A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas

A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas Maria José Silveira

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Indira 20/09/2022

Gostei desse livro demais! É muito interessante a forma como ele foi escrito só te deixa mais instigado a continuar.

Layla.Ribeiro 02/09/2022

Desafio literário 2022- Região Centro-Oeste
Um romance histórico sobre uma geração de mulheres da mesma família, a estória se passa em 1500 até à contemporaneidade, dialogando sempre com eventos históricos do ?descobrimento? do Brasil ao impeachment da Dilma. Achei uma premissa muito boa e diferente, gostei muito a forma como abordou os indígenas tanto na colonização como nos dias atuais. O livro se assemelha a um livro de contos, pois cada capítulo aborda a estória de cada personagens isoladas, mesmo que todas elas sejam dependentes das outras, se a ideia era falar sobre a mestiçagem pouquíssimos era o caso de relacionamento com pessoas negras, a maioria esmagadora era com europeus, gostei muito a forma simbólica que terminou o livro, apesar de ser um livro bom senti que faltou algo.

Graciela 12/07/2022

Nossas histórias
Gostei muito desse livro, um pouco de ficção com muita história nossa , vivida e contada por olhos femininos

Mi 20/06/2022

Proposta maravilhosa, mas histórias repetidas
Desde que li a sinopse sabia que o livro seria incrível. E realmente é, a proposta é interessantissima. Inclusive acho que as escritoras de outros países deveriam se inspirar e fazer um livro sobre a história de seu país pela perspectiva feminina.

Porém, achei as histórias repetitivas e algumas facilmente esquecíveis. Mas no geral, o livro é bom.

Kecia.Viana 19/06/2022

Aproveitei cada vírgula
Que panorama fantástico do Brasil real... Lindo! Muitas vezes cruel, mas com uma descendência de mulheres que levantaram e lutaram por um povo.

Hoje vejo a força dessas ancestrais em minha vida. Muito orgulho em fazer parte dessa cadeia.

Livro para você ler mais devagar... Sem pressa... para entender e admirar cada linha!

Ficará plantado em meu coração!

Avalon2 20/05/2022

Um livro morno
A proposta do livro é bem interessante; a perspectiva de acompanhar toda uma árvore genealógica (a parte feminina pelo o menos) é legal, achei no mínimo original. Contudo, as histórias me pareceram bem chatinhas e a falta de diálogos tornaram a leitura extremamente arrastada para mim.

1. Não me conectei com nenhuma personagem;
2. Haviam capítulos que eram mais aulas de história do Brasil do que das personagens;
3. A autora tentava aplicar umas magias e miticismos DO NADA com acontecimentos completamente sem nexo e deixava por isso mesmo, não se aprofundava;
4. Os mecanimos que ela fazia para só nascer menina de início me fez rir e depois ficar com raiva; num certo ponto ela viu que não ia ter jeito e fez nascer uns meninos.

Mas e se uma mulher tiver duas meninas? Qual delas vamos acompanhar? Ela deixaria uma de lado? Bom, teve quase umas 20 mulheres nessa família e só uma teve 2 meninas (que sobreviveu) e uma delas era freira... Mas vou dar um desconto pra ela porque ela não tinha muito para onde ir (a não ser que ela escrevesse sobre as duas filhas, mas acho que ela ficou com preguiça).

O capítulo bônus é um suco de twitter de tanta militância superficial e tabu sendo quebrado. Mas não me arrependo de ler o livro, pois ele não é ruim. É interessante e como disse, a ideia é bem original. É bem escrito e dá para ver todo o cuidado da autora. Grifei vários quotes e acho válido terminar essa curta resenha um tantinho negativa com um trecho para tentar te convencer a ler esse livro que, em outro universo, teria sido o meu favorito.

