A garota que não se calou Abi Daré

Resenhas - The Girl with the Louding Voice

Larissa Guimarães 17/04/2021

Uma das minhas leituras favoritas desse ano. A cada mês me apaixono mais pela TAG e pelas experiências que tem me proporcionado...
A personagem Adunni é encantadora! Mesmo passando por coisas tão cruéis...
É o tipo do livro que você não quer que acabe... Quer saber mais e mais dos personagens.
Eu adorei a forma como a escrita nos envolve mais ainda com a personagem e com toda sua evolução.
Incrível!

Ju Rebellato 08/04/2021

Com certeza um dos melhores livros enviados pela TAG.

Adunni é força, é luta, é perseverança. Todas as coisas terríveis que acontecem fazem com que ela queira ir mais longe. O sonho dela em dar oportunidade através da educação para outras meninas é lindo e NECESSÁRIO. Quantas meninas poderiam ter a vida diferente se a educação fosse valorizada? Se todas tivessem a mesma chance de estudar? Quantas vidas seriam melhores com o acesso ao conhecimento? Tudo pode ser tirado de nós, menos os nossos estudos. Assim como na Nigéria, no Brasil (e em muitos outros países) muitas pessoas não têm acesso à educação. Esse livro nos traz incontáveis questionamentos sobre o mundo em que vivemos.

Além disso, a Adunni é o exemplo perfeito de uma pessoa altruísta. Tudo o que ela faz é pensando no bem do próximo, mesmo quando ela está passando por dificuldades.

A história da Adunni é muito triste, mas nos mostra como é necessário continuar lutando pelos nossos sonhos pq amanhã vai ser um dia melhor. O futuro nos aguarda.

Obrigada TAG por ter me apresentado essa obra.

Matheus 17/04/2021

Legal o livro
A história é bem interessante, tem uns furos mas no geral é boa também
Gostei bastante da escrita, principalmente por ter erros de português propositais, achei muito interessante isso
O final foi bem previsível, e um epílogo fez falta
Mas o que salva o livro é principalmente a protagonista
Como é dito no texto, mesmo sofrendo muito na vida, ela continua sorrindo e encarando a vida com otimismo, não desiste do seus sonhos e vai contra tudo pra realizá-los
O livro trata bastante sobre questões como machismo e a miséria, e também a diferença entre realidades da Adunni, a protagonista, e de outros personagens
Não imaginava que acharia interessante um livro que trata esses assuntos
Recomendo se vc gosta de um livro com uma crítica social bem presente e estruturada
theo 17/04/2021minha estante
é tipo um shonen

Bell 05/06/2022

Esperava um final um pouco mais desenvolvido, mas a história não deixa de ser boa.
A forma escrita imersa ainda mais na realidade da personagem. Uma boa leitura.

Fabi.Filippo 05/03/2023

Vontade de pegar a protagonista no colo
Adunni tinha 14 anos e só queria estudar mas Adunni perdeu sua maior protetora e incentivadora , a sua mãe.

Adunni só queria estudar mas foi vendida para um homem mais velho a fim de ser sua terceira esposa e dele conseguir engravidar de um menino.

Adunni só queria estudar mas fugiu de sua aldeia com medo.
Adunni só queria estudar mas foi vendida para uma família de Lagos para trabalhar como doméstica .

Adunni só queria estudar mas trabalhava 20 horas por dia em troca de um teto e de comida .
Adunni só queria estudar mas era brutalmente espancada e amedrontada por seus ?patrões?.

Apesar de sofrer todas as violências possíveis Adunni não perdeu sua doçura , e nem sua esperança. Adunni aguentou do jeito que pode.
Adunni me fez sentir tanta compaixão que tive vontade de pegá-la no colo .

Em seu romance de estreia Abi Daré nos trouxe a história de Adunni , e com ela alguns assuntos que merecem atenção e debate , um deles o casamento infantil de meninas. A Nigéria é o segundo país no mundo em relação a este absurdo , e se engana quem acha que é uma realidade distante do Brasil. Nosso país é o quarto nesse ranking .

Com uma escrita envolvente e sensível , o livro consegue nos fazer chegar ao fim, é um certo alívio do peito pelo vislumbre de dias mais leves para a querida Adunni .
Gabi @leitoraemdesespero 05/03/2023minha estante
Esse livro é incrível

dudaluduvico 25/04/2021

"Corajoso, Revigorante, Inesquecível..."
que livro incrível
abriu meus horizontes pra essa população que eu não sabia nada além além superficial.
a adunni é uma grande guerreira que começou cedo
uma leitura que evolui conforme ela evolui
uma escrita que evolui conforme ela aprende
quando este livro chegou para mim eu fiquei empolagada
minhas expectativas foram atendidas e superadas com sucesso.
leiam por favor gente, leiam!!!!!!!!

Antonio.Ramos 03/06/2021

Emocionante
Sei nem descrever muito... Chorei bastante e amarei este livro pro resto da minha vida! Que história envolvente! Simplesmente apaixonante!

Lariza 05/04/2021

Um dos melhores livros que já li na vida!! Impactante, emocionante, feliz, triste..

Fernanda Augusta 25/04/2021

Amanhã vai ser melhor que hoje
"Não é a história dos homens. A minha própria história vai chamar a história de uma mulher. A história de Adunni."

