A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas

A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas Maria José Silveira

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Carol 28/03/2024

Adorei historia das mulheres correlacionada com a historia do Brasil. Apesar de ter muitos personagens a leitura é leve e fácil. Você não quer parar de ler pra saber o que acontece com a proxima personagem. Recomendo.

@estantedamarcia 28/02/2024

A Mãe da Mãe da Sua Mãe e Suas Filhas" é um romance em forma de episódios que segue a trajetória de sucessivas gerações de brasileiras desde a colonização....
Uma aula de história da formação do Brasil pelo olhar feminino.

Alle_Marques 25/02/2024

A mãe, a filha, a neta e tudo o que vem antes e depois...
...
[...] Inaiá cresceu na crença de que a vida é sobretudo prazerosa e que nascemos para nos divertir. Melancolia e tristeza eram sentimentos que provocavam profundo desagrado entre os nativos. Os deuses eram benignos, e a ideia de uma vida depois da morte era a de um jardim florido onde cantariam, dançariam e pulariam ao lado dos antepassados. [...]
...
É uma obra fascinante, especialmente para nós brasileiros, também é bem escrita e caprichada, é levemente confuso em alguns momentos, no começo é difícil lembrar quem é quem em meio a tantos e tantas personagens, mas nada que prejudique tanto a leitura assim, além de fazer sentido com o tipo de história contata.

É muito fácil se conectar com a obra, muito fácil desenvolvermos admiração e empatia por ela e por suas protagonistas, é uma história completamente brasileira, nossa, são mulheres que poderiam ser as mães, avós, bisavós, tataravós – tudo o mais que veio antes –, de qualquer um de nós e, por mais doloroso que seja, nós dificilmente saberíamos disso, pois são histórias esquecidas, apagadas pelo tempo. É totalmente compreensível todo o sucesso e toda a admiração que essa obra conseguiu, e ainda consegue, despertar, é um livro não apenas emocionante, como também inesquecível.

Porém, pra mim, quanto mais próximo estava na "modernidade", quanto mais próximo do século XXI, mais a história foi se perdendo, perdendo o encanto. Foi difícil pra mim me apegar as gerações mais novas dessa família, pelo menos comparando com suas antecessoras, mas isso foi, provavelmente, natural, pois o grande charme da obra é justamente retratar nosso Brasil histórico, nosso passado, e qualquer coisa fora isso é consequência, logo, faz sentido que tenha seu espaço, mas não desperta o mesmo interesse que tudo o que veio antes.

Além disso, o obvio "apagamento" da autora com algumas questões ao longo da história também me incomodaram um pouco, como: em praticamente 500 anos de história, passando por dezenas e dezenas de personagens, por gerações e mais gerações de uma família, não ter um único personagem, menção ou insinuação a pessoas não-heteros e não-cis, essa escolha da autora, sendo consciente ou não, apenas reforça o equivoco de que pessoas assim são frutos dos tempos atuais, o que além de passar longe da verdade, também não é nenhum pouco realista. O mesmo vale também para pessoas com deficiência, neurodivergentes e para transtornos mentais no geral.

Outro ponto também estranho foi a "passada de pano" para muitas violências na história, principalmente para as mais "ignoradas" e "acobertadas" ao longo dos anos, mas que ainda causam tanto medo e pânico em tantas mulheres, mesmo atualmente, e ainda se faz tão presente em tantos lares brasileiros, infelizmente, como: em mais de 20 gerações de mulheres, meninas e jovens, quais são as chances delas passarem "imunes" a um pai, tio, irmão, primo, o que for, entrando em seus quartos escondidos durante a noite enquanto elas são pequenas demais pra se defender? Ou então, de conseguirem viver em um mundo, ainda tão patriarcado, sem a sombra de nenhuma violência desse gênero pairando acima da cabeça delas? Em mais 500 anos de história, de Brasil, ignorar essa realidade, tão triste e dolorosa, é ignorar também cada avanço que fizemos para tornar essa realidade o mais distante possível da nossa e, principalmente, das nossas meninas.
...
[...] Há pessoas que se fortalecem quando atravessam adversidades, mas a maioria, não. A maioria se fecha, incapaz de vencer o meio quando se vê obrigada a enfrentar os infortúnios de sua própria sorte. [...]
4° Livro de 2024, 5ª Resenha de 2024
Desafio Skoob 2024

Ester71 17/02/2024

Simplesmente sensacional
Uma linha do tempo perfeita! Um livro que resgata do passado ao presente, sem deixar brechas na história. Leitura que flui, não dá vontade de parar de ler.

