A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Itamara 29/12/2021

Ficção e realidade
Um livro com uma proposta ousada, diria até inovadora e que entrega aquilo que propõe: a história de cinco séculos do Brasil por meio da vida de mulheres de uma mesma família dentro de uma ficção.
Na obra, acompanhamos a trajetória da primeira personagem, Inaiá, indígena nascida em 1500 e todas as gerações que vieram depois, até chegar à jovem Amanda, em 2001.

A narrativa cobre momentos importantes da formação do Brasil, passando pela colonização dos portugueses, Brasil colonial, proclamação da República, período de escravidão, exploração do ouro, grandes revoltas populares, ditadura militar, processos de impeachment na política e outros.

Muitas personagens têm um desenvolvimento mais aprofundado, sobretudo algumas que tiveram maior importância no contexto ao qual estavam inseridas; outras, são apresentadas de forma mais rápidas e são facilmente esquecidas.

A linguagem é bem direta e fácil, mas algo que me incomodou foi o destaque para personagens masculinos, ainda que no início seja dito que isso não será feito na narrativa. Até mesmo algumas mulheres com maior representatividade histórica têm suas histórias centradas constantemente em seus companheiros, tendo suas vidas e destinos traçados por ações violentas, machistas e por vezes interrompidas tragicamente (como até hoje).

Apesar de alguns leitores terem achado a referência histórica superficial ou com passagens muito fantasiosas, acredito que a proposta foi atendida. É preciso considerar que mesmo sendo baseada em acontecimentos que de fato existiram, não deixa de ser uma obra de ficção. A ideia da ancestralidade e de como estamos ligados por todos àqueles que vieram antes de nós e que construíram o nosso presente é muito poético e foi o que me fez mais gostar do livro. Esse parece ser o objetivo e consegue ser entregue ao leitor.

Leitura agradável e diferente. Recomendo!
Alê | @alexandrejjr 30/12/2021minha estante
Esse livro parece interessante. Tenho a leve impressão de que ele tem inspiração direta em "Viva o povo brasileiro", mas centrado em apenas um núcleo familiar.

Ana Paula 28/12/2021

Diga me de onde vens e te direi quem és...
Esta é acima de tudo uma obra ambiciosa que pretende remontar a história do Brasil a partir da chegada dos portugueses em 1500 até os dias atuais (o capítulo extra desta edição inclui uma protagonista nascida em 2001). São narradas as vidas de 21 mulheres que geração após geração vão misturando suas vidas privadas com a história coletiva da nossa nação. O enredo do livro passa por mais de 5 séculos de história, não é de se estranhar, então, apesar do excelente trabalho de pesquisa da autora, certos vieses e escolhas narrativas um tanto questionáveis.

O narrador (ou narradora?) desta obra dialoga com o leitor, tentando prever suas reações e já dando respostas aos questionamentos primeiros, de uma forma um pouco constrangedora que me fez sentir vergonha alheia, como uma piadoca de gente que não é naturalmente engraçada.

A proposta do livro é ótima, renarrar a história do Brasil priorizando a perspectiva feminina, remontando e questionando o que foi, o que é e o que será ser mulher, e a impossibilidade de padronização na pluralidade da existência humana. De forma geral, apreciei muito a leitura, ágil, movida por ações e acontecimentos chaves. Tive a sensação de escutar histórias de uma avó que conta de forma geral como foi a vida de sua mãe (e a mãe da sua mãe, e assim por diante), com os detalhes necessários para a verossimilhança, mas sem o aprofundamento da experiência de ter vivido aquela vida narrada. Estilo narrativo este, que funcionou muito bem para o propósito desta obra.

O tom geral, embora não exclusivo, é positivo, esperançoso, “era por que tinha de ser”, beirando certo conformismo e excluindo certas perspectivas (o que é razoável, não é possível em um único livro abordar tanto e o fazer tão bem). Assim, indico a leitura deste livro para que cada leitor estabeleça seus pontos críticos e onde e quando a história esbarra em certo romantismo do passado.

Um ponto forte da obra é o resgate a ancestralidade e como todos estamos conectados de alguma forma. Como o passado não fica restrito ao passado, promove paixões, características físicas e de personalidade, e impacta o presente e o futuro. Essa noção de que não somos isolados, pertencemos - querendo ou não, gostando ou não - à uma linhagem ancestral, é feita de forma muito poética e interessante nesta obra. É o que o título da obra exprime, a continuidade, o infinito para trás e o infinito para frente, sempre havendo um antecessor e um sucessor, cujos laços no presente fortes e evidentes se tornam apenas mais um entre tantos na trama da vida de cada um. Porém, nem por isso deixam de impactar e continuam a reverberar na humanidade.