"Quer correr descalça pela praia coberta com a mesma areia que um dia talvez tenha sido pisada pelos pés de alguém que ela não conheceu mas sabe que existiu e pode bem ter passado por ali. Que pode ter sido sua mãe, ou a mãe de sua mãe, ou a mãe da mãe de sua mãe."
Iara Caroline 25/05/2022minha estante
amiga o mesmo quote que coloquei na minha resenha amo

Iara Caroline 25/05/2022minha estante
(eu vendo só a parte positiva da sua resenha)

Iara Caroline 17/05/2022

Livro excelente e grandioso
?Quer correr descalça pela praia coberta com a mesma areia que um dia talvez tenha sido pisada pelos pés de alguém que ela não conheceu mas sabe que existiu e pode bem ter passado por ali?

Eu sabia que ia amar esse livro no momento que li a sinopse. Só a proposta dele por si me ganhou de cara. Imagina que legal um livro que conta gerações de mulheres enquanto acompanha também a história do Brasil?

E eu gostei bastante mesmo. Foi uma viagem completa no tempo. Passei através desse livro por indígenas, escravos, reis e rainhas do gado, o desbravamento, a exploração da terra. A história da miscigenação, histórias de amor e histórias de drama e tragédia. A política brasileira e cada momento até o cenário recente.

Claro, tiverem algumas histórias bem mais interessantes que as outras. Algumas mulheres que gostei bastante, algumas que me irritaram no profundo. Mas tudo com uma essência tão brasileira sabe? Tão nosso ar. É claro que como uma amante dos romances do Jorge Amado eu estava bem propícia a gostar desse livro.

A parte da história do Brasil, sim, tão presente livro com algumas sequências de narração dedicadas a ela, me prendia bastante. Inclusive se fosse citar algo que me incomodou, seria uma parte específica que senti a falta dessa vertente no livro. E me fez pensar bastante por tudo que essa terra já passou. Eu fico um pouco espantada na verdade.. Porque a nossa cultura é tão gigantesca. O nosso país é tão grande, e carrega tanto em cada entrelinha. E melhor ainda foi o momento que percebi que eu também vivo uma era do Brasil. A gente se esquece isso as vezes. Mas também vivemos história no presente. Eu acho que até bastante perceptível quando olhamos por esse lado.. #forabolsonaro

Enfim, esse livro me causou a melhor das sensações. Uma viagem, aprendizado. É interessante por si só.

Juliana 28/03/2022

Uma aula de história
A história começa na chegada dos portugueses ao Brasil e, a partir da concepção de novas meninas/mulheres, vai passeando por toda a história brasileira, até chegar aos tempos atuais.

Pâmela Cristina 18/03/2022

Este livro trás a construção histórica da mulher de 1500. Além de histórias impactante, temos uma verdadeira aula de história. Passamos pela chegada do colonizadores ao Brasil, a escravização do índio, a chegada dos escravos negros e sua corrida a abolição, passando por guerras politicas e revoluções, tudo pelo olhar das verdadeiras mulheres brasileiras.
Aqui encontramos mulheres que lutam e mulheres que se entregam a situações da vida, mas todas carregam um pouquinhos de nós, como seres brasileiros. Leitura super fluída, as vezes dolorosa. Super indicação!

Rosiene5 02/03/2022

A história do Brasil retratada através das gerações.
Maria José Silveira contou toda a história do Brasil nesta obra. Tudo começa quando os primeiros navegantes chegam ao território brasileiro e a indígena Inaiá encontra o amor em um marujo. A partir daí podemos ver o país Brasil se transformar, com a filha de Inaiá que tem uma filha e esta outra filha até chegar na mocinha dos anos 2000. O Brasil se mistura, são holandeses, espanhóis, franceses, africanos, italianos...todos participam desta história. As personagens cada qual tem suas características físicas, sua personalidade e seu drama contextualizado com a problemática da época em que viveram. É um ótimo livro para quem gosta de história, para aprendermos que carregamos em nós uma mistura de tantos povos e tantas memórias que se dispersaram, mas nem por isso deixaram de existir no nosso DNA.