Que livro lindo, eu nem sei nem como explicar como esse livro me marcou e me destruiu, mas ao mesmo tempo me inspirou e me apaixonou. Só tenho o que agradecer a autora e a Adunni: obrigada pro essa história! ??

Felipe 18/04/2021

A garota que não se calou
Adunni, uma jovem nigeriana, tinha um sonho de estudar e se tornar professora para ajudar outras jovens de sua Vila a prosperar e sua mãe a incentivava muito nesse sonho. Tudo parecia perdido quando sua mãe morre e seu pai, em meio a dívidas, vende Adunni para se casar com um Morufu que já estava em sua terceira esposa pois queria um filho homem. Depois de passar por esse casamento conturbado, Adunni consegue fugir, mas acaba sendo entregue para uma família rica de Lagos onde vai trabalhar como empregada doméstica só que sem salário, direitos trabalhistas e ainda sendo agredida, humilhada e assediada. Mas a força dessa garota é tamanha, que ela não se cala e vai atrás de seu maior sonho, que é poder estudar. Com a ajuda de uma vizinha e também conhecida de sua patroa, Sra. Tia, ela se inscreve para uma bolsa de estudos que uma grande multinacional proporciona todos os anos.

Um livro muito forte e bem angustiante em determinados momentos. Muito triste e cruel saber que histórias como essa, realmente acontecem na Nigéria e em outras partes do mundo. Uma mulher sendo subjugada apenas por ser mulher. É muito pesado tudo isso, desumano! Mas como disse, Adunni consegue ver a beleza em tudo e nunca desiste do seu sonho, mesmo com todos os percalços e dificuldades, ela segue em frente para conseguir crescer e se tornar uma pessoa melhor e com isso, ajudar a quem precisa.

Termino colocando aqui uma frase que Adunni sempre fala para si mesmo e para os outros quando algo de ruim acontece no dia, “Amanhã vai ser melhor do que hoje.” E é isso, nem todos os dias serão felizes e alegres e tudo bem, viva todos os dias como únicos e lembre-se que no dia seguinte, tudo pode (e vai) estar melhor.

Elenice6 18/02/2023

O texto tem uma escrita diferenciada. Apresenta uma narrativa empolgante além de um glossário que aguça o vocabulário do leitor. Durante a leitura a angústia, a reflexão sobre a falta do protagonismo feminino em algumas culturas nos deixa em estado de alerta.
No entanto, a personagem principal nos ensina que perseverança e a busca por um grande objetivo nos engrandece.

Patymony 01/05/2024

Fatos que chocam e revoltam!!
A garota que não se calou conta a história de Adunni, uma jovem que, mesmo tendo crescido em uma vila rural nigeriana, almeja por estudar e ser ouvida.
Após ser vendida pelo pai para ser a terceira esposa de um homem ansioso para que ela lhe dê um herdeiro, Adunni foge, buscando transpor os obstáculos da pobreza, do machismo e de uma sociedade arcaica. Corajosa, Adunni vai contra todos aqueles que dizem que ela não pode sonhar.

Tem que ser muito forte, resignada para continuar sorrindo, depois de tudo que passou, e, ainda, almejar conquistar seus sonhos. Além, da pobreza, do machismo, sofrer também nas mãos de mulheres, que se julgavam pessoas melhores e religiosas!

Lucas Brandão 21/05/2021

Liberdade
Adunni é uma menina de quase 15 anos que está lutando pra obter sua liberdade. Sem mãe, dada à um casamento com um velho nojento, em meio a um caos ela tenta obter voz.
O sonho dela é estudar e se tornar professora. Para isso, Adunni está disposta a fazer qualquer coisa (baseando em seus conceitos e valores morais) pra realizar seus sonhos.

Naclara 26/04/2021

A garota que não se calou
"Amanhã vai ser melhor do que hoje [...], Né?"

Hoje, decidi ao invés de escrever uma resenha, escrever uma parte do livro que me fez chorar. Não vou falar qual pra não dar spoiler, com isso, vocês vão ver como é impactante, e vai fazer vocês quererem ler também, porque esse livro tem que ser lido por muitas pessoas. Muitas e muitas pessoas no mundo todo.

"Vão chegar o dia em que minha voz vai soar tão alta em toda a Nigéria e no mundo inteiro que vou poder fazer com que outras garotas tenham sua própria voz soando alta, porque eu sei que, quando eu terminar meus estudos, vou encontrar um jeito de ajudar elas irem pra escola também.
Vai chegar o dia que vou ser professora, vou mandar dinheiro pra comprar um carro pro papai, ou construir uma casa nova pra ele, ou talvez até consigo construir uma escola em Ikati na memória da minha mamãe e da Khadija, e quem sabe o que mais vai vim amanhã? Então, eu balanço com a cabeça que sim, porque é verdade, o futuro está sempre dando certo, e sempre ocupado fazendo coisas melhores e mesmo que às vezes não parece, a gente tem esperança."

Sinceramente? Esse livro é uma verdadeira lição de vida, e nunca mais vai sair de perto de mim! Se tem uma coisa que eu sou grata no mundo, é por ter tido a oportunidade de ler ele. Sinto que vou ser uma pessoa bem diferente a partir de agora, e isso é mágico!
Marcela461 26/04/2021minha estante
Tem como comprar esse livro? Ou só sendo assinante do TAG ineditos?