Nati Sampaio 14/12/2021

Eu já sabia que iria amar esse livro no momento que entendi sobre o que ele se tratava. E meu deus, eu estava certa. Eu AMEI esse livro. Fiquei triste quando ele acabou. Como vou seguir minha vida agora sem saber do resto da linhagem de Inaiá, pelos próximos 200 anos??

Mas é isso, o livro conta a história de Inaiá, uma indiazinha em 1500 que teve um bebê com um português, e que sua bebê cresceu e teve um bebê? até os dias de hoje.
A escrita é impecável, é delicioso acompanhar a história do Brasil através da linhagem de Inaiá, é maravilhoso ver as mulheres ao longo do tempo? tão fortes, tão corajosas, tão parecidas, tão diferentes. É um livro belíssimo, que deve ser lido aproveitando cada palavra.

Me fez pensar, como acredito que a todos os leitores, sobre a minha própria linhagem.
Vale a pena cada minuto desse livro!

Mari 28/10/2021

MIL ESTRELAS DE OURO PRA ESSA OBRA DE ARTE! ?? Um daqueles livros que eu peguei do nada na livraria, sem nunca ter ouvido falar e se tornou um dos meus favoritos. Isso me faz pensar em quantos livros existem por aí com potencial para transformar a gente e a gente nem sabe.. enfim. Esse livro me surpreendeu muito por eu ler ele inteiro achando que era uma biografia real (depois percebi que não tinha como mas deixa a menina sonhadora em paz kkk) pra depois descobrir que não é ?. Foi uma surpresa porque é MUITO bem construído historicamente e cronologicamente muito interligado, e eu queria muito que todas aquelas mulheres incríveis tivessem realmente existido! mesmo que, pensando bem, elas existiram, e ainda existem, como reflexos e em várias versões. Enfim, indo ao que importa; é uma história sobre a árvore genealógica de uma família, pode-se dizer, com ênfase nas mulheres dessa família e as características, peculiaridades e desafios de cada geração, desde a primeira mulher nativa até a sua descendente que vive nos dias atuais. Uma sensibilidade histórica impecável, pra quem ama e se interessa como eu, e muito interessante e cativante. Amo demais. Procurando aleatoriamente algo que marquei, encontrei: ?Leu tudo, sabia tudo, mas de que adiantou? morreu.?

Sofia 08/10/2021

De que é feita a vida, afinal, se não exatamente disso, de períodos de tempo, alguns longos, outros curtos, todos finitos.
A premissa desse livro é simples: a história do Brasil contada através de mulheres. Começamos em 1500 e vamos até além de 2013. A mágica acontece com o desenvolvimento e a genialidade da autora em conectar a história de todas as mulheres, percorrendo todos esses anos e todos os fatos históricos marcantes do Brasil de uma maneira tão singular, poética e envolvente.

Começamos com a índia Inaiá em 1500, que vê os portugueses chegando pelas águas, invadindo, se encantando com aquela nova terra descoberta e os habitantes que aqui já estavam. Dela, começa o nosso ciclo de mulheres que nascem e morrem e vão fazendo parte de toda história do Brasil. Passamos pela exploração do Pau Brasil, o ciclo do café, do açúcar, a escravidão, a exploração do ouro, de diamantes, a luta pela independência, o fim da escravidão, o começo da cidade do Rio de Janeiro, a criação das favelas, a chegada dos imigrantes europeus e até a criação de Brasília com JK.

A diferença de ler e aprender essa história na sala de aula, é que agora elas são contadas por mulheres. Conhecemos seus nomes, suas características, suas dores, suas angústias, suas histórias e, com isso, a história do Brasil se torna tão viva, tão real, que parece que você está ali, que é parente dessas mulheres, que fez parte dessa história.

Os homens também fazem parte de toda essa história, mas a autora deixa bem claro que eles não são o foco. Afinal, a história já vem sendo contada através do olhar dos homens há muito tempo. Chegou a vez delas, que tantas vezes foram diminuídas, esquecidas, como se não tivessem desempenhado o seu papel na luta que foi a história do Brasil desde o primeiro dia. Mas elas estavam lá, elas estão aqui e é a partir delas que todos nós nascemos.

E quando percebe, você já gravou o nome de todas, sabe os seus segredos, sua descendência, as marcas de nascença que descendem desde a primeira índia que fez parte dessa família. É simplesmente genial, bem contado, bem amarrado. Uma genialidade em forma de livro que nos preenche como brasileiros e me preencheu muito também como mulher. Uma surpresa sem tamanho, um novo livro favorito da vida e minha nova indicação para todos que perguntarem que livro ler. Maria José, muito obrigada por essa obra!

Monique | @moniqueeoslivros 07/10/2021

A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas
{Leitura 24 - 2021}
A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas - Maria José Silveira

Esse é um livro que indico a você duas leituras: primeiro você lê "normal", e depois você volta lendo de trás pra frente. ? Sério, guarde essa dica!