Mari Pereira 01/03/2022

Uma boa proposta de leitura e reflexão
No livro "A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas", Maria José Silveira nos conta a história de uma família a partir de sua descendência matrilinear, e dessa forma nos convida a repensar a história do Brasil a partir de uma outra perspectiva: a das mulheres.
Com um projeto ambicioso, a autora estende sua narrativa desde o momento da invasão portuguesa (1500) até a contemporaneidade (2017), em pouco mais de 300 páginas. Ainda que a autora demonstre ter realizado um certo trabalho de pesquisa e ao final do livro revele as fontes consultadas, é importante lembrar que não se trata de um tratado de história do Brasil, mas de uma ficção, que escolhe ao que quer dar destaque.
De partida já discordo do argumento inicial que a autora traz em seu prefácio: não me importa se a vida dos homens (ou varões) é ou não interessante. A história deles tem sido incansavelmente contada, e muitas vezes chamada apenas de "História". Quero saber das mulheres, de como viveram e sobreviveram. Quero que suas histórias sejam contadas repetidas vezes, até que sejam reconhecidas apenas como História.
Além dessa discordância inicial, me causou estranhamento a benevolência da autora com os senhores e senhoras de escravos; em como o livro nega o lugar central de agência aos escravizados/as na luta por sua liberdade, e também pelo uso de palavras e expressões de cunho racistas, tendo em vista o quão recente é o livro.
Apesar da autora prometer uma história sem suavização, o livro como um todo me pareceu suave demais, tendo em vista tamanho genocídio e a extrema desigualdade sobre as quais foi fundado o Brasil.
Ainda assim, o livro oferece uma leitura agradável e até certo ponto informativa, abrindo temas importantes para reflexão, mesmo que não consega desenvolvê-los em profundidade.

Vitoria 28/02/2022

O Brasil, de Inaiá a Amanda
Já se disse que a grande personagem da história é o Brasil. Foi essa a sensação que me acompanhou ao longo da leitura. As mulheres apresentadas são tantas que pouco me afeiçoei a cada uma delas: logo já cediam lugar a mais uma geração. Mas essa longa linhagem feminina cria um pano de fundo interessante para que adentremos nos caminhos percorridos por essa terra que habitamos.

É bonita a forma que Maria José entrelaça as histórias, trazendo, tempos depois, características e vivências ancestrais.

Gisele Gusmão 13/02/2022

A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas, Maria José Silveira
O livro trata da história de gerações de mulheres, com início em Inaiá (1500-1514) uma índia tupiniquim que nasceu no dia do Descobrimento do Brasil até Amanda (2001-...). Com a história de vida dessas mulheres o livro nos apresenta a construção da nação brasileira do litoral para o interior, “As mulheres que viviam no vasto, terrível e belo sertão dos primeiros séculos do país podiam ser tudo, mas não eram nem bobas nem frágeis” (pág154). A miscigenação do povo brasileiro fica desnudada de uma maneira natural, somos a mistura de indígenas, europeus e africanos. Inaiá teve uma filha, Tebereté, com um português. Tebereté teve uma filha, Sahy, com um francês. Sahy teve uma filha, Filipa, com um espanhol. Felipa teve uma filha, Maria Cafuza, com um africano escravizado, e assim seguem as histórias. A vida de cada uma das 21 mulheres é inserida no contexto da época em que viveram, com isso vemos o impacto dos grandes eventos históricos na vida dessas mulheres, inclusive a mudança de sua representatividade na sociedade. Essas mulheres enfrentaram ataques indígenas, guerras entre portugueses e holandeses, participaram das lutas contra a escravidão, sofreram com a ganância dos colonizadores, viram o golpe militar que proclamou a República, o massacre de Canudos, o Movimento Tenentista, a construção de Brasília, tiveram filhas torturadas e desaparecidas durante a ditadura após o golpe militar de 1964, sofreram com o impeachment da presidenta Dilma e com a intolerância dos dias de hoje. Excelente livro.

andrealog 17/01/2022

Maravilhoso
Daqueles livros de pegar-me não largar, maravilhoso romance sobre a história do Brasil de 1500 até 2016, através da vida de mulheres de uma mesma família. Simplesmente apaixonante, combina pesquisa histórica cuidadosa, repleta de protagonistas fortes e interessantes. Super recomendo a leitura

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6