ ingratidão - Hamlet aponta afinidades com as peças Tímon de Atenas e A Tempestade. Cada uma apresenta uma solução dada por Shakespeare ao assunto. Em Hamlet, a solução é a vingança.
Existe ainda uma interpretação psicanalítica. Em Hamlet é possível revisitar o complexo de Édipo. Uma leitura psicanalítica da tragédia entenderia Hamlet como um jovem que inconscientemente desejou a morte do pai por desejar inconscientemente a mãe. A revelação da morte do pai de Hamlet como assassinato é chocante ao herói por colocá-lo diante de seus mais reprimidos desejos; Hamlet busca vingar o pai porque a culpa pelo que ele próprio desejou o persegue, ainda que ele não se aperceba disso; nessa interpretação da obra, a conversa-confronto entre o príncipe e sua mãe, Gertrudes, no Ato III, Cena IV, ganha contornos perturbadores. Essa leitura psicanalítica serviria igualmente para explicar porque o príncipe mantém sempre uma atitude tão dúbia, tão indefinida com respeito à jovem Ofélia - a explicação seria que não é a Ofélia que Hamlet ama...
Qual é a verdade? Qual a leitura "autêntica" de Hamlet ? Não se sabe. Escrita e representada por volta de 1600-1601 (segundo E. K. Chambers), a peça continua a desafiar-nos com suas possibilidades, seus múltiplos significados, sua feição simbólica, sua riqueza. Há mais de 400 anos ela nos intriga e fascina; seu protagonista nos obceca e seduz. E nada indica que isso possa mudar. Hamlet é um clássico, uma obra-prima à qual voltamos e voltamos, eternos interrogadores. "Ser ou não ser, eis a questão". Este é o sinal dos clássicos: provocar em nós uma perene indagação.

Gustavo616 25/12/2023

Hamlet
Hamlet é provavelmente uma das obras mais conhecidas de Shakespeare, e isso se deve à seu enredo que é único e que ainda serve como inspiração para tantas outras obras.

Hamlet conta a história do príncipe de mesmo nome e como ele planeja e desenvolve um plano de vingança contra todos os envolvidos pela morte de seu pai.

Pode parecer uma simples história de vingança, mas é muito mais profunda do que isso. Shakespeare teve muito cuidado ao desenvolver cada uma das cenas, diálogos e também os personagens. A evolução de Hamlet ao decorrer da obra é maravilhosa; a dor pela perda do pai, a raiva por descobrir o que realmente aconteceu, a calma e a inteligência que os guiou durante todo seu plano.

Essa foi uma obra que serviu de inspiração para a minha série favorita da vida, Sons of Anarchy, então para quem busca algo semelhante a Hamlet, mas que seja atual e com bastante ação, fica a minha forte recomendação.
(Recomendo cautela ao assistir por possuir conteúdo sensível).

Essa é um clássico que todos deveriam conhecer.

Diego Lima 26/12/2021

História famosa de Shakespeare, onde iremos acompanhar o príncipe da Dinamarca (Hamlet), o qual acabará de perder o pai e seu tio toma posse do trono. Episódios acontecem levando Hamlet a desconfiar do laudo da morte do rei e desencadeando diversos questionamentos no nosso protagonista - a famosa frase "ser ou não ser" -, até sua mudança total de postura e decisão final.

Uma peça interessante, com momento de reflexões profundos. Foi uma leitura agradável, pois, em peças teatrais tem o personagem que irá falar e a fala dele, esse formato, por muitas vezes, deixa o leitor bastante confuso, entretanto, em Hamlet, por não ter uma diversidade de personagens ameniza esse pequeno problema.

malu 17/02/2024

Amo shakespeare
Esse foi o segundo livro de shakespeare q li e foi uma experiência tão maravilhosa quando a megera domada.(só isso pq eu esqueci q tinha que fazer resenha para constar como lido)
Ruhamah. 17/02/2024minha estante
Também gosto de Shakespeare, possuo alguns livros dele, mas ainda não li esse, só vi algumas adaptações... Literalmente trágico.?
Mas megera domada é muito bommm

dormiodiatodo 19/12/2022

Hamlet emozinho
Cara eu passei MTO mal com o kingo que inventou a melancolia e o movimento emo. Minha única certeza é que ele era virginiano

fabio.ribas.7 08/01/2022minha estante
Isso é que é tragédia!!!

2076 encontrados | exibindo 1 a 16