A garota que não se calou Abi Daré

Resenhas - The Girl with the Louding Voice

julianvaes 02/05/2021

Muito tocante
A história de adunni é pesada e chocante mas mostra uma realidade mais comum do que imaginamos. Sua jornada é difícil e dolorida, mas acredito que vale a pena acompanhá-la. Certas cenas me doeram muito ao ler, e acredito ter aprendido muito com esse livro, especialmente sobre a Nigeria. Me impulsionou também a querer ler mais livros de outros países para poder conhecer mais sobre culturas diversas. É uma leitura que recomendo muito.

guilherme.rpdua 24/05/2021

História comovente
Um livro interessante, com uma história que nos envolve do começo ao fim, principalmente pelo fato de retratar a vida de muitas mulheres que hoje vivem na Nigéria. Aprender sobre novas culturas, bem ou mal, nos fazem ter uma reflexão interna sobre nossos costumes e cultura.

Dani 17/04/2021

Quantas faces pode ter a violência?
O livro é sobre Adunni, uma garota nigeriana, que narra uma história de sofrimento, de inúmeras violências.
É aquele enredo que te deixa com um nó na garganta, um aperto no peito, uma lágrima que rola quando você imagina a dor da personagem.
Uma história sobre coragem e luta por um sonho: estudar! ?

Amanda 18/05/2021

É difícil não se apaixonar com a força e a inocência de Adunni. Desde a linguagem, até os diversos aspectos culturais ilustrados, a autora foi genial. Ao ler, eu sentia estar do lado da personagem, vivenciando com ela todos os acontecimentos. É um dos melhores que eu já li ?
Kira 18/05/2021minha estante
Adunni perfeita??

Amanda 18/05/2021minha estante
Sim! ?

Sté 28/04/2021

Necessario
Um livro ótimo para conhecer novas culturas, outras realidades, e discutir o impacto da cultura na vida das mulheres.

Dany.Marques 11/10/2022

Esperava um pouco mais
Comecei o livro com uma expectativa mt alta e tive um pouco de dificuldade de terminar. Esperava mais da história, a partir da metade do livro a história ficou beeem parada. Gostaria de ter lido mais sobre o desenrolar de outros personagens que foram deixados pelo meio do caminho.

Angie - @livros_libras 09/05/2021

Este livro conta a história de Adunni, a nossa doce personagem que carrega esse sabor até no próprio nome. É através do dia a dia dela que vamos conhecendo e vivendo as tradições, povos e culturas da Nigéria do século XXI. Costumes esses que, embora alguns sejam proibidos, ainda são facilmente praticados, como o casamento de crianças e tráfico de humanos.

Nossa narradora vê o seu mundo evaporando rapidamente: primeiro sua mãe e melhor amiga morre, depois vê o seu pai descumprindo as promessas que ele fez a mãe enquanto ela era viva, e, por fim, a privação do seu futuro e liberdade: frequentar a escola.

A linguagem que o livro apresenta só fez com que ele ficasse ainda mais rico, pois assim eu pude de fato estar ao lado da personagem, pude torcer e vibrar com cada pensamento e ação que ela fez, com cada injustiça e com cada um que chegasse perto dela, tanto para ajudar quanto para prejudicar. Essa narrativa me fez SENTIR: senti raiva, senti medo, senti amor e senti a amizade.

Por fim destaco que o livro possui várias frases poéticas e deve ser lido por todos que acreditam que não devemos nos calar.

Angie - @livros_libras 22/05/2021minha estante
Vamos pedir no encontro da Tag lá no YouTube a parte dois do livro.

Manu Boschetti 19/04/2021

A voz dele vai ser alta
O livro retrata muitas situações ruins e trás a tona muitos sentimentos pesados, é mto triste pensar que existem meninas nas mesmas situações retratadas no livro.
Amei a inserção dos fatos históricos ao longo do livro e como isso encaixou na história.
A Adunni é uma personagem maravilhosa, ao mesmo tempo ingênua e corajosa, vê bondade em todos e tenta sempre procurar um lado positivo.
Acabei o livro sentindo esperança junto com ela.

DEA 16/12/2021

Eu gostei da história, porém o título do livro me fez pensar que Adunni seria uma pessoa mais determinada e na realidade ela consegue resolver algumas situações mais por conta da ajuda de outras pessoas que foram fundamentais, incentivando-a e protegendo-a, do que pela sua própria iniciativa.
Então acho que criei expectativas demais!

Simone MK 27/08/2021

Trata-se de um livro de ficção, mas os fatos descritos não poderiam ser mais reais. Milhares de meninas e mulheres sofrem diariamente os mais diversos tipos de abuso ao redor do mundo. Narrado em primeira pessoa por Adunni, uma nigeriana de 14 anos, embora trate de temas sensíveis como: Estupro, pedofilia, casamento infantil, violência física, psicológica e sexual, trabalho infantil e análogo à escravidão, tráfico de pessoas, opressão, desigualdade de gêneros, desigualdade social, entre outros, é uma leitura gostosa, que flui bem, apesar do vocabulário e ortografia que me causaram estranheza no início.

Impossível não se admirar com a coragem, força, determinação e resiliência da personagem. Adunni é cativante! Uma verdadeira história de superação e esperança! Apesar de ser meio clichê, é o tipo de livro que deveria ser leitura obrigatória, por seu caráter inspirador, incentivador e transformador!

Carolina 22/04/2021

A garota que não se calou
Que história! Chega a ter momentos em que você quer abraçar Adunni e dizer que vai ficar tudo bem! Me prendeu desde o inicio a vontade de saber até onde ela iria mas o final ficou com um sentimento de falta de alguns pontos serem mais trabalhados...queria saber o que aconteceu com ela.

Rosana Miyata 24/04/2021

Cruel e maravilhoso!
Entrou para a minha lista de favoritos! Os capítulos são curtos, é escrito em primeira pessoa e o estilo da escrita lembra bastante "Flores para Algernon", no começo parece complicado, mas quando nos conectamos com a personagem a leitura torna-se bem mais fácil. A história é maravilhosa!

Miria.Oliveira 02/04/2021

Com certeza um dos melhores livros que já li esse ano. A história é forte, dá vontade de chorar e pegar a protagonista no colo e dizer que vai ficar tudo bem, mas também nos faz refletir em como somos privilegiados e nem percebemos. Por mais que seja uma ficção sabemos que existem milhões de Adunnis nesse mundo e mesmo que sejamos somente um grãozinho nessa imensidão queremos que todos e todas tenham acesso a uma vida digna.
A educação não é só sobre aprender e ensinar, é sobre liberdade e esperança.

Gisele567 08/04/2021

A garota que não se calou
A obra conta a história de Adunni, moradora de uma aldeia nigeriana, que luta contra a cultura para realizar um sonho de estudar, de ter voz em meio a muitas mulheres caladas pelo sistema. Uma bela romance de coragem, luta e triúnfo.