Sandra 03/02/2024

Fevereiro 2024 bom
A ideia do livro é interessante. De onde viemos. Quais sao nossos antepassados, nesse caso específico geração de mulheres.
No meio das estórias fatos históricos reais do Brasil.
Mas ficou um pouco confuso.
No começo, os capítulos, (a vida da personagem ) foram muito curtos , rápidos.
Não da para você se apegar, guardar, já passa para outra geração.
Nos últimos capítulos as coisas são mais calmas. Você acompanha mais os personagens.
Boa leitura

Ludmila 07/01/2024

Achei a ideia do livro muito interessante, contando a história das mulheres, geração após geração. Mas na prática, é como um conto de cada personagem e, para mim, isso deixa tudo um pouco confuso e não consegui reconhecer ou me importar com a maioria dessas mulheres.

Malu 28/12/2023

A leitura do livro não é fácil, apesar de trazer todo o contexto histórico em relação a história do país, tem uma carga pesada sobre o tratamento das mulheres da família.

Michele 26/12/2023

Somos parte do todo, mas quase nada.
Uma leitura que me surpreendeu demais! Toda a contextualização histórica do nosso país, desde a chegada dos portugueses até os anos 2000, e no meio dessa loucura toda, como as mulheres iam tendo suas vidas moldadas por cada uma das tantas gerações pelas quais passamos.. São trechos curtos sobre a vida de várias personagens, mas tão bem escritos que me apeguei muito a cada uma delas e a seus conflitos individuais, até que aquela geração termina e começa a próxima com novos conflitos oriundos da sua própria época.

Fiquei reflexiva e triste vendo como determinada situação (um amor, um sonho, uma angústia ou tragédia), que muitas vezes acaba ditando a vida de uma pessoa tamanha sua importância pra ela, simplesmente cai no esquecimento e desaparece com a própria pessoa, porque seus descendentes, vivendo suas próprias lutas, nem fazem ideia do que seus ancestrais passavam, queriam, almejavam, temiam..

"De que é feita a vida, afinal, se não exatamente disso, de períodos de tempo, alguns longos, outros curtos, todos finitos, épocas bem marcadas que formam nossa pequena história na terra, com suas diferentes camadas, ontem aquilo, hoje isso, amanhã, quem sabe?"
Denise Ximenes 26/12/2023minha estante
Bacana a resenha! Tenho esse aqui. Lerei em breve!

Rafa 19/10/2023

Não vale a espera para se conectar
Encontrei muita dificuldade em me conectar com as histórias do livro em pelo menos 2/3 dele. Eram muito curtas, fantasiosas e como estamos sempre mudando a protagonista, muitas vezes quando começava a criar um vínculo, logo a história acabava. Então, em grande parte da leitura eu não me afeiçoei, algumas histórias fora muito difíceis de diferir e eu só queria passar logo. Com certeza não é um livro que vou recomendar, indicar ou até mesmo lembrar da leitura. Mesmo escolhendo ao acaso dei mais crédito do que me foi devolvido.

