A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas

A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas Maria José Silveira

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Raquel.Furlaneto 09/06/2021

Histórias de mulheres do Brasil, desde uma indiazinha até a mulher dos dias de hoje! Algumas partes bem fortes. Valeu a pena cada página! Eu amei!

Cristiane Roveda 15/02/2020

História do Brasil
A narrativa se propõe a contar a história das mulheres que construíram a história do Brasil. Algumas mulheres são bem interessantes e inspiradoras, porém (me parece) faltar verossimilhança ao mostrar todas sem defeitos. Mesmo assim é uma escrita envolvente e que apresenta um Brasil que muita gente não conhece.

Pedro.Alves 12/09/2021

Você conhece a história do seu país?
Como diria Bráulio Bessa: "Quem se esquece de onde veio, não sabe pra onde vai". E por livros como esse, eu fico muito chateado por eles não terem a visibilidade que merecem. Esse livro é um excelente achado, além de ser muito único.

Aqui acompanhamos a história da Brasil, mas sobre a perspectiva feminina e como a autora fez isso? Contando a história de uma geração de mulheres, de Inaiá que nasceu em 1500 até Amanda nascida em 2001. E todos os capítulos são a história de vida inteira de cada mulher e o próximo capítulo é a história de sua filha.

Poderia ser um desastre? Com certeza, mas fico feliz que eu tenha gostado tanto e recomendo que você leia esse livro. Só uma ressalva, se alguns capítulos fossem menores eu teria dado 5 estrelas, mas enfim.

Vitoria 28/02/2022

O Brasil, de Inaiá a Amanda
Já se disse que a grande personagem da história é o Brasil. Foi essa a sensação que me acompanhou ao longo da leitura. As mulheres apresentadas são tantas que pouco me afeiçoei a cada uma delas: logo já cediam lugar a mais uma geração. Mas essa longa linhagem feminina cria um pano de fundo interessante para que adentremos nos caminhos percorridos por essa terra que habitamos.

É bonita a forma que Maria José entrelaça as histórias, trazendo, tempos depois, características e vivências ancestrais.

andrealog 17/01/2022

Maravilhoso
Daqueles livros de pegar-me não largar, maravilhoso romance sobre a história do Brasil de 1500 até 2016, através da vida de mulheres de uma mesma família. Simplesmente apaixonante, combina pesquisa histórica cuidadosa, repleta de protagonistas fortes e interessantes. Super recomendo a leitura

Mari 28/10/2021

MIL ESTRELAS DE OURO PRA ESSA OBRA DE ARTE! ?? Um daqueles livros que eu peguei do nada na livraria, sem nunca ter ouvido falar e se tornou um dos meus favoritos. Isso me faz pensar em quantos livros existem por aí com potencial para transformar a gente e a gente nem sabe.. enfim. Esse livro me surpreendeu muito por eu ler ele inteiro achando que era uma biografia real (depois percebi que não tinha como mas deixa a menina sonhadora em paz kkk) pra depois descobrir que não é ?. Foi uma surpresa porque é MUITO bem construído historicamente e cronologicamente muito interligado, e eu queria muito que todas aquelas mulheres incríveis tivessem realmente existido! mesmo que, pensando bem, elas existiram, e ainda existem, como reflexos e em várias versões. Enfim, indo ao que importa; é uma história sobre a árvore genealógica de uma família, pode-se dizer, com ênfase nas mulheres dessa família e as características, peculiaridades e desafios de cada geração, desde a primeira mulher nativa até a sua descendente que vive nos dias atuais. Uma sensibilidade histórica impecável, pra quem ama e se interessa como eu, e muito interessante e cativante. Amo demais. Procurando aleatoriamente algo que marquei, encontrei: ?Leu tudo, sabia tudo, mas de que adiantou? morreu.?

Gustavo.Borba 27/05/2020

A pátria mãe
#LivrosQueLi

A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas, de Maria José Silveira. Ed. Globo Livros. Imagine que grandioso seria poder acompanhar um resumo da vida de todos os seus ancestrais desde o descobrimento do Brasil! Imagine ter a história de sua família contada a partir da linhagem das mulheres que levaram à sua origem! Este livro fantástico é isso e muito mais! Perpassando toda a história do país, desde o seu ?achamento? até os dias atuais, ele narra como o povo brasileiro se fez, na perspectiva feminina. São várias gerações de mulheres nascidas aqui, cujos companheiros representam os demais elementos étnicos que nos formaram: brancos europeus e negros, juntamente com a origem feminina indígena. As mulheres representadas sempre são retratadas como pessoas com ímpetos independentes, mas que sofrem sob a opressão dos homens. Algumas vivem vidas muito breves, enquanto outras são bastante longevas. Uma metáfora da exploração que nosso povo sofre nas mãos de potências estrangeiras a nos submeter, nos explorar, nos violar! Mulheres que sofrem muitas das vezes nas mãos de seus ditos companheiros, mas que não deixam de ter seu espírito de luta, de autonomia. Mulheres que fazem o Brasil um lugar melhor, apesar de todos os chauvinistas misóginos que aqui ainda habitam! Um livro que merece ser relido em breve! Recomendo muitíssimo! Leiam!

#livros #ler #lendo #livro #euamolivros #euamoler #estantedelivros #leiamais #leitura #leituras #livrosemaislivros #lido #resenhadelivros #indicacaodelivros #lendolivro #lendoagora #resenhaliteraria #literatura #literaturabrasileira #lendomulheres #historia

Isa 15/07/2020

?Sabores camuflados do passado?
Um livro sobre dor, amor e força que uniu as mulheres de gerações e gerações que testemunharam a construção do Brasil ao mesmo tempo que construíram suas vidas e repassaram seus valores e paixões e histórias para seus descendentes. Um romance de tirar o fôlego que te faz refletir e especular sobre seus próprios antepassados e suas vidas.