Nesse livro, Maria José constrói muitas histórias. Aqui você vai encontrar amores que deram certo (e outros não ????), vidas um tanto curiosas, ideais revolucionários e até canibalismo, acredite! Tudo visto através de lentes femininas, com a história do Brasil evoluindo paralelamente a elas.

No livro, temos mulheres de todos os perfis, de todas as raças, de vários credos, de várias idades. Mulheres que contam a você como é viver no Brasil, em todas as épocas. Mulheres sendo mulheres. Fortes e desbravadoras.

Um livro pra quem gosta de feminismo, de história, de luta política, de sociedade. E ainda assim, pra quem não dispensa aquela dose - muito importante! - de amor.
JurúMontalvao 08/10/2021minha estante
???

mayaramatos 28/09/2021

Continuidade
Essa sensação de continuidade entre a gente e todas e todos que vieram antes da gente tem um efeito misto em mim: ao mesmo tempo é um consolo pensar em quantas dificuldades e problemas os nossos antepassados passaram, sobrevivendo ou não. Por outro, o senso de responsabilidade é muito grande, pois nós somos o resultado dos sonhos, expectativas, medos e decisões de todos eles. O livro narra isso muito bem, assim como consegue conduzir o "fio" que os conduz e une ao longo do tempo. Só gostaria que algumas personagens tivessem sido melhor desenvolvidas. Por algumas épocas passamos muito rapidamente, sem grande profundidade.

Pedro.Alves 12/09/2021

Você conhece a história do seu país?
Como diria Bráulio Bessa: "Quem se esquece de onde veio, não sabe pra onde vai". E por livros como esse, eu fico muito chateado por eles não terem a visibilidade que merecem. Esse livro é um excelente achado, além de ser muito único.

Aqui acompanhamos a história da Brasil, mas sobre a perspectiva feminina e como a autora fez isso? Contando a história de uma geração de mulheres, de Inaiá que nasceu em 1500 até Amanda nascida em 2001. E todos os capítulos são a história de vida inteira de cada mulher e o próximo capítulo é a história de sua filha.

Poderia ser um desastre? Com certeza, mas fico feliz que eu tenha gostado tanto e recomendo que você leia esse livro. Só uma ressalva, se alguns capítulos fossem menores eu teria dado 5 estrelas, mas enfim.

Helena 10/09/2021

É importante saber de onde viemos.
Apesar do livro ter inúmeras protagonistas, o maior personagem é o Brasil. É incrível ler a história do nosso país pela ótica da vida feminina, tão pouco documentada historicamente.
Além da notável capacidade narrativa da autora, ela conseguiu a proeza de condensar 500 anos de história do Brasil, desde o seu descobrimento pelos portugueses, até os tempos hodiernos, contados sob a forma de saga geracional, pelo viés das mulheres das respectivas épocas.

Renatinha 28/08/2021

Leitura obrigatória.
Comecei a ler esse livro pela indicação de uma book tuber e foi a melhor leitura de 2021 que fiz! Sei que o ano ainda não acabou, mas dificilmente vou ler outro livro que tenha me cativado tanto. A autora conseguiu relatar acontecimentos no território brasileiro desde a chegada das frotas portuguesas até o ano que retiraram a Dilma do poder. Ela usou o viés de uma família resgatando as mulheres e os seus percursos. A primeira,a india Inaiá... Conseguimos perceber a vida de todas as mulheres nesse país em formação. Histórias breves cativantes e cheias de vida, de humanidade, de verdade. Eu amei essa leitura ? ? ?

Simone.Pedroso 16/08/2021

Para quem gosta de história e costumes de época
O livro transita entre a vida de várias mulheres da mesma família ao longo do tempo - desde uma indígena até os tempos atuais. Os acontecimentos históricos e fatos reais se entrelaçam e envolvem o leitor numa narrativa muito agradável. Vale ler.

Camila 05/07/2021

Expectativa alta...e o resultado?
Tinha uma expectativa muita alta com relação ao livro e até a metade eu literalmente "comi" o livro depois as histórias não conseguiram me prender tanto assim, achei as últimas histórias muito obvias...enfim gostei mais do início do livro.

Diego 02/07/2021

A mãe da mãe...
Esse foi uma grande surpresa, aliás uma maravilhosa surpresa!
Um livro que não dá para parar de ler, te prende na construção histórica de casa uma das personagens.

Mari M. 26/06/2021

Mulheres do Brasil
A autora tem um talento ímpar, e a trama é muito diferente, viajamos por toda a historia do Brasil desde a chegada dos Portugueses até os dias atuais, através de uma geração inteira de mulheres da mesma linhagem.Porém por ter muitos personagens,não tive tempo pra me apegar,pois quando começava a criar um entendimento do mesmo,a história mudava pro próximo personagem.Por preferencia pessoal me encantei bem mais com o Maria Altamira da autora.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6