Kami 29/09/2023

Casos de família + história brasileira
O que pode ser mais interessante do que um casos de família (intriga familiar ou como você bem entender) unido à história brasileira?
O livro narra algumas mulheres de uma mesma família, desde 1500 (chegada portuguesa) até os dias atuais. E é simplesmente fabuloso a forma como tudo é narrado, como o ambiente é indispensável as personagens e como a história do país é mais complexa do que eu poderia imaginar.
Eu poderia falar sobre esse livro por horas, rindo de algumas loucuras das personagens ou chorando com suas tragédias. São definitivamente histórias emocionantes, as quais nos apegamos as personagens e sua linhagem, torcendo pra que elas consigam a felicidade e paz. Apesar de às vezes mais torcermos pela queda ou choque de realidade delas (a autora fez um trabalho incrível mostrando que a complexidade/personalidade dos seres humanos).
O livro é fabuloso e deveria ser lido, porém, por ter temas muitas vezes pesados, é melhor deixar o acesso apenas as pessoas mais velhas (talvez, começando a liberar no segundo/terceiro ano do ensino médio?).

Shandra 23/08/2023

Recebi esse livro de um sorteio que participei, assim que chegou me chamou a atenção, dei uma folheada e dias depois o peguei pra ler.
Sucesso de vendas fora do Brasil, mas ainda pouco conhecido nacionalmente, foi traduzido para diversos idiomas. É o romance de estréia da autora, que pretende contar a história do Brasil através da linha genealógica de mães e filhas, a partir da primeira mulher nascida em 1500 no Brasil.
Ináia é a índia que vê os primeiros conquistadores do Brasil, que vai se apaixonar e ter uma filha, cada capítulo conta a história de vida de uma dessas mulheres, suas conquistas, sofrimentos, paixões. E vemos o Brasil como fundo, sua colonização, as primeiras expedições rumo ao centro do país, a construção da capital Brasília, a descoberta do ouro, a era do café...
Foi uma leitura rápida e leve, é necessário pensar em como somos plurais, em como somos a mistura de vários povos.
A autora conseguiu traduzir esse sentimento de forma clara e simples.
Com certeza será um livro que irei levar comigo. Vale muito a pena a leitura.

Chaiane Q. 08/07/2023

A proposta do livro é muito interesssante, um jeito diferente de abordar a história do Brasil, que normalmente é trabalhada com materiais bem chatos e enfadonhos na escola.

Bem no início quase deixei a leitura, achei a abordagem da narrativa principalmente ao que toca aos povos indígenas problemática e a demasiada atenção aos homens numa história que havia me passado a impressão de ser sobre mulheres me incomodou.

Mas a verdade é que a escrita embalou e eu fui lendo e quando vi estava terminando, instigada e presa ao livro. Obviamente há bastante liberdade criativa, é uma narrativa de ficção, no entanto é possível acompanhar o contexto histórico do Brasil desde a colonização.

Acho que é um livro maravilhoso para ser trabalhado nas escolas, saindo do mais do mesmo dos homens brancos e ultrapassados de sempre e instigando à pesquisa sobre assuntos que constítuiram nossa sociedade.

Joel.Martins 10/06/2023

Necessário ??
Uma verdadeira aula de consciência histórica.
Muito importante conhecermos nossas origens e o reflexo desse processo de colonização/exploração.
De 1500 a 20... Que livrão ????????

cássia 24/04/2023

Uma leitura importante
Conta sobre gerações de mulheres desde a época do descobrimento do Brasil, achei muito interessante, mostra varios pedaços da história do brasil, sempre bem antenado ao contexto histórico do capítulo, uns capítulos sao mais curtos e passam rápido, outros são mais longos e emocionantes, não é um livro para se apegar muito aos personagens pq spoiler: todo mundo morre, e apesar disso eu me apeguei e chorei com muitas das maravilhosas mulheres desse livro, super recomendo, até emprestei para minha professora de literatura

Paola.Palliano 15/04/2023

Quem foram as mulheres que vieram antes de nós?
Esse livro entrou pra minha lista de preferidos. A autora realmente foi a fundo na história do Brasil introduziu as personagens em momentos históricos. Revivi minhas aulas de história da escola e aprendi mais ainda, pois me deparei com coisas que eu não sabia.
Amei muito a leitura e a forma que a autora escreve, conversando com o leitor como se estivesse ?quebrando a quarta barreira?.
Queria que esse livro fosse mais reconhecido.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6