Helena 10/09/2021

É importante saber de onde viemos.
Apesar do livro ter inúmeras protagonistas, o maior personagem é o Brasil. É incrível ler a história do nosso país pela ótica da vida feminina, tão pouco documentada historicamente.
Além da notável capacidade narrativa da autora, ela conseguiu a proeza de condensar 500 anos de história do Brasil, desde o seu descobrimento pelos portugueses, até os tempos hodiernos, contados sob a forma de saga geracional, pelo viés das mulheres das respectivas épocas.

Simone.Pedroso 16/08/2021

Para quem gosta de história e costumes de época
O livro transita entre a vida de várias mulheres da mesma família ao longo do tempo - desde uma indígena até os tempos atuais. Os acontecimentos históricos e fatos reais se entrelaçam e envolvem o leitor numa narrativa muito agradável. Vale ler.

Cristina.Melo 28/10/2019

Melhor livro de 2019
Li esse livro graças ao clube de leitura leia mulheres Goiânia, e gente... Sério.. que livro MARAVILHOSO, a gnt tem que divulgar esse livro, sobre um pouco da história das mulheres no nosso país, terminei querendol de novo. Me senti inspirada por tanta história de mulher forte, guerreira, tem aquelas que sofreram, surtaram... Me vi nesse livro, amei demais!

Mari M. 26/06/2021

Mulheres do Brasil
A autora tem um talento ímpar, e a trama é muito diferente, viajamos por toda a historia do Brasil desde a chegada dos Portugueses até os dias atuais, através de uma geração inteira de mulheres da mesma linhagem.Porém por ter muitos personagens,não tive tempo pra me apegar,pois quando começava a criar um entendimento do mesmo,a história mudava pro próximo personagem.Por preferencia pessoal me encantei bem mais com o Maria Altamira da autora.

Pri 20/04/2021

Livro fantastico
Livro encantador que conta a história do Brasil pela optica de suas protagonistas! Muito bom!

Manu 13/04/2021

O livro tem uma premissa muito interessante e ousada: acompanhar diversas gerações de uma mesma família durante 5 séculos, pela vida das mulheres que constituem essa linha histórica, que entrelaça cotidiano com os grandes marcos que compõem a história do Brasil.

Acredito que o livro tinha um grande potencial, e talvez minhas expectativas tenham sido nesse sentido, de trazer uma história coberta de elementos que compuseram o nosso Brasil. Enquanto algumas das vidas são recheadas de passagens e momentos marcantes, outros momentos são simplesmente relegados a segundo plano, sendo citados brevemente para que o leitor não esqueça em que pé andava nosso país (cito um exemplo: enquanto uma personagem estava em Olinda durante as invasões holandesas, em outro ponto, as revoltas que culminaram na morte de Tiradentes são citadas em uma frase, tendo quase que nenhuma relevância para a construção daquela personagem). Enquanto temos duas gerações de mulheres abolicionistas - o que é absolutamente incrível - algumas das outras não pareciam ter nem uma pedaço de sua vida "balançada" pelas conflitos frequentes que marcaram nossa história. Acho que a narrativa cresce muito em sentimentalismo ao chegar no século XX, talvez porque a autora tenha de fato vivido parte disso, o que me agradou muito mais (pela minha expectativa).

Mas, de fato, o que mais me incomodou foram alguns dos relacionamentos constituídos aqui no livro. Não consigo entender porque, tendo a oportunidade de desenvolver a quantidade de exploração a que os indígenas e seus descendentes foram submetidos desde o início do processo de colonização, em 1500, a história que abre o livro é de amor (!) entre uma indígena de 13 anos e um português. Diversas histórias carregam um teor que, ao meu ver, não tem muita verdade. E não querendo dizer que casamentos arranjados e de conveniência não eram o mais comum durante boa parte dos séculos nos quais se passa o livro. Minha questão aqui é por que colocá-los tão frequentemente como amor, quando o leitor não consegue se convencer disso.

Terminei com um gosto um pouco amargo na boca, já um pouco cansada do livro e zero apegada aos personagens (tinha que voltar frequentemente a árvore genealógica do começo para me lembrar, às vezes, quem eram os personagens que tinham aparecido poucas páginas antes!). Entendo o sucesso que esse livro fez no exterior, até porque a escrita da Maria José Silveira é maravilhosa, mas também senti que aqui, para mim, leitora brasileira, algo fez falta.
Flá 22/06/2021minha estante
descreveu minha trajetória de leitura sem tirar nem por!

Lara Mélo 29/08/2020

Sem elas, nada foi, nada é, nada será.
A obra atravessa os séculos desde o 'descobrimento' do Brasil até 2016, contando as histórias de uma linhagem de mulheres, desde Inaiá até Amanda. Através dessas mulheres, vamos conhecendo não só as crenças e os costumes de cada época, mas os segredos da sobrevivência num mundo (ainda) tão patriarcal. Essas mulheres não ocupariam posições de protagonismo nos livros de História com h maiúsculo, mas sabemos que elas estavam lá. Muitas vezes, tocando os negócios durante as ausências dos maridos, protegendo os filhos e o patrimônio. Enfim, possibilitando a continuidade e o fluir das coisas, como tem sido desde sempre.
A leitura me fez querer encontrar respostas para várias perguntas: "Onde estavam minhas ancestrais em 1500? Por onde andaram minhas antepassadas aqui no Brasil? De quais tribos indígenas e etnias africanas eu descendi? Qual foi o papel delas na construção desse amontoado de terras e gentes a que chamamos Brasil?".

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6