O desvio

Gerbrand Bakker

Resenhas - O desvio

Picón 08/10/2019

A ilustração da Depressão
A história é definida por algumas palavras: tristeza, apatia, melancolia e indiferença. Cada frase escrita no livro guarda relação com elas, inclusive a maneira como o autor escreve. Tudo deriva dessas quatro palavras, e tem elas como consequência, num círculo (ou labirinto) vicioso psiquiátrico muito ilustrativo da Depressão. Ademais, há muitos gatilhos para pessoas que sofrem deste mal.
Para quem não gosta de muita descrição física de pessoas e cenários nas histórias: isso é abundante no livro.
Para quem não gosta de pontos abertos e deixados sem respostas (ou sem cenas explanativas): isso também abunda no livro.
Não é uma história lisa e redonda, é mais como um quebra-cabeça com peças faltando, onde o narrador deixa para o leitor completar as lacunas.
Do ponto de vista autoral e artístico, é um Bom livro. Em relação às sua "palatabilidade" para o leitor, ele fica no Regular. Leitores mais experimentados (acostumados a diferentes nacionalidades e maneiras de escrever) saberão apreciar mais a obra, já os leitores mais chegados nos "Transformers" literários da vida... Estes vão achá-la bem chata.

Pandora 08/09/2019

Eu sei que devo seguir os meus instintos, mas às vezes cismo em contradizê-los: dos três livros enviados até agora na caixa da Rádio Londres, este foi o que menos me interessou e meu instinto me dizia que não era a hora para lê-lo, mas...

Eu gosto de histórias sobre solidão, sobre personagens deslocados no mundo; também não preciso que a narrativa seja repleta de acontecimentos. Mas neste “O Desvio” algo não funcionou pra mim.

É muito difícil ler um livro quando você não simpatiza nada com a protagonista e foi o que aconteceu aqui. Também achei os diálogos muito estranhos, não sei se é culpa da tradução ou do clima de apatia da narrativa mesmo, mas me cansou às vezes. Além disso, há vários errinhos de revisão que poderiam ser evitados. A soma disso tudo não me agradou.

Fazia muito tempo que eu não me sentia tão desconfortável com uma leitura: um incômodo constante misturado a uma perseverança que me fazia ir adiante movida pela curiosidade de que algo poderia mudar, me agradar, sei lá.

Foi com um tiro n’água, uma explosão no vazio e então... nada.

P.S.: As três estrelas são porque o livro não é, absolutamente mal escrito. Só não é pra mim.

EduardoCDias 05/09/2019

Confuso
A história de uma mulher fugindo de seus erros e de sua vida, tentando viver uma vida solitária e independente, mas impedida por vários acontecimentos e personagens... um livro interessante, mas com um final um tanto quanto confuso. Talvez fosse melhor se tivesse uma tradução mais competente e uma revisão melhor.

Tati 31/08/2019

Eu terminei o livro com várias interrogações na minha cabeça.
Achei difícil acompanhar algumas partes, outras só entendi mais quando li na internet sobre, e o final foi super ?????. Eu gostei do estilo de escrita, mas a narrativa foi confusa, e penso que a história teria sido ótima se mais "clara". Não sei se foi a intenção do autor, mas... é um livro que eu não recomendo, apesar de não ter achado a leitura ruim em si, apenas confusa. Deixou bastante a desejar.

Josiane.Castro 26/08/2019

Que livro
Sao tantas coisas que eu gostaria de saber! Um livro pra nos fazer